RiaCON - Balanço final

O nosso encontro já passou e fica agora uma boa sensação… revimos amigos, fizemos novos e, sobretudo, muitas foram as pessoas que conheceram pela primeira vez este magnífico mundo dos jogos de tabuleiro.

Em nome da organização deixo aqui um grande obrigado a todos os que nos deram a honra da presença e da sua colaboração!

Para os que não poderam este ano, a certeza que para o ano há mais…

Grande espaço e sem confusões. Já havia uns anos que não aparecia aí por cima e gostei de rever o pessoal!! Como sempre fica a vontade de voltar.

De notar a tendência nas CON's recentes para a pobreza da ludoteca. O pessoal quer cada vez mais jogar muitos jogos no tempo que tem, daí se notar esta tendência.

Correu muito bem! :slight_smile:

Vai ser bom ver algumas das fotos que nos foram tiradas durante o evento :slight_smile:

Nunca tinha comparecido a nenhuma Con, e gostei bastante de ver tanta malta a jogar no domingo à tarde. 

Como fui com as minhas garotas experimentei uma série de jogos infantis, mas ainda tive tempo de experimentar o Imperial Settlers com um membro do Staff (Gonçalo? Peço desculpa se me enganei, sou péssimo com nomes…) que acabei por adquirir.

Alem disso foi uma oportunidade soberana para espreitar dentro das caixas de diversos jogos que me despertaram curiosidade, e que despontavam na ludoteca.

Daí não compreender o comentario anterior, a ludoteca pareceu-me muito bem composta, será que te estavas a referir (talvez no sábado) ao facto de terem sido pedidos muitos jogos em simultaneo e a ludoteca estar despida por esse facto?

Notei que registaram os jogos que eram pedidos, será que era possivel saber o que foi pedido, e quantas vezes, para termos uma ideia do que foi jogado?

Viva Lotp!

Aproveito para agradecer os comentários de todos!

Em relação às tuas questões Lotp, a resposta é sim, só nos falta é o tempo!

Mas em breve contamos ter isso para matar curiosidades.

Ficam então alguns números:

Ludoteca: aproximadamente 200 títulos

Requisições: 160 (+/- 80 em cada dia) - várias não registadas

Jogos diferentes requisitados:cerca de 95

Titulos que sairam mais:

Crazy cups 6
Crosswise 4
Geistertreppe 4
Beasty bar 3
Camel up 3
Dragonheart 3
Takenoko 3
Gobb'it 3
Tsuro 3
Orleáns 3
Monza 3
Machi Koro 3
Hare and tortoise 3
Fauna 3

Muito positivo, apesar de só poder ter ido no sábado.

As coisas correram mal no Dá-lhe-ku-dedo e fomos eliminados logo na primeira ronda, desta vez mais por minha culpa do que o costume… Talvez o único ponto negativo da Con e sem ponta de responsabilidade para os organizadores.

Experimentei algumas coisas que não conhecia… O Hamsterrolle que já tinha visto muitas vezes pelo BGG e me despertava a curiosidade e é um filler de destreza engraçado; O Glück Auf que até esteve nomeado para Jogo do Ano e é um interessante peso-médio da dupla Kiesling-Kramer que passou a estar no meu radar; O Helios também é um peso-médio e teva algum impacto pelo que fui vendo no BGG. É mais elaborado que o anterior mas creio que gostei mais desse. Ambos me correram bem e creio que ganhei os dois. Ainda experimentei mais dois fillers, Träxx e CrossWise, sendo este último o mais interessante.

Pelo meio disto tudo ainda houve tempo para ganhar o torneio de Molkky e com isso trazer para casa o Mahé que estreei logo no dia seguinte com a família e é um pequeno clássico de Alex Randolph.

O Muse23PT tem alguma razão em relação à possibilidade de um jogador ser beneficiado por jogar antes mas, por outro lado, as condições do campo não são as mesmas ao longo de todas as jogadas porque a posição dos pinos vai mudando… Não sei se valerá a pena alguma alteração à regras para que todos os jogadores tenham o mesmo número de jogadas. De qualquer modo, o torneio é jogado muito na desportiva e o mais importante é mesmo a diversão.

Enfim, um dia muito bem passado com jogos interessantes e malta fixe. Tive pena de não estar com mais pessoal, incluíndo o velho rezinga do Pombeiro e as suas lamentações (são sarcásticas, Lopt…) sobre as ludotecas!

Para o ano lá estarei de novo!

Parabéns e obrigado aos organizadores!

_

A ironia fina é impossivel de apanhar na internet quando não se conhece o emissor. Caí que nem um pato…

Esta foi a minha 5ª RiaCon.

São sempre bons momentos que se aproveitam para jogar o máximo possível, já que as hipóteses de jogar, cada vez são menos.

Comecei com um Village com as expansões Inn e Port com os companheiros de sempre, Rafaela e Sérgio Braga. Para mim, um dos jogos mais bem feitos.

De seguida terminei um Splendor com o Nuno Cordeiro, Nuno Almeida e Pedro Silva (um dos dois presentes), substituindo o Carlos Abrunhosa, a meio.

Isto enquanto, a Rafaela e o Sérgio Braga já preparavam o Sultanyia, um jogo que gosto bastante, mas que não foi muito apreciado por eles.

De seguida, saltámos logo para o Viticulture, um jogo que há muito queria experimentar e onde já o Nuno Cordeiro e o Pedro Silva já tinham lid as regras. Tal como aconteceu com o La Granja, na Leiria Con, também este me desiludiu um pouco. Acredito que a expansão Tuscany lhe acrescente a dinâmica que se sente falta aqui. Há cartas muito fortes e outras que basicamente, não servem para nada. Este aspecto de sorte, tem influência negativa na opinião que tenho do jogo.

À última da hora, preenchi uma vaga no torneio de Molky para não fazer nada de jeito contra o Alexandre e o Biscaia, como tem acontecido todos os anos. A Verónica falhou nos 3 primeiros lançamentos e acabou por fazer com que eu não ficasse em último.

Após esta derrota, fui experimentar o Roll for the Galaxy com o Sérgio Braga, Paulo Renato e Bruno Valério. Achei melhor que o Race for the Galaxy, mas que definitivamente, não é o meu estilo. Combos não é bem comigo, mas é um joguinho engraçado.

Após jantar, joguei o Vienna com a Rafaela, Sérgio Braga e o Bruno (pai da Rafaela). Um jogo interessante.

Desta vez, como só pode ir no sábado, pois resolveram fazer a RiaCon, no fds de aniversário da minha esposa, soube a pouco.

A organização esteve bem em tudo, mas começo a achar que o espaço podia mudar. Apesar de ser um local bem espaçoso, acho que falha em condições de sanitários, bem como em locais onde comer na zona. Apesar do bar da organização estar bem recheado, com o passar do dia, ficamos sem grandes opções.

Se o local for mantido nos próximos anos, e já que a Câmara colabora com voluntários, poderia também criar um pequeno mapa com locais onde comer que são quase todos escondidos.

Para o ano, lá estarei e espero que os 2 dias novamente. É só voltar à data antiga (por volta de 22, 23 de Maio).

… para os mais rápidos!

Os primeiros 10 comentários de participantes no RiaCON 2015 ganharão 8 GG para comprar o RiaCON 2015 microbadge attendee.

Para ganhar basta colocar um comentário com :

Assunto: Sou o número (indicar o número de participante, por exemplo, se for o primeiro a participar fica: Sou o número 1)

Comentário:

Quero um RiaCON 2015 microbadge attendee.

No BGG sou o (BGG user name).

Quero um RiaCon 2015 microbadge attendee.

No BGG sou o safcarvalho.

Quero um RiaCON 2015 microbadge attendee.

No BGG sou a ChosenR.

=)

Quero um RiaCON 2015 microbadge attende.

No BGG sou o Ydernola.

Apesar de querer ser o 10 XD

No BGG sou o Enchained

Quero um RiaCon 2015 microbadge attendee.

No BGG sou o LexxB.

Editado para corrigir o assunto!

Dizem que 7 é um número perfeito e para nós foi mesmo, um número e um evento "perfeito". Muitos jogos, muitos amigos "revistos" e reencontrados, bom tempo, bom espaço, muito trabalho mas no final valeu a pena! 6 anos depois da primeira Riacon muita coisa mudou, mas algo vai ficando, a vontade de organizar já para o ano a próxima.

Quanto ao local, Sérgio, não estamos a pensar mudar, só se tiver mesmo de ser, pois este é um local único e a um preço magnífico. Quero aqui deixar o nosso agradecimento público à Camâra de Estarreja e à Escola de Desporto do mesmo Concelho que nos tem proporcionado condições excelentes para organizar o nosso evento. O pormenor das casas de banho foi prontamente resolvido logo no sábado e são coisas que acontecem.

Quanto a datas para 2016, ainda não podemos adiantar nada, pois dependemos sempre da disponibilidade do espaço.

Mais uma vez o nosso obrigado a todos aqueles que participaram no Riacon 2015 e se não for antes que em Maio de 2016 nos voltemos a reencontrar.

Jorge Teixeira (dragonfire)

No BGG sou o Firepigeon.

No BGG sou o Muse23PT

Quero um RiaCON 2015 microbadge attendee.

No BGG sou o (dna_boy).

"organizem-se porra!"

Faltam 2 ofertas!!!