Podes seguir o exemplo do Vincent Baker nos últimos posts do seu blogue.
2010-05-18 : A penultimate push 2010-06-02 : Reset! 2010-06-13 : DoneEu pessoalmente parti-me a rir com isto, mas pelos vistos ele conseguiu o que queria.
Podes seguir o exemplo do Vincent Baker nos últimos posts do seu blogue.
2010-05-18 : A penultimate push 2010-06-02 : Reset! 2010-06-13 : DoneEu pessoalmente parti-me a rir com isto, mas pelos vistos ele conseguiu o que queria.
Além de estares a desconsiderar a minha sugestão em prol da piada fácil o que não te fica nada bem… Estava a pensar mais na onda do Collective Endeavour sem a parte de serem já um conjunto de editores.
sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Que tal arranjares um thread só para ti e não andares numa de auto-publicidade? ![]()
Desculpa lá se soou dessa maneira porque não era de todo a minha intenção. Pelo contrário, não é desconsideração pois eu gosto da ideia. Afinal, no AoJ discute-se relativamente pouco os jogos em geral e os rpg em particular - serve mais como ponto de contacto, o que é também muito importante, mas gostava de ver mais discussão de jogos e ideias.
Por outro lado, não podemos ficar aqui pelo AoJ? Estou apenas a falar de ferramentas de comunicação. É que preferia evitar a dispersão por muitos sítios.
Ou achas que o AoJ tem limitações em termos de interacção. Umm, talvez. Eu prefiro a forma como funcionam os fóruns da RPGnet, por exemplo.
Oh João, abre lá um fórum ou lá o que seja à parte deste para discutirmos a ideia, vale?
Sérgio Mascarenhas
Tens razão mas a conversa começou aqui e foi por aí fora. E não é autopublicidade, normalmente prefiro falar das coisas depois de feitas.
Sérgio Mascarenhas
Na boa…
Eu também gostava de ver mais discussão de jogos e de ideias e que fossem mais produtivas. Ando a discutir com o Rick_Danger se não ganharíamos com mais entreajuda e colaboração.
O ponto de partida pode ser o AoJ e de certa maneira já o é com grupos como o Designers - RPG e o Made in PT, mas ultimamente estes têm servido mais como meios de divulgação e não se têm revelado propriamente grandes ferramentas de criação.
A piada da “Forja” também revela que há um certa “bagagem” nas iniciativas que se possam querer tomar aqui devido a discussões passadas. E eu por mim de certeza que quero evitar sofrer do “controle passivo-agressivo” que o Ron Edwards usa subtilmente na Forge. De qualquer modo não se pode deixar de dar crédito aos primeiros anos do seu funcionamento como comunidade de design, fazendo surgir e divulgar novos jogos de RPG.
Ok, eu crio uma entrada no fórum mas não sei bem o que escrever como post de entrada…
Apenas cedeste à nossa pressão em revelares o projecto. Nós somos assim… persuasivos.
[quote=jrmariano]Na boa... :P Eu também gostava de ver mais discussão de jogos e de ideias e que fossem mais produtivas. Ando a discutir com o Rick_Danger se não ganharíamos com mais entreajuda e colaboração.
[/quote]Sim e temos discutido coisas como este tópico ou este site. A Forge já é doutros tempos, de facto.
Obrigado pelo link do Creative Endeavour, Rick, que não conhecia e que promete só pelos artigos!
Estou a pensar rever todo o Dara até agora, mas só a parte das regras, para ver como está. Ao ler o D&D 4ed, reparei que o Dara também partilha da ideia de “uma regra, muitas excepções”, que é dada, obviamente, pelas Exchanges entre os personagens, e suas Techniques. Mas lembro-me de uma discussão antiga sobre isto, e gostava que cada Technique fosse também potenciadora da ficção de jogo, mas isso é só um pensamento na minha ideia.
–~~–
Em breve coisinhas novas!
Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)
[quote=Rui]Mas lembro-me de uma discussão antiga sobre isto, e gostava que cada Technique fosse também potenciadora da ficção de jogo, mas isso é só um pensamento na minha ideia.[/quote]A bíblia do Exalted é sempre um bom exemplo de como fazer descrições evocativas de poderes... e também estavas a pensar colocar mais variáveis no sistema das Techniques para que fossem mais adaptáveis ás circunstâncias apresentadas pela ficção?
Não sei como faria, em toda a honestidade, porque se por um lado a ficção só é efectivamente alterada no fim da Troca, por outro é giro que cada Técnica envolva e puxe os jogadores para o universo imaginado partilhado (torço-me todo para não usar termos forgitas). No entanto, isso também quer dizer que precisava de descrever literalmente quilos de Técnicas - e não tenho assim tanto palavreado.
Um outro bom exemplo é o D&D 4ed, com cada um dos poderes descrito de uma maneira bem apelativa.
–~~–
Oh Rui, onde é que se arranja um documento daquilo que já tens feito até agora para o Dara? Se tivesse num local de acesso público (tipo o blogue do ideionauta), podias criar um forum de troca de ideias.
Está num doc do google; posso dar-te acesso.
–~~–