Esqueci-me ontem, mas segundo a regra do DS, pág. 209, ao 2ª nível os persos ganham um Fixed Enhanced Bonus, para compensar a falta de objetos mágicos, de +1 ao Ataque e Dano, e ainda 1d6 adicional por crítico.
O demonoid está em baixo por isso não consigo por aqui os links para as coisas de D&D e DS, nem consigo encontrar referência ao bacano que tem as coisas todas partilhadas, por isso peço ao Ivo, muito encarecidamente, que poste aqui para que o Pombeiro tenha acesso aos livros.
Depois, interessa ler o Players, o Dungeon Masters também não se perde nada, e o core de Dark Sun para 4ª ed. As coisas antigas têm MUITO mais material, mas isso eu estou a usar só para ter ideias para aventuras e encontros.
Entretanto, Tyr está a arder, os elfos muito provavelmente já lá não voltam porque foram escorraçados e o sítio onde ficavam está a arder, os templários terão interesse em saber quem lhes pôs a cidade a arder, os defilers e os preservers que compravam coisas no mercado élfico também devem querer saber quem o pôs a arder, e até os reis-feiticeiros terão interesse em Tyr, assim que souberem que está a arder, o que não deve ser dificil, pela coluna de fumo que deve sair da cidade e ser vista em kilómetros ao redor.
Como vou ter algum tempo para pensar na próxima sessão, as coisas devem tornar-se interessantes.
Em relação ao fixed enhancement, se reparares nas folhas de personagem ele já lá está incluído (tudo excepto o d6 qd é critical).
Quanto aos links, não posso por porque houve um problema e está tudo em baixo.
Não sei quando nem onde vão reatar.
Quanto a Tyr estar a arder, não te esqueças que concerteza que há contingências para isso.
Para além de que a palha que dizes que cobria os telhados, pensando bem não faz muito sentido, já que para haver palha, tem de haver cereais e duvido muito que em Athas se possa desperdiçar a pouca palha existente em telhados (em vez de alimentar animais com ela). Mais depressa akilo é tudo feito de pedra e peles/carapaças de animais (sim, já que barro tb não é comum sem água. :P).
Mas isso é capaz de estar descrito nos livros algures.
Pensei que o bónus que lá estava era por terem subido de nível, nem me lembrei que era por causa do DS especificamente. Ainda bem que o CB já faz essas contas automaticamente.
Agora, quanto às casas…
Há vegetação, aliás, o livro refere várias quintas dentro e à volta de Tyr, se não estou em erro; além disso, palha é vegetação seca, para pouco mais serve além de dar consistência ao barro para fazer tijolos.
Lembro-me de ter lido qq coisa sobre a Roma Imperial que tinham brigadas de incêndios (tipo bombeiros) que estavam armadas com pás e picaretas para fazerem o primeiro ataque aos fogos, lançando-lhes terra e a areia para cima pois demorava tempo em criar as linhas de pessoal para transportar a água para o local do incêndio, não que fossem muito eficazes, pois por norma os incêndios alastravam até ao pé das fontes e aquedutos onde então os conseguiam efectivamente combater. Não será credivel que tenham algo também assim em Tyr?
Em relação à terceira questão, também concordo com o que foi lá escrito. Se um contratempo assustasse os elfos a pontos de não voltarem, em breve não haveria elfos em lado nenhum. :P
Mais depressa vejo isso como uma oportunidade para eles se unirem num esforço comum de reconstrução e com os dois líders dos clãs mais "chatos" mortos, uma luta por dominancia em background.
Por muito que me custe dizer, uma man hunt aos responsáveis também faria sentido e o clã que conseguisse apanhá-los ganharia prestígio junto dos outros (o que nos vale é que não há assim tanta gente que nos conheça. Ainda assim - é uma excelente desculpa para bazarmos de Tyr por uns tempos :P).
Quanto às outras cidades verem o fumo, eu não tenho assim tanta certeza que se veja de tão longe.
A cidade estado mais próxima (Urik) está a cerca de 500 Km com terreno montanhoso pelo caminho a outra mais próxima é Gulg (mais ou menos à mesma distância) mas está "abrigada" atrás de uma montanha o que faz com que na direcção de Tyr só veja céu.
Se calhar o fumo foi exagerado, mas não o seriam os relatos de elfos nómadas a espalhar a palavra por outras caravanas e cidades; muito em breve toda a gente saberia.
Ainda pra mais só a parte do Elven Market é que é ardível, o resto é tudo feito de pedra; são barracas que se desmontam facilmente, mesmo como se fosse uma feira. Pensei que tivesse mais importancia na cidade, mas nem por isso.
Sim, há carradas de cenas fixes no CBloader. Impressionante a mudança de 1º pra 2º nível, em termos mecânicos.
Vou adaptar uma aventura da Dungeon às nossas necessidades, e vou partir do principio que querem investigar onde estão as vossas coisas; a sessão começará com um Skill Challenge para descobrirem isso.
Não se esqueçam que têm um pergaminho que indica onde está uma coisa “mágica”.
E ainda têm o velho, que mais cedo ou mais tarde irá curar-se, a menos que o levem a algum especialista. E ainda o que os assaltantes do velho disseram sobre uma gaja ser a chefe deles, apesar de eles trabalharem para o vosso inimigo.