RiaCON 2014 - VI Encontro de Jogos de Tabuleiro

Boas!



Tenho estado "adormecido" no meu corriqueiro estado de Lurker… mas acho que talvez valesse a pena dizer umas coisas:



1 - Falta 1 semana e aqui em Aveiro já há alguns dias que andamos num frenesim para preparar o melhor RiaCON de sempre, muito contatos, vários jogos para oferecer, várias editoras muito generosas a apoiar o evento, reuniões até às tantas (roubadas à cama) e tudo com muito prazer.



2 - A adesão da comunidade, como habitualmente é feita muito em cima do encontro e por vezes nem sequer é feita, que dizer… é assim, podia ser diferente… mas é assim, pronto!



3 - Vejo que muitos vão alertando num ou noutro post da importância em termos este tipo de encontros nacionais para dinamizar o hobbie, eu concordo… mas na hora de organizar a viagem com a malta do grupo de longe é que a coisa fica mais complicada… até há quem prefira o encontro lá na terrinha, pois calha no mesmo dia… nada contra, opções. Dinamizamos o hobbie na mesma. Há menos gente conhecedora de jogos que ajudaria imenso a explicar ao público casual que nunca viu um jogo à frente sem ser o do homenzinho com chapéu cartola na cabeça? Sim, mas que interessa, se o hobbie se dinamizar na minha terrinha para quê o esforço de organizar o meu grupo e ir para longe gastar gasóleo e portagens. São perspetivas…



4 - Todos temos as nossas vidas, nós teremos as nossas dedicadas aos que nos derem o prazer maior da sua visita no próximo fim de semana. Por isso, bora lá a inscreverem-se!



Bons jogos!

Não sabia que era preciso inscrição? Onde faço isso?


Olá Alberto… não precisas de fazer inscrição, a nós é que nos dava algum jeito saber quem nos visita!



As inscrições estão no artigo de abertura (AQUI)

mandei te mensagem

Não recebi nada, nem no lixo electrónico. Vê se recebeste alguma mensagem minha.

Olá Carlos,



Eu já fui à Riacon, tal como muitos daqui de Lisboa, até mais do que 1 vez. E tu, já vieste à Lisboacon? Não me lembro de te ver cá.

Faço a pergunta sem maldade, é só para te ajudar a reflectir no que disseste, que não cai bem na comunidade.



Um abraço e sinceros votos de sucesso para o vosso evento

Viva!



Grande Hélio, de certeza que o Carlos não quis ofender ninguém, foi apenas um desabafo "não refletido" da vontade imensa de vos ter por cá. Todos são benvindos independentemente de onde vêm, do que sabem ou do que trazem, este tipo de encontros tem de ser isso mesmo, um "Encontro", daqueles que se unem num único propósito, o de gostar de jogar e o de gostar de partilhar. Por isso, todos os que queiram e possam, não deixem de vir no próximo fim de semana ao RiaCon. Aos outros, vemo-nos em breve de certeza!



Um abraço e obrigado a todos pelo apoio!

Ora vejamos, sinceramente não era minha intenção atacar ninguém, quem me conhece de perto sabe que não alinho muito em ofensas pessoais, mas pelo que vejo ofendi. Peço desculpa pela indelicadeza, não era minha intenção fazê-lo, repito-o,.



Compreendo as razões de todos para não virem, mesmo os que não as tendo pura e simplesmente não lhes apetece.



Reitero o meu pedido de desculpas e, como disse o Jorge, cá estaremos para vos receber cheios de boa vontade!



Um abraço

INSCRIÇÕES / PARTICIPAÇÃO EM TORNEIOS / PEDIR JOGOS / COMBINAR JOGOS / FEIRA DE USADOS / VENDA DE JOGOS NOVOS



Aqui:



https://docs.google.com/spreadsheets/d/1MpxVQaudM8CZdYpUPunzaB3cQ2GI6S418cabGU2I6dE/edit#gid=248867132

COMO CHEGAR:

Em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja e Escola Municipal de Desporto, a RiaCON’14 irá realizar-se no edifício multiusos junto ao Parque Municipal do Antuã no centro da cidade de Estarreja.


 

Um espaço bastante maior relativamente ao disponibilizado nas edições anteriores por isso terá condições para acolher mais pessoas e com uma envolvência natural magnífica do Parque Municipal do Antuã.
 

 

LOCALIZAÇÃO:

Coordenadas GPS:       40.753735,-8.565589

Indicações de localização:

Para quem vem do norte pela A29:

- sair da A29 (saída 3), e nas rotundas seguir indicações em direcção à N109/Estarreja

- seguir na N109 cerca de 3 km até chegar a Estarreja

- já em Estarreja, nos semáforos junto à oficina Renault, seguir na indicação ‘Aveiro’, ‘Hospital’, ‘Complexo Desportivo’ (não seguir em direcção ao centro)

- passar as bombas da Repsol (do lado direito) e a indicação ‘Finanças’, ‘Piscina’ e ‘Pavilhão’ (lado esquerdo)

- logo de seguida virar à esquerda onde existem as indicações ‘Piscinas’, Pavilhão Gimnodesportivo’, ‘Parque Municipal do Antuã’ (acesso entre o prédio)

- seguir até uma rotunda junto ao parque de auto-caravanas

- a RiaCON situa-se num pavilhão (edifício das antigas piscinas) logo de seguida, junto ao Parque Municipal do Antuã
 

 

Para quem vem do sul pela A17 e depois A25:

- tomar a A25 (junto ao Estádio) e de seguida sair para a A29 em direcção a norte

- sair da A29 (saída 2), para a N1-12 Estarreja Sul / Salreu, e nas rotundas seguir indicações em direcção a Estarreja / Salreu

- seguir na N1-12 cerca de 1,6 km até chegar à rotunda da N109 e seguir à direita em direcção a Estarreja / Porto

- seguir até à entrada de Estarreja. Após passar a ponte sobre o rio subir em direcção centro.

- virar à direita junto ao ‘Banif’ (do lado esquerdo) e ‘Finibanco’ (do lado direito), seguindo a indicação ‘A1-A29’, ‘Bombeiros’, ´Mercado Tribunal’

- passar as bombas da Galp (do lado direito), e após a curva à esquerda, virar à direita onde existem as indicações ‘Piscinas’, Pavilhão Gimnodesportivo’, ‘Parque Municipal do Antuã’ (acesso entre o prédio)

- seguir até uma rotunda junto ao parque de auto-caravanas

- a RiaCON situa-se num pavilhão (edifício das antigas piscinas) logo de seguida, junto ao Parque Municipal do Antuã

 

 


 

Há ainda a hipotese 'Comboio', linha do Norte Estação de Estarreja, distando 10 minutos a pé do local da RiaCON, fazendo bem a pé, dentro da cidade.

Portanto, todos os caminhos vão dar ... à RiaCON!!!!



 

Eu era para ir a esta Con, mas à ultima da hora surgiram vários imprevistos e com muita pena minha já não vou poder ir crying

Tinha-me inscrito lá na folha do GoogleDocs, mas já retirei os meus "Xs" para evitar confusões, espero poder ir para o ano.

Boa sorte para o evento e votos que se divirtam muito.

 Alguém precisa de boleia para amanhã (sábado) ou alguém tem um lugar livre no carro do Porto para Estarreja?



 Qualquer coisa apitem para [email protected]  ou 936927022




Há algum restaurante por perto? (de preferência com ementa variada)



E no Multiusos? Há bar?

Temos bar bem recheado de coisas boas! Bom e barato como se quer…



ha por perto tb restaurante e pizzaria, podemos indicar…obviamente nao tao bons como o nosso bar eheheh!

Boas informações! Obrigado e até amanhã!

Mais uma vez, a RiaCon foi óptima. O espaço continua adequado e suficientemente grande para o evento. A malta da organização esteve bem com tudo a funcionar de forma fluida mas despreocupada e sem grande tensão, pelo menos, que transparecesse para os participantes.



Para mim foi um excelente oportunidade para experimentar jogos que não conhecia, começando o dia logo com um Mini Curling Game que é surpreendentemente divertido. Tal como muitos desportos, só ver pode ser uma grande seca mas praticá-los acaba por ser muito interessante. Se este joguinho serve de exemplo, o Curling deve ser bem fixe de praticar.

Voltaria a jogá-lo mais tarde e já deu para fazer algumas jogadas mais pensadas que no início…



Depois, fruto de um dos aspectos mais interessantes destes encontros, o rever a malta de outras partes do país, o Pedro e a Elsa ensinaram-me Qin, um título ainda desconhecido para mim do mestre Knizia. É uma espécie de Tigris e Euphrates light que funciona lindamente. Não oferece as mesmas possibilidades deste mas pode ser uma excelente primeira etapa para quem quer vir a apreciar bem essa obra-prima.



Também me explicaram o Sail to India que adquiri recentemente, poupando-me assim à partida de teste que teria que fazer após ter lido as regras. Este mini-jogo japonês revela-se mais uma excelente oferta da onda deste tipo de jogos que tem surgido nos últimos tempos. Sendo bastante simples na sua estrutura, oferece algumas escolhas bem interessantes, exige algum cuidado com o timing e especialmente com a gestão dos nossos marcadores que representam tudo no jogo, transformando-se em barcos, produtos, dinheiro, edifícios e até marcadores de pontos de vitória. Ficar com estes cubos "entalados" pode significar a impossibilidade de marcar pontos que eventualmente se possam ter ganho. Em cima de tudo isto ainda tem uma pequena "árvore tecnológica" que lhe dá um sabor a "Civ". Como quando vamos a um restaurante gourmet e comemos algo verdadeiramente excelente mas de que nos servem apenas um pequeno montículo estrambólico… A vantagem é que este prato podemos repetir quantas vezes quisermos.



Ainda avancei com a mesma companhia para um Savannah Café, mesmo antes de irmos para almoço. Uma coisinha extremamente simples com graves suspeitas de estar broken e a depender em demasia da sorte. Como o público alvo é o infantil, não se pode pedir grande profundidade estratégica mas uma variante qualquer que fizesse o jogo um pouco mais desafiante para adultos seria interessante.



Claro que a RiaCon não será a RiaCon sem o Crokinole e o Dá-lhe Ku Dedo. Joguei várias partidas de Crokinole ao longo do dia, algumas das quais no torneio Dá-lhe Ku Dedo que finalmente consegui vencer apesar do duplo handicap (jogar com o joao104 e estar manco)! laughcheeky

Desta vez ele esmerou-se e lá fomos conseguindo vitórias no PitchCar e Crokinole mas creio que perdemos sempre no Tumblin-Dice… Os adversários foram sempre excelente companhia e mostraram desportivismo e competitividade. A Rafaela e o namorado estavam a estrear-se no Crokinole e tiveram algum azar no PitchCar com os ressaltos da pista. O Ricardo e a Tânia também nos pressionaram bastante e o Nuno e o Diogo deram-nos uma final renhida e desafiante. Obrigado a todos.



Ainda estive a jogar Coup (ao que parece inscrito no torneio sem saber…) algumas vezes também.



Entrei no torneio de Molkky apesar da lesão que me limitava a mobilidade e até consegui passar a primeira eliminatória, mas o Nuno esteve imperial na final e não deu qualquer hipótese à concorrência.



Ainda antes do jantar houve tempo para aprender o Camel Up, um dos candidatos ao SdJ. É um jogo claramente familiar e com muita aleatoriedade. Não é mau mas claramente não é para gamers. Não se esperem daqui grandes decisões ou estratégias.



Já nomeado para o Kennerspiel está o Istanbul que estava com muita vontade de conhecer e que não desiludiu. Não é extremamente inovador mas o que faz, faz bem. Oferece boas oportunidades para planeamento e caminhos alternativos para a vitoria suficientes para permitir alguma liberdade de movimentos sem contudo eliminar o potencial de concorrência entre os jogadores. O sentido de oportunidade é importante mas não podemos perder de vista o objectivo final. Muito bom.



Já em ritmo de desacelaração o Ricardo mostrou-nos mais um Knizia que não conhecia, o Rondo. Deste gostei menos. Muita variabilidade e dependência do que temos para jogar e quando o temos para jogar. Pelo menos a 4. Com menos jogadores penso que poderá ser mais interessante pois o estado do tabuleiro não variará tanto entre cada uma das nossas jogadas, permitindo talvez um pouco mais de planeamento. A mudança entre os dois tabuleiros disponíveis é curiosa mas não alterou em muito a impressão que tenho sobre o jogo.



Terminei a RiaCon com um Saint Petersburg que sabe sempre bem jogar. Quem o conhece sabe do que estou a falar. Quem não conhece deverá estar atento ao relançamento deste clássico-moderno que deverá ocorrer lá para Outubro. Um excelente jogo para terminar uma excelente RiaCon!

Terminar para mim, que só pude ir no sábado… Estou certo que o domingo teria sido igualmente bom, mas com certeza haverá que o confirme!



Mais uma vez obrigado e parabéns à organização.



Para o ano lá estarei de novo!

_

Parabéns à organização pelo encontro e pela maravilhosa simpatia.

Queria dar os Parabéns e agradecer à organização…



Estava tudo muito bom e decorreu, pelo menos para mim, às mil maravilhas…



O Espaço era muito bom e bem organizado e a parte do vosso Bar permitiu mais tempo para jogar… não se teve que sair para ir procurar almoço ou comer qq coisa quando a fome apertava…

As sandes de panado de Peru eram excelentes, o pão com chouriço tb muito bom, diversos salgadinhos e bolos e doces para comer… tudo muito bom, acrescentando uma arca com bebidas frescas… Excelente



Pessoal simpático e porreiro e muitos jogos jogados…



No domingo houve mais confusão com o dia da criança e obviamente muita criança a andar por lá por isso aumentaram berros e choros e mesas ocupadas por pessoas que não estavam a jogar, mas pronto… 



Agradecer ao Oblivion e ao pessoal de Aveiro com quem joguei todos os jogos pela simpatia e hospitalidade…



Para o ano lá estarei



Obrigado

Também quero dar os meus parabéns à organização.

Foi a minha estreia na RiaCon e gostei muito.

Ótimo espaço, uma equipa sempre simpática e prestável, boas sandes e muitos e bons jogos!

Aprendi a jogar muitos jogos, dos quais destaco o 7 Wonders e o Mississippi Queen.

Também nos divertimos muito no torneio Dá-lhe Ku Dedo. Por uma unha negra, falhámos a final.

Para o ano há mais :slight_smile: