Este é um tópico para comentários, discussões, etc. sobre o evento já anunciado aqui.
[quote=Strilar]Eu peço imensa desculpa pela Blasfémia... mas vcs vão passar o InvictaCon inteiro só a jogar RPGs? [/quote]Não necessariamente, há sempre o Castle Ravenloft
nunca digo que não a um Dixit e talvez até joguemos um Go, mas os RPGs têem prioridade é verdade. Ainda bem que vens cá cima, vou avisar a malta de Five e levo o meu deck. Nós por cá estamos a jogar Celestial, mas também temos Open sem cartas banidas
[quote=Strilar]Como aqui em Lisboa o nº de Roleplayers é muito mais reduzido[/quote]Se for proporcional aos Boardgamers, de certeza que são muitos mais em Lisboa, mas devem andar escondidos
[quote=Rick Danger]
Não necessariamente, há sempre o Castle Ravenloft nunca digo que não a um Dixit e talvez até joguemos um Go
[/quote]
Por mim alinho! Se quiserem jogar algum dos que eu falei ou experimentar outra coisa qualquer nova, por mim é na boa tambem. Por enquanto ainda só me inscrevi para um "Dungeon Lords"
[quote=Rick Danger]
mas os RPGs têem prioridade é verdade.
[/quote]
Óbviamente, mas isso nunca teve em questão Eu sei que querem aproveitar os dias para RPG ao máximo, só queria saber se tambem iam ter algum "buraquinho" para se jogar outras coisas tambem visto que um boardgame pode demorar de 1 a 3 horas e vcs pareciam ter os DOIS DIAS prácticamente cheios.
[quote=Rick Danger]
Ainda bem que vens cá cima, vou avisar a malta de Five e levo o meu deck.
[/quote]
Eu já falei com o André (Master Grimst) e em principio devo ficar em casa dele, não tenho o contacto de muitos dos L5Rers ai do Porto por isso era fixe que avisasses a malta sim, thanks.
[quote=Rick Danger]
Nós por cá estamos a jogar Celestial, mas também temos Open sem cartas banidas
[/quote]
Ao contrário dos "bons velhos tempos" eu não irei ao norte com duas malas enormes carregadas de cartitas de L5R. (Agora em vez disso levo sacos com vários boardgames ) Por isso vou levar só L5R "Celestial Legal". Recomeçamos um playgroup aqui em Lisboa á pouco tempo com 8 jogadores (temos todos os clans menos Lion de momento) e cada um comprou um deck de Celestial e dividimos um display de Celestial Edition - 15 Years (que trás algumas raras da expansão anterior e seguinte a CE).
É só o que temos por enquanto, mas para fazer uma jogatina com o pessoal do Porto chega perfeitamente.
[quote=Rick Danger]
[quote=Strilar]Como aqui em Lisboa o nº de Roleplayers é muito mais reduzido[/quote]Se for proporcional aos Boardgamers, de certeza que são muitos mais em Lisboa, mas devem andar escondidos
[/quote]
O que eu me estava a referir era ao nº de Roleplayers que aparecem nos eventos de Lisboa, tenho a certeza que há muitos RPers por aqui na capital, mas devem ter os seus próprios amigos e playgroups e restringirem-se a jogar um fim de semana na casa um dos outros como é mais habitual. Assim de cabeça só me lembro do RedPiss e do DalimThor como roleplayers que participam tambem nos eventos dos BGs e eles já têm os seus próprios RPGs e playgroups. Portanto quando eu apareço com um jogo mais indicado para "roleplayers" tipo o Order of the Stick, Red Dragon Inn, Munchkin, etc não há muitos interessados. Mas de vez em quando sempre vou arranjando alguem e felizmente o RedPiss alinha sempre numa dessas (nota: experimentem o Catacombs tambem, é uma forma bem original de jogar um "dungeon crawler" heeheh
Ora batatas... e eu que só tenho deck open de legal. N tenho uma única carta de celestial. Nem eu nem o Aramoro. Olha, n queres trazer cranes a mais que tenhas para a minha coleçãozinha? É que não tenho mesmo nada das últimas expansões. Pelo sim pelo não, trago o Deck de Open e vou pedir ao Aramoro que traga o dele também.
Also, há muitos RPGs mas o pessoal não está a mestrar a todas as horas. Eu meti-me para 2 mesas (6 horas de mestranço) mas acho que não vou jogar nada fora de isso.
Deviamos fazer um mini torneio de comédia de L5R -- todas as cartas misturadas, ou só jogar com commons tiradas de um deck central comun,algo louco assim.
De todas as formas, ainda bem que vens, tinha saudadezinhas vossas :D e garanto-te que RPG com amigos, mesmo 1 shots são divertidos. Porque não te voluntarias para mestrar L5R? Talvez a quarta edição?
*WARNING: LONG POST* (aposto que já estavam com saudades =P)
Pelos vistos o ppl ai do Porto continuou activo a jogar cartitas, vcs é que se "cortaram" . Eu até à coisa de 2 semes tambem não tinha nenhuma cartita de Celestial, mas entretanto voltamos á carga, um deck de Crane de Celestial Edition foi o que chegou para voltar a tomar-lhe o gosto. Eu por mim deixei de jogar por volta da era de Samurai quando os grupos das Caldas e Lisboa começaram a se separar. Portanto tambem não tenho quase nada dessas eras. Não sei o que te consigo arranjar para a tua coleçãozinha mas fala comigo no MSN para não estarmos a encher aqui a thread que pode ser que se arranje qualquer coisa.
Por mim, como é na desportiva não me importo de jogar com vcs, mesmo que tenham decks "open", mas já vou carregado com 3 malas/sacos de boardgames. Por isso não contem comigo para levar cartitas que não sejam celestial. Agora se quiserem organizar um evento ou torneio de L5R vosso eu por mim alinho em tudo.
Nota que o Ivo não deve vir, esse pirata anda sempre a cortar-se para qualquer evento, a unica pessoa que talvez consiga arrastar comigo seria o Hida Ricardo (Crab).
Em relação ao RPG, vou levar os livros de 3ª e 4ª comigo se quiserem, ainda não consegui acabar o de 4ª, estou no fim do book of water (air, earth, fire, water, void). O livro de 4ª é o livro mais LINDO artisticamente que eu já vi até agora, mas sinceramente continuo a prefer muita coisa de 3ª. Talvez quando sair mais material eu me "converta" mas por agora prefiro jogar em 3ª com umas coisas roubadas da 4ª. Os 1 shot podem ser divertidos para ti, mas cada pessoa tem os seus gostos e opiniões sobre roleplay não leves a mal
Ainda este fim de semana tive uma conversa dessas com o RedPiss... para eu jogar um roleplay prefiro que seja alguma coisa que vá crescendo, o meu personagem vá mudando, se desenvolva (não tou a falar de "level ups"), e alguem a quem eu me possa afeiçoar. O meu "estilo" de roleplay é diferente do vosso (não estou a dizer que é melhor ou pior, não existe uma maneira "certa" ou "errada" de fazer roleplay) e para mim não tenho interesse em estar a criar uma personagem á pressa (ou uma pré-feita) para depois de umas horas a mandar para o lixo ou colocar na gaveta. Em relação a mestrar, eu prefiro "costumizar" as minhas sessãos aos jogadores/personagens, ou seja, conhecê-los primeiro e só depois criar uma história que os envolva. Não tinha muita piada fazer uma aventura na muralha a matar goblins quando os jogadores fazem um Kitsu diviner, Doji Courtier e Kitsuki investigator, personagens mais interessantes para diplomacia, intriga, mistério, etc. Tal como jogadores com um Hida Berserker Matsu Bushi, Moto Barbarian iriam ter pouco interesse numa sessão de conversa na corte.Uma história já planeada de origem acaba por ter mais "railroad", as personagens são menos importantes e a história torna-se menos "interactiva" (na minha humilde opinião). Estejam á vontade para discordar, e se quiserem falar sobre "one-shots" o melhor é mudar a conversa para uma thread de roleplay do que na thread "principal" do InvictaCon (motivo pelo qual eu postei no outro lado 1º em vez de postar aqui).
[quote=LadyEntropy]garanto-te que RPG com amigos, mesmo 1 shots são divertidos.[/quote]
Garanto-te que QUALQUER coisa com amigos é divertida, não é preciso ser RPG, dai o meu post inicial .É mesmo essa a ideia da Con certo?
O que eu gosto numa Con é de jogar o máximo de coisas possiveis com a maior quantidade de pessoas possivel. Portanto passar 6 horas apenas com 4 pessoas em cada sessão deixa de ser uma prioridade para mim quando posso jogar um Red Dragon Inn ou um Shadows over Camelot em 2 horas com 7-8 pessoas por exemplo. Continuo a amar RPGs mas tambem quero aproveitar para estar o máximo tempo possivel nos boardgames com pessoal que só tenho oportunidade de jogar nestas Cons. assim de cabeça... Mallgur, M.J., Dugy entre outros. De certeza que arranjamos um BG engraçado para ti tambem.
Ai que alguém vai lever na cabeça.
Olhe, senhor sensei, eu, pessoalmente também prefiro crónicas longas, com desenvolvimento de personagens -- a média de duração das campanhas que jogo a sério está na casa dos dois anos (e depois havia Chicago que durou cinco). Isso do "ai, não há maneira de jogar "certa ou errada" é muito PC e muito lindo, mas a verdade é que eu também não acho grande piada a jogar algo que não seja para continuar.
Mas....
MAS às vezes vale a pena para conhecer jogos novos e saber se valem a pena, em vez de andar a começar e a acabar jogos e a decidires que não gostas. Aposto que ias gostar de 7th Sea, o irmão mas novo de L5R.
Okay, okay, chega de sermão. Cada um joga como quer, eu, por acaso, não suporto boardgames. A não ser o Trivial Pursuit, por alguma razão.
[/quote]
[quote=LadyEntropy]
MAS às vezes vale a pena para conhecer jogos novos e saber se valem a pena, em vez de andar a começar e a acabar jogos e a decidires que não gostas.
[/quote]
Pronto. Já não podes jogar a L5R 4th intro adventure comigo.
sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Por acaso já a li a aventura toda, e acho que embora esteja simples, serve muito bem como uma boa "Intro" a L5R, a unica coisa má é um dos bixos lá ser demasiado poderosos para jogadores novatos e personagens acabadinhos de sair do dojo, mas nada que um GM não consiga dar a volta.
Ei, eu experimentei boardgames. Vários até :P
Acredito que há alguns que são giros, mas a falta de personagens frustra-me....
[/quote]
Nota-se que não jogas com o meu grupo. Personagens é o que mais há.
Offtopic overflow, btw.
[quote=Ladyentropy] a falta de personagens frustra-me....[/quote]
Tás a brincar comigo? Todos os jogos que eu mencionei anteriormente são apropriados para roleplayers exactamente por teres personagens interessantes!
O que eu mais te recomendava seria o "Tales of Arabian Nights", nesse ai podes criar o teu personagem ao teu gosto, podes ser uma menina sedutora, que dá porrada com espada e sabe navegar barcos ou uma ladra que usa feitiços e desenrasca-se bem ao ar livre, ou uma princesa educada com vasto conhecimento e tem jeito para contar histórias. etc, etc.
No Order of the Stick tens 6 personagens pré-defenidos (os do webcomic): Fighter, Rogue, Wizard, Bard, Cleric e Ranger (with a hint of barbarian) mas mesmo assim podes costumizá-los á medida que vais matando monstros, apanhando loot e subindo de nivel. Podes jogar várias vezes com o mesmo personagem e usar várias habilidades em combinações diferentes (fazer um personagem mais defensivo, melhor para PvP, especializá-lo para vencer o "big boss" mais fácilmente, torná-lo mais versátil para ele ter um pequeno bonus em várias situações, etc.). O objectivo é cada um ganhar "pontos de gabarolas" para mostrar que é o melhor membro da party. Este jogo infelizmente é muito demorado, mas adoro a componente que é preciso ter um misto de "cooperativo/competitivo"... se tás sempre a lixar os outros membros da party eles caem-te em cima ou a dungeon fica cheia de monstros que não conseguem vencer, se tás sempre a ajudar os outros eles acabam por ir ganhando mais XPs e Loot que tu.
No Red Dragon Inn cada jogador é um membro de uma party que foi á masmorra, matou os monstros, sacou o loot, acabou a quest e depois regressam para a taberna para comemorar.. jogando ás cartas, andando ao murro e principalmente... apanhando grandes bebedeiras! Este jogo trás um máximo de 8 personagens (O grande Half-Ogre burro, o Ganancioso Halfling Thief, a Naive Elven Priestess, o Mago e o seu coelhinho, a Fighter com mau temperamento, o Bardo Vaidoso, a Ilusiosionista Matreira e o Dwarf Casmurro) Embora aqui não tenhas muita costumização todos os personagens são diferentes e interessantes e as cartas reflectem bem as suas personalidades, podes decidir qual dos membros da party não gostas para lhe dar porrada, oferecer uma bebida aos teus amigos (ou inimigos) para eles cairem para o lado, ou preocupares-te em sacar o dinheiro da party através de jogos honestos (ou desonestos no caso dos batoteiros).
Isto são apenas 3 exemplos de jogos completamente diferentes mas apropriados para Roleplayers e quem gosta de jogar com personagens, podia ficar aqui a falar sobre muitos outros.
[quote=Asur]Offtopic overflow, btw.[/quote]
Eu inicialmente coloquei o meu post na thread dos roleplayers da InvictaCon por esse motivo, mesmo assim estamos a falar sobre quais jogos potencialmente jogar na Con, não vejo onde isso é off-topic Se preferirem tento levar a conversa para outro lado.
RPGs: https://www.abreojogo.com/node/7705
Jogos, jogatinas, etc: https://www.abreojogo.com/2010/08/invictacon_2010_pedinchices
O 1º link (RPGs) foi onde eu coloquei o meu post inicialmente como podes ver acima eu escrevi:
[quote=Strilar]Nota: Eu sei que isto é uma thread para inscrições, mas não achei nenhum sitio mais apropriado para postar, se os mods quiserem por favor coloquem no local correcto[/quote]
Os mods acharam que aqui seria mais apropriado, por isso cá estou.
Se acharem que o 2º link (Jogos, Jogatinas, etc) é preferivel por mim tudo bem, peço carinhosamente a um Mod que transfira mais uma vez a conversa para o lugar apropriado.
Ai, senhores...
Então Sakurinha? Arranja lá uma "desculpa" melhorzinha para não jogares um boardgame com o teu querido Sensei... hihihihihih
@ Mods: Ainda estou confuso... continua-se a postar aqui, ou muda-se isto para outro tópico?
Para já, o tópico do InvictaCon criado para RPGs é só para pré-inscrições. O tópico criado para Boardgames é só para pedir jogos das colecções de cada um. Este é para confirmar presenças e informações sobre o evento, mas também costuma ser onde se mandam algumas bocas, pelo que um certo off-topic é normal, desde que não seja só para mandar um PM público à Lady Entropy Se há de facto mais qualquer coisa do que isso, nomeadamente sobre Boardgames vs RPGs, crias o teu próprio tópico, n'é?
[quote=RickDanger]Se há de facto mais qualquer coisa do que isso, nomeadamente sobre Boardgames vs RPGs, crias o teu próprio tópico, n'é?[/quote]
A minha intenção não é, nem nunca foi começar um argumento Boardgames vs Roleplay, tanto que eu gosto das duas coisas e até acho muito bem que as Cons incluam eventos para ambos.
Esta conversa toda é em resumo: "Eu vou ao Porto, e quero tentar aproveitar o tempo com vários queridos amigos que já não vejo á tempos" Não é uma conversa exclusiva para a Sakura, tambem te inclui a ti, ao André Grimst, ao Marco, João Bessa, e muitos outros amigos do norte, sejam eles Boardgamers, Cardgamers ou Roleplayers. Ontem tivemos aqui uma simpática visita do Mallgur & M.J. que eu já não via desde o LisboaCon e terei todo o prazer de jogar qualquer coisa com eles se houver tempo e disponibilidade.
Portanto, os meus posts não são de forma alguma: "deixem de jogar RPGs e venham para os BGs", mas sim um "no meio dessa diversão toda não arranjam um buraquinho para jogarmos qualquer coisita juntos? " Podia ser algo que não tivesse nada a haver com RPGs (tu mencionaste Dixit por ex.) para maior diversidade, ou então arranjar um "meio-termo" entre os BGs e os RPGs, por isso eu sugeri 3 jogos acima que são bem diferentes uns dos outros mas que julgo que possam agradar tanto a Boardgamers como a Roleplayers por terem componentes de roleplay, personagens (
), etc.
A minha politica não é: "RPGs OU BGs"... mas sim... "RPGs & BGs"
.