RPGénesis 2010 - Uma Semana a Escrever RPGs

[quote=Rick Danger]

Quando dizes "story-game" é uma coisa mais tipo Dixit, Once Upon a Time ou Lobisomens da Aldeia Velha?

[/quote]

Em defesa dos boardgames e party games, o Once Upon a Time é um "story-game" sim (tal como o Tales of Arabian Nights - um dos meus preferidos). Os Lobisobems pode ser talvez considerado um "roleplaying" game no sentindo em que o pessoal interpreta o papel de um personagem, mas não é nem um RPG a sério nem é um "storygame".

E finalmente o Dixit não tem mesmo nada a haver com "story-games" ou RPGs! Tongue out (só mesmo ilustrações)

[quote=Strilar]Os Lobisobems pode ser talvez considerado um "roleplaying" game no sentindo em que o pessoal interpreta o papel de um personagem, mas não é nem um RPG a sério nem é um "storygame".[/quote]Conforme referiu o Red, o evento poderá eventualmente ser usado como um pretexto para se recuperar a discussão sobre o que é um RPG, mas esta questão é indiferente do ponto de vista do RPGénesis e do seu júri, pois qualquer jogo que razoavelmente possa ser considerado um RPG pelo seu autor é dado como válido para uma vitória total. O importante é evitar situações de pessoas que não participem porque se calhar não têem a certeza se o seu jogo será validado pelo júri. Contactem-nos se quiserem para esclarecer qualquer questão mais concreta, mas saibam à partida que está estabelecida uma razoável margem de manobra para vocês fazerem o que quiserem.

Mas é preciso inscrevermo-nos de antemão...?

[quote=jackjaques]Mas é preciso inscrevermo-nos de antemão...?[/quote]Não, mas gostava de saber se vais participar. E do Strilar, já agora. Quantos mais melhor.

Eu sei que a mim não me perguntas-te nada mas eu também vou participar!

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=RedPissLegion]Eu sei que a mim não me perguntas-te nada mas eu também vou participar![/quote]Quando disseste "isto vai fazer maravilhas ao Farside", fiquei convencido que entravas. Ias fazer aquelas perguntas todas se não estivesses interessado? Laughing

Contamos contigo. E com o Sérgio, já agora, mais o T3tsuo.

Conto participar, sim. =)

Talvez com um projecto que há muito se encontra a forrar uma das minhas gavetas à espera de ver a luz do dia... Vamos ver no que dá!

Ainda não é nada de muito concreto — mas o mais certo é sair em formato de setting para d20 Modern ou algo parecido...

Contem comigo para o que der e vier.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Por maravilhas entenda-se, vai atrasar (ainda mais) a minha tentativa de o ter pronto para o LisboaCon 2010 :p

Já estava a contar contigo como revisor gramatical hehe.

[quote=Rick Danger]

Não, mas gostava de saber se vais participar. E do Strilar, já agora. Quantos mais melhor.

[/quote]

Sorry se dei a ideia errada, já me é complicado começar um RPG de L5R por aqui, mais complicado seria escrever um "novo" RPG.Undecided

I'm out, não contem comigo. Ashamed Boa sorte para os participantes e acima de tudo divirtam-se a fazê-lo!

Também vou participar e escrever pela primeira vez um RPG, vamos lá ver como sai:p

Ok, malta, decidi-me e vou entrar.

Vou basear o meu rpg não nos contos de fadas, mas no conto de João Barreiros publicado em A Sombra Sobre Lisboa; deixo aqui a sinopse para terem um cheirinho:

Retirado daqui: Intergalacticrobot: A Sombra sobre Lisboa

Como é óbvio, os jogadores serão todos parte de uma equipa de contrabandistas temporais, que vão à singularidade buscar objectos do passado para vender às gentes da Lisboa do futuro pós-atómico; cada personagem tem uma obsessão no passado, que a leva a voltar e a fazer coisas cada vez mais arriscadas, há uma mecânica para cronometrar o que se faz na singularidade (onde o tempo corre muito devagar, um minuto dos nossos equivale a uma hora lá, pelo que se consegue ver o cogumelo formar-se e as pessoas a carbonizarem agonizantemente), e há o horror lovecraftiano.

Tenho tudo na cabeça, é só pensar em como o fazer em 5000 palavras. :slight_smile:

–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

5000 palavras OU MAIS.

5000 é o mínimo. Podes escrever mais!

"Sete Dias de Criação" - Uma Seman

Parabéns a todos os que assumem já a sua participação Happy Não se esqueçam de põr o banner na vossa signature.

Entretanto, o podcast que eu apontei como link útil foi actualizado com uma entrevista que vem mesmo a calhar, já que o Kenneth Hite acaba de ganhar um ENnie para o melhor setting de 2010 e neste podcast ele conversa justamente sobre como criar um mundo interessante para se jogar.

Tem mesmo de ser um rpg? Não pode ser só um universo de jogo? O que me está a dar geito neste momento é pôr no papel um universo de jogo.

Sistemas de jogo, estou a trabalhá-los para outros contextos e com outro folgo. Por outro lado, preciso de um universo simples de demonstração. É que descobri um grupo de pessoal mesmo ao pé de casa para jogar jogos de tabuleiro, a começar depois das férias; e cedo ou tarde quero levá-los para o rpg; para isso preciso de um universo (o sistema é meu mas não é para o RPGéneris 2010); tenho umas ideias para pôr no papel e o concurso vinha mesmo a geito.

Posso sempre criar o universo e acrescentar uma página com um sistema farçola ou com umas notas de aplicação de dois ou três sistemas abertos, mas preferia não ter de o fazer.

Quid juris?

Sérgio Mascarenhas

[quote=smascrns]Posso sempre criar o universo e acrescentar uma página com um sistema farçola ou com umas notas de aplicação de dois ou três sistemas abertos, mas preferia não ter de o fazer.

Quid juris?[/quote]O objectivo deste evento é promover a produção nacional de RPGs em língua portuguesa. Será óptimo que, por ocasião do RPGénesis, vários jogos sejam escritos, mas ainda é melhor se forem lidos por várias pessoas e até jogados. Para isso poder acontecer, têem de ser RPGs completos - mesmo que se tenha de juntar um ambiente original a um sistema aberto e gratuito que esteja disponível na internet. Esta possibilidade é já uma cedência perante o objectivo do evento - na medida em que deixa de ser um RPG feito inteiramente em português - mas é um compromisso que se assume ser necessário para facilitar o trabalho aos participantes. Há que encontrar um equilíbrio entre aquilo que é mais conveniente para cada participante e o contributo que este evento deve dar para a comunidade, não podemos estar só virados para nós próprios.

Claro que nada te impede de te juntares ao evento, escreveres o que bem entenderes e atingires uma vitória parcial com todo o mérito de teres escrito 5000 palavras. Para a vitória total, não só as condições estão já determinadas, como têem sido discutidas aqui no sentido de se criarem RPGs relativamente completos.

Começamos este Sábado, por isso não se esqueçam de ir reunindo as vossas ideias soltas e mapeando os vossos capitúlos. Não deixem a parte de planeamento para ser feita durante a próxima semana, antecipem-se e façam-na agora para depois ser só escrever, escrever, escrever. Também sugiro que façam o mesmo ao vosso espírito crítico: usem-no agora antes de começar e depois desliguem-no durante uma semana, a altura para se auto-criticarem e reverem o vosso trabalho vem depois, não durante os sete dias de pura criação instintiva.

Entretanto, pode ser giro combinarmos um encontro durante a próxima semana para estarmos juntos a escrever e a motivarmos-nos mutuamente. Eu e a Lady Entropy devemos ir numa tarde para o Guarani aqui no Porto, por isso vejam se também querem combinar qualquer coisa em Lisboa ou em Coimbra ou em qualquer cidade onde RPGénios se possam encontrar Smile

Começou! São pouco mais de setecentas palavras por dia até à meia-noite do próximo Sábado. Boa sorte a todos os RPGénios! HappyAproveitem este fim-de-semana para ganhar lanço.

Algo me diz que com pouco mais de 1900 palavras até à data não me vou safar a tempo...

Ainda por cima isto calhou numa semana em que estou cheio de trabalho!

Aaai, horário das 9 às 5, onde é que andas...!?

Just when you think you've learned the rules, someone revises them.