Wake up call da Runadrake!

Wake Up Call da Runadrake

Ou o Balanço dos Quase 3 meses de Actividade da Runadrake's Colosseum Romae

Olá pessoal!

É quase Natal. Isso significa que é quase Ano Novo. Isso significa que nesta altura do ano muitos de nós começam a fazer um balanço do ano que está prestes a acabar. Quantos dos nossos objectivos foram atingidos? Será que nos realizámos em pleno? O que adiámos, e o que foi efectivamente feito? Mudámos? E para que e como mudámos?

Para nós, Runadrake's Colosseum Romae, este ano foi um ano de novidades, de surpresas; um ano de intenso trabalho, mas também de intensa satisfação; de algumas agruras, mas de muitas mais alegrias!

A nossa loja está aberta há quase 3 meses; impõe-se que façamos uma retrospectiva destes 3 meses.

Contrariamente a todos os nossos receios (felizmente!), a loja abriu religiosamente as portas no dia 1 de Setembro de 2006, às 18 horas. Fomos honrados com a presença de muitos boardgamers nesse dia. Foi um dia de intensa realização para nós, e acreditamos também que para muitos dos nossos clientes. Muitas expectativas. A esperança andava no ar: será que a tendência do nosso mundo do hobby iria mudar? Com o fecho de tantas lojas durante o período de Verão, e algumas tantas alterações noutras, alguns de nós chegaram mesmo a pressentir um fim abrupto para este Universo, pelo menos em Lisboa. O fim de sítios para jogar, o fim de uma loja onde pudessemos encontrar produtos de acordo com as nossas expectativas, o fim da camaradagem, o fim de belíssimos fins-de-semana passados na mais pura galhofa, sem medo de dizer graçolas, disparates, ou até sacar de um amuo ou outro quando as coisas não corriam tão bem quanto se queria... Tudo isto, salvo honrosas excepções! Havia ainda algumas lojas a funcionar, algumas fora de mão, outras sem muitas infraestruturas, algumas mesmo assim muito boas. Mas havia sobretudo a noção que para o hobby se manter vivo, só bastava vontade para os jogadores se unirem e encontrarem alternativas, nem que fosse na própria casa, custasse o que custasse.As coisas poderiam sempre ser mandadas vir por Internet (até era mais barato), ou pelas lojas que se mantinham vivas.

Mas... Mesmo assim... Faltava ali qualquer coisa...

Um belo dia, duas criaturas viram um mercado quase a agonizar e decidiram tomar acções concretas. Foram à procura de espaço onde pudessem criar uma área de jogo razoável. Encontraram esse espaço, ao fim de muito procurar. Abriram o espaço em 3 semanas, para poder albergar o 1º Encontro de Boardgamers de Lisboa, conforme prometido ao Sr. Ricardo Madeira. Uma das criaturas já era useira e vezeira neste mundo, permanecendo nele, contra todas as expectativas, por quase 20 anos, e tendo tido já uma loja, tem consciência que os primeiros três a seis meses de existência de uma loja são os mais importantes para confirmar a viabilidade do projecto! A outra criatura, sem experiência nenhuma, tinha vontade de mudar as coisas, e um ímpeto que a levava a realizar as coisas mais impensáveis! E assim estas duas criaturas lançaram-se na louca aventura, que vocês já conhecem :)

Agora a nossa pergunta, o que correu mal aqui entretanto?

Passados 3 meses, damos por nós a fazer contas à vida, damos por nós a mexer na água dum lago onde só vemos o nosso próprio reflexo com um pauzinho. Infelizmente a água só se move em círculos, e só vemos ao longe imagens distorcidas daquil que deveria ser a realidade.

Chamem-nos inocentes, chamem-nos gulosos, chamem-nos loucos por nos expormos assim. Isto vai ser um choque para muitos de vós. A loja não está a correr bem. Durante os últimos 3 meses, tivemos uma enorme afluência de jogadores, a quem desde já agradecemos e acarinhamos, pois muitos deles tornaram-se nossos amigos.

Mas afluência não significa facturação...

Meus caros, há que ter a coragem de sermos sinceros e pioneiros no que fazemos. Damos o corpo às balas nesta ocasião, mas somos os primeiros em Portugal a vir publicamente dizer o seguinte: por muito que nós gostemos disto, ISTO É UM NEGÓCIO! É SUPOSTO HAVER FACTURAÇÃO POR TERMOS UM ESPAÇO ABERTO! Nem eu, nem o Phillip estamos na loja só porque este é também o nosso hobby. Fazêmo-lo, não só, mas também, porque precisamos de trabalhar para viver, é triste, mas é verdade!

Chocados? Ainda bem.

Passo a explicar: eu sei que isto é duro de ouvir, sei que parece ridículo o que estamos a fazer, mas pensem bem. Nós temos um espaço aberto, temos uma renda para pagar, temos água, luz, netcabo, etc. Temos também que viver disto. Ao mesmo tempo, queremos servir os jogadores, queremos proporcionar-lhes infraestruturas onde possam jogar, queremos que tenham um local para se divertir, queremos que isto resulte tanto como os clientes querem, ou talvez mais ainda! Mas também queremos nós próprios ter condições para vos oferecer isto!

Mas percebam isto, não há espaço de jogo que se aguente se TODOS OS JOGADORES NÃO CONTRIBUÍREM UM POUCO PARA MANTER UMA LOJA VIVA! Nós adorávamos ser ricos e estar a injectar permanentemente dinheiro para isto sobreviver! Mas infelizmente isto não acontece, e foi o erro de muitas pessoas, este raciocínio.

Ora, quando se ouve que "vamos buscar produto à Net porque sim", sem sequer perguntarem os nossos preços e verem onde compensa mais, a malta desmotiva! Quando se passam 12 horas a jogar no espaço sem se consumir nada, a malta desmotiva! Quando se come dentro da loja chocolates comprados no ACS, a malta desmotiva! A malta desmotiva quando a loja é aguentada pelas compras de X ou Y, por sinal, sempre os mesmos!

A malta quer mesmo mudar as coisas e fazer com que isto resulte!

Por isso, solicitamos a todos vocês que contribuam com aquilo que acham que podem contribuir, nem que seja organizar Torneios, eventos, dar apoio à loja em si, whatever, pretty much everything goes!

Caso contrário, lamentamos, mas as nossas portas têm de fechar.

Nós temos vindo a pensar nalgumas sugestões/ opções, mas precisamos de saber o que afinal vocês querem MESMO fazer, e o que necessitam de nós!

1) Sugerimos que os jogadores se auto organizem! Criem, pensem, inovem! Sugiram coisas, que nós estaremos cá incondicionalmente para vos apoiar.

2) O horário vai ser encurtado temporariamente das 17:00 às 24:00 nos dias de semana, e mantém-se das 14:00 às 24:00 aos Sábados e Feriados; vésperas de Feriados e Domingos, das 14:00 às 20:00. Isto porque se tem verificado fraca afluência antes das 17:00.

3) Gostaríamos de saber que títulos/ artigos queriam ver à venda na loja.

4) Gostaríamos de vos ouvir a vocês, as vossas opiniões, críticas, sugestões, tudo que tiverem para dizer!

E o que sugerem vocês????

Daqui a 3 meses voltaremos a fazer um balanço da situação. Entretanto, podem contar que o espaço se manterá aberto durante esse espaço de tempo.

À laia de conclusão, só queremos dizer o seguinte: ajuda não significa gastar 100€ todos os dias na loja, nem estar sempre a comprar coisas e a consumir! Ajuda é também contribuir para organizar eventos, ajuda é ter vontade de manter o hobby vivo, ajuda é, enfim, a união e a harmonia entre todos, e a força de vontade para realizar um trabalho comum, e lutar por ele!

E ajuda é ter vontade de mudar o estado de coisas...

The Winds of Change are Blowing...

Obrigado/ a pela vossa compreensão,

Regina Fernandes & Phillip Moringer

Runadrake's Colosseum Romae

Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B

1700-227 Lisboa

[email protected]

1) Quanto a este ponto eu e o jrmariano andamos a preparar para começar a fazer demonstrações de RPGs mensais na vossa loja, espero que sirva para atrair mais pessoal;

3) Não é nada que já não tenha chateado o Phillip, mas gostava de ver jogos da IndiePressRevoluntion, eu gosto da maior parte dos jogos que editam não sei é se há mais interessados nesse mercado.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

E que tal fazer-se em breve algo semelhante ao WW D&D Day??

Que dizem? :)

Da minha parte a Runedrake é o lar da minha sessao semanal, compras consumir serao compradas lá, mas sugiro que para alem de doces e bebidas algo mais substancial, sandes por ex e afins, claro que para isso sei que é necessario outro tipo de infra estruturas.
Quanto a demos de RPG, i´m on it, quer dizer, demos de D&D…
Mas pronto, melhor que nada nao é?
Noites de semana ou a partir do final de tarde de domingo contem cmg.
DE resto vou fazendo pub claro. :slight_smile:

Noites de Quinta-Feira, que tal???

Tinhas que acertar num dos dois dias em que nao posso, 5ª e 6ª nao posso, de restom i´m open… ou seja segundo os horarios da loja, noite de sabado, dia de domingo e 4ª

Sim, boa ideia! Aconselho que se incluia a hipótese de fazer demos/correr história de WoD antigo para atrair os fãs da versão anterior. E investir numa boa história comum de NWoD claro para vender livros!

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

LOL eu sou assim :|

Bem, então, eu sugeria mesmo o Domingo!

Talvez fosse boa ideia avisar das demos com pelo menos com 15 dias de antecedência, de modo que elas fossem inclusive calendarizadas aqui e noutros sites, de modo a que o máximo de pessoas pudesse comparecer!

:) Digam quando querem começar então a fazer isto!

Claro que falou-se no formato de D&D Day por ter sido o 1º, mas pode ser aplicado a outros mundos/ livros/ aventuras! Logicamente! Começou-se por aquilo que o público se calhar mais conhece, mas podemos sempre atrever-nos a fazer outras coisas!

Quanto ao que disseste, é viável! Tem só que haver gente disponível para tal!

Sugiram dias! Eu estou já em vias de arranjar um mega-calendário para sair tudo estruturado! :)

Tenho muita pena que a runadrake esteja nessa situação, mas tenho de discordar em algumas coisas.
Bem sei que uma loja deste tipo é dificil de dar lucro, pelo menos o suficiente para se manter, mas quando dizes “Por isso, solicitamos a todos vocês que contribuam com aquilo que acham que podem contribuir, nem que seja organizar Torneios, eventos, dar apoio à loja em si, whatever, pretty much everything goes!” estás a ir, na minha opinião, pelo caminho errado. Julgo que o mais acertado é vocês organizarem esses eventos.
Aproveitem o encontro de Boardgamers esta sexta para divulgarem o torneio de Ticket to Ride. Se o fizerem vão ver que a afluência ao torneio vai ser maior que aquela que existiu no Porto Rico.
Por outro lado podiam também apostar em comes e bebes. Reparem, uma pessoa sai do trabalho para jogar e tem alguma fome. Se tiverem algo para comer, concerteza que os clientes não vão deslocar-se ao supermercado comprar chocolates. E beber uma cerveja sabe sempre bem.
Nos encontros estão 20 e tal pessoal famintas que precisam de petiscar qualquer coisa e, garanto-vos, que nenhum dos 20 quer sair da loja para comer, prefere continuar lá.
E já agora que tal terem voces próprios um site na net onde vendam jogos e divulguem os eventos? Estão a perder mercado para a concorrência sem necessidade.
Amigos meus que aí foram para verem jogos e possivelmente comprá-los queixavam-se que encontraram a porta fechada. Não seria mais fácil terem sempre a porta aberta para as pessoas entrarem?
Acho que o mais acertado é serem vocês a terem as iniciativas e não esperarem que sejam os clientes a fazerem-no. Reparem que a afluência de jogadores é cada vez maior e isso deve-se à divulgação que se tem feito da loja tanto no meu blog como também no site do Ricardo. Temos chamado amigos e conhecidos para visitarem o espaço e isso implica potenciais clientes para vocês. Aproveitem-nos, falem com eles, convidem-nos a participar em torneios e em festins.
O que depender de mim farei os possíveis para chamar cada vez mais malta, gosto imenso de jogar com o pessoal que aparece aí e gostava de o fazer por muito mais tempo.
Força!

Já falei sobre algumas destas sugestões, mas escrevo-as para ver se inspiro outras pessoas:

- Colocar o site da loja online

- Colocar uma especie de calendario na loja ou aqui no abreojogo, para as pessoas marcarem a sua disponibilidade durante cada semana. Quando existir um slot de duas horas com pelo menos quatro pessoas, podem combinar o jogo que querem jogar.

- Além da lista de preços ao lado dos jogos, cada jogo ter uma folha de screenshots para o pessoal poder ver o aspecto/tamanho do jogo. Alguns jogos abrem o apetite só de olhar para eles. Resumo mega-rápido das regras também deve ajudar a entrar mais facilmente, sendo menos confuso. Não me importo de fazer isto...

- Cartazes grandes para colocar nas universidades de engenharia (pelo menos), anunciando torneios/encontros com as "regras" da casa (não precisas de jogos, só precisas de vontade) e alguns screenshots para as pessoas saberem que existe mais do que o monopolio e o uno.

- Demonstrações em locais abertos, de alguns jogos seleccionados... quando os curiosos se aproximam, o passo mais dificil já foi dado....

- Umas folhas de publicidade à runadrake dentro de todos os jogos vendidos (não sei se é possível) e talvez também as regras em portugues....

- Ter uma lista preparada, dividida por mecanicas/temas/dificuldade/interacção para que as pessoas (mesmo não percebendo nada do assunto) consigam facilmente escolher um primeiro jogo que aponte para as suas necessidades/gostos

Já houve aqui malta a falar em meter o site da loja online; até isso acontecer, que tal falar com o Ricardo a ver se ele deixa abrir um cantinho no Abre o Jogo só para a Runadrake?

Toda a gente ganhava com isto: vocês tinham o site, onde poderiam expor a vossa loja da maneira como quisessem (não faço ideia se o Drupal permite ecommerce ou não…), e o site ganhava porque sempre ia chamando malta nova para cá.

Os meus 2 cêntimos. :slight_smile:

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

Tenho de te dizer, tens toda a razão em certas coisas que apontaste, e agradecemos o teu trabalho no sentido de nos apoiares das formas que indicaste.

Mas há coisas das quais discordamos...

Ok, é um facto que o site está um pouco falho, sem dúvida, mas quando a mão-de-obra é pouca (vulgo, 2 badamecos), nem trabalhando 24X7...

E é por isso que convidámos os jogadores a participar mais em certas decisões, precisamente por termos consciência de que não conseguimos fazer tudo! Além disso, vou dar um exemplo que sustenta a nossa teoria.

Já organizámos uns quantos eventos, devidamente publicitados, estruturados e anunciados com tempo suficiente para haver adesão, aos quais vieram... 4 pessoas!

Por isso, se calhar não transmitimos a informação com a maior clareza, mas por detrás das nossas palavras está exactamente o que me parece que disseste, que é fazer um esforço conjunto para as coisas andarem! Isto é que é o essencial da nossa mensagem! É a cooperação entre todos nós! Porque repara, em úlltima instância somos sempre nós que efectivamente temos de organizar as coisas, mas... podemos sempre fazê-las resultar melhor se tivermos a vossa ajuda!

Quanto aos comes e bebes a questão é bem mais delicada e obedece a regras de outra ordem, e posso dizer que neste momento a questão é incontornável, com muita pena nossa, e acredito que de muita gente também. Isto tem de ser com calma... Com muita calma...

Mas tenho de te dar razão, era uma excelente ideia que queríamos ter posto em prática desde sempre, mas neste caso específico, não foi mesmo possível (acredita, bem tentámos...).

Mas temos sempre à venda chocolatinhos! Estão numa prateleira à entrada!

Quanto a bebidas alcoólicas, não é provável isso acontecer, pois temos algumas crianças a frequentar a loja; mas teria de ser debatido e visto quando as nossas infraestruturas assim o permitissem.

Quanto à porta fechada, há vários motivos pelos quais isso acontece. Em 1º lugar há uma espécie de associação ao nosso lado (essa sim, tem muito, muito álcool para oferecer...), e já tivemos várias criaturas a entrar-nos porta adentro um bocadito embriagadas... Decidimos fechar a porta por questões de segurança. Em 2º lugar, a loja tem ar condicionado (que já está a funcionar) e mesmo que não o tenhamos utilizado desde sempre, queríamos habituar os clientes a esse factor. Em 3º lugar, há o Thor, que tem uma curiosidade insaciável pelo mundo lá fora...

Quando for assim, pedimos para avisarem os vossos amigos/ conhecidos, o que for, para tocarem à campaínha, visto que a loja funciona mesmo à porta fechada. É que lá por a porta estar fechada não quer dizer que a loja também esteja...

Além disso há sempre o número do Phillip afixado caso não estejamos lá!

Já agora, de produtos alimentares selados (tipo chocolates, batatas fritas, essas coisas), o que gostavam de ver lá à venda? Coiratos embalados are not an option :O

Agradecemos imenso as tuas sugestões, e vamos pensar seriamente no que disseste!

Obrigado/ a,

Regina Fernandes & Phillip Moringer

Runadrake's Colosseum Romae

Bom, o Phillip é um óptimo amigo mas quero manter o abreojogo.com independente de interesses comerciais. Ou melhor, não independente “independente” porque estamos cá para ajudar o hobby e para isso é preciso ajudar em tudo o que for possível as lojas a fazerem negócio e a sobreviverem; sem lojas, não há sítios para os novatos descobrirem/aprenderem/conhecerem estes jogos “esquisitos”, e nós não temos sítios à disposição para comprar jogos novos na hora e nos reunirmos para os jogarmos ou organizarmos eventos de divulgação/jogatana.

Portanto o que eu quero realmente dizer é que não quero dar previlégios especiais neste site a uma loja sobre a outra; quero que todas se sintam bem-vindas cá e ajudá-las a todas por igual. Já temos um fórum para as lojas usarem para divulgação dos seus produtos, e o próximo passo é dedicar uma pequena área no layout das páginas (sem entupir os nossos visitantes com publicidade dispensável, claro) para que cada loja possa anunciar uma ou duas promoções ou novidades em destaque. Não parece difícil de fazer… só me falta é mesmo tempo para implementar.

Mas não te preocupes, Rui. O Phillip tem a sua própria loja online há já muitos meses e não precisa do abreojogo.com para ter uma; simplesmente com o abrir do espaço físico e o tempo que lhe rouba o seu segundo negócio (que na verdade é o primeiro) de distribuição de jogos, ainda não a tem preenchida com os seus produtos. Mas acho que é a sua prioridade máxima neste momento, portanto mais dia menos dia havemos de ver novidades desse lado.

Olá!

Tivemos uma sugestão de afixar um mega quadro de cortiça para anúncios, grupo procura-se para, mulher a dias leva 20 euros à hora... Esse tipo de situações!

Aqui também seriam afixados os torneios a realizar nos próximos meses ou semanas; e também whislists de jogos!

O que acham??

Já agora esqueci-me de dar as sugestões de alguns jogos: modern art, el grande, bang!, tsuro, khet laser game, darts war, amun-re, coloretto, hermagor, ra, china, san marcos, medina, ...

Se voces conseguissem encomendar apenas um ou dois jogos, seria o ideal para poderem ter uma selecção ainda maior de jogos. Com as listas que referi anteriormente, os novatos saberiam da magnitude deste hobby, e mesmo que não tivessem uma boa experiencia com o primeiro jogo, saberiam que ainda havia muito por onde escolher....

O anuncio da mulher a dia (e afins) acho totalmente dispensável ;-)

Acho que o problema não é as pessoas que já vão à loja. O problema é quem não conhece a loja, enquanto que o Corte Ingles apesar de ser mais caro, toda a gente conhece.....

Penso que tocaram num dos pontos mais delicados desta situação, que é o facto de o nosso site não funcionar a 100%.

Confirma-se a existência da nossa loja online, que está neste momento a ser trabalhada no sentido de profissionalizar um pouco a imagem e os conteúdos!

É como já disse, dois badamecos só a trabalhar é no que dá :D

Mas é um facto que sites como o abreojogo devem tentar ser sempre imparciais; era injusto e incorrecto para as outras lojas se não o fossem!

Além disso, é sempre bom haver locais próprios nos sites onde as lojas possam postar as suas novidades/ promoções, mas, como alguns de nós diriam, tudo com parcimónia... :)

Muito, muito obrigado/ a da nossa parte, Ricardo, e também obrigado ao Rui!

E como podemos ultrapassar isso? Alguém tem ideias?

Eu vou começar a distribuição de handouts em sítios estratégicos...

Pronto, não sabia que havia alguma dificuldade em conseguirem os comes e os bebes. Mas acredito que, com esse negócio, conseguiriam-se aguentar muito melhor. Um bar que servisse para ir beber um copo enquanto se jogava a um jogo era uma ideia perfeita.
Bem quanto a mim, julgo que uns donuts, bolicaus e coisas doces para beber com um sumol ou um pacote de leite com chocolate não ficavam mal vistos no meu bucho. Até serviriam para adocicar as bocas dos derrotados. Por outro lado podiam, em dias de encontros mensais, preparar e embalar umas sandwichs de atum ou de frango para o pessoal ir comendo noite afora. Tenho cá a sensação que não sobrava nenhuma. O único problema é o trabalho que dá a fazer as pastas e a embalar as sandes, mas acho que poderia ser mais uma fonte de receita.
Não se esqueçam dos gelados!

Outra ideia que poderiam desenvolver era tentar convencer os boardgamers a experimentar os RPG’s e vice versa. Deste modo poderiam dobrar as visitas à loja, aparecendo os clientes nos encontros de jogos de tabuleiro e de RPG’s. Isso implicaria mais donuts vendidos.
Ao mesmo tempo poderiam também chamar os wargamers à loja. Sei que é difícil porque essa malta movimenta-se em espaços próprios, mas podiam tentar.

As universidades são bons pontos para angariar clientes. Quando estava na faculdade de letras a Devir fez lá uma demonstração de jogos de tabuleiro e havia, durante essa semana, sempre malta a jogar. Não era muita, mas a suficiente para encher duas mesas.
Podiam fixar um cartaz em algumas faculdades de Lisboa a dar conhecimento do vosso espaço. Os alunos do Técnico são perfeitos porque adoram esse tipo de coisas.
Apostem nas Universidades. Os vossos clientes estão lá! Tentem com as associações de estudantes reservar uma sala para fazerem demonstrações de jogos etc.

Dou também a ideia de organizarem um torneio de Formula Dé. Toda a gente fala nisso. Se tiverem para aí 16 pistas, implicaria 16 idas à loja de jogadores. Logo…

Ideias e boa vontade não faltam, falavam em 3 meses, como não têm nada a perder, arrisquem. Comecem já com o torneio de Ticket. Ou então alterem a data para poderem divulgar o evento nas faculdades e sítios tais com a devida antecedência.
Força!