RiaCON 2014 - VI Encontro de Jogos de Tabuleiro

Foi muito sentida a tua falta e mais de uma pessoa perguntou-me por ti. Faltou a esta Con um Sahdows of Camelot ou um Red Dragon Inn, mas para o ano estaremos lá.

Os meus parabéns por mais uma RiaCon de sucesso. Esta já é, para mim, a quinta de uma sequência que comecei em 2010 e que ainda não falhei nenhuma.smiley



Penso que a RiaCon cresceu bastante em tamanho, mas também em qualidade.



Como factores positivos gostaria de apontar: a ideia do bar que é muito boa e que permite comer qualquer coisa sem sair do recinto;

o espaço que tem boa luminosidade e boa acústica, mesmo no Domingo à tarde, apesar da enchente, não estava muito barulho;

a localização do recinto que, apasar de não ser em Aveiro, também é bastante boa e tem parque de estacionamento mesmo ao lado do pavilhão;

gostei bastante da área de jogos de destreza e dos já tradicionais torneios de destreza;

o evento dos RPG's no Sábado acho que deveria ser para continuar. Porque não para o ano termos também jogos de miniaturas e levarmos a RiaCon a um novo patamar?

a ludoteca que tinha os títulos que eu andava à procura. Estranhamente não perdia 10 minutos sempre que tentava escolher um jogo;

o espaço para venda de jogos usados;wink

a grande adesão que houve de non-gamers, mais visível pelo menos no Domingo à tarde.

a possibilidade que tive de jogar e conviver com pessoal de todo o país. Desde os velhos e novos amigos de Lisboa, passando por Setúbal, Aveiro, Porto, Bragança e Braga.

o facto de ter jogado com pessoal de Setúbal, Porto e Bragança.

a simpatia com que somos sempre recebidos em Aveiro, faz-nos sentir que já somos um pouco da casa.

ver que o hobby está a crescer. Gostei de conhecer pessoas a organizarem grupos com muito optimismo, mas com os pés bem assentes na terra. 

a tarte de leite condensado (?) e os ovos moles.



Como factores menos positivos gostaria de apontar o facto de: não ter ganho nenhum jogo da mesa de prémios (escapou-se-me o Terra Mystica…)crying;

a ausência de muitos amigos. As convenções, mais do que para jogar, servem para reencontramos caras conhecida e fazer novas amizades. Cada um saberá de si, mas tenho pena que assim aconteça.



Como sugestão e sabendo bem o trabalho que dá ajudar num evento deste tipo, gostaria de avançar aqui com um RiaCon de 3 dias. Eu sei que a data de final de Maio não se proporciona muito a feriados, mas dois dias começam a saber a pouco.angel



Para finalizar gostaria de agradecer a forma como fomos recebidos por todos os elementos do grupo de Aveiro sem execepção. Um bem haja a todos, bons jogos e até à RiaCon 2015.


Eu fui um dos que senti a tua falta! Embora não nos conheçamos assim tanto para eu sentir falta de ti, a verdade é que o teu empenho e energia não me é indiferente e acho que não exagero se disser que muitas pessoas partilham desta minha opinião.

O teu envolvimento nas mais diversas CON a que vais é digna de parabéns! Por tudo isto e mais ainda senti a tua falta Strilar, para o ano não podes falhar!


Obrigado pela tua opinião! Como sabes procuramos sempre o melhor para todos vós nos 2 dias em que vos recebemos, ficou feliz por saber que gostaram e que querem mais para o ano!

Obrigado Paulo! Esperamos de novo por ti para o ano e no entretanto vamos procurar visitar-vos no Porto!

Muito obrigado Pedro (e Elsa) vocês são sempre uma simpatia! Esperamos de novos por vós!

O problema dos 3 dias é a nossa disponibilidade… por isso dificilmente avançaremos para esse cenário… mas nunca se diz nunca, quem sabe!

Muito obrigado Cecília! Desejo-vos muitas felicidades no vosso projeto!

A quem interessar: https://boardgamegeek.com/microbadge/32199

E já passou mais uma RiaCon. Infelizmente, chega rapidamente ao fim e apetece jogar sempre mais e mais jogos novos ou aqueles que tanto gostamos.



Este ano, houve um pouco de tudo. No sábado, mal cheguei fui arrastado para uma mesa de jogo onde se ía experimentar o Legacy e ainda bem que assim foi. Foi a nova aquisição dos novos amigos de Setúbal, João e Patrícia e sempre com a preciosa ajuda do amigo Rubén, que só queria ouvir as regras, pois estava sem tempo e só podia vir cumprimentar, mas que gostou também tanto que me acompanhou no jogo do início ao fim. Claro que depois baldou-se e não voltou a aparecer na RiaCon, como tinha prometido.

O Legacy mostrou-se um jogo bastante divertido e com uma temática diferente, que o torna cativante e familiar.



Durante a tarde, joguei Coup e Molky para os torneios. Molky, omo sempre, divertido, mas para o qual eu não tenho qualquer jeito. O Coup, serviu para me apurar para a final sem saber com a mão 5 estrelas Duque e Condessa. Mas depois na final de domingo, nada correu bem. Ficam aqui os Parabéns à Patrícia, que venceu a final, na qual o João também esteve muito bem, ao contrário de mim e do outro Sérgio.



Enquanto decorria o torneio Dá-lhe Ku dedo, eu aproveitei a experimentar o Mini-Curling com o Nuno, já que o Curling é uma das minhas modalidades desportivas preferidas. Aqui o mini-curling não tem a componente vassoura, para remover o atrito, mas é muito engraçado. Fazer uma componente com o triplo do tamanho, para se poder jogar com as 8 pedras seria uma melhoria significativa e que certamente, conquistaria muitos fãs. Sou daqueles que quer uma pista de Curling em Portugal e não perco um Campeonato da Europa e do Mundo na Eurosport.



Durante o sábado aproveitei para jogar 2 jogos que gosto bastante: Village com a sua expansão e Castle of Burgundy com a dupla Sérgio e Rafaela. Como estreia, impingi o Francis Drake aos mesmos adversários Sérgio e Rafaela, com quem estive quase toda a CON. O Francis Drake, é um bom jogo, componentes muito engraçados, rápido, mas eu espalhei-me por completo. Gosto de percorrer as áreas, tipo Egízia a ir buscar matérias (os soldados, canhões, barris e bens). Aqui fica a questão Qualidade - Preço que o jogo tem, que a meu ver, não faz qualquer sentido.



No domingo, os 3 começámos por experimentar um Savannah Café, um jogo em que a Gazela facilmente domina, mas que nós provámos que o Hipopótamo foi um certo vencedor. Aqui concordo com o Mallgur, em que o jogo podia ter mais qq coisa, para atrair os adultos.



Resolvi deixar a dupla Sérgio e Rafaela ir jogar Egízia (ajudei-os em alguns pormenores) e ir conhecer um Coal Baron com os amigos Hugo e Renata e mais um outro jogador, que não me lembro do nome (As minhas desculpas). Aqui está um jogo engraçado. Boas táticas e com contagens de pontos variadas (Maiorias de Carruagens, Maiorias de Meios de Transportes, Maiorias de Minas, Equilibrio de Minas, Objetivos Cumpridos). No fim, fica complicado fazer tudo o que queremos e podemos perder muitos pontos com isso, mas com experiência tudo se consegue.



A seguir, também quis experimentar o Istambul, jogo que tinha alguma curiosidade e como dava para 5, juntei os 2 casais (Hugo e Renata, Sérgio e Rafaela) e lá o jogámos. O jogo correu-me bem, apesar de não ter ganho, tem coisas engraçadas, mas não me cativou como pensava que me ía cativar. Acho que com o tempo, os jogadores acabam por tentar fazer todos as mesmas coisas e ficar um pouco broken. Gosto no entanto, do facto de ser um tabuleiro variável, tipo Hawaii.



Resumo:

Jogos que já conhecia: Village (10 - para mim, o melhor jogo que conheço); Burgundy (8); Molky (7); Coup (5).

Jogos que conheci: Legacy (8); Francis Drake (8); Mini-Curling (6 - porque é muito pequeno e frágil); Savannah Café (3); Coal Baron (8); Istambul (7).



Que venham mais eventos.



Parabéns à Organização por tudo.

Ficamos à espera da vossa visita aqui num mensal :slight_smile:



E aqui fica tb o relato do meu fim-de-semana na Con:



https://www.boardgamegeek.com/blogpost/30827/riacon-2014

Queria desde já agradecer aos organizadores e às pessoas bombardeadas para a explicação dos jogos, foi um evento muita agradável. Só fui no Domingo, parece que foi mais calmo que no Sábado e tenho pena de ter falhado os torneios de destreza…

Parabéns pelo bar, acho que opinião é unânime, nada mais prático, com boa comida e muitos doces, ainda por mais, a preços de enfardar:).

Quanto aos jogos, havia muito por onde escolher (só faltavam wargames:), dos que joguei destacou-se o Troyes, de resto foi uma maratona para experimentar coisas - Takenoko, Trajan, Fungi, entre outros fillers…

Foi um prazer receber-te, pena aquela penosa explicação de Trajan que vos infligi! blush

Espero por ti de novo para o ano!

Viemos simplesmente maravilhados de Estarreja. Pareceu-nos tudo perfeito!! Não sei se é efeito da paixão que temos por isto ou não mas tudo estava no lugar certo.



A malta organizadora… IMPECAVEL!!! Simpatia a rodos. 



Como disse um dos elementos mais novos do grupo, "Conhecer pessoas assim até me inspira"



É realmente um dos aspetos mais relevantes as pessoas que se conhecem, os amigos que se reveem e os novos amigos que se fazem. Não ha duvidas nenhumas que os encontros de jogos vão muuuuuito para lá dos jogos. Gente fantástica  para conhecer e conviver. Volta-se mais novo, mais alegre, mais confiante.



Somos poucos e estamos a aprender, e como aprendemos na RiaCon.



Felississimos por termos ido 



Estão mesmo de parabéns.