Upgrade AOJ

Relativamente ao upgrade...

Acabei agora de migrar (localmente) o AOJ para a versão 6 do drupal sendo que ainda não voltei a ativar todos os módulos.

De qualquer das formas parece-me que em termos de funcionalidades da versão atual (5.16), passando pela 5.23 e continuando depois para a versão 6.25 há todos os módulos (que existem na versão atual).

Agora da versão 6 para a versão 7 há muitas diferenças e muita coisa que se vai perder. O que me leva às seguintes questões:

1. valerá mesmo a pena fazer upgrade para a versão 7? O que há na versão 7 que seja preciso para o AOJ (e que não haja na versão 6)?

2. o que se pretende mesmo com o upgrade?

No meu entender, e depois do trabalho que realizei no upgrade que fiz, de forma a manterem-se quase todas as funcionalidades atuais do AOJ parece-me melhor migrar apenas para a versão 6. Esta versão está bastante estável, tem muitos módulos estáveis e continua a ter desenvolvimentos. Acho que ir para a versão 7 não trás vantagens a não ser que haja algum módulo que se queira muito e que só exista na 7 (o que não é provável). É um pouco como querer ter sempre a última versão do sistema operativo que já pisca os olhos e tira café mas que depois tem vários bugs novos e que ainda ninguém conseguiu resolver e que também vários programas que nós tanto gostamos ainda não têm suporte para a nova versão.

Fico a aguardar os vossos comentários.

Tiago Duarte

Por mim parece-me bem. Só queria realçar que começámos a discussão acerca do “novo AoJ” lá no fórum do AbreoJogo2 e não sei se é suposto ela continuar por lá ou regressar de novo para aqui.

Por exemplo, o Rick Danger pôs um mega-post com a sugestão dele para o futuro e não sei se o pessoal chegou a lê-lo. :slight_smile:

[quote=jrmariano]Por mim parece-me bem. Só queria realçar que começámos a discussão acerca do "novo AoJ" lá no fórum do AbreoJogo2 e não sei se é suposto ela continuar por lá ou regressar de novo para aqui. Por exemplo, o Rick Danger pôs um mega-post com a sugestão dele para o futuro e não sei se o pessoal chegou a lê-lo. :)
Ludonautas Podcast - Viaj[/quote]

Ainda não tinha visto o tópico do Rick Danger.

Julgo melhor passar tudo para aqui (com copy paste) de forma a termos tudo centralizado, concordam?

Sim, claro.

Mantendo como linha orientadora do AoJ aqueles 3 princípios que já mencionei:
- Servir a comunidade;
- Receber os newbies;
- Divulgar o Hobby.

Parece-me importante avançar com a reestruturação do portal. Neste sentido, e a meu ver, há que efectuar alterações a 3 níveis:
- Gestão;
- Conteúdos;
- Grafismo.

1) Quando falo de gestão, falo de duas coisas. Primeiro, de fazermos todos nós um compromisso interior de dar o máximo possível para o projecto. Cada um contribuirá da forma que entender. Mas deste o contributo técnico à moderação, há sempre muito que fazer. É preciso também, que cada um de nós saiba ser isento e saiba dividir aquilo que é importante para a comunidae e para o AoJ e aquilo que é interesse pessoal. Para que entendam o que estou a dizer, vou falar de mim e do meu exemplo. O meu compromisso com o Spielportugal não poderá nunca comprometer ou toldar a seriedade do meu trabalho para com a comunidade e o AoJ; Este Comité tem de existir num ambiente de plena e total confiança entre todos, isso é FUNDAMENTAL.
Em segundo lugar, e depois de termos este compromisso feito, há que de alguma forma dividir tarefas para que as coisas não aconteçam por acontecer. Tem de haver algum tipo de gestão. Acho que devemos escolher 2 ou 3 adminisradores-executivos para resolver situações de urgência. Temos de ser democráticos, mas também pragmáticos. Em situações de normalidade as decisões vão sendo tomadas por maioria e com a consulta deste comité. Mas há alturas em que a urgência e gravidade de uma situação não se coaduna com o escrutínio normal e democrático do Comité. Basta haver um de nós que está de férias e pimba lá se vai o quorum... para esses casos deve existir uma espécie de administração executiva que deve dicidir em casos destes.
Já haviamos falado de criar uma conta com todos a assinar. Isso não é prático. Que se crie essa conta? Sim, claro que sim! Mas aenas por esses 3 administradores executivos, que em minha opinião até deveriam ser da mesma zona geográfica para facilitar as questões de índole burocrática.
Volto a referir o ponto 1 desta matéria. É FUNDAMENTAL que haja confiança entre nós, solidariedade para bem do funcionamento do grupo e do projecto.

Agora vou almoçar e já volto para falar do resto :p

Ponto 2 - Conteúdos.
Acho que é necessário revermos os conteúdos existentes, direccionando-os à linha editorial já definida.
Ou seja, se o objectivo é divulgar o hobby, receber os novatos e servir a comunidade é necessário adequar os conteúdos a estes parâmetros. Criar espaços onde os grupos/indivíduos que não tenham morada virtual possam alojar os seus conteúdos. Isto já existe de alguma forma, através dos blogs internos do AoJ e atravéz das páginas dos grupos. Será necessário talvez arrumar melhor essa informação.

Criar páginas de "recepção ao caloiro" facilmente identificáveis e que permitam ir apresentando este maravilhoso mundo, ao mesmo tempo que o vai direccionando para as àreas do seu interesse. Neste capítulo podemos ter uma espécie de wiki com terminologias, designações, conceitos-chave. Podemos ter listas mais ou menos dinâmicas com sugestões de jogos para um variado leque de situações. Para além do óbvio: Links Úteis, etc...

Já em tempos se falou da ideia de fazermos passatempos em que se oferecem jogos. Podemos tentar retomar essa ideia.

A participação da malta é importante e o Drupal permite essa adição de conteúdos de forma fácil. Acho que isso deve manter-se.
Seria muito giro voltar a ter aquelas listagens que estavam ligadas ao BGG e onde era possível pesquisar os jogos de cada user inscrito no AoJ e mesmo consultar as suas notas e observações.

Foi criado Há uns tempos uma googledoc para jogos usados à venda, na minha opinião esse tipo de conteúdos tem de estar no AoJ. Ter um top activo e dinâmico na frontpage seria bem interessante. Promover as reviews, previews e outras ews que adicionem mais valor ao portal.

Paralelamente a esta revisão de conteúdos vem a revisão gráfica. Novos conteúdos, ou conteúdos renovados, como queiram, numa dinâmica mais funcional, intuitiva e apelativa.

Temos de renovar a estrutura de apresentação do portal. manter o logotipo e a identidade, mas mudar a cara.

Digo eu :p

Boas,

Desculpem algum silêncio nos últimos dias...

Em relação ao upgrade, creio que a questão de ir mudando para as versões mais recentes de Drupal não se resume às funcionalidades existentes. Há também a questão de ir mantendo a actualidade da plataforma por razões de segurança e por ser mais fácil ir mudando entre versões imediatas do que saltar duas ou três de cada vez.

Não defendo que se façam os upgrades logo que sai uma nova versão, porque sabemos que muitas vezes há problemas que só são detectados após algum tempo da saída de uma versão, mas acho que temos que ir mantendo a plataforma mais ou menos actual.

No caso da versão 7, o Calendar permite a criação de eventos com repetição periódica. Isso irá facilitar imenso a criação de eventos para os responsáveis por isso em cada grupo. Também vi uma versão do editor de conteúdos mais WYSIWYG que poderá conduzir a que mais pessoas façam contribuições se não tiverem que lidar com um editor um pouco ultrapassado. Não sei se os mesmos estarão disponíveis para a versão 6.

Penso que os 3 vectores definidos pelo Costa são interessantes e deverão constituir o cerne do funcionamento e objectivos do AOJ.

Também penso que o foco principal nos eventos sugerido pelo Rick Danger tem validade ainda que não o veja de forma tão radical como ele. Sim, devemos dar ênfase aos eventos e tentar que quem aqui chega veja logo para onde pode ir jogar mas acho que isso não impede que se disponibilizem também outras ferramentas/funcionalidades.

O AOJ reduzido a mera agenda de eventos também não será algo muito interessante de ir visitando e penso que poderá rapidamente ser substituído pela regularidade dos eventos locais por um lado (para quê vir aqui se já se sabe que o encontro é ao dia x da semana?) ou por outras formas de divulgação nos caso dos eventos não regulares (Facebooks, sites específicos de cada evento e afins...).

Um outro aspecto que temos que focar é a equipa de administradores. O actual elenco é:

RicMadeira

RedPissLegion

MGBM

jrmariano

JohnnyBeGood

costa

tmgd

Rick Danger

Firepigeon

Mallgur

Destes, o RicMadeira está pouco interessado em continuar. Passo a citar:

[quote]Eu por mim não faço nenhuma questão de fazer parte da administração, ou de ser consultado sobre isto ou aquilo... está na altura de passar a tocha ao próximo e não sei até que ponto o novo sangue se vai sentir inibido por ter o chato do avô que já está ultrapassado ali a dar bitaites, haha.[/quote]

O MGBM não tem aparecido. Penso que o seu último post tem mais de 40 semanas... Durante esta situação do AOJ falhar a verdade é que quase nenhum de nós se lembrava de quem ele era. Talvez esteja na altura de lhe perguntar se quer ou não continuar.

O JohnnyBeGood também tem estado ausente. Sei que é por razões profissionais e ele continua, quando pode, a aparecer nos mensais do Porto. Posso falar-lhe a saber se quer continuar ou não. De qualquer modo temos que lhe falar por causa do AOJTV que foi feito essencialmente por ele e creio que a conta do canal de YouTube que suporta esse módulo também é dele.

Entretanto já se tinha falado na possibilidade de o joao104 passar a integrar a equipa. Já falei com ele e ele estaria interessado embora ressalvasse a falta de conhecimentos técnicos, coisa que lhe expliquei não ser fundamental. Dá jeito, mas também dá jeito ter por aqui quem veja as coisas por um prisma menos técnico.

Assim, sugiro que para já, juntemos o joao104 a esta equipa e que contactemos os outros administradores a saber da sua vontade de continuar a ajudar por aqui.

Em relação à interligação com o BGG, vou enviar uma mensagem ao Rui e ao Nuno a ver se já estão a fazer progressos com isso.

Quanto ao resto, comprometo-me a apresentar uma sugestão de calendário de implementação do AOJ2 até à TrincaCon tendo como alvo o lançamento em Junho.

Proponho que continuemos a discussão sobre o novo AOJ toda aqui. O jrmariano fez cópia do posto do Rick Danger para um outro tópico e isso dá jeito, mas acho que podemos manter tudo neste tópico e depois ir separando se acharmos que algum dos assuntos merece discussão à parte.

Acho que o João pode ser uma boa adição à equipa, substituíndo o nosso "avô" Ricardo Mardeira :)
Caso o João Marum não dê sinal de vida, e eu já lhe enviei um mail há mais de uma semana e nada, devemos pensar num novo colaborador, para termos uma equipa de pelo menos 10 pessoas. Eu por mim até sugeria sermos 12 e assim tinhamos mais mão-de-obra.
Possíveis candidatos? Eu sugiro Nazgul, DalimThor, Abruk...

[quote=Mallgur]

Em relação ao upgrade, creio que a questão de ir mudando para as versões mais recentes de Drupal não se resume às funcionalidades existentes. Há também a questão de ir mantendo a actualidade da plataforma por razões de segurança e por ser mais fácil ir mudando entre versões imediatas do que saltar duas ou três de cada vez.

Não defendo que se façam os upgrades logo que sai uma nova versão, porque sabemos que muitas vezes há problemas que só são detectados após algum tempo da saída de uma versão, mas acho que temos que ir mantendo a plataforma mais ou menos actual.

No caso da versão 7, o Calendar permite a criação de eventos com repetição periódica. Isso irá facilitar imenso a criação de eventos para os responsáveis por isso em cada grupo. Também vi uma versão do editor de conteúdos mais WYSIWYG que poderá conduzir a que mais pessoas façam contribuições se não tiverem que lidar com um editor um pouco ultrapassado. Não sei se os mesmos estarão disponíveis para a versão 6.

[/quote]

Conforme escrevi inicialmente considero que migrar a versão do drupal 6 será a decisão mais acertada se quisermos manter as funcionalidades já existentes. A versão 6 está muito testada, poucos bugs, estável, continua atual, com atualizações regulares e com muita gente a utilizar.

Não conheço o módulo Calendar, mas pelo que vejo existe disponível para a versão 6 do drupal: https://drupal.org/project/calendar

Alerto ainda que a grande maioria dos módulos utilizados atualmente no AOJ não está disponível na versão 7.

[quote=Mallgur]

Destes, o RicMadeira está pouco interessado em continuar. Passo a citar:

[quote]Eu por mim não faço nenhuma questão de fazer parte da administração, ou de ser consultado sobre isto ou aquilo... está na altura de passar a tocha ao próximo e não sei até que ponto o novo sangue se vai sentir inibido por ter o chato do avô que já está ultrapassado ali a dar bitaites, haha.[/quote]

[/quote]

No meu entender, desde que ele não se importe de continuar acho que o deve fazer. É o avô disto tudo, e os mais velhos devem ser sempre respeitados pois apesar de não serem tão ágeis são sempre uma grande fonte de conhecimento! Wink

[quote=Mallgur]

Entretanto já se tinha falado na possibilidade de o joao104 passar a integrar a equipa. Já falei com ele e ele estaria interessado embora ressalvasse a falta de conhecimentos técnicos, coisa que lhe expliquei não ser fundamental. Dá jeito, mas também dá jeito ter por aqui quem veja as coisas por um prisma menos técnico.

Assim, sugiro que para já, juntemos o joao104 a esta equipa e que contactemos os outros administradores a saber da sua vontade de continuar a ajudar por aqui.

[/quote]

100% de acordo!

[quote=Mallgur]

Em relação à interligação com o BGG, vou enviar uma mensagem ao Rui e ao Nuno a ver se já estão a fazer progressos com isso.

[/quote]

É importante definir-se qual a versão do drupal que se vai utilizar, pois existem diferenças na implementação entre as diferentes versões.

Alterações no drupal 7:

1. theme para administradores: é mais fixe na versão 7 mas não acho que seja uma mais valia;

2. os content types estão realmente melhorados na versão 7 mas consegue-se viver bem com isso na versão 6.

3. upgrades: é mais simples mas não é absolutamente necessário; é sempre bom haver controlo sobre os updates dos módulos

4. adicionar imagens em artigos: na versão 7 já vem de base, mas dizem que na versão 6 também se pode fazer isso.

5. outras bases de dados: não temos essa necessidade

6. módulo de testes: não temos essa necessidade

A versão 7 tem sem dúvida alguma melhorias mas, no entanto, relativamente ao AOJ, poderá corresponder a um downgrade de funcionalidades.

No entanto, aqui vão exemplos de módulos que não existem na versão 7 mas que estão a ser utilizados no AOJ atual e que existem na versão 6:

- acidfree : utilizado para gestão de imagens

- comment_mover : mover conteúdos entre nodes (mensagens entre diferentes posts)

- event : módulo atual de gestão de eventos

Agora a decisão de se migrar para a versão 6 ou 7 é vossa. A minha opinião é a de que a versão 6 é uma melhor opção mas, se assim o entenderem, migre-se já para a versão 7. A realidade é que o que possa deixar de funcionar, se fizer falta, há-de haver uma alternativa.

Nota: Em termos de "trabalho", migrar para a versão 6 ou 7 é quase igual (de uma forma simples, para a versão 7 é só mais um passo).

[quote=costa]

Acho que o João pode ser uma boa adição à equipa, substituíndo o nosso "avô" Ricardo Mardeira :)
Caso o João Marum não dê sinal de vida, e eu já lhe enviei um mail há mais de uma semana e nada, devemos pensar num novo colaborador, para termos uma equipa de pelo menos 10 pessoas. Eu por mim até sugeria sermos 12 e assim tinhamos mais mão-de-obra.
Possíveis candidatos? Eu sugiro Nazgul, DalimThor, Abruk...

[/quote]

- A comunidade de Faro parece estar ativa. Acho que se poderia convidar alguém de lá para o AOJ.

- Aveiro tem o jogoeu mas não tem participado muito no AOJ. Acho que seria uma boa oportunidade para lhes perguntarmos se estão interessados. (referiste o Abruk)

- Coimbra: a mesma coisa...

- Abrantes: (referiste o Nazgul)

Se queremos que este seja um forum Nacional, então acho que poderia ser interessante haver participantes das várias zonas. Que acham?

[quote=costa]

Ponto 2 - Conteúdos.
Acho que é necessário revermos os conteúdos existentes, direccionando-os à linha editorial já definida.
Ou seja, se o objectivo é divulgar o hobby, receber os novatos e servir a comunidade é necessário adequar os conteúdos a estes parâmetros. Criar espaços onde os grupos/indivíduos que não tenham morada virtual possam alojar os seus conteúdos. Isto já existe de alguma forma, através dos blogs internos do AoJ e atravéz das páginas dos grupos. Será necessário talvez arrumar melhor essa informação.

Criar páginas de "recepção ao caloiro" facilmente identificáveis e que permitam ir apresentando este maravilhoso mundo, ao mesmo tempo que o vai direccionando para as àreas do seu interesse. Neste capítulo podemos ter uma espécie de wiki com terminologias, designações, conceitos-chave. Podemos ter listas mais ou menos dinâmicas com sugestões de jogos para um variado leque de situações. Para além do óbvio: Links Úteis, etc...

[/quote]

Acho que é opinião geral de que o AOJ precisa há já algum tempo de uma reorganização / revisão de conteúdos. Isto dá trabalho e será necessário haver quem o queira fazer. No meu entender, deveria ficar alguém responsável por isso que depois poderia, se assim o quisesse, pedir a colaboração de mais uma ou duas pessoas.

[quote=costa]

Já em tempos se falou da ideia de fazermos passatempos em que se oferecem jogos. Podemos tentar retomar essa ideia.

[/quote]

Esta acho que é uma ideia a não se perder. Mas vamos primeiro arrumar a casa

[quote=costa]

A participação da malta é importante e o Drupal permite essa adição de conteúdos de forma fácil. Acho que isso deve manter-se.
Seria muito giro voltar a ter aquelas listagens que estavam ligadas ao BGG e onde era possível pesquisar os jogos de cada user inscrito no AoJ e mesmo consultar as suas notas e observações.

[/quote]

Este módulo foi desligado. Não sei qual o motivo mas provavelmente devido a erros no interface devido à alteração da API do BGG. Acho que já há quem esteja a tratar disso mas será necessário definir-se primeiro qual a versão do drupal que iremos utilizar. A atualização desse módulo (que pelo que sei foi feito pelo Ricardo Madeira) terá de ser feita não apenas em termos de API do BGG mas também em termos de drupal (já que as diferentes versões do drupal implicam geralmente diferentes versões).

[quote=costa]

Foi criado Há uns tempos uma googledoc para jogos usados à venda, na minha opinião esse tipo de conteúdos tem de estar no AoJ. Ter um top activo e dinâmico na frontpage seria bem interessante. Promover as reviews, previews e outras ews que adicionem mais valor ao portal.

[/quote]

Sem dúvida que isto deve passar a estar no AOJ. Mas não sei se haverá algum módulo do drupal já feito que se possa aproveitar para isto. De qualquer das formas, mais uma vez será necessário definir-se qual a versão do drupal.

[quote=costa]

Paralelamente a esta revisão de conteúdos vem a revisão gráfica. Novos conteúdos, ou conteúdos renovados, como queiram, numa dinâmica mais funcional, intuitiva e apelativa.

Temos de renovar a estrutura de apresentação do portal. manter o logotipo e a identidade, mas mudar a cara.

[/quote]

Revisão gráfica parece-me "simples". O drupal permite mudar muito rapidamente de theme. Há muiiiiiiiitos themes já disponíveis no drupal. É uma questão de se experimentar e escolher um. O tema atual é o newsflash (havendo o mesmo para as versões 6 e 7 do drupal) e possibilita os menus que há joje no AOJ.

Mais uma vez os conteúdos são a base do AOJ (e de qualquer site). No meu entender, "conteúdo" é a grande mais valia do AOJ. Há agora que os reorganizar de forma a destacar os mais importantes. Para além disto, é muito importante a continuação da criação de novos conteúdos de forma a que os utilizadores queiram voltar diariamente ao AOJ.

... esta é a minha opinião.

Não recolhi ainda informação suficiente para escolher uma versão, mas tendo a concordar com o Tiago. Para mim, os eventos são prioritários e não parece haver um módulo melhor no 7. Parece também que não está melhor em termos de performance, apesar de não precisar de incluir tantos módulos.

Eu pouco sei de Drupal. Instalei a versão windows que alguém no forum falou e brinquei um pouco, sobretudo com templates.
Quem, dos presentes admins, é que tem conhecimentos técnicos de Drupal? Começamos assim já a definir uma comissão técnica.
Se vocês dizem que é melhor o 6, por mim está ok. Confio em vocês ;)

Ter por aqui um certo quorum e equilíbrio. Ajuda a manter uma certa idoneidade democratica.
O João104 (Bragança), o Abruk (Aveiro) e o Nazgul (Abrantes).

Eu também concordo, que por respeito ao grande Pai disto tudo, o Ricardo deve manter-se como admin, nem que seja um título honorário. Para além de que é um grande conhecedor das entranhas drupalescas deste monstro ;)

Por mim, e dado que me refugio na minha ignorância humilde, aposto no 6. :slight_smile:

Por mim, e dado que me refugio na minha ignorância humilde, aposto no 6. :slight_smile:

1) Versão do Drupal a usar em seguida, 6 ou 7?
Para já, pelo que percebi, há 5 vozes favoráveis ao upgrade para a versão 6 do Drupal, eu o Mallgur, o Rick Danger, o tmgd e o jrmariano. Os restantes membros ainda não opinaram. Como é malta? Mais um sim e avançamos pró 6.

2) Elenco de Administradores?
Actualmente somos 10 admins, sendo que havia algumas dúvidas relativamente a alguns, como o RicMadeira, o JohnnyBeGood e o MGBM. O RicMadeira, quer largar o tacho mas acho melhor nós não deixarmos. Fica nem que seja como admin-consultor-honorário. Os outros dois ainda não se pronunciaram. Digam coisas.
Quanto ao convite a novos colaboradores, o que dizem os meus ilustres colegas? João104? Nazgul? Abruk? Outro? Nenhum destes?

Temos que ir queimando etapas para avançar neste processo.


Eu Domingo vou para Moçambique a trabalho e só regresso no dia 23, até lá não sei se vou conseguir ter acesso à net o suficiente para colaborar aqui convosco, por isso não estranhem se parecer ausente.