Sábado do mensal coincide com a da RiaCon

[quote=JohnnyBeGood]

Uns têm mais palavra, outros são mais hipócritas.

[/quote]

Concordo 100%

Contudo ainda me lembro de pessoas a chorarem por andarem a dar jogos em vez de ficarem com eles.

Ou faltam espelhos em casa ou são vampiros e não se enxergam essas pessoas.

--

Se é para discutir, então também vou por o meu bedelho nisso. Dois pontos:

1. Importância de uma data marcada – Eu gosto muito de ter coisas marcadas com antecedência por várias razões:

a. Personalidade – tudo no dia marcado e hora combinada, e não percebo como as pessoas se arranjam de outro modo (estou a mentir, percebo porque vejo acontecer: deixam tudo para a última da hora, fazem as coisas à pressa, pagam multas por atraso, etc.).

b. Trabalho – Eu tenho mesmo o meu trabalho organizado de modo a não ter consultas marcadas a 3 sexta à tarde de cada mês. Mudar nesta altura significa duas coisas: uma, se aparecer, será só ao fim da noite; e duas, não fui trabalhar, e logo perdi dinheiro, para nada.

c. Informar novas pessoas para os jogos de tabuleiro - De vez em quando o assunto de jogos de tabuleiro surge quando falo com pessoas, e para as pessoas que parecem mostrar algum interesse eu digo literalmente “Então já sabes, quando quiseres experimentar a gente reúne-se todas as 3º sextas de cada mês e sábado a seguir”. Dizer as essas pessoas que é incerto o dia, além de dar um ar mais desorganizado e vai fazer parecer um evento mais privado que é só combinado entre alguns (que é sempre algo que perguntem, se toda a gente pode aparecer nessas coisas), e consigo ver que é algo que pode dificultar o aparecimento de certas pessoas.

d. Abrir excepções – se a data é mudada por uma razão, nada faz com que no futuro não seja mudada novamente, e a tendência com essas coisas é que a razão seja cada vez mais fraca, e vamos perder todas as vantagens de uma data fixa.

2. Relevância para a atendência da RiaCon - Acho pouco provável que um encontro mensal em lx tenha um efeito significativo no público da RiaCon:

a. Nas pessoas que podem ir a ambos, acredito que a maioria vá ao encontro mais nacional (neste caso RiaCon), que ao encontro local

b. As que dizem que estão na dúvida, então estão provavelmente a procura de uma boa desculpa para não ter de fazer os quilómetros e pagar as portagens, e se não fosse o encontro mensal usavam como desculpa ou o jogo de futebol, ou os anos da prima em 4 grau ou a telenovela que dá as 15h.

c. Nas pessoas que não vão de certeza devido a distância, qual é a relevância de nesse dia estarem noutro encontro de jogos de tabuleiro

d. Pessoalmente trabalho ao sábado, e nunca iria. E só vou ao encontro local porque saio do trabalho depois das 18h, apanho o metro, e vou lá ter. Se desse para apanhar o metro para a RiaCon e levasse o mesmo ou pouco mais tempo, eu ia a RiaCon.

É isso. não podias ter dito melhor.

Dás-me vontade de rir.

Eu não me chorei, apenas chamei a atenção ao facto de existir um grupo de pessoas que fazem um trabalho benemérito, nem sempre reconhecido, e ainda por cima esse trabalho é diminuído através de comentários jocosos.

Mas esse assunto já era e eu até fiquei com a ideia que já não te sentias bem a participar nas conversas do AoJ por sermos tão castradores, uns gajos beras que não gostam de liberdade de expressão. Mas afinal, parece que continuas a escrever e dizer o que bem te apetece - fico feliz que tenhas encontrado uma forma de ultrapassar esse trauma - ou pelo menos esse.

As minhas (In)definições no TuJogas.com

Epá.. vá vamos lá parar de dizer coisas que fazem sentido, estão a assustar o pessoal que imagina e cria facções dentro da comunidade.

--

[quote=Dagoma]

Se é para discutir, então também vou por o meu bedelho nisso.

[/quote]

Concordo com a Starita, foi um "bedelho" bem metido Wink

Bem continuo a pensar o mesmo, mas após pensar melhor só penso isso de ti. Logo, não vejo razão para deixar de participar ainda por cima num tema que tem mais a ver comigo do que contigo.

Mas a sério arranja um espelhinho em casa, seu eu escrevo comentários "inapropriados" então nem sequer sei começar a definir que raio de comentários tu fazes a aposto que os fazes com piores intenções que as minhas apesar de toda a tua acção "benemérita". Vais passear com a Papa quando ele vier cá para falares dos teus feitos é?

De qualquer forma já perdi tempo a mais a falar com insectos. Toma lá um silêncio rádio muito especial só para ti ;) (e já sei que ficas muito feliz e blah blah)

--

Eh pá, vê se cresces e deixas de ser parvo.

As minhas (In)definições no TuJogas.com

Faço este comentário enquanto ajudante à realização de encontros nacionais. Se não o fosse não comentaria um tópico que diz respeito e concerne apenas ao grupo de Lisboa e à sua posição em relação aos nacionais.

Para mim um encontro nacional é sempre mais importante que um encontro local. Isto não é alterável ou discutível ou dependente da dimensão do grupo que realiza o mensal.

Os encontros nacionais têm, na minha perspectiva, funções bem diferentes e mais alargadas que as dos locais. Nos nacionais tenta-se dar visibilidade a nível nacional ao hobby. Nos locais a malta junta-se para jogar. Se aparecer alguém novo, tudo bem, junta-se à malta e pronto.

Quando apoio a organização de um encontro nacional, tento comunicar o evento a órgãos de comunicação social nacionais. Nos locais não faz sentido... Só se for para divulgar na comunicação social regional.

Quando se organiza um encontro nacional procura-se um espaço para muito mais gente que os locais. A logística envolvida na realização de um encontro nacional é muito mais complexa e difícil que num local. Na maioria dos encontros locais, o espaço já existe e a regularidade do encontro facilita as coisas. Só quem nunca organizou um nacional não sabe ou não vê isto.

Os encontros nacionais, por serem ocasiões especiais, têm visibilidade adicional no AoJ. Há MathTrades, banners na barra da direita, posts com destaque na página principal, etc... Não é desculpa o desconhecimento da sua realização para não haver uma adaptação dos encontros locais a esse facto.

A realização dos encontros locais não é impedida pela realização de um nacional. Em havendo número suficiente de pessoas para fazer o local, faça-se na mesma. Ninguém é obrigado a ir aos nacionais.

Neste momento ando a ajudar a encontrar um local para a realização do encontro do Porto. Nem me passa pela cabeça estar a limitar as pessoas que me possam ceder um espaço grande, preferencialmente sem custos, a uma data muito específica porque há mensal em Lisboa, ou no Porto ou porque em casa do Zé da esquina a malta se vai juntar para jogar uma partida de Coloretto. A verdade é que a organização de um encontro nacional está muito dependente da boa vontade de quem nos apoia e, estando assim numa posição de favor, a sua disponibilidade é bem mais importante que a nossa. Em espaços emprestados, quem manda é quem empresta. Se tiver que coincidir com o mensal do Porto, ou de Leiria ou de Lisboa, ou de outro local qualquer, paciência...

Fica claro, pela leitura deste tópico, que há quem não concorde comigo, quem ache que a realização de um encontro nacional deve ser posta em causa porque a malta de um determinado sítio vai jogar qualquer coisa (intenção e ideia oposta à do post original, creio). A esses não é nunca retirada a opção de fazerem o seu encontro na mesma, a não ser que não queiram ter esse trabalho se o organizador habitual vai ao encontro nacional... Mas isso é outro assunto.

Fica também claro, e é algo surpreendente para mim, que a mentalidade do "Portugal é Lisboa o resto é só paisagem", ainda existe e está presente em alguns membros desta comunidade que eu pensava ser um pouco mais esclarecida que isso... É pena.

É a minha opinião em relação a este caso particular. Agora cabe à malta de Lisboa decidir o que fazer. Isso a mim só me afectará por eventualmente significar o desperdício de um oportunidade para divulgar o hobby de forma mais significativa em Aveiro. De resto... caguei.

-

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Mallgur&numitems=6&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/img]

Tenho de discordar quando distingues os encontros locais dos nacionais. Se fosse para a malta se juntar e jogar ia tudo para casa do Zé Manel jogar, se fossem muitos iam uns pa casa da Maria Cachucha e se ainda sobrassem iam pa casa do João Cantigas.

Da realidade que conheço (Lisboa) tantos os encontros nacionais como os locais servem os mesmos objectivos, por um lado juntar quem já joga por outro fornece um sítio "neutro" para onde podemos convidar desde amigos a completos estranho a virem juntar-se para um jogo.

Obviamente não faz sentido estar sempre a publicitar encontros locais tanto porque os meios de comunicação já começariam a achar que era "spam", como o facto de quem faz essa publicidade somos nós, e portanto ou gastamos dinheiro a imprimir panfletos/cartões ou tempo para ir publicitar nós mesmos um evento. E obviamente é algo que acontecendo com alguma frequência num curto espaço de tempo é caro/cansativo.

Nesse sentido e pela sua "magnitude", os encontros nacionais são alvos mais apetecíveis para os meios de comunicação quando os transmitimos. Se bem que aquilo com que me deparo nos encontros nacionais não é uma realidade de difusão do hobby, mas sim o encontro dos jogadores mais ferrenhos que se dispõem a viajar muitas vezes duma ponta do país à outra para se encontrarem com membros de todo o país.

Quanto à realidade de Lisboa ser o "supra sumo da batata frita do país", basta ler o post original para perceber que o intuito não era dizer a quem organiza os encontros nacionais "epá desviem lá isso que está a chatear que somos os maiores", mas apenas um humilde: "então como é que se dividem as águas?"

Independentemente das razões ou esquecimentos, este é um problema válido com que o grupo de Lisboa tem de lidar pois como disseram e bem, nem todos os membros vão a Aveiro, no entanto não se pode descurar quem fica em detrimento dos outros e tem de haver um planeamento na mesma.

Claro que se de repente tudo começar a olhar para o próprio umbigo, e se começamos a atropelar-nos idioticamente apontando o dedo por isto e aquilo, o espírito dos encontros nacionais se perde.

Mas pronto, é a minha opinião, é o que é, vale o que vale, que em ùltima instância é o que pagaram por ela.

--

Tendo em conta isto:

[quote=Tiago]

Mudar o mensal da capital do país por causa dum enCONtro com 5 ou 6 gatos pingados?

[/quote]

(Que é contrario ao post original.)

Não me surpreende isto:

[quote=Tiago]

Tenho de discordar quando distingues os encontros locais dos nacionais.

[/quote]

Evidentemente. Com a perspectiva acima não poderias distinguir...

Poderiamos ficar por aí se não fosse o depois fazeres distinções similares... Então? Ou discordas ou não, decide-te lá que eu espero...

-

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Mallgur&numitems=6&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/img]

Obviamente o primeiro comentário era em tom de gozo e escárnio pelas militâncias e facciosismos que se geram sempre que surgem estas discussões.

Enfim, digamos que é a minha maneira de me divertir com as ridículas situações que se geram só porque em vez de se tentarem estabelecer comunicações amistosas e honestas se geram opiniões de uns iluminados "holier than thou" que seguem a bíblia certa ao contrário dos pagãos que não seguem a "palavra" do hobby.

--

[quote= Tereso]

...acho que se pode mudar a data do nosso encontro e estou certo que isso seria um incentivo para as pessoas irem à con em aveiro(...) Se se mantiver, eu próprio não irei a aveiro provavelmente, mas se não houver mensal nessa data, também é provável que isso nos incentive colectivamente a ir

[/quote]

Ó amigo Tereso, precisas mesmo que te "empurrem" e a outros para Aveiro?? Se não houver mensal em Lisboa talvez vás (uma questão de ética para com os organizadores da Ria??) , mas havendo vai-se ao Mensal. Desde que haja onde jogar, quanto mais perto melhor Ashamed

[quote=Tereso]

Nem o constrangimento de mudar a data do encontro se compara à consequência provavel de irmos muito poucos lá acima

[/quote]

Ó amigo Tereso, sondaste os lisboetas para chegar a essa conclusão?? A mim não sondaste Cry

[quote=vhc]

Falei com as pessoas que costumam ir aos mensais, e o sentimento foi generalizado: não vão à RiaCon pela distância, e não por causa da coincidência.

[/quote]

Ah, mas o Vasco sondou Smile, e vejam lá o que lhe disseram!

[quote=tmgd]

A minha decisão foi feita por achar que uma convenção tem um ambiente diferente de um encontro mensal e também por motivar, no meu caso, um fim de semana diferente, pois permite-me conjugar o jogar com o passear.

[/quote]

Mais nada!

[quote=Tereso]

esse argumento das pessoas que não vêm ao aoj... 1 - se não vêm, viessem, é aqui que estão as infos.

[/quote]

Ó amigo Tereso, o AoJ é agora o "nosso" Diário da República? Está escrito no AoJ, logo é lei? Não leste no AoJ?? Então trama-te!!!? Posso ser membro de um grupo que se encontra semanalmente e mensalmente sem ter que ter Internet?? Posso? Obrigado

[quote=JonnhyBeGood]

De qualquer forma, parece-me que o grupo de LX tem tanta gente que não vai às Cons (seja qual for o motivo) que não vejo porque não realizar o Mensal na mesma data - não antevejo qualquer prejuízo para a Con de Aveiro à conta disso

[/quote]

Curioso, eu também não. Há já gamers para ambos os eventos!

[quote=Tereso]

Não podemos mudar a data?

[/quote]

E então Vasco, dá????

[quote=vhc]

Para o bem e para o mal, a dimensão do grupo de Lisboa, não permite facilmente mudar as datas dos mensais

[/quote]

Ó amigo Tereso, não dá!

És um gajo engraçado Happy

[quote]Ah e tal estava a brincar...[/quote]

Enfim... serve quase sempre.

E continuo à espera... Ou também era de propósito (ou a brincar) que te estavas a contradizer?

-

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Mallgur&numitems=6&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/img]