Começo por dizer que não muito entusiasta de jogar a Solo, o tempo que passaria a jogar um Jogo de Tabuleiro a Solo, arranjo sempre outro hobby tipo ver um filme, pintar miniaturas, etc…
Ainda assim posso dizer que dei algumas oportunidades ao 'método' e por isso fica aqui o meu Top9, de facto são os 9 que me lembro de ter jogado… se joguei outro não deixou memória…
O jogo é espectacular, o tema, a jogabilidade, para mim tem tudo para dar bons serões. E tem até demais, o mestre de jogo é gerido numa App (tablet, PC, etc) e isso desagrada-me um pouco, ou melhor prefiro ter um jogador humano a desempenhar o papel de Mestre de Jogo (chamemos-lhe assim).
Ao jogar a solo passa-se mais tempo a 'jogar' na app do que a mexer peças no tabuleiro... e por isso não deixa saudades.
Este é um PnP que foi nomeado como dos melhores PNPs há uns anos atrás. Somos piratas que andamos a navegar pelos mares e há algures um monstro que nos segue e pode destruir, temos que explorar um mapa que vai crescendo com um mecanismo em que as cartas têm dupla função. As regras são algo indegestas, para o nível de complexidade do jogo (i.e. o jogo é simples mas o livro complica a coisa... por exemplo para mim é um 2.5, mas no BGG tem classificação de complexidade 3.3).
Dá para 1-3 jogadores e na altura foi o talvez o jogo que achei mais piada a jogar a a solo.
Mais um do tema mitos de H.P Lovecraft, não sou grande fã deste tema específico, mas quando mete mistério, monstros, e 'algum' terror, eu gosto ;-)
Já tinha jogado o LCG do Snehor dos Anéis, em que não gostei da jogabilidade, neste, as accções, as localizações (sim um jogo de cartas em que há um mapa para explorar) tudo encaixa bem. Joguei a primeira campanha uma vez a solo, só com o jogo base - o que se torna algo repetitivo. Mas ao incluir as expansões tem mais cenários e também mais variedade para a primeira campanha. Ainda não foi este que me cativou paa jogar mais vezes a solo.
O modo solo do Scythe (que dispensa apresentações) é implementado com um Automata, que até achei fácil de gerir pios não há muitos movimentos de peças no tabuleiro, e no fim de contas acaba por ser uma corrida a ver se conseguimos os objectivos (estrelas) antes do automata... no modo fácil foi 'fácil' ganhar-lhe, joguei outra vez num dos modos Normais... perdi por larga diferença. É um jogo que gosto bastante, mas o conjunto setup, jogar, etc. não me cativou para jogar mais vezes a solo.
Orcs Zombies à molhada, onde temos que sobreviver e cumprir alguns objectivos de acordo com o cenário.
Tem de base 10 quests oficiais, e já mais algumas de utilizadores. Segue o sistema 'zombicide' em que a cada turno há zombies a aparecer nas redondezas que se vão aproximando de quem faz mais barulho (a partir portas ou a esmagar cabeças de outros zombies).
O jogo é cooperativo e este sistema zombicide é susceptível ao efeito Alpha Player, por isso jogar a solo é uma possibilidade. Não sei se tem alguma logevidade neste campo pois (a não ser que se tenha comprado o plástico todos com dezenas de miniaturas de personagens e adversários) a variedade não é muita. E, no caso desta versão os cenários são feitos para jogar sempre com 6 personagens, no meu caso acho que é muito para um tipo só, prefiro jogar a 3 com 2 personagens cada.
Dispensa apresentações... é um cooperativo, portanto (salvo raras excepções) dá para jogar a solo. Joguei-o 2-3 vezes (a solo) depois de ter ficado fascinado com os mecanismos do jogo assim que o experimentei (há uns anos atrás)
Joguinho de construção de civilização, vem com um modo solo (automata) ... gosto do jogo a jogar contra outros, mas o modo solo "não colou"...
Tenho o jogo base quase desde que saiu, do que gosto bastante, temáticamente somos vikings que temos que juntar a nossa tripulação e recursos na aldeia para ir invadir terras cada vez mais longe.
O modo solo, é um automata que vai gastando os recursos e localizações disponíveis no tabuleiro, e ganhando pontos, basicamente está ali a criar um passo de corrida que temos de ganhar. Já consegui ganhar 1 em 3 vezesMas ainda não estou ao nível de aumentar o nível de dificuldadade.
Este é dos últimos adquiridos cá em casa (não pelo solo), na história os jogadores acordam da hibernação numa nave no meio do hiperespaço, juntos têm que repor a funcionalidade da nave (motores, coordenadas, reparar avarias, etc...) antes de voltarem às camaras de hibernação, mas acontece que a nave tem uns passageiros extra... chama-lhes "intruders" deve ser por causa de nomes registados :D :D
O jogo brilha a ser jogado em modo semi-cooperativo (em que cada jogador tem objectivos individuais, que podem passar por tramar efectivamente a vida dos adversários), mas também pode ser jogado a 100% cooperativo, e neste caso pode ser jogado a solo. É interessante a solo, essencialmente para aprender as regras, mas mesmo com outras pessoas, em modod cooperativo, não acho que seja jogo para jogar todas as noites.
---- // ----
Fiquem por aí, ainda não acabou a lista... não são 10 mas vão ser 9 ;-)
Mais tarde venho actualizar...
Entretanto acabei a lista que tinha prevista só com 9... mas vem aí um bónus ;)