Sábado do mensal coincide com a da RiaCon

Não achei apropriado criar um tópico novo, e uma vez que o tópico do mensal ainda não está criado, decidi postar aqui algumas considerações acerca da data do próximo mensal e do conflito entre a mesma e a data da riacon. É minha intenção que aqueles que achem útil discutir isto o façam de uma forma civilizada e ordeira. Acho desnecessário criarmos uma sobreposição deste género. De facto, acho que se pode mudar a data do nosso encontro e estou certo que isso seria um incentivo para as pessoas irem à con em aveiro. Cada um é livre de fazer o que quiser, como é óbvio, mas por vezes pequenos gestos podem guiar-nos como comunidade num caminho eticamente mais correcto (se é que isso existe no nosso hobby). Por isso decidir tomar esta posição relativamente ao assunto. Se se mantiver, eu próprio não irei a aveiro provavelmente, mas se não houver mensal nessa data, também é provável que isso nos incentive colectivamente a ir. É uma questão de sensibilidade e de respeito. Eu não gostaria que houvesse um mensal qualquer na mesma data da lisboacon, mesmo que já estivesse marcado. Com o devido apreço pelo esforço que é feito pelo vasco na organização do mensal, creio que não se compara ao que é feito pelos nossos amigos da ria. Nem o constrangimento de mudar a data do encontro se compara à consequência provavel de irmos muito poucos lá acima. Considerem isto e discutamos, que "o povo é sereno".

sou da opinião que a malta de Aveiro já devia ter considerado isto em 1º lugar, até pq o grupo de Lisboa leva mta gente às cons. Como já não faz sentido alterar a data da Riacon nesta altura, acho que não fazia mal mudar a data do mensal por uma vez, havendo fortes motivos para isso. No entanto deviamos alertar os responsáveis de Aveiro para que tal situação não se repita, ou então assumam que a malta de Lisboa não compareça em força.

-----

Tujogas.com - tudo sobre jogos de tabuleiro em português!

Infelizmente não reparei que a data da RiaCon coincidia com o mensal. Falei com as pessoas que costumam ir aos mensais, e o sentimento foi generalizado: não vão à RiaCon pela distância, e não por causa da coincidência. Como existem pessoas que estão a contar com esta data exacta (sabado a seguir à 3ª sexta, tal como se tem marcado hà mais de um ano) , deverá ser importante não modificar a data do mensal.

Concordo com o Vasco que mudar a data do mensal pode ser problemático, há várias pessoas que não aparecem assim tanto no AOJ (mas deviam) mas sabem quando há o mensal.

O mensal pode ocorrer como habitualmente, apenas sem as pessoas que vao a Aveiro. Contudo podia-se era criar um mensal extra para quem quisesse/pudesse antes ou dps da Con em Aveiro pois há pessoas que só podem aparecer nos mensais e nao durante a semana.

Tudo seria mais simples se a organizacao da Ria tivesse olhado para as datas normais dos vários encontros dos grupos.

Não sei quais foram os motivos que fizeram com que a RiaCon se fosse realizar no mesmo dia do mensal de Lisboa. Poderá ter sido desconhecimento, falta de atenção para essa coincidencia, não haver outra data disponível ou qualquer outra razão.

Por vezes temos de tomar opções, e eu decidi já há algum tempo ir à RiaCon, mesmo tendo na altura reparado que a data (com grande pena minha) coincidia com a do encontro mensal de Lisboa (encontro que costumo frequentar, mas apenas à 6ª feira).

A minha decisão foi feita por achar que uma convenção tem um ambiente diferente de um encontro mensal e também por motivar, no meu caso, um fim de semana diferente, pois permite-me conjugar o jogar com o passear.

[quote=tmgd]

Não sei quais foram os motivos que fizeram com que a RiaCon se fosse realizar no mesmo dia do mensal de Lisboa. Poderá ter sido desconhecimento, falta de atenção para essa coincidencia, não haver outra data disponível ou qualquer outra razão.

[/quote]

Reparei que a RiaCon, no ano de 2009, se realizou na mesma data (23/Maio).

Só que em 2009 esse foi o 4º fim de semana do mês.

P.S. - Este problema também pode acontecer com Essen! Tongue out

não consideraria Essen no mesmo patamar de "problema" lol :P

Temos encontros mensais, semanais, de wargames, porque-sim's, de rpgs quase todos os fins-de-semana. Esperam mesmo que os organizadores de convenções juntem à complicação que pode ser marcar uma data para uma con, ter ainda em consideração as datas dos encontros dos grupos por esse país fora?

No Porto marca-se num fim-de-semana diferente e pronto. Com certeza que arranjam uma forma de notificar as pessoas umas semanas antes... ou não?

E essa postura do "vejam lá, marcam a convenção no mesmo dia que o nosso mensal, e não vamos. E somos muitos." ... lembro-me de umas boas respostas nortenhas malcriadas para essa atitude.

mete-se na conversa...

Desculpem lá vir aqui meter a colher num assunto que diz respeito ao Grupo de LX, mas há por aqui uma ideia que me parece algo injusta.

Desde quando a data de um Mensal de um grupo é mais importante que a data de um encontro nacional? Digo eu?!

Sempre que isso acontece, o Grupo do Porto, pura e simplesmente antecipa o Mensal e ninguém cria confusão por causa disso.

Era o que faltava, os organizadores das Cons terem que se preocupar com as datas de encontros Mensais.

E essa do conflito da feira de Essen até dá vontade de rir... porque não ligar aos gajos a pedir para mudar a data porque senão 2 ou 3 marmanjos não vão lá.

De qualquer forma, parece-me que o grupo de LX tem tanta gente que não vai às Cons (seja qual for o motivo) que não vejo porque não realizar o Mensal na mesma data - não antevejo qualquer prejuízo para a Con de Aveiro à conta disso, mas fazer do assunto um tema de discussão, já me parece que provoca algum prejuízo.

Foram os meus 27 cêntimos sobre o assunto.

As minhas (In)definições no TuJogas.com

[quote=Asur]

Esperam mesmo que os organizadores de convenções juntem à complicação que pode ser marcar uma data para uma con, ter ainda em consideração as datas dos encontros dos grupos por esse país fora?[/quote]

Sim, espero que o façam, até porque não somos assim tantos, e é de evitar por as pessoas num dilema sobre que evento ir e não contar com algumas pessoas que bem gostavam de ter estado presentes.

[quote=Asur]No Porto marca-se num fim-de-semana diferente e pronto. Com certeza que arranjam uma forma de notificar as pessoas umas semanas antes... ou não?[/quote]

Há pessoas que não conseguiríamos avisar, vêm porque sabem que a 3ª sexta feira e sábado seguinte é sagrado.

[quote=Asur]E essa postura do "vejam lá, marcam a convenção no mesmo dia que o nosso mensal, e não vamos. E somos muitos." ... lembro-me de umas boas respostas nortenhas malcriadas para essa atitude.[/quote]

Não me parece que estejas a ser justo. Eu não estou a ser criança ou a complicar. A decisão de mudar a data do mensal de Lx não é uma decisão que me cabe a mim individualmente. E se acontecer que não mude, eu que gostava de ir aos 2 eventos, só vou poder ir a um deles. E o outro evento perde em ter lá mais um participante.

-----

Tujogas.com - tudo sobre jogos de tabuleiro em português!

Johnny, o reparo sobre essen foi em P.S. e com um smiley... acho que não era para ser levado a sério...

-----

Tujogas.com - tudo sobre jogos de tabuleiro em português!

Para as pessoas que (normalmente) vão a todas as convenções nacionais, estas têm uma relevância muito diferente dos eventos locais. Mas tal como apenas uma percentagem muito pequena dos boardgamers é que vai a algum evento local, uma percentagem ainda menor é que vai a alguma convenção. Do que tenho visto, menos de 20% dos habituais de Lisboa alguma vez foi a uma convenção nacional.

Para o bem e para o mal, a dimensão do grupo de Lisboa, não permite facilmente mudar as datas dos mensais, quando tantas pessoas já estão a contar com essa data (e sei de pelo menos 3 pessoas só podem nesta data). Esta periocidade ficou definida para as pessoas terem mais facilidade em gerir a sua agenda previamente (ao contrario da maneira antiga, em que se perguntava a uns poucos, em que fim de semana haveriamos de combinar).

Só para completar...

Eu não digo que é obrigação deles ter posto noutra data. Acho sim que deviam ter considerado essa situação. Se tiverem as razoes deles para ser nesta data tudo bem. Mas se calhar podia ser igual neste ou no fds seguinte ou anterior. Aí é que acho que seria pena não se ter considerado esta situação, dado que já é conhecido de antemão quais as datas dos encontros mensais de Lisboa quando se vai marcar uma data de convenção nacional.

E acho que todos gostariam que estivessem presentes o maior nº possível de pessoas. Não gostaria que o Vasco deixasse de ir porque acha que será melhor ficar com o Grupo Lisboa (e não estou a dizer que é isso que vai suceder, mas pode bem acontecer). Eu próprio ainda não sei o que vou fazer.

Gostava acima de tudo de ouvir algo da malta de Aveiro sobre este assunto. Não que lhes seja exigido. Porque ajudaria à discussão salutar da questão.

-----

Tujogas.com - tudo sobre jogos de tabuleiro em português!

A única coisa que alguma vez se considerou foi mudar a data do mensal, e nunca da RiaCon.

Talvez no meu post não tenha sido explicito, mas o que eu queria dizer era que poderiamos tentar chegar a um acordo com os organizadores da RiaCon para mudar a data (não agora, hà 3 meses atrás). Agora impôr, com o argumento que somos muitos? Nunca disse tal coisa, e sei (tenho a certeza) que o sucesso da RiaCon não está de forma alguma dependente da maior ou menor comparência de indivíduos de lisboa

[quote=Hélio]Sim, espero que o façam, até porque não somos assim tantos, e é de evitar por as pessoas num dilema sobre que evento ir e não contar com algumas pessoas que bem gostavam de ter estado presentes.[/quote]

Mudarem de data (ou fazer uma escolha) é provavelmente mais simples do que pedir aos organizadores de convenções para terem os encontros mensais todos em conta. Só assim de repente, os encontros mensais de Aveiro, Porto e Lisboa são em fins-de-semana diferentes. Olhem só a ginástica... (e estou certo de que entre uma data em que há um mensal de um grupo e outra em que não há, qualquer organizador vai escolher a segunda)

[quote=Hélio]Há pessoas que não conseguiríamos avisar, vêm porque sabem que a 3ª sexta feira e sábado seguinte é sagrado[/quote]

Avisam no mês anterior, avisam nos semanais, mandam mail, postam aqui... Em último recurso, uns vão, outros não. A vida é feita de escolhas.

[quote=Hélio]Não me parece que estejas a ser justo. Eu não estou a ser criança ou a complicar. A decisão de mudar a data do mensal de Lx não é uma decisão que me cabe a mim individualmente. E se acontecer que não mude, eu que gostava de ir aos 2 eventos, só vou poder ir a um deles. E o outro evento perde em ter lá mais um participante.[/quote]

Eu também gostava de ir a muito sítio. Flexibilidade e definição de prioridades (e para mim um nacional está bem acima de um mensal). Como já disse, eu acho é que o que estás a pedir é descabido. Claro que pedir não custa, né. Smile

Não te estava a responder a ti, Vasco. Smile

[quote=Asur]

Só assim de repente, os encontros mensais de Aveiro, Porto e Lisboa são em fins-de-semana diferentes. Olhem só a ginástica [/quote]

Em 5 segundos, fui ao calendário de eventos - https://www.abreojogo.com/event - e verifiquei que dia 15, sábado não tem qq evento de nenhum grupo. Portanto poderia ter sido a escolha indicada. A não ser claro, que existam outros fortes motivos, que só a malta de Aveiro nos poderá elucidar.

-----

Tujogas.com - tudo sobre jogos de tabuleiro em português!

Ok, se não houver um bom motivo para te obrigar a fazer tão dramática escolha, eu ajudo a bater na gente de Aveiro.

EM TRONCO NU.

oh man, relax. Eu não estou stressado c isto. Somente a expor pontos de vista. Tal como tenho de fazer uma escolha, eles talvez tb pudessem ter feito. Talvez. :P

Então e jogamos ao quê na RiaCon? Convenceres-me a ir é que seria bem mais produtivo, hum? =)

-----

Tujogas.com - tudo sobre jogos de tabuleiro em português!

[quote=Hélio]

Então e jogamos ao quê na RiaCon? Convenceres-me a ir é que seria bem mais produtivo, hum? =)

-----

Tujogas.com - tudo sobre jogos de tabuleiro em português!

[/quote]

Que tal...

Tic-Tac-Toe ??