Wake Up Call da Runadrake
Ou o Balanço dos Quase 3 meses de Actividade da Runadrake's Colosseum RomaeOlá pessoal!
É quase Natal. Isso significa que é quase Ano Novo. Isso significa que nesta altura do ano muitos de nós começam a fazer um balanço do ano que está prestes a acabar. Quantos dos nossos objectivos foram atingidos? Será que nos realizámos em pleno? O que adiámos, e o que foi efectivamente feito? Mudámos? E para que e como mudámos?
Para nós, Runadrake's Colosseum Romae, este ano foi um ano de novidades, de surpresas; um ano de intenso trabalho, mas também de intensa satisfação; de algumas agruras, mas de muitas mais alegrias!
A nossa loja está aberta há quase 3 meses; impõe-se que façamos uma retrospectiva destes 3 meses.
Contrariamente a todos os nossos receios (felizmente!), a loja abriu religiosamente as portas no dia 1 de Setembro de 2006, às 18 horas. Fomos honrados com a presença de muitos boardgamers nesse dia. Foi um dia de intensa realização para nós, e acreditamos também que para muitos dos nossos clientes. Muitas expectativas. A esperança andava no ar: será que a tendência do nosso mundo do hobby iria mudar? Com o fecho de tantas lojas durante o período de Verão, e algumas tantas alterações noutras, alguns de nós chegaram mesmo a pressentir um fim abrupto para este Universo, pelo menos em Lisboa. O fim de sítios para jogar, o fim de uma loja onde pudessemos encontrar produtos de acordo com as nossas expectativas, o fim da camaradagem, o fim de belíssimos fins-de-semana passados na mais pura galhofa, sem medo de dizer graçolas, disparates, ou até sacar de um amuo ou outro quando as coisas não corriam tão bem quanto se queria... Tudo isto, salvo honrosas excepções! Havia ainda algumas lojas a funcionar, algumas fora de mão, outras sem muitas infraestruturas, algumas mesmo assim muito boas. Mas havia sobretudo a noção que para o hobby se manter vivo, só bastava vontade para os jogadores se unirem e encontrarem alternativas, nem que fosse na própria casa, custasse o que custasse.As coisas poderiam sempre ser mandadas vir por Internet (até era mais barato), ou pelas lojas que se mantinham vivas.
Mas... Mesmo assim... Faltava ali qualquer coisa...
Um belo dia, duas criaturas viram um mercado quase a agonizar e decidiram tomar acções concretas. Foram à procura de espaço onde pudessem criar uma área de jogo razoável. Encontraram esse espaço, ao fim de muito procurar. Abriram o espaço em 3 semanas, para poder albergar o 1º Encontro de Boardgamers de Lisboa, conforme prometido ao Sr. Ricardo Madeira. Uma das criaturas já era useira e vezeira neste mundo, permanecendo nele, contra todas as expectativas, por quase 20 anos, e tendo tido já uma loja, tem consciência que os primeiros três a seis meses de existência de uma loja são os mais importantes para confirmar a viabilidade do projecto! A outra criatura, sem experiência nenhuma, tinha vontade de mudar as coisas, e um ímpeto que a levava a realizar as coisas mais impensáveis! E assim estas duas criaturas lançaram-se na louca aventura, que vocês já conhecem :)
Agora a nossa pergunta, o que correu mal aqui entretanto?
Passados 3 meses, damos por nós a fazer contas à vida, damos por nós a mexer na água dum lago onde só vemos o nosso próprio reflexo com um pauzinho. Infelizmente a água só se move em círculos, e só vemos ao longe imagens distorcidas daquil que deveria ser a realidade.
Chamem-nos inocentes, chamem-nos gulosos, chamem-nos loucos por nos expormos assim. Isto vai ser um choque para muitos de vós. A loja não está a correr bem. Durante os últimos 3 meses, tivemos uma enorme afluência de jogadores, a quem desde já agradecemos e acarinhamos, pois muitos deles tornaram-se nossos amigos.
Mas afluência não significa facturação...
Meus caros, há que ter a coragem de sermos sinceros e pioneiros no que fazemos. Damos o corpo às balas nesta ocasião, mas somos os primeiros em Portugal a vir publicamente dizer o seguinte: por muito que nós gostemos disto, ISTO É UM NEGÓCIO! É SUPOSTO HAVER FACTURAÇÃO POR TERMOS UM ESPAÇO ABERTO! Nem eu, nem o Phillip estamos na loja só porque este é também o nosso hobby. Fazêmo-lo, não só, mas também, porque precisamos de trabalhar para viver, é triste, mas é verdade!
Chocados? Ainda bem.
Passo a explicar: eu sei que isto é duro de ouvir, sei que parece ridículo o que estamos a fazer, mas pensem bem. Nós temos um espaço aberto, temos uma renda para pagar, temos água, luz, netcabo, etc. Temos também que viver disto. Ao mesmo tempo, queremos servir os jogadores, queremos proporcionar-lhes infraestruturas onde possam jogar, queremos que tenham um local para se divertir, queremos que isto resulte tanto como os clientes querem, ou talvez mais ainda! Mas também queremos nós próprios ter condições para vos oferecer isto!
Mas percebam isto, não há espaço de jogo que se aguente se TODOS OS JOGADORES NÃO CONTRIBUÍREM UM POUCO PARA MANTER UMA LOJA VIVA! Nós adorávamos ser ricos e estar a injectar permanentemente dinheiro para isto sobreviver! Mas infelizmente isto não acontece, e foi o erro de muitas pessoas, este raciocínio.
Ora, quando se ouve que "vamos buscar produto à Net porque sim", sem sequer perguntarem os nossos preços e verem onde compensa mais, a malta desmotiva! Quando se passam 12 horas a jogar no espaço sem se consumir nada, a malta desmotiva! Quando se come dentro da loja chocolates comprados no ACS, a malta desmotiva! A malta desmotiva quando a loja é aguentada pelas compras de X ou Y, por sinal, sempre os mesmos!
A malta quer mesmo mudar as coisas e fazer com que isto resulte!
Por isso, solicitamos a todos vocês que contribuam com aquilo que acham que podem contribuir, nem que seja organizar Torneios, eventos, dar apoio à loja em si, whatever, pretty much everything goes!
Caso contrário, lamentamos, mas as nossas portas têm de fechar.
Nós temos vindo a pensar nalgumas sugestões/ opções, mas precisamos de saber o que afinal vocês querem MESMO fazer, e o que necessitam de nós!
1) Sugerimos que os jogadores se auto organizem! Criem, pensem, inovem! Sugiram coisas, que nós estaremos cá incondicionalmente para vos apoiar.
2) O horário vai ser encurtado temporariamente das 17:00 às 24:00 nos dias de semana, e mantém-se das 14:00 às 24:00 aos Sábados e Feriados; vésperas de Feriados e Domingos, das 14:00 às 20:00. Isto porque se tem verificado fraca afluência antes das 17:00.
3) Gostaríamos de saber que títulos/ artigos queriam ver à venda na loja.
4) Gostaríamos de vos ouvir a vocês, as vossas opiniões, críticas, sugestões, tudo que tiverem para dizer!
E o que sugerem vocês????
Daqui a 3 meses voltaremos a fazer um balanço da situação. Entretanto, podem contar que o espaço se manterá aberto durante esse espaço de tempo.
À laia de conclusão, só queremos dizer o seguinte: ajuda não significa gastar 100€ todos os dias na loja, nem estar sempre a comprar coisas e a consumir! Ajuda é também contribuir para organizar eventos, ajuda é ter vontade de manter o hobby vivo, ajuda é, enfim, a união e a harmonia entre todos, e a força de vontade para realizar um trabalho comum, e lutar por ele!
E ajuda é ter vontade de mudar o estado de coisas...
The Winds of Change are Blowing...Obrigado/ a pela vossa compreensão,
Regina Fernandes & Phillip Moringer
Runadrake's Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa