Okay, tou a fazer este post separado pq começo a atrofiar qd uma thread tem muitos posts! Queria uma coisa limpa e sem muita confusão.
Este post é para tentar perceber o que queres dizer exactamente com “jogar mal” e porquê, já que dizes várias vezes na thread anterior que te parece que o pessoal concorda todo uns com os outros e está apenas a discutir semântica. Não me parece que seja o caso mas tou a deixar essa hipótese em aberto ao tentar perceber se estamos ou não a dizer a mesma coisa. Assim pergunto: o que queres dizer exactamente com isso?
(Nota: não estou à procura de exemplos, na minha opinião esses não costumam ajudar!)
[Hipótese 1] Quando dizes “jogar mal” queres dizer “jogar de uma forma que não está de acordo com as regras escritas no manual do jogo e/ou de acordo com a visão do designer!” (Provavelmente uma combinação das duas)
Acho que se for isto, todos concordamos sim, é bastante óbvio e quando alguém muda uma regra sabe que o está a fazer, a menos que seja de forma inconsciente.[Hipótese 1]
Aceitando esta hipótese então, não estás a fazer nada a não ser apontar o óbvio. Qual o objectivo? E já agora, porquê dizer que jogar diferente é jogar mal?
Como dizes, tem muito de semântica, talvez o problema tenha estado aí. Para mim e para muitos outros aparentemente, “jogar mal” tem uma conotação de valor! Jogar mal é por definição errado!
[quote][Hipótese 1b]Essa conotação de valor existe de forma consciente ou inconsciente da tua parte e esse era o teu ponto. Baseias-te no facto de que ao jogar de forma fora das regras do manual e/ou da visão do designer complica a integração de novos membros em grupos previamente formados. Isso também é óbvio.
Mas isto por si só não chega para aplicar o valor de errado a jogar dessa forma.
Para isso acontecer teriamos de partir do principio que facilitar a integração de um possível novo membro do grupo num possível futuro é um interesse primordial de cada grupo e que esse interesse é superior a qualquer interesse em alterar as regras ou forma de jogar desse mesmo grupo.
Fazer esta afirmação é tentar forçar os interesses de uns aos outros. Pessoalmente digo já abertamente que eu não tenho esse interesse como um dos mais altos, alias, está bem baixo até. É algo com que só me preocupo depois de ter resolvido todos os outros. (Claro que isto tem consequencias mas eu aceito-as.)
Teria também de se partir do principio que esse problema não poderia ser resolvido de outra forma, o que não é o caso, entrando em cena a comunicação que permite mostrar à nova pessoa quais as diferenças e integrá-lo ou mostrar-lhe que não se iria divertir ali.
Finalmente, ao se afirmar que esta situação provoca acusações de jogar mal está-se a cair numa falácia. Não é a situação que provoca isso mas sim a falta de comunicação sobre a situação em si e também o preconceito/falta de conhecimento das pessoas que fazem essas afirmações.
Pode-se dizer que isso não aconteceria noutra situação, talvez, mas isso não resolve os problemas do preconceito, da falta de conhecimento nem da falta de comunicação. Apenas tenta tapar um buraco com uma rede.
É como acusar um filme violento da violência nos jovens ou algo assim! [/Hipótese 1b][/quote]
(usei os quotes apenas para separar melhor os textos)