Eu e a Maria e mais 2 casais de amigos passamos serões a jogar Descobridores de Catan, tem sido girissimo apesar de na minha opinião ser um jogo demaisado dependente da sorte. Agora precisamos mudar de jogo e pergunto a vocês mestres da coisa, que jogo me recomendam para dar continuidade ao nosso vicio? O ideial seria algo que desse para 6 jogadores...
Abraços e obrigado!
D1000
UPDATE 19/09/2008 :
Ora após todos as vossas recomendações, eis o que se passou:
Comprei e jogámos Carcassone “Caçadores e Recolectores”, gostámos, bem mais estratégico do que Catan LOL, dado o segundo ser quase a 100% sorte
Como fiquei um pouco curioso com tudo o que li de muito bom do Puerto Rico, pois claro, comprei ainda só consegui que jogássemos uma vez, foi muito engraçado conhecer todo o processo de jogo. No entanto ficaram-nos algumas dúvidas:
Pareceu-me uma corrida desenfreada para entregar “milho” e tudo o que se apanhe logo para o novo mundo, muitas vezes não deixando criar novos “poderes” com as construções roxas. Há maneira de travar a corrida da entrega do milho logo desde o inicio, beneficiando o desenvolvimento do jogo em vez de se tornar uma corrida contra o tempo sem importar o que se desenvolve?
Existem truques e dicas para este jogo? Achei muito engraçado ter o factor sorte reduzidíssimo…
Um abraço e agora ando danadinho pelo Agricola… será muito mais complexo do que o Puerto Rico?
Bem, acho que o Bohnanza é um óptimo jogo que dá para 7. Mistery Of The Abbey é um execlente jogo de dedução com raizes no Cluedo mas muito melhor. O Shadows Over Camelot mais a expansão, Merlin’s Company, é um excelente jogo de cooperação.
Estes são os que me lembro à primeira que dão para 6.
A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.
Tá na hora de experimentarem El Grande (para 5 jogadores). É um jogo com mecânicas diferentes, bastante divertido e mais exigente para os jogadores que terão de pensar mais e nem sempre as decisões que tomam serão fáceis. Além disso a interacção entre os jogadores é muito grande e passam os 90 minutos a estragarem o jogo uns dos outros. Fortemente recomendado.
Mas as possibilidades são muitas.
Poderão experimentar o Puerto Rico (para 5, embora seja perfeito para 4), ou mesmo o Agricola que é o jogo da moda (também para 5). Estes jogos já são duma dificuldade mais elevada uma vez que se vai alterando a forma de jogar à medida que se vão tornando mais experientes.
Ainda há a hipotese Princes of Florence (5 jogadores) que tem um leilão no meio e torna tudo mais engraçado.
Todos estes jogos têm as regras em inglês, o que normalmente não é problema, mas fica o apontamento.
Para saberem mais, podem sempre consultar blogs e sites sobre o tema. rededejogos.com, jogosdetabuleiro.blogspot.com, Spielportugal.blogspot.com e jogoeu.blogspot.com
lá poderão encontrar criticas e resumos do que os jogos oferecem.
Por outro lado, se forem do Porto ou de Lisboa, existem grupos que se encontram uma vez por semana e onde poderão experimentar e tomarem uma decisão.
Um abraço!
Acalmem-se ai que o homem só jogou Catan hehehe, não o ponhamos a jogar jogos que são mais complexos senão ele desiste de jogar. Vamos com calma, um passo de cada vez.
A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.
E que tal passarem numa quarta de Boardgamers de Lisboa, ou numa terça de Boardgamers do Porto para serem doutrinados, perdão, esclarecidos???
Podem experimentar vários jogos que o pessoal traz, e no nosso caso até os jogos abertos da loja, que por acaso amanhã vai receber a 1ª quarta de boardgamers em espaço novo!
O railroad tycoon já o comprei em tempos e o pessoal desistiu por demorar um pouco mais :( pena para mim que adorei e achei muito melhor jogos que dependem um pouco menos de sorte (claro que isso não agrada a todos :p)
Fiquei impressionado com a quantidade de respostas ao meu pedido de ajuda. Muito obrigado, vou ler umas reviews sobre os jogos que me sugeriram e gostava de saber um pouco mais sobre os encontros de Lisboa. :) Estou na margem sul mas quem sabe consigo convencer a Maria que seria giro ir ter com vocês? :D
Gracias e até já! :)
Aqui o rookie só tem ainda os seguintes títulos:
Triopoly (um pouco mais do mesmo do monópolio mas demorar muitooooo mais)
Railroad Tycoon - Gostei muito mas tb demora bastante com mais de 4 jogadores
Deflexion - Tipo xadrês mas em modo espelhos e laser, https://www.boardgamegeek.com/game/16991 adorei só é pena não dar para mais jogadores, seria muito bem esgalhado algo com 3 ou 4 jogadores
e claro o "Descobridores de Catan" que percebi mais tarde que devia ter comprado a versão em EN por ter mais expansões bem conseguidas que o Navegadores que não nos convenceu.
Mas o Railroad demorou muito por ser a 1ª vez. De certeza que conseguem acabar um jogo em 2 horas qdo se tornarem experientes na coisa.
Seja como for, o RT é um belissimo jogo e acaba por ser um bom exemplo do que os jogos de tabuleiro são. Deveriam voltar à carga!
Por outro lado o jogo tb só resulta bem a 5 e a 6 porque assim existe conflito entre os jogadores.
Deviam experimentar outra vez. Não se preocupem muito com o tempo, desde que se divirtam é indiferente o jogo demorar uma ou duas horas.
Quanto à minha sugestão, para 6 não me lembro de nada, mas para 2 até 5 recomendo o Carcassonne - Caçadores e Recolectores (ou Hunters and Gatherers) ou seja perfeito pra jogar com a Maria e para quando um casal se corta :P
Φ
www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.
Power Grid é um jogaço. Um bocado lento para 6, mas para esse número vocês encontrarão poucos que não o sejam, salvo party games, e afins. E não é nada, nada complicado de perceber
Inscreve-te no grupo Boardgamers - Margem Sul. Somos poucos, mas quem sabe num futuro próximo tambem se consiga organizar alguns encontros cá pra estas bandas. Ah e já agora, sugiro-te o Carcassonne, se é q ninguem ainda o fez.
A quantidade de jogos disponivel é mais variada, com menos de 6 jogadores, por isso precisas de viciar mais uma ou duas pessoas, para poderem fazer dois jogos ao mesmo tempo: assim cada um fica com maior liberdade de escolha.
Nesse caso poderia sugerir-te (ordenados por complexidade crescente):
Ticket to Ride: 2-5 jogadores 60 minutos. Num mapa comum, temos de construir comboios atraves de cartas, para ligar as cidades dos nossos destinos secretos. É um abstracto com um tema colado. Temos de gerir as cartas coloridas das linhas (alguma sorte mas não demasiada) e temos cartas de destinos (um pouco de sorte a mais). É um jogo com um ritmo de jogo muito bom, com muitos turnos rápidos. As regras são simples, as decisões não são muito dificeis mas são variadas. Provoca pouca conversa à mesa.
Zooloretto: 2-5 jogadores 60 minutos. Temos de carregar camiões com animais e atracçoes, para descarregarmos no nosso jardim zoologico, decidirmos a disposição dos animais nas jaulas e ser mais atractivo que o dos outros jogadores. É um jogo temático (as regras são intuitivas) e bastante bonito, mas à primeira vista fica inferiorizado por parecer infantil. Tem decisões muito diversificadas, e alguma sorte mas não em demasia (menos que o settlers). Faz sobressair as diferentes noções de risco de cada jogador. É dificil termos uma prestação desastrosa.
El Grande: 4-5 jogadores 90-120 minutos. O nosso objectivo é sermos avaliados pelos nossos cavaleiros, que fazem maioria em algumas das varias provincias espanholas. É um jogo que provoca muita conversa, com muitas acções diferentes e muito interactivo (na luta pelas maiorias). Poderá arrastar-se com jogadores analiticos (principalmente quando ouvem sugestões). Pelo menos uma pessoa tem de traduzir o texto em ingles das cartas visiveis. A versão actual já vem com expansões (ainda não experimentei) que tornam o jogo mais diversificado (e talvez mais demorado).
O ideal seria experimentares os jogos antes de os comprares, assim poderas chegar melhor ao que melhor se adapta ao vosso grupo. Fica à vontade para apareceres (aparecerem) numa das quartas ou num dos encontros mensais, e poderemos jogar qualquer jogo em que possas estar interessado. E se quiseres trazer o Deflexion, eu estaria muito interessado em experimenta-lo