RPGs e Boardgames no Japan Weekend Lisboa

A Anipop (https://www.anipop.org/), Associação Juvenil de Animação e Cultura Japonesa, está interessada em realizar uma mostra de RPGs e Jogos de Tabuleiro no Japan Weekend Lisboa (https://www.japanweekendlisboa.net/) a realizar a 23 e 24 de Outubro na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico.

A Anipop colabora com a realização do Japan Weekend mas não é o grande organizador dado que este é um evento organizado por uma empresa espanhola a Jointo entertainment. As outras edições do Japan Weekend em Barcelona e em Madrid tiveram bastante adesão. Podem dar uma vista de olhos aqui: https://picasaweb.google.com/AnipopAJACJ/JapanWeekendMadridII#

Provavelmente teremos um espaço de jogo próprio disponível com mesas e algumas credenciais de entrada livres (é um evento de entrada paga) para os voluntários. E dado que estaremos por detrás de uma actividade também teremos direito (como AoJ ou Grupo de Jogadores a uma banca não-comercial.

O ideia seria levar jogos com temáticas de influência nipónica ou de cultura pop japonesa.

Quem alinha? Algum plano de ataque?o

Quanto aos RPGs estava aqui a pensar que RPGs animé/mangá/orientais podíamos levar… Legend of the Five Rings e a sua demo? Arranjar um daqueles RPGs mesmo japoneses?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

do topo da cabeça lembro-me de Magical Girl... Cowboy bebop RPG... Big Eyes Small Mouth (o spin-off Big Breasts Small Waist).. Magical World

Tenho uma lista maior em casa dps ponho aqui. Também e bem pensado algo que tenha haver com Mechas que e um tema bem presente em anime.

Infelizmente as datas calham num fds mt mau para quem vai a Essen :\\

Ya, além da demo de Legend of the Five Rings, temos o Maid, Panty Explosion e Classroom Deathmatch! Já para não falar de Blood & Honor, Kagematsu ou Mountain Witch. Curtia arranjar maneira de ir em Outubro.

Do "time vault", ressuscitar o RPG bushido....

A ideia do Rick de levar o The Mountain Witch parece-me boa. Vou começar um jogo de TMW no próximo fim-de-semana por isso se quiserem posso mestrar qualquer coisa e fazer uns Pre-Gen PC.

Também me vem à cabeça Exalted (o universo é um bocado manga) e T3D (acho que é esse o nome), o RPG brasileiro de emulação de histórias de pancadaria (tipo Dragon Ball, Naruto, etc.).

Rick, como é que está o teu Shinigami RPG? Podia ser uma boa opção para apresentar.

Mariano, já falaste com alguém da organização sobre isto? Quantas mesas temos, materiais, pessoas que podemos levar para mostrar jogos, etc.?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Podem levar outros generos sem ser orientais... apesar de claro estes estarem mais dentro do "tema"

O sengoku (e as expansões) ficam muito bem, desde que não o joguem.

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Apareceste por aqui. :slight_smile: Bem para quem não percebeu a senhime é o membro do Anipop que estendeu este convite ao pessoal aqui do AoJ. Ela mais do que ninguém pode responder a algumas dúvidas!

Já agora, bemvinda ao Abre o Jogo, Inês. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Nunca joguei o Mountain Witch e de certeza que esta era uma boa oportunidade para o experimentar.

Exalted era porreiro mas é capaz de ser moroso e o RPG brasileiro chama-se 3D&T e é capaz de ser um aposta gira dado que é gratuito e está em Português. Com jeito até se corre Naruto e tudo pois já existem adaptações para a 3d&T.

Quanto às mesas e tal depende de quantas pessoas levarmos ou que consigam garantir estar por lá. Mas dado que a senhime (o nosso contacto com a anipop) já se registou e aqui e respondeu mais abaixo talvez ela possa responder.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Pois a ver se vens. Eu prometo ir apenas para jogar e gravar um podcast contigo! :wink:

Também temos Wushu ou Budo, a versão samurai.

O Maid era interessante dado que é o RPG originalmente japonês mas não sei de quem tenha isso ou posso vir correr isso.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

É nessa altura? Arghh, já perdemos o pessoal de Boardgames… Chamando Vasco Chita, chamando Vasco Chita!!! :smiley:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

23 e 24 de Outubro? Pode ser uma oportunidade para testar o meu Alix com um cenário passado no Japão... Afinal, se ele foi até à China, o Japão fica mesmo ali ao lado! Até quando é que é preciso dar uma resposta?

Sérgio Mascarenhas

Sugiro tentar emparilhar os RPGs com referências que os visitantes reconheçam instantaneamente, como por exemplo..

Maid RPG - Excel Saga

3DT - Naruto

Classroom Deathmatch - Battle Royal

Blood & Honor - Lone Wolf and Cub

..e tentar encher estas mesas com gente que nunca jogou RPGs, aproveitando ao máximo o reconhecimento que certos animes/videojogos/filmes têem. Naturalmente que é muito mais fácil perguntar "queres jogar Naruto?" do que tentar explicar o que é 3DT. Já agora, se alguém quiser fazer D&D, sugiro Record of the Lodoss War (apesar de ser uma referência já antiga).

O meu Shinigami RPG - graças ao múltiplo playtesting efectuado (obrigado Red, Nazgul, neonaeon, Lady Entropy, entre outros) - está transformado num jogo de ninjas no Japão Feudal, ou nos dias de hoje, ainda não decidi Ashamed Na verdade, transmutou-se em dois RPGs diferentes que estão a combater um contra o outro na minha gaveta e, por isso, estou à espera que as coisas acalmem.

E que tal o RPG de Tenjou Tenge da Lady Entropy?

Ui! Como a grande nerd de anime e manga que sou, adorava ir.

Deixa ver o que tenho no armário que poderia encaixar-se:

Legend of the Five Rings - Fantasia Samurai - Em termos de estilo, design, é, sem duvida dos melhores RPGs do género que anda por aí. A arte é totalmente japonesa em estilo, e baseia-se no grande pilar cultural do japão, os samurai. Adiciona-se a isso combates épicos e monstros, e temos um favorito automático. Pessoalmente, seria a minha Top Choice para levar. Sobretudo porque também podemos aproveitar para levar uns decks e jogar partidas de cartas.

Sengoku - Samurai - A vantagem que tem sobre L5R é que é muito mais realista, e baseia-se no mundo real em vez de Rokugan. Por outro lado, parece-me mais difícil de demonstrar e meter pessoas a jogar.

Blood and Honour - Samurai - Mais simples do que Sengoku, sem dúvida, mas talvez encontre dificuldades quando os jogadores tiverem que narrar os seus próprios acontecimentos. Talvez se passe bem se tiver jogadores experimentados lá pelo meio.

Anima - Fantasia Japonesa - O autor deste livro é espanhol, e admitiu sem vergonha que o tinha feito baseado na visão que os japoneses têm da fantasia europeia -- como, por exemplo, Cronicas da Guerra de Loddoss, Final Fantasies mais antigos, etc. A arte é linda, totalmente anime, mas infelizmente ainda não consegui aprender as regras.

Feng-Shui - HongKong Action Movie - Admitamos, é mais chinês que japonês, mas seria facil adaptar aos filmes e séries de acção anime, visto que tem todos os clichés usados em multiplas séries.

Teenagers from Out of Space - Comédia Anime - Um dos primeiros (senão o primeiro) RPG baseado em anime. Trata-se de um jogo do sistema Fuzion, muito simples, e totalmente orientado para o slapstick anime: martelos gigantes, magic girls, e extraterrestres, baseado nas séries de comédia dos 80s: Yurusei Yatsura, Project A.-ko, etc.

Bliss Stage - Mechas - Emo, drama, FBR (Fucking Big Robots). Conseguem dizer "Evangelion"? O autor do jogo admitiu sem vergonhas que queria um jogo exactamente sobre mechas, mas jogar também com emoções que parecem ser sempre o prato do dia em séries de anime de Robots Gigantes.

HeartQuest RPG - Shoujo - Tenho o PDF e não o livro (vou ver se consigo arranjar), mas este RPG baseia-se em todos os géneros para "raparigas": romance, idols, mundos peridos, magical girls, etc. O livro é muito assumidamente baseado neste género de literatura, logo, ideal.

In Nomine Anime - Anjos e Demónios - Infelizmente, este suplemento é, acho, muito fraquinho. O autor fez alguns copypastes de artigos sobre anime que andavam pela net, meteu umas imagens e umas ligações com o jogo original, e pronto. Sem duvida para capitalizar com a loucura do anime da altura.

--------------------------------------------------------------------------------

Outros jogos que eram capazes de funcionar, mas que não tenho:

Exalted - Não preciso de explicar, pois não?

WitchGirls Adventures - Mage the Ascension misturado com as W.I.T.C.H.

E aqui fica o meu desafio:

Primetime Adventures: Anime Style - reunir um grupo, e por o pessoal a jogar uma série de anime inventada por eles!

Também tenho para aí metido o "A Academia RPG" o meu projecto de sete dias, que foi desavergonhadamente inspirado em anime (será que podia fazer uma edição jeitosa, meter umas ilustrações e tentar vender como um RPG portugês, lol :D ?)

Temos também o jogo do RIck, Shinigami, que acho que os fãs de Bleach iam adorar!

___________________________________________

"HOUSE FLAMBEAU - where you teach your apprentices by pissing them off until their will to set you on fire overcomes the stactic paradigm"

"I still miss my ex-wife, but my aim is improving

Há MESMO um género de anime\manga que se chama Maid. Nem precisas de ir para excel saga que é mais gozo e mais depressa se encaixava em Teenagers from Out of Space que em Maid.

E garanto-te que o teu jogo de Shinigami ia ter uma tonelada de fãs se o apresentasses emparelhado com Bleach.

___________________________________________

"HOUSE FLAMBEAU - where you teach your apprentices by pissing them off until their will to set you on fire overcomes the stactic paradigm"

"I still miss my ex-wife, but my aim is improving

Essa ideia parece bastante interessante.. Mas de facto Record of the Lodoss War é capaz de não vir á memória de muita gente =/

Já para não falar que de facto o RPG de Record of Loddoss Wars existe realmente. Mas sim, Rick..... nós já somos mumias. Lodoss Wars é BUÉ antigo para a malta de hoje em dia. :D

___________________________________________

"HOUSE FLAMBEAU - where you teach your apprentices by pissing them off until their will to set you on fire overcomes the stactic paradigm"

"I still miss my ex-wife, but my aim is improving

Ei! Eu gostei de Sengoku quando o mestraste... .:D Se bem que o livro dava-me dores de cabeça....

__________________________________________

"HOUSE FLAMBEAU - where you teach your apprentices by pissing them off until their will to set you on fire overcomes the stactic paradigm"

"I still miss my ex-wife, but my aim is improving

Está TODA A GENTE a esquecer-se do Usagi Yojimbo. Não o tenho, mas não deve ser díficil de apanhar até Outubro. :slight_smile:



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)