RPGénesis 2010 - Uma Semana a Escrever RPGs

- Sete Dias de Criação -

Bem vindos a um evento nunca antes experimentado, uma mistura de NaNoWriMo e 24 Hour RPG, em exclusivo para Portugal (e para aqueles sitíos giros onde se fala Português).

A ideia desde evento apareceu de uma ideia que dei ao Rick Danger para "limparmos" os nossos RPGs baseados em anime e os levarmos para vender tipo fanzine no Evento do Japão em Outubro. Como somos ambos preguiçosos, sugeri uma escrita a despique, contra-relógio. Ao princípio pensamos fazer 24-hours RPG (que pode ser feito por todos), mas isso ia apresentar um trabalho mal feito, e possívelmente não digno de ser chamado "jogo". E queríamos que outras pessoas se juntassem a nós, e perder um dia inteiro só para ficar em casa a escrever pareceu-me algo que poucos pudessem.

Por isso, aqui está o RPGénesis 2010! 7 dias, 5.000 palavras e 1 RPG completo.

O objectivo é que no fim desta semana cada participante tenha escrito um "mini"-RPG original, pronto a jogar, sem ser preciso o autor estar lá presente para explicar as coisas.

Juntem-se a nós, na última semana de Agosto para este evento totalmente louco! E não importa se já escreveram um RPG ou não! Experimentem! Não custa nada.

REGRAS:

- O evento vai começar à meia noite do dia 21 de Agosto, Sábado, e acabar à meia noite do dia 28 de Agosto, também Sábado.

- O objectivo é escrever um RPG original completo (ie. que seja jogável), com um mínimo de 5000 (cinco mil) palavras.

- O texto de cada RPG tem que ser totalmente original. No entanto, não precisa de ser uma ideia nova. Apenas não podem usar material que já tenham pré-escrito. Copy-paste, traduções, transcrições não valem! No entanto, podem perfeitamente, antes do evento começar, tirar notas, fazer apontamentos, desenhar lay-outs etc. Desde que não tenham nada escrito para copiar ipsis verbis durante a competição.

- O texto de cada RPG precisa de ser minimamente legível e jogável, mas não precisa de estar pronto. Será suficiente que seja um protótipo pronto a ser testado sem a presença do autor.

- Arte é opcional mas tem que ser ou a) Original ou b) Livre de Copyright.

- O sistema de regras pode ser original ou pré-existente, desde que o sistema base esteja acessível ao publico gratuitamente (ie Open Game License, etc.)

- O jogo tem que ser escrito em português, mas podem escrever em Português do Brasil, Português dos Açores, ou Português Macarrónico. Podem participar pessoas de qualquer parte do mundo (Sim, senhores Brasileiros, estou a olhar para vocês).

- Cada participante mantem todos e quaisquer direitos sobre o seu material.

- Tema: livre. Há um tema opcional de cultura japonesa, sobretudo se se quiserem juntar a nós no evento de Outubro.

CONDIÇÕES DE VITÓRIA:

- Vitória parcial - os participantes alcançam 5.000 palavras. Como prémio têm "bragging rights", e os icons e diplomas exclusivos.

- Vitória total - os participantes alcançam 5.000 palavras E conseguem apresentar um jogo minimamente completo. Como prémio, recebem tudo acima, E o "Livro do Génesis" (uma colectânea em PDF de todos os jogos participantes -- desde que os autores permitam ter o seu material incluído).

- As condições de vitória (contagem das palavras e jogabilidade mínima do texto) serão verificadas por um júri constituído por três pessoas: o Rick Danger, a Lady Entropy e o Aramoro.

Estamos abertos a sugestões, ideias e pedidos de clarificação! O contacto de e-mail é o rpg3nesis arroba gmail.com

Juntem-se a nós, vai ser divertido!

LINKS ÚTEIS

Lista de RPGs de graça (não Open Game License)

Lista de jogos sob Open Gaming License

Ferramenta para contagem de Palavras (se bem que têm essa opção no Word)

Um podcast muito interessante sobre o design de RPGs.

PARTICIPEM!
Têem aqui uma userbar que podem colocar na vossa signature para anunciarem ao mundo o vosso poder divino de criação Happy(linkem-na para este evento):

Podem já começar a colocar conteúdos no abreojogo sobre as vossas ideias. Para estes serem mais fáceis de encontrar, escrevam [RPGénesis] no início do título e RPGénesis está já criado como tag na categoria dos RPGs, por isso usem-na e assim todos os conteúdos relacionados aparecem neste feed RSS.

Ok tenho umas questões: - Posso já começar a pensar num jogo mas não a escrevê-lo é isso? (isto vai fazer maravilhas ao Farside...) - É requerido uma definição muito específica do setting, ou pode ser apenas umas notas, ou pode não ter um de todo? - Já existe alguns critérios definidos para o que seria considerado "o melhor jogo" e se sim irão ser apresentados ao público? - Suponho que os membros do júri sejam pessoas que não participam no concurso, mas são pessoas que já tiveram contacto com RPGs ou nem por isso? - O jogo deve ter em consideração se é para pessoas que já conheçam RPGs ou nem por isso? (eu sei, é parecido com a pergunta de cima) - Para além das 5.000 palavras e entrega em pdf existe mais alguma limitação em termos de apresentação? (tamanhos de letra, espaçamento das margens, coisas que tais)

Por enquanto é tudo.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=RedPissLegion]- Posso já começar a pensar num jogo mas não a escrevê-lo é isso? (isto vai fazer maravilhas ao Farside...)[/quote]Isso. Contamos contigo! [quote]- É requerido uma definição muito específica do setting, ou pode ser apenas umas notas, ou pode não ter um de todo?[/quote]A condição é mesmo ser "minimamente jogável" unicamente a partir do texto. Se isso for possível de se fazer sem um setting propriamente dito, força. [quote]- Já existe alguns critérios definidos para o que seria considerado "o melhor jogo" e se sim irão ser apresentados ao público?[/quote]À semelhança do já referido NaNoWriMo, não existe "o melhor jogo". Ganham todos os que conseguirem cumprir as condições de vitória. O que interessa é participar e escrever, escrever, escrever. [quote]- Suponho que os membros do júri sejam pessoas que não participam no concurso, mas são pessoas que já tiveram contacto com RPGs ou nem por isso?[/quote]Os membros do júri também podem participar e serão pessoas que já conhecem bem os RPGs. A função do juri é muito simples: contar as cinco mil palavras e validar se o texto tenta ser algo que se possa chamar de um RPG (e não, por exemplo, a palavra "banana" escrita cinco mil vezes). Existirão três membros justamente para que todos eles possam participar (cada um submete o seu texto a um dos outros dois). [quote]- O jogo deve ter em consideração se é para pessoas que já conheçam RPGs ou nem por isso? (eu sei, é parecido com a pergunta de cima)[/quote]Não, é tema livre, propósito livre, setting livre, tudo livre, desde que possa ser considerado um RPG. [quote]- Para além das 5.000 palavras e entrega em pdf existe mais alguma limitação em termos de apresentação? (tamanhos de letra, espaçamento das margens, coisas que tais)[/quote]Nem sequer tem de ser entregue em .pdf, basta num simples formato .txt, num .doc, .rtf, etc. desde que o juri o consiga ler, seleccionar e fazer copy-paste para depois põr tudo no "Livro do Génesis 2010".

[quote]Por enquanto é tudo.[/quote]Vai-te preparando Happy

[quote=RickDanger]Não, é tema livre, propósito livre, setting livre, tudo livre, desde que possa ser considerado um RPG.[/quote]

Ok, vou confiar que isto não ser alvo de grandes confusões :p

Já agora, para efeitos de picuinhisse, as 5.000 são texto de regras+setting ou também contam com capa, agradecimentos, créditos, etc.?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

A validação do texto só é necessária para evitar que alguém, por exemplo, entregue um trabalho com o seu nome escrito cinco mil vezes e receba em troca um livro de RPGs. Basta que o texto evidencie um esforço da parte do autor para escrever aquilo que ele considera ser um RPG que possa ser jogado por outras pessoas para ser considerado válido.

[quote=RedPissLegion]Já agora, para efeitos de picuinhisse, as 5.000 são texto de regras+setting ou também contam com capa, agradecimentos, créditos, etc.?[/quote]Conta tudo para as cinco mil.

Então e podemos pensar antes num setting para um sistema de regras já existente? Ou fica logo à partida posto de parte...?

Já agora, que evento é esse o de Outubro...?

Just when you think you've learned the rules, someone revises them.

Sim, mas como referimos acima, esse sistema tem que estar disponível de graça permitindo a qualquer pessoa que o queira jogar lhe possa aceder rápidamente. Confesso que não sei que "sistemas" generalistas existem com uma "Open Gaming License". Recomendo que se fores utilizar o sistema de um outro autor que não seja "open gaming" mas esteja disponível de borla, contactes o autor e peças licença para o fazer.

Tens neste link uma boa selecção de RPGs de graça, e neste link, um conjunto de jogos sob Open Gaming License.

Estou aqui a pensar numa ideia para um universo de jogo que até podia deixar para esta iniciativa. No entanto, estou com uma agenda muito sobrecarregada. Vou pôr um lembrete no tm e na altura, se tiver tempo, participo.

Sérgio Mascarenhas

[quote=jackjaques]Então e podemos pensar antes num setting para um sistema de regras já existente?[/quote]Como disse a Lady Entropy, podes criar um mundo inteiramente jogável para um sistema de regras já existente se este estiver disponível gratuitamente e for livre de usar como, por exemplo, Wushu Open. Aí o teu texto tem de incluir todos os links necessários para o leitor poder descarregar as regras da net (e não pode incluir um copy-paste ou tradução das regras já existentes).

[quote]Já agora, que evento é esse o de Outubro...?[/quote]É o Japan Weekend já anunciado para dia 23 e 24 de Outubro.

Dependendo do quão avançado estiveres no texto para o Alix, porque não escrevê-lo durante estes sete dias do RPGénesis? Usas o material que já tens feito como base e voltas a fazer o texto com aquela vontade de começá-lo e acabá-lo numa só semana.

Isso não derrotaria o que está escrito aqui:

“Apenas não podem usar material que já tenham pré-escrito. Copy-paste, traduções, transcrições não valem!”

Segundo percebo, o Sérgio tem o jogo dele escrito por vários posts neste site.

–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Desde que a transcrição não seja Ipsis verbis.... (e, por exemplo, reescrever) seria perfeitamente aceitável.

Não, não, o Alix é para outro contexto. Tem estado parado porque há uma imensidão de coisas que passaram à frente este mês, daquelas que me pagam as contas e daquelas que me gastam as contas.

Previro ver RPGénesis tal como ele é descrito: para se pôr cá fora um projecto novo naquela semana. Veio-me uma ideia à mente e vou ver se a consigo cuspir cá para a fora. A vantagem é que não vou pensar mais no assunto até lá. Acho que mais vale deixar o PRGénesis para um verdadeiro exercício de brainstorming, não o confundindo com projectos de maior fôlego.

Sérgio Mascarenhas

Eu gostava de escrever um RPG, mas não sei como é que isso se faz :(

E ainda para mais de uma temática que eu gosto bastante...

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

[quote=T3tsuo]Eu gostava de escrever um RPG, mas não sei como é que isso se faz :([/quote]Tudo começa na experiência que tens como mestre-jogo, jogador ou leitor de RPGs. Como é que aprendeste a fazer este jogo, por exemplo?

[quote]E ainda para mais de uma temática que eu gosto bastante...[/quote]Sim, podes sempre pegar nas regras que já existem do tal Wushu Open que já referi e criares o teu jogo baseado nelas.

[quote=Rui]Isso não derrotaria o que está escrito aqui[/quote]Não, Rui, de facto podes voltar a pegar num dos teus projectos e escrevê-lo todo do início com um novo texto original. No teu caso, até é mais fácil evitares repetir-te, pois agora escreves em Português.

Entretanto, o tópico já foi actualizado com:

• os três membros do júri
  • o contacto de e-mail para este evento
  • links úteis
  • uma banner para os participantes usarem na sig
  • informação sobre como manter todo o conteúdo sobre este evento interligado

Como forma de contactar-nos, também é possível clicar aqui e usar o formulário de contacto do abreojogo.

No outro dia fiquei com ideia de fazer algo sobre as histórias de fadas, as coisas de La Fontaine, Andersen, Grimm, Esopo, essas coisas, mas as únicas ideias que tenho prendem-se (é a palavra) com fazer um story-game, com cada jogador a contribuir para uma narrativa que o GM (a haver) iniciaria. Julgo que não seria exactamente o que procuram, mas como é só uma ideia, pensei partilhá-la.

–~~–

[quote=Rui]mas as únicas ideias que tenho prendem-se (é a palavra) com fazer um story-game, com cada jogador a contribuir para uma narrativa que o GM (a haver) iniciaria[/quote]Quando dizes "story-game" é uma coisa mais tipo Dixit, Once Upon a Time ou Lobisomens da Aldeia Velha? Não poderá ser uma coisa mais estilo Baron Munchausen, Polaris ou Serial Homicide Unit?

Já comentaste duas vezes e ainda não disseste se participas Wink anda lá.

Ainda não sei muito bem; não conheço todos os jogos que falas (só o Dixit e o Baron Munchausen), mas gostava que fosse uma coisa que toda a gente pudesse usar; a minha namorada, a Ângela, não gosta de rpg, mas gostou de jogar o In Extremis, e era fixe agarrar algo nesse género, algo que desse para contar uma história de fadas, onde o GM tivesse pouca participação/fosse fonte de conflito, e os jogadores pudessem interferir na história uns dos outros.

Estou a pensar participar, claro, mas preciso resolver as minhas dúvidas primeiro. :slight_smile:

–~~–