RPGs e Boardgames no Japan Weekend Lisboa

Mediante a resposta a essas questões pode ser que contem comigo também!

Na boa, pá. Aparece tu e tantos quantos quiserem. Mais participantes é sempre melhor. Procura a secção de jogos e devem estar lá o Strilar e/ou o RPL.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Já enviei mail à Serihime a descrição do evento para colocarem na página.

Podem ver e passar o link aos vossos amigos.

https://www.japanweekendlisboa.net/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid=26

Se possivel juntem-se a nós, quantos mais melhor! Wink

Então que tal correu a divulgação dos Boardgamers e dos RPG.

E já agora o evento em si como era? é que o daqui do Porto era muito mas mesmo muito fraquinho.

https://videos.sapo.pt/carnepcanhao

Como correu o JW? Foi porreiro?

Da minha parte pelo menos, acho que correu lindamente.

Para mim foi uma experiência unica e superou todas as minhas expectativas pois nunca pensei que houvesse tanta gente a aderir e a juntar-se a nós.

Houve várias alturas em ambos os dias que tinhamos as mesas todas cheias, pessoal que quando acabava um jogo perguntava se "podia repetir?", outros que se iam embora apenas para voltar mais tarde e trazer mais amigos para experimentarem tambem, etc. Falou-se de L5R, tanto sobre o Card Game como o Roleplay, jogaram-se mais de 30 jogos de "Samurai", e mais alguns outros como: Shogun, Tsuru, Lost Cities, L5R CCG, etc.

Tirei várias fotos com o telemóvel e quando aprender como as colocar decentemente aqui no abreojogo faço um report ao evento mais alargado.

Boa! Parabéns a vocês os dois pela disponibilidade e esforço. Obrigado! :slight_smile:

Ora aqui fica finalmente o Rescaldo em relação ao Japan Weekend.

Aviso: Este Post contem muito texto e muitas fotos... depois não se queixem Tongue out

Antes demais tenho que confessar que não fazia a mínima ideia no que me ia meter.

Já tinha assistido a alguns eventos com Cosplayers mas não algo desta magnitude.

Inicialmente era suposto irem várias pessoas organizar RPGs e Boardgames, e eu ofereci-me como voluntário para ir "ajudar".

Nunca esperei que no fim acabasse por ser eu a organizar este evento do Abreojogo práticamente sozinho.

(Com a preciosa ajuda e colaboração do Diogo claro. Wink)

Também tinha muito o receio de que as pessoas fossem apenas passar por nós, olhar para os jogos e continuar a andar sem sequer parar para experimentar ou conhecer o que tinhamos para lhes oferecer. Não podia ter estado mais enganado!

No final de cada dia estava completamente exausto, doíam-me os pés, sentia a garganta quase rouca de falar tanto... Foi levantar às 7h da matina e chegar a casa já bem de noite...

... e querem saber mais? VALEU BEM A PENA!!! Happy

Sem duvida nenhuma o evento foi um grande sucesso, e uma oportunidade e experiência única para mim, a repetir futuramente se houver oportunidade.

Às 9 da Manhã lá estamos para preparar as coisas mas meio sem saber o que fazer. O Pavilhão era enorme, inicialmente pensávamos que iriam existir várias áreas divididas por salas mas estávamos enganados. A Inês inicialmente não sabia bem onde nos colocar, sugerindo ficarmos perto dos Palcos onde ia estar constantemente musica a tocar. Eu e o Diogo concordamos que não seria muito boa ideia, pois seria difícil falar com tanto barulho, e no final do dia sairia-mos dali com uma grande dor de cabeça.

Em vez disso fomos para o outro lado do pavilhão, e ficamos exactamente situados num canto. A Inês foi muito simpática e prontamente nos forneceu mesas suficientes para montarmos ao nosso gosto pedindo desculpa por o local não ser muito favorecido. Na minha opinião, o local foi óptimo, para além de estarmos o mais afastados possível da musica e do barulho, o facto de estarmos num canto do pavilhão fez com que qualquer pessoa facilmente nos via de um lado ou do outro, e havia sempre montes de pessoas a passar por ali ao dar a volta aos outros stands.

Eu e o Diogo pegamos nas tábuas de madeira, e nos suportes, e começamos a montar cinco mesas, preparando o que viria a ser o nosso Stand do Abreojogo:

As fotos foram tiradas do meu telemóvel, por isso a qualidade não é muito boa e algumas ficaram desfocadas. Tirei bastantes mas só vou colocar algumas aqui. Como houve sempre pessoas a participar e a aprender os jogos, não tive muitas oportunidades de explorar e tirar fotografias ao resto do evento. Julgo que os meus amigos e colegas o tenham feito e se possível mais tarde junto aqui as fotos deles.

Nas mesas montamos dois jogos de "Samurai", usamos duas mesas juntas para fazer um espaço maior para o "Shogun", decorei uma mesa com montes de material de Legends of the Five Rings (L5R), infelizmente o barulho não possibilitava ao Diogo fazer sessões de Roleplay mas mesmo assim ele tinha livros de Exalted, Ninja Burger e outro RPG qualquer (sorry, esqueci-me) em exibição. Para além dos livros de L5R RPG que se podem ver na imagem.

No canto onde montamos a mesa "maior" ficou o Shogun, jogo estratégico de conquista e domínio do Japão. Tinha algumas duvidas que conseguisse arranjar jogadores suficientes interessados num jogo mais demorado e complexo, mas mesmo assim tivemos pessoal a jogar nos dois dias, e o feedback foi muito positivo. Happy

O Tsuro apenas o levei no Domingo, visto que a mesa extra não iria ser usada para Roleplay e que no 1º dia tivemos tanta gente interessada que já não tinhamos cadeiras nem jogos para todos. Embora o Tsuro não seja um jogo "Japonês" o facto de ser atractivo visualmente, ter um aspecto "Oriental" (Chinês), e dar para 8 jogadores, para além de ser muito simples e rápido de jogar tornou-o uma escolha óbvia para adicionar ao nosso "stand" no 2º dia. Perdi a conta de quantos jogadores o experimentaram, mas a recepção foi muito boa e alguns jogadores até o repetiram várias vezes.

A estrela do evento foi sem dúvida nenhuma o "Samurai"! O Mapa do Japão, juntamente com a sua simplicidade mas boa componente táctica atraiu muitos jogadores.

Ainda bem que me lembrei de pedir emprestados dois jogos destes (obrigado Vasco e Sgrovi Wink) pois chegou uma altura em que chegava pessoal para o jogar de novo e as duas mesas estavam cheias. Foi muito gratificante ouvir os jogadores perguntarem "podemos repetir?" quando acabavam uma partida de "Samurai" ou então vê-los irem-se embora para voltar mais tarde e trazer mais amigos para o experimentar. Muitos perguntaram inclusivamente onde comprar o jogo e no fim muitos foram-se embora com o link do abreojogo para se informarem melhor em como arranjar mais boardgames.

Inicialmente apenas tinhamos um Samurai montado, no fim chegamos à conclusão que seria necessário ter os dois jogos sempre a "prontos" para o pessoal chegar, sentar e jogar. Laughing Modéstia à parte, penso que todas as mesas ficaram muito bem preparadas visualmente e atraíram muito a atenção e curiosidade de quem passava por ali.

Mas o evento e o nosso "Stand" não era apenas sobre Boardgames obviamente, e embora eu ache que este evento não fosse o mais apropriado para fazer demonstrações de Roleplay atraímos muitos curiosos para este hobbie tambem. Falei muito sobre como um Roleplay funcionava, e principalmente sobre o RPG de L5R e a sua "história mundial interactiva". Também me pareceu que vários gostaram da ideia do "Ninja Burger" pois é uma ideia hilariante, e inclusivamente houve um apaixonado por roleplays que está a desenvolver um novo RPG passado no mapa de Portugal mas com componentes fantasy pelo que percebi. Este jogador e o Diogo ficaram a conversar sobre este projecto e RPGs em geral.

O Card Game de L5R também atraiu atenções, para grande desgosto meu, muitas pessoas que se aproximavam pensavam que era "Magic" ou "Yu-Gi-Oh", mas tal comparação era inevitável. Tal como muitos não conhecem outros jogos de tabuleiro sem ser "risco" ou "xadrez" ou RPGs sem ser "D&D" ou "Final Fantasy" é normal não saberem da existência da enorme variedade de jogos que há por ai. Levei 16 decks prontos a jogar todos com estratégias variadas e representando 9 facções diferentes de jogo. Fizeram-se pelo menos 3 confrontos de L5R, Dragon vs Phoenix, Phoenix vs Mantis e Scorpion vs Shadowlands. O facto de ser um jogo sobre um Império de Samurais e Ninjas e também ter um comic com uma história de L5R atraiu várias atenções. Mesmo não sendo muito jogado (pois L5R é um jogo mais complexo e estratégico que Magic) haviam vários de volta dos decks a ver as cartas.

Este foi outro "truque" que eu usei para chamar atenções... embora qualquer roleplayer esteja bem familiarizado com dados D10 e D20 a verdade é que muitas pessoas nunca viu um dado destes na vida, o facto de serem bonitinhos (com os simbolos dos clans) e formas invulgares fez com que algumas pessoas se aproximassem para perguntar o que era aquilo, dando-me uma oportunidade perfeita para lhes começar a falar do maravilhoso mundo dos RPGs. (Ou jogos de simulação e interpretação de personagem) Wink

Como mencionado anteriormente, o Samurai, foi certamente o mais jogado neste evento, sendo usado cerca de 30 vezes mais coisa menos coisa. Acho que todos os que experimentaram adoraram realmente o jogo. E o facto de ser bastante jogável com 2, 3 ou 4 jogadores facilitou muito o acesso ao jogo, pois às vezes vinha um casal e jogavam apenas um contra o outro, outras vezes vinha um grupo de 3 ou 4 amigos. Estes na foto (desculpem, não mas não registei os vossos nomes) gostaram tanto de conquistar o Japão no Samurai, que mais tarde voltaram para experimentar o Shogun, saindo mais uma vez satisfeitos depois de um grande confronto de cubinhos.

Apesar de apenas ter sido levado no 2ºdia, o Tsuro também foi bastante jogado, chegando até, como podem ver na foto, a ser disputado entre 8 jogadores. Fizeram-se jogos com 2 jogadores, 4 jogadores, e outros números variados. O ponto mais positivo do Tsuro foi o facto de reunir mais pessoas que não se conheciam na mesma mesa a jogar uns contra os outros, já que no Samurai, L5R ou Shogun, normalmente eram feitos jogos entre amigos que tinham vindo juntos para o evento.

Nem todos os jogos foram disputados entre amigos que já se conheciam, aqui por exemplo, estava um par a jogar com outro par e mais uma vez, depois de uma conquista ao Japão, decidiram juntar-se para um desafio "maior" e enfrentarem-se durante 2 ou mais horas num Shogun completo. Para mim é sempre gratificante ver como os Boardgames juntam as pessoas mesmo que não se conheçam e acabem por ter uma tarde bem passada e divertida na companhia de estranhos.

E aqui temos um dos dois grandes confrontos de Shogun, este demorou entre 2 a 3 horas, mas ninguém se queixou da duração de jogo. É bom ver que não são só os jogos "light" que têm sucesso. No fim, uma das jogadoras teve que abandonar o jogo para ir apanhar o autocarro, mas não deixou de comentar "é mesmo muito giro e não me importava de o repetir outra vez." O vencedor teve uma enorme quantia de pontos (50+) no final do jogo e uma grande distância em relação aos outros, mas mesmo aqueles que apanharam grande tareia e acabaram com poucos territórios se divertiram até ao fim. Bom desportivismo, ânimo e não vi ninguém com "mau perder". Perdi a conta da quantidade de pessoas simpáticas a quem ensinei jogos e quem sabe nos voltaremos a ver numa outra oportunidade.

Pois é... houve algumas horas mais calmas, principalmente da parte da manhã, mas à volta da hora de almoço, as coisas "aqueceram". E várias vezes tivemos as mesas cheias. Na foto acima temos 2 jogos de Samurai a serem jogados em simultâneo e mais um par de amigos a experimentar o card game de L5R. O Diogo estava lá mais para falar sobre Roleplay, mas a sua ajuda foi preciosa pois houve alturas em que eu realmente não tinha mãos a medir. Várias vezes tive que lhe pedir para ensinar a jogar o Samurai numa mesa pois eu estava ocupado a ensinar noutra. E até aproveitei a oportunidade de ensinar dois jogos ao Diogo que acho que ele não conhecia Wink (Tsuro e Lost Cities)

Esta é a ultima foto por hoje, pois este post já vai muito longo, e serve para mostrar o evento um pouco de outro ângulo, com os vários stands lá ao fundo. Mais uma vez as mesas de jogo estavam cheias, e os que estavam a jogar Samurai já tinham jogado no dia anterior mas decidiram voltar de novo trazendo mais gente para experimentar, incluindo um mais pequenote.

Este jogo de Shogun, foi um prazer acompanhar do principio ao fim, deu muitas reviravoltas e as tropas (cubinhos) estavam distribuídas por várias zonas do Japão em vez de ficarem apenas num único canto como vejo acontecer várias vezes em outros jogos. Houve muitas guerras e quando o jogo acabou a pilha de soldados mortos era maior ainda que o monte de soldados no tabuleiro.

É claro que o evento não foi apenas "jogar" ainda deu para conversar bastante com várias pessoas, é claro que falei do Abreojogo e dos encontros semanais à 4ª feira em Lisboa, os encontros mensais e até nas outras comunidades do Abreojogo (Porto, Leiria, etc). Quase todos levaram com eles o link do Abreojogo, e alguns ficaram mesmo com os meus contactos. É bem possível que futuramente apareça mais gente que conheci no Japan Weekend nos nossos encontros de Boardgamers. Sem falar nos que também demonstraram algum interesse em experimentar um Roleplay (talvez mesmo o "Ninja Burger" Wink).

Espero que aqueles que participaram no evento vejam este post e que comentem aqui, dando o seu feedback e/ou que apareçam num dos nossos encontros.

Podia ficar aqui a noite toda a falar ainda mais neste fim de semana fantástico que me esgotou as forças todas mas me fez chegar a casa com uma sensação de "missão cumprida". Mas como este rescaldo já vai gigantesco, é bem provável que muitos não tenham paciência para o ler por completo.

Fico-me portanto por aqui, deixando finalmente uma lista de agradecimentos:

• Antes de mais, ao meu "companheiro" Diogo Curado, pois sem ele realmente não teria conseguido ter tantas pessoas a jogar ao mesmo tempo e não teria tido "mãos a medir", é pena que não tenham havido também sessões de Roleplay, mas para mim foi bom, porque deu-me muito jeito ter uma ajudinha extra durante os dois dias de jogatinas. Obrigado também pelas conversas sobre Roleplay ao almoço e final da noite, já fazia um bom tempo que não tinha uma conversa assim com um "fellow roleplayer"
  • Muito obrigado à Inês Torrão por organizar todo este Japan Weekend que foi muito bom e cheio de gente e por nos ter dado uma oportunidade ao Abreojogo de divertir pessoal e divulgar o nosso amado hobbie. Foi muito simpática connosco e disponibilizou-se a arranjar-nos um bom local para o nosso "stand" bem como nos fornecer todas as mesas que necessitássemos para o evento.
  • Ao meu amigo Ricardo Carvalho, pela companhia, por me substituir quando era necessário abandonar o Stand e por me ajudar a carregar metade do peso que eu levava para o evento. (quem me conhece, sabe que não é coisa fácil Wink)
  • Ao João Mariano, porque sem ele nem sequer teria ouvido falar deste evento, e não teria tido esta oportunidade que foi uma experiência única. Se não fosse ele a contactar a Anipop não teriamos estado lá.
  • Ao Vasco Chita e ao sempre animado "Sgrovi" por me emprestarem os dois jogos de "Samurai" que como podem ver acima foram a grande estrela dos Boardgamers.
  • E por fim, gostaria de agradecer ao Rui, um dos jogadores que nos fez companhia durante quase todo o dia de Sábado e de Domingo, experimentando tudo o que tinhamos para oferecer (Samurai, Shogun, L5R CCG, Tsuru, Lost Cities, etc). Repetindo até várias vezes o mesmo jogo participando quando dava jeito ter mais um jogador nesta ou naquela mesa. Pela grande partida de L5R que fizemos, e principalmente pela sua paciência e compreensão, pois havia alturas que o coitado teve que ficar à espera para jogar qualquer coisa ou para que eu lhe explicasse as regras de L5R pois eu precisava de dividir a minha atenção entre várias mesas. Não se queixou uma única vez e divertiu-se bastante connosco chegando até a ajudar-me em algumas ocasiões. No final decidi dar-lhe um "prémio" oferecendo-lhe dois decks de demonstração de L5R para levar para casa e mostrar aos amigos. Smile Quem sabe um dia nos voltamos em encontrar para disputar mais alguns jogos juntos.
  • E por fim, embora não tenha fixado o nome de tanta gente que participou, conversou e jogou por lá... aqui fica o meu muito obrigado a todos os que se juntaram a nós para se divertirem e experimentar jogos que nunca antes tinham vistos. Sem vocês as nossas mesinhas do Abreojogo não iam ter tanto ânimo. Até uma próxima oportunidade!
E com isto, fecho o meu "super-rescaldo" aqui... sei que escrevi bastante, mas depois de participar num grande evento tinha mesmo que oferecer um grande artigo a dar feedback.
Quem sabe, se para o ano não repetimos a dose, certo Inês? Happy

Parabens pelo excelente trabalho e pela grande oportunidade que aproveitaram para divulgar o hobbie.

Não me parece também nada má ideia que a malta do Porto tente também ter uma barraquinha aqui no Porto (embora o evento aqui no Porto me pareceu muito fraquinho).

https://videos.sapo.pt/carnepcanhao

Excelente trabalho de divulgação! Thumbs Up

Parabens pela iniciativa. Cheguei a ver uma outra jogadora a fazer o setup e explicar o Samurai completo Happy Mas mesmo assim, não deves ter almoçado pois não?

Parabéns Nuno! Não pude ir ao evento porque fui embora de fds, mas ao ver a tua "reportagem" pude ter um saborzinho do que deve ter sido. Os jogos de tabuleiro são realmente uma forma de contacto interpessoal sem paralelo. É pena que as pessoas ainda não conheçam mais que meia dúzia deles (e nem sempre de qualidade). Por isso, Nuno, dou-te os meus parabéns pelo teu excelente trabalho de divulgação junto de um público menos especializado Thumbs Up

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Leibniz]

De nada, pá. Eu é que tenho de agradecer por vocês aguentarem o forte. Várias adversidades conspiraram contra a minha ida: uma úlcera no olho, um casamento imperdível e outras coisas.

Por acaso foi a Inês que me contactou depois de eu ter ido fazer pub ao Encontro Nacional de Roleplayers no site da Anipop. :slight_smile:

De resto, muitos parabéns e continuem com o bom trabalho!

Parabens pelo grande sucesso!

Seems to have been a blast! :D