TrincaCon08 - RESCALDO

Após, esta "magnifica" (sou que suspeito), convenção ter decorrido, no passado Sábado (05/04/08), venho perguntar/pedir os vossos comentarios/sugestões/criticas ao evento e á organização. Também gostaria de saber na V/ opinião:

1º) Qual o jogo que fez sucesso no encontro (quer tenha sido ou não jogado)?

2º) Qual o jogo que mais GOSTARAM de jogar?

Por fim temos a agradecer a presença do Andrea Angiolino, que nos brindou mais uma com a sua simpatia e alegria.

Até breve...

(Já agora digam qualquer coisa)

Como concordei com o Pombeiro (A.K.A. Firepigeon) esteve mesmo ao nível do que imagino serem as internacionais com uma mais valia de ter sido num espaço (interior e exterior) que agrada tanto aos gamers como aos não-gamers!

Organização e atenção aos detalhes esteve espetacular: a biblioteca de jogos, os brindes, a recepção dos curiosos, etc.

Acho que o único senão foi o nome do evento… Oops! Disse isto alto? :wink: :smiley:

Obrigado por tudo, “Equipa TrincaCon”!

Respostas:

1º Acho que o Crokinole ficou definitivamente no olhar dos curiosos, mais até do que o Wings of War! :slight_smile:

2º Não joguei muitos (medo de compromisso lúdico e tal) mas o Zeus on the Loose foi uma aposta acertada e bem divertida! Experimentem!

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Por mim esqueçam!!!

Nunca mais!!!

Passar um dia inteiro agarrado a jogar jogos que eu gosto, com pessoal super-impecável, desde as 10h00 da manhã até às 3 da matina, por favor isto não é pra mim!! Sabem que um tipo é suposto ter vida, não sabem? E vão-me dizer que para um pai de família andar a fazer 300 quilómetros num fim-de-semana pra andar a empurrar pecinhas de plástico e de madeira de um lado para o outro em cima de cartões com bonecada desenhada, é o conceito de viver a vida?? Tragam-me os nomes dos jogadores de todos os clubes da primeira divisão, e 20 horas por fim-de-semana a ver os jogos e as repetições e análises da jornada, e como um bom macho tuga, ir à pesca e caçar!! Isso sim é que seria um fim-de-semana!!! Poramordedeus!!!

Recuso-me a tornar a repetir!!

Pois que repetir outro dia como o de ontem vai ser dificil!!

Pontos positivos (à semelhança do que já fiz anteriormente:

• EXCELENTE!!! Abrantes RULAZ!!!
  • A ORGANIZAÇÃO - sim foi mesmo em maiúsculas de propósito
  • A organização da biblioteca de jogos
  • O espaço foi simplesmente fenomenal - quando o referi anteriormente percebem agora que não estava a exagerar
  • A oportunidade de re-encontrar tanta gente de quem só conhecemos pelo nick diariamente aqui no fórum
  • As refeições
  • A diversidade e quantidade de jogos presentes
  • Tantos jogos jogados
  • Todos os membros da organização

Pontos negativos:

• Tão pouco tempo (lol - e eu que comecei no dia anterior!!)
  • Tantos jogos não jogados
  • Os badges não terem os Avatares - é engraçado por as caras nos nicks/avatares!!!
  • O pessoal que faz quilómetros pra acabar a jogar com os mesmos adversários com quem jogam sempre não aproveitando a oportunidade de experimentar outros jogos, outros adversários, outras maneiras de encarar os mesmos jogos, etc; basicamente gostam de gastar combustível e portagens - e a ver se desta vez não há confusões: eu também estou outra vez neste lote, a maior parte das vezes

E agora a ver se consigo por as ideias todas em ordem e listar tudo o que joguei (nem pensar em listar tudo o que gostaria de ter jogado), e a ver se começo a fazer o upload das fotos (BTW: obrigado ao Filipe que me substituiu e a quem se devem mais de metade das fotos!!)!!

Respondendo ao Sérgio:

Crokinole

Arkham Horror - este é sempre algo de fenomenal apesar de termos sido totalmente retalhados!! Foi dos piores jogos de AH que já joguei, em que quase tudo o que podia correr mal correu!!! Impressionante! Mas é sempre um prazer jogá-lo!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

... acabadinhos de chegar a casa e "matar" saudades do sofá e depois de ligar portátil, o que me ocorre dizer sobre o evento do fim-de-semana, é:

OBRIGADO Leonardus!

De minha parte da Femme Fatale vai o Obrigado e Parabéns pela organização e recepção calorosa. Também a todos os que mais uma vez demonstraram o "fair-play" da sua participação.

Deixo os meus votos de sucesso na nova "demanda" de iniciar um grupo de Boardgamers em Abrantes, e que este evento tenha servido de alavanca para esse fim, aí seria uma justa recompensa pela organização do evento, esforço e dedicação dos muitos participantes.

Sem grande exactidão, deixo aqui alguns números do evento (repito... são estimados):

125 Títulos de jogos disponíveis

160 exemplares

86 requisições de jogos

53 jogos diferentes foram jogados

Os jogos mais vezes requisitados e jogados foram o Hive e o Coloretto (documentados).

A falta de exactidão deste números deve-se em grande parte à "maleta" do Vasco!!!

Foram registados mais de uma centena de participantes, sendo que aproximadamente 35 destes, não são jogadores habituais ou jogaram pela primeira vez. Participaram ainda (à noite) uma dezena de pessoas que não entraram nas contas da organização, num muito divertido e participado Werewolves (32 jogadores).

Para lá dos números do evento, fica ainda:

- Um espaço magnífico com gente muito simpática

- Um dia com uma temperatura agradável (principalmente para jogar outdoor), e que levou muitos outsiders à comunidade de boardgamers a passarem por lá.

- O excelente trabalho de mediatização local levado a cabo pelo Leonardus e pelo Nazgul (Jornais, Rádios e cartazes).

- Os Pins, T-shirts e a ideia das recompensas dos "vitoriosos" (os miúdos principalmente, mas alguns graúdos também, gostaram bastante)

- O facto de existir uma Ludoteca à distância de um olhar, facilitou a percepção dos jogos presentes (também existia um catálogo presente).

- A sempre correcta postura dos participantes, pessoal 6* com quem vale sempre a pena passar um dia assim.

Da minha parte, não que tenha jogado muito, valeu principalmente a possibilidade de ter contribuido para a divulgação dos Jogos de Tabuleiro (é sempre um prazer), e por ter a possibilidade de apresentar algumas das minhas ideias e ver outras em andamento. Mais uma vez pude trocar impressões com o Andrea Angiolino, com quem é sempre um prazer falar.

Isto já vai longo... e é a frio... ainda cá volto mais tarde, pois há mais a dizer... vou só esperar para ver algumas das 3.721 fotos que a máquina do Pombeiro tirou.

Inté já

Pois, é, chegadinho ao Porto e com 19 horas de evento no corpo, ainda encontro forças para escrever…

Primeiro que tudo gostaria de agradecer a presença de todos quantos participaram neste encontro.

O pessoal é fantástico em todos os aspectos e na prespectiva da organização, o evento foi um sucesso, esperemos que impulsione o Grupo de Abrantes!

Queria desda já agradecer a todos quantos auxiliaram nesta demanda e que estiveram do lado de cá da bancada dos jogos e do lado de lá a ensinar os “rookies”. Acho que o objectivo de divulgar o hobby na zona foi conseguido!

Queria deixar um especial agradecimento à espectacular ajuda do JonhyBeGood e da FemmeFatale, que foram verdadeiros pilares do evento. Muito obrigado!

Queria agradecer também ao Andrea pela sua presença em Abrantes, espero que tenha gostado e que não se coiba de regressar da próxima vez… :wink:

Quanto às perguntas do Dracus Invictus…

1. Eu diria o PitchCar, mas tendo assitido ao Werewolf de fora, eu voto neste último. A quantidade de curiosos que ali se juntou foi enorme.

2. LOL!! Em 19h consegui jogar 1 jogo, que já tinha jogado, por isso o voto é obvio… :slight_smile:

Um muito obrigado a todos, que se deslocaram desde Lisboa, Porto, Leiria, Alcobaça, Sintra, Aveiro, Tomar e de outros recantos deste belo país!

Até à próxima!!

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

Foi tão gratificante ajudar na realização do evento, como estar o dia todo a jogar.

O meu saldo de jogos jogados é:

1Shadows over Camelot (no dia anterior... seu traidorzeco...)

1 Crossin' Colors com o Vasco

2 Crokinole (1 deles com o staff do restaurante quando já tudo estava arrumado... afinal eles passaram o dia a ver o ppl a jogar, também tinham que experimentar)

O jogo do dia, devo concordar contigo Nazgul, Werewolves sem sombra de dúvida.

Um dos mais divertidos e o mais participado em que alguma vez participei (neste caso como "Meste de cerimónia" - se se pode chamar assim!!!).

O Crokinole e o Pitch Car são um "must" nas Con's (thx Pombeiro), têm sempre muitos adeptos, velhos e novos, talvez porque fazem lembrar a infância a muitos e por serem tão simples e competitivos.

Quase joguei o protótipo do Andrea, mas fiquei com uma ideia do jogo. Quando realmente se ía começar a jogar tive que voltar à banca a dar uma mão.

Boa Noite.

Concordo que o encontro e o pessoal foi todo 6*.

Realmente também deixo um grande obrigado a quem trabalhou mais do que jogou.

JonhyBeGood, FemmeFatale, Nazgul, Gwylar, Leonardus
(e os que não sei o nome ou me estou a esquecer).

Por outro lado tive a oportunidade de conhecer muita gente nova, que anda nestas coisas à muito tempo. Com destaque para os criadores de jogos JonhyBeGood e Andreas.

O werewolves foi muito divertido. Tinha uma senhora de idade a assistir ao atrás de mim e estava a delirar.

Só joguei jogos que nunca tinha jogado (tirando o torneio de Wings of War).

Desses jogos gostei bastante de:

- Domaine [https://www.boardgamegeek.com/game/5737]

- Citadels [https://www.boardgamegeek.com/game/478]

Como resultado deste encontro ficou decidido um encontro em São Lourenço todas as Quartas-Feiras à noite.

Joguei pouquinho, como habitualmente faço, mas o protótipo do Mac Gerdts e o Crokinole foram o suficiente.

O must do encontro foi o Crokinole e a agradável, espectacular, oferta do JohnnyBeGood ao SpielPortugal. Johnny, uma vez mais, essas coisas são para publicar. Já estamos a tempo de ter um autor de jogos português!

Quanto ao Crokinole, Pombeiro, acho que fiquei viciado. Para já descobri que sou um jogador de Crokinole do catano. The best!!! Depois, descobri também, que vou ter de vender a casa se o quiser comprar! [Portanto, não sei se te agradeço ou se nunca mais te falo!!! :)]

Abraços de Leiria, parabéns a todos vocês por tudo o que investiram neste encontro, a todos os que lá estiveram pelo sucesso de tudo. Estava tudo espectacular. O espaço, a companhia, a conversa e claro, o pretexto disto tudo, os jogos!

É impressionante como é tudo gente do catano pá!!!!

Paulo

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Excelente encontro.
Localização Fantástica. Organização dedicada, pensada e eficazmente executada. Coaching "profissional".
Melhor é difícil. Valeu a pena os perto de 600 km de viagem.
Parabéns aos envolvidos. Pessoal de primeira, como é hábito.
Especial agradecimento à organização e seus colaboradores (particularmente ao Vasco pela disponibilidade), e a todos os "bem dispostos", pela animação, o bom ambiente e a divulgação do hobby.
Mais um contributo inestimável para a divulgação, massificação e vitalização deste entretenimento que partilhamos. Bem hajam.
PS. Com carinho, felicito a generosidade emprestada ao Encontro pelo "meu" grupo de baordgamers.Cool

Bem nem sei por onde hei-de começar, se por o espaço que era lindíssimo se pelas pessoas envolvidas que sao tds 6*… Finalmnt ja consigo associar os nicks com as caras :stuck_out_tongue:

Quanto às perguntas do Dracus Invictus:

1) Eu acho que quer o PitchCar quer o Werewolf (que os lobisomens ganharam… hehehehehehe Innocent) foram os mais concorridos do dia…

2) Eu gostei mt de jogar o Blokus que nunca tinha jogado…

Resta agradecer a tds os que tiveram envolvidos e à Organizaçao que fez um excelente trabalho…

Bjufax para tdsKiss

Divino é para mim o melhor adjectivo para descrever este encontro de Boardgamers.

Muito OBRIGADA Leonardus por nos teres proporcionado um dia fantástico, o local é espectacular, os jogadores 6* e até o tempo esteve do nosso lado.

O Andrea mais uma vez deliciou-nos com a sua presença e até o Mac, sem estar presente fisicamente, lá esteve, ambos com protótipos.

Não posso esquecer também o Johnny com os seus, apesar de o congratular pessoalmente.

A convenção em jogos teve vários momentos altos, mas para mim o mais importante foi ver o fumo a sair da cauda dos Krauts quando desciam vertiginosamente em direcção ao solo depois de cravejados de chumbo das metralhadoras dos aviões aliados.

O esquadrão Ready To Go, que mesmo com o sacrificio do seu lider (abatido em glória) afirmou a sua supremacia e os seus pilotos depois de aterrarem os seus aviões e desligarem os motores foram recebidos em jubilo e condecorados pelos seus feitos, como deve ser feito com os heróis.

Honrem-se os meus companheiros de esquadrão:

GoldenClaw

Albinscott

JTereso (Líder)

Helioa

Não posso esquecer que já no final da noite (madrugada) Sgrovi e BaronOnLine me ensinaram a construir uma nave e sujeitar-me ao eventos do Galaxy Trucker.

Este encontro foi todo ele no céu.........Divino!

Um beijo a todos os participantes e até sempre.

"Se o hábito faz o monge e o mundo se diz iludido, que dirá quem vê de longe um ladrão bem vestido." - António Aleixo

[quote=Firepigeon]Arkham Horror - este é sempre algo de fenomenal apesar de termos sido totalmente retalhados!! Foi dos piores jogos de AH que já joguei, em que quase tudo o que podia correr mal correu!!! Impressionante! Mas é sempre um prazer jogá-lo![/quote]

Eu não fui ao encontro, mas hoje também fiz um joguinho de arkham e posso dizer que também foi das piores violações com tentáculos que já vi (até p'ra hentai era uma coisa por demais!). Os amiguinhos do Cthulhu deviam tar a planear um massacre para hoje porque raios foi mesmo "o terror"!

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre boardgames e cardgames ou um macaco de 3 cabeças? Você decide!

Adivinhem: https://firepigeon.smugmug.com/gallery/4666356_pjKyD

(mas ainda faltam muitas)

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Boa tarde,

sendo um perfeito desconhecido para todos a minha "posta" vai no sentido de vos congratular pela excelente iniciativa que ocorreu em Abrantes. Começando pelo espaço (mas aí já serei suspeito), super agradável e convidativo a estas "concentrações" passando pelo imenso arsenal de jogos disponíveis e terminando pela fantástica atitude e simpatia de todos os Gamers ao ajudarem os "noobs" como eu... Fantástico.

Bela tarde que passei, ora a jogar ora a admirar quem o fazia... Muito bom.

Fiquei claramente com o bichinho do jogo e com uma ida certa à RunaDrake...

Quanto aos jogos só deu para experientar "joguinhos": Cash n' Guns, Cartagena e os "das caricas" (não faço ideia o nome..), por isso já estão a ver o meu nível de BardGamer, nem de um protótipo...

Fica a promessa de, pelo menos, não deixar morrer o bichinho e quem sabe um dia poder conhecer/ jogar os verdadeiros jogos de tabuleiro, os tais com nomes tão imponentes quanto a sua disposição naS mesaS...

Admito, estou contagiado...

Diogo Pires aka Mablung

" não interessa como começa, mas sim como acaba..."

Tantos elogios, e todos merecidos: com uma organização assim, com uma biblioteca tão grande, com estes espaços, com esta competição saudável e principalmente a simpatia de todos, a nossa comunidade não deixará de crescer!

O meu jogo favorito foi o Werewolf (mais um recorde nacional) e o Lifeboats. Acho que o Pitch Car foi o jogo que fez mais sucesso.....

Preferia uma mesa de refeições conjunta (talvez fosse complicado), mas isto é como os jogos: preferencias...

[quote=Firepigeon]

Pontos negativos:
- O pessoal que faz quilómetros pra acabar a jogar com os mesmos adversários com quem jogam sempre não aproveitando a oportunidade de experimentar outros jogos, outros adversários, outras maneiras de encarar os mesmos jogos, etc; basicamente gostam de gastar combustível e portagens - e a ver se desta vez não há confusões: eu também estou outra vez neste lote, a maior parte das vezes

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM[/quote]

Não andará equivocado? Olha que os Ohgamers não estiveram lá. :)

from apple to earth

Quero antes de tudo dar os parabéns ao António e ao Nazgul pela bonita festa que nos proporcionaram. Quero também felicitar todos aqueles que que estiveram envolvidos no staff e tornaram este meeting num grande acontecimento, não quero esquecer nomes e todos estão de parabéns, mas gostaria de salientar o empenho do JohnnyBeGoo, da FemmeFatalle, do AlbinScott, do Pombeiro e do Vasco que foram incriveis.

Foi óptimo rever os amigos de sempre e o Andrea que é cada vez mais um grande amigo nosso.

Eu tentei ajudar no que me foi possível e consegui pôr o casal de S.Lourenlo a jogar INGENIOUS e uma família abrantina bem simpática a jogar T2R.

O evento foi um sucesso e temos todos muita a aprender com o que foi feito na TrincaCon. Há espaço para melhorar, há sempre... e tenho a certeza que todos vamos melhorar. O boardgaming nacional está vivo e recomenda-se, só falta dar o salto para as massas :)

Para o ano lá estarei!

Parabéns a todos!

https://spielportugal.blogspot.com

Houve um que tiveram de andar a varrer os bocados do chão com pá e vassoura.. o Lider!!! Wink O Barão Vermelho acrescentou mais um risquinho na fuselagem do seu Fokker...

O encontro foi brutal!... Ainda não tinha ido a nenhum destes últimos (só tinha ido ao primeiro no Porto) e de facto é com prazer que se vê a comun idade a crescer.

A organização esteve espectacular, só foi pena apenas darem chocolates aos vencedores (andava cá com uma fome...). Agora a sério, o pessoal é todo muito simpático, a variedade de jogos foi incrível, as caras novas que conheci foram imensas e, em suma, algo a repetir quanto antes.

Os meus jogos preferidos foram: Crokinole e Tichu, sendo que levei nos cornos nos 2 como gente grande... mas enfim!

O torneio de WoW foi muito engraçado e o Werewolf também, sendo que neste último sobrevivi um pouco mais do que é costume... costumo ser a primeira vítima - desta vez só fui o primeiro linchado!!! estou a fazer progressos.

Uma vez mais, parabéns a todos!

A logística na Ludoteca não foi complicada nem deu muito trabalho, mas foram precisos um pares de braços a ajudar. Se bem me recordo, de manhã estive lá eu e a Gwaylar a registar os jogos e a FemmeFatale nos registos de refeições. À tarde, chegaram reforços e a hello kitty, o albinscott e o fs1973 deram uma ajuda.

Pela sala andou o "Welcome staff" trajado a rigor: vch, Nazgul, hello kitty, Mallgur, eu próprio e muitos outros que embora não estando trajados, sempre estiveram disponíveis para ensinar a jogar.

A aposta de fazer chegar o "bichinho" dos jogos de tabuleiro aos visitantes, foi uma aposta ganha.

Como disse o Costa no Post acima, "Há espaço para melhorar..." - e muito!

E como o evento não se faz só com o pessoal dos bastidores, mais importante ainda, são aqueles que participam e esses somos todos nós!

Como sou novo cá pelas andanças, só tenho que agradecer aos membros desta fantástica comunidade.

Muitos parabéns a toda a organização deste evento, foram de facto incansáveis no pormenor com que organizaram todo o encontro, vê-se que perderam muitas horas a pensar e a trabalhar nos detalhes.

Quanto aos pontos mais e menos positivos a meu ver:

(+) a vontade férrea do Leonardus em organizar um evento finalmente concretizada (e bem)
(+) o local, que dizer? não imagino melhor cenário de fundo...
(+) as instalações, o bar tão ali à mão, aquele móvel enorme que suspirava há muito por ser preenchido de jogos... parecia uma loja de usados da feira de Essen...
(+) as refeições, com variedade e qualidade, só foi pena ter perdido parte das opções do jantar, por culpa do In The Year of the Dragon... o meu irmão ficou a suspirar pelo cachorro :D
(+) a variedade de jogos existentes, ficaram tantos por experimentar! E também o sistema de "reserva" funcionou bem, era fácil ver quais as opções, mas dificil escolher...
(+) a simpatia de todos os que ajudaram na organização e explicação dos jogos. É uma inspiração ver a energia do Vasco a explicar jogos incessantemente...
(+) o número de participantes foi bom, dado que implicava grandes deslocações da maioria dos participantes.
(+) os prémios atribuídos no torneio de Wings of War bem como aos vencedores de cada jogo.
(+) a tshirt achei espectacular, talvez haver outras cores teria sido bom
(+-) tal como o Pombeiro já referiu, foi pena regra geral as pessoas terem jogado com pessoas que já conheciam, falta algo para por as pessoas mais à vontade com quem não conhecem.Talvez no futuro algo à semelhança do SpeedDating? Tipo torneio de jogos rápidos com o pessoal sempre a trocar de mesa. Ou então actividades rápidas de teambuilding ao longo do dia para propiciar esse objectivo.
(+-) os identificadores dos participantes podem ser melhorados com avatares e localidade de residência (para mais facilmente identificar o pessoal de cada grupo)

Respondendo às questões:

1º) Qual o jogo que fez sucesso no encontro (quer tenha sido ou não jogado)?
Wings of War pois houve muita adrenalina envolvida e o modelo do torneio foi muito bom, só faltou que houvesse menos atrasos no seu início. E só podia ser este a meu ver quando temos presente o autor do próprio jogo como árbitro da partida! Os prémios no final dão sempre outro sabor aos vencedores... O Werewolf também parece que foi um sucesso mas como não participei, fica apenas uma menção honrosa.

2º) Qual o jogo que mais GOSTARAM de jogar?
Tichu - esta pérola chinesa, na sua simplicidade deu origem a um jogo brutal, cheio de histórias e de humor, tanto que já há pedidos para a sua reedição!

O meu obrigado a todos por esta maravilhosa experiência!