Viaja por todo o mundo!

Este é um poster feito para a promoção generalizada dos jogos de tabuleiro em Portugal. O ficheiro para impressão/publicação é um .pdf com 13.75 megas que ainda não consegui põr aqui para download. Se alguém estiver interessado ou precisar de alguma alteração específica no poster, digam-me qualquer coisa que eu mando-vos o ficheiro por mail.

viaja por todo o mundo!

Tá bom sim senhor.

Acho que precisamos de um segundo poster no entanto. Como tive marketing posso dizer que este poster tem uma falha crucial, não mostra o produto. Tem uma ideia espectacular e é cativante, aguça a curiosidade das pessoas em virem visitar o site. Mas acho que o poster é mais virado para o site do que para boardgames, o que não é mau, é simplesmente um objectivo diferente.

Acho que devia haver um poster com este tipo de ideia mas que mostrasse um boardgame pelo menos, algo que as pessoas conseguissem identificar como jogo. Talvez mudando a imagem de fundo por uma dum boardgame já disposto ou algo assim isto atraísse mais a atenção.

Mas este poster como está está bem fixe. Poderá ser muito bem usado para promover o abreojogo e sem dúvida que põe as pessoas curiosas.

Atenção que isto é só uma opinião, claro ehehehe.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

[quote=MGBM]Poderá ser muito bem usado para promover o abreojogo e sem dúvida que põe as pessoas curiosas.[/quote]Sim, a ideia é imitar a publicidade das agências de viagem. Não está especialmente pensado para promover o abreojogo - posso apagar o link - mas sim qualquer site/evento que se queira põr naquela linha. A questão é: para onde é que se vai direccionar as pessoas que querem descobrir o que são os jogos de tabuleiro?

Já agora, do pouco que sei de marketing, acho que mostrar o produto não é crucial (um exemplo) depende do que for. Um background com o tabuleiro de Puerto Rico ou os tiles de Carcassone iriam significar alguma coisa para quem não sabe o que são? Repara como o poster tem as imagens dos jogos que as pessoas vão encontrar nas lojas e nas caixas pousadas em cima da mesa de um encontro. O ‘click’ com o produto está lá.

Yeap, tens razão nos teus pontos. Deve-se direcionar as pessoas ou para aqui ou para o rededejogos, sem dúvida, não há melhores sites do género cá.

Um background com tiles do Carcassonne seria giro esteticamente. Não iria tirar nada ao poster, iria atrair as atenções por ser esteticamente interessante e relacionava a mensagem com o produto, mesmo que de forma leve. Para mim o click teria que ser um pouco mais forte, mostrando um pouco do boardgame em si para evitar o síndrome de monopoly (Ai um jogo de tabuleiro, deve ser parecido ao monopoly! Que chatice!). Deve-se mostrar que é colorido e que parece ser diferente do que conhecessem e se calhar até divertido.

Uma coisa que se aprende em economia é que para haver procura tem que haver informação, e essa informação pode começar logo no acto de marketing. Mostrar partes de um boardgame seria uma maneira interessante de uma pessoa começar logo a associar subconscientemente os designers boardgames com a imagem de um e, mais importante ainda, ver que tais boardgames não se parecem em nada com o monopoly e afins.

Suponho que o que pessoalmente queira ser que o cartaz seja o mais eficaz possível, mas claro tudo o que é em excesso é sempre mau, portanto posso não estar certo na minha avaliação de todo. É para isso que este grupo serve, para partilhar-mos opiniões e ideias e chegarmos a um consenso. :smiley:


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

Está um espetáculo, sim senhor!

Rick Danger, dás-nos autorização para afixar isto aqui na nossa montra, por favor?

Cpts,

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

Sim, um ponto que não salientei e que aqui a Runadrake lembrou-me é que o cartaz é óptimo para afixar em lojas da modalidade, isso sem dúvida nenhuma!


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

[quote=Runadrake]Rick Danger, dás-nos autorização para afixar isto aqui na nossa montra, por favor?[/quote]Como já indiquei, eu tenho pronta a versão em .pdf para impressão. Por favor, não usem a imagem pequenina :slight_smile: Mandem-me um mail pelo formulário de contacto e eu respondo-vos com o ficheiro em anexo. De acordo com o que já disse ao MGBM, indiquem se quiserem alguma alteração no texto.

LOL ok vamos fazer um esforço para não por a imagem pequena :wink:
O texto parece bem, e a imagem está fabulosa!

Obrigado!

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

[quote=Runadrake]LOL ok vamos fazer um esforço para não por a imagem pequena :wink: O texto parece bem, e a imagem está fabulosa! Obrigado![/quote]Obrigado. Já enviei.

Ok, fui dar uma volta e pensei mais neste assunto do cartaz e acabei por ver que sim, o cartaz tal como está está excelente, não é preciso introduzir ou modificar nada excepto o que se queira dizer no texto.

Proponho assim a criação de um segundo cartaz, ou de mais cartazes, de maneira a haver uma maior diversidade na divulgação da mensagem. Que acham? Alguém tem pachorra para tal?


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

E que tal uma série de posters em vez de ser só um? Os slogans são quase os mesmos mas cada poster mostra o jogo de tabuleiro e a localização real onde se baseia ou a ilustração da caixa. Talvez com um grafismo coerente que se repita em cada poster para parecerem um conjunto, como alguns posters de cinema que apresentam os personagens do filme.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Rick, a iniciativa é excelente, o teu empenho fantástico mas tenho de jogar o papel do advogado do diabo. Para mim o poster não funciona, de todo.

Para ser mais exacto, ele funciona para os já convertidos, para quem sabe o que são jogos de tabuleiro e sabe que estes têm frequentemente temáticas geográficas.

Mas para uma pessoa que nada saiba de jogos de tabuleiro vê o poster e a ideia que lhe vem à mente vai ser «agência de viagens». Para esta gente Puerto Rico, Amazónia, Goa, São Petersburgo, China, Cuba são destinos de férias, não são jogos de tabuleiro. É preciso já ter jogado para vir à mente que cada um destes nomes está associado a um jogo.

Ainda por cima a referência a Jogos de Tabuleiro (a preto e letra mais pequena) é completamente apagada quando comparada com as referências a terras exóticas (a branco, letra maior, sublinhado e com um tipo de letra mais atractivo).

Para uma pessoa que pouco ou nada saiba de jogos de tabuleiro o máximo que arrancas é uma grande interrogação sobre o que é que destinos turísticos e agências de viagens têm a ver com jogos de tabuleiro, seja lá o que isso seja.

 

Do meu ponto de vista o poster para funcionar precisa de muitas alterações:

Alterar a relação entre visibilidade entre os nomes das terras e a expressão jogos de tabuleiro. O que deve deve ter maior visibilidade e aquilo que deve atrair os olhos de quem lê é «Viaja por todo o mundo (...) descobre os jogos de tabuleiro». (Nota que eliminei «que são» porque não adianta nada e torna a frase mais complexa.)

Podes perfeitamente manter as referências de base geográfica mas estas devem mostrar imediatamente que se trata de jogos. Por exemplo, mostrando o tabuleiro propriamente dito de cada jogo com as peças em cima, cartas, etc. Isso pode significar que não podem estar tantas referências no poster, digamos 4 em vez de 6.

 

Não desanimes com estes comentários críticos. Pensei-os de forma construtiva, para melhorar aquilo que é uma excelente iniciativa da tua parte. Aliás, pode ser feito um poster paralelo que diga «Viaja por outros mundos» e apresente jogos de fantasia e ficção científica. O que fizeste pode ser apenas um começo de uma séria de divulgação.

Sérgio Mascarenhas

Proponho algumas alterações para facilitar a leitura do poster:

Mudar a cor, ou o contorno, das letras que estão a preto. Aumentando o contraste com o fundo consegue-se ler melhor.

Aumentar um pouco a parte visível dos círculos do Puerto Rico e Goa.

Diminuir ao Zoom na capa do Indonésia.

Talvez diminuir um pouco a área da imagem do China para dar mais visibilidade aos outros.

A ideia destas últimas alterações é facilitar a percepção de que não são fotografias mas desenhos. Isso, numa segunda fase de análise vai permitir às pessoas associar as imagens com os jogos de tabuleiro que entretanto já leram. Ao perceberem que não se trata de fotografias vão ficar ainda mais curiosas. Desta forma, eliminas a necessidade de colocar imagens dos tabuleiros ( que, para mim, destroem o fundamento do cartaz que é espicaçar a curiosidade ) e mantens o "mistério".

Excelente trabalho. Eventualmente poderemos usar isto para colocar em alguns locais que me parecem interessantes. Faculdades e afins...

[quote=Mallgur]Proponho algumas alterações para facilitar a leitura do poster:[/quote]Quando olho para esta mini-versão e para o original, noto que esta imagen pequena tem bastante menos nitidez - especialmente as letras desfocadas. Se quiseres, o melhor será enviar-te o .pdf por mail, já que ainda não consegui alojá-lo por aqui (nem no Yudu que o jrmariano recomendou).
Quando vires a versão original, verás que as letras notam-se bastante bem. Nas pretas, acrescentei focos de luz em cima e em baixo para criar contraste. Nas brancas, acrescentei sombra para criar destaque por cima do colorido das imagens todas. Quanto à posição e ao tamanho das bolinhas :) acredita que andei a mexê-las para trás e para a frente até caberem todas e ainda terem uma certa dinãmica, mas é certamente a parte mais difícil deste cartaz.

[quote=smascrns]Mas para uma pessoa que nada saiba de jogos de tabuleiro vê o poster e a ideia que lhe vem à mente vai ser «agência de viagens».[/quote]Espero que sim, era esse o meu objectivo: usar algo bastante familiar que toda a gente conhece (enganá-las até) para despertar a sua curiosidade. Num primeiro momento, parece um anúncio bastante colorido de viagens a muitos destinos diferentes. "Uau, Amazónia e São Petersburgo no mesmo cartaz? O que é isto? Jogos de Tabuleiro?" No segundo momento, a pessoa já está a ler as letras mais pequenas em baixo, já não é preciso captar a sua atenção.

Acho que este é um passo importante e necessário para a divulgação do hobby. Gosto bastante da ideia da viagem, mas com desenhos não sei se é suficiente para atiçar a curiosidade.

Se ajudar, eu e o meu primo fizemos um cartaz para divulgação do encontro em Albufeira.

Relativamente ao hobby, queriamos transmitir que havia mais jogos além do Settlers of Catan, Carcassonne e Ticket to Ride (os mais conhecidos, mas sem referencias ao monopolio, risco e uno).

Queriamos tambem reforçar que os jogos podem ser : para todas as idades, não apenas para os homens, 2 jogadores podem ser suficientes, existem jogos apenas com cartas sem tabuleiro, e é uma actividade social. Com estes critérios foi dada prioridade às fotografias com pessoas bem dispostas à mesa, por ser mais reconfortante e menos assustador.

Se usares alguns destes critérios e procurares no BGG pelos jogos das localidades, talvez transmitas uma imagem mais forte.

Quaisquer cartazes que apareçam são um passo na direcção certa. Thumbs up pela iniciativa.

Excelente trabalho. Para mim, o poster tal como está, funciona.

É desconcertante para quem não conhece "estes" jogos de tabuleiro, o que levará a interrogações e a muita curiosidade, e consequentemente à visita do site.

A criação de posters específicos para cada um dos jogos referenciados serviria como um complemento, podendo aqui ser levantado o véu: mostrando-se os tabuleiros, cartas, peças de cada um.

Thumbs up Rick Danger.

Bom trabalho, isto é de facto uma muito boa ideia, o problema é mesmo distribuir este poster para que os ùnicos que os vejam não sejam apenas os que já jogam.

Já agora fizeste este poster para que tamanho? A4? estou a pensar copiar a tua ideia e fazer um outro poster também.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

[quote=Tiago]Bom trabalho, isto é de facto uma muito boa ideia, o problema é mesmo distribuir este poster para que os ùnicos que os vejam não sejam apenas os que já jogam. Já agora fizeste este poster para que tamanho? A4? estou a pensar copiar a tua ideia e fazer um outro poster também.[/quote]Sim, só fiz tamanho A4 e mesmo assim já está demasiado grande (quase 14megas) para o alojar aqui. Copia à vontade e manda-me um mail se quiseres que te mande o .pdf bonitinho.

Só li alguns dos posts deste thread, e julgo que alguém já o disse, e é que os nomes têm mais destaque do que a mensagem.

Mesmo não tendo a qualidade original, imprimi em A4 o poster e cheguei à conclusão que fica um pouco escuro (o fundo), ora as letras da mensagem sendo completamente negras, fica pouco perceptível a 2 ou 3 metros de distância.

Sugiro um rebordo branco nas letras, ou uma sombra branca.

O que se devia fazer agora era mais posters com mensagens diferentes e começá-los a espalhá-los por vários sitios de modo a aliciar o publico.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.