Warhammer Fantasy Roleplay 3.ª edição - Um híbrido RPG/BG?

https://www.fantasyflightgames.com/ffg_content/media/front-page-player/player.html

ATENÇÃO: Vídeo altamente perigoso para a vossa carteira.

Mais informação: https://new.fantasyflightgames.com/edge_minisite.asp?eidm=93

P.S. - Não deixa de ser engraçado voltar a ver um RPG dentro de uma caixa.

Alguém tinha de fazer algo deste género mais cedo ou mais tarde e parece-me bem que seja a FFG, mas 66 euros para começar a jogar é um produto bastante arriscado. Acho que a WotC quando lançou 4E deve ter considerado esta hipótese e decidido que é muito melhor vender livros, cartas, tiles, novelas, miniaturas e subscrições online tudo em separado do que fazer um kit tão caro e esperar que alguém compre.

Pessoalmente, sinto-me tentado mas preocupa-me o excesso de material language dependant. É exactamente o mesmo problema que o Tales of Arabian Nights tem.

Eu acho interessante e até entusiasmante. Sinto-me tentado apesar de preço de compra na Amazon ser apenas 45 euros já com portes.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=jrmariano]Sinto-me tentado apesar de preço de compra na Amazon ser apenas 45 euros já com portes. [/quote]Tens a certeza? Na amazon.co.uk está a 68 libras.

Lá está a 68 dólares americanos que convertidos para Euro dá cerca de 45.

www.paragons.com.br

Eu tb vejo libras... a menos que estejas a falar da amazon.com e não da amazon.co.uk como disse o Rick

[quote=jrmariano]Lá está a 68 dólares americanos que convertidos para Euro dá cerca de 45.[/quote]Vindo dos USA, é aquele festival dos portes + taxas + IVA, por isso vou esperar que ainda vá aparecer na Planeton :P

Não fui muito claro mas os 68 dólares + portes => convertidos em Euros dá cerca de 47 euros. E e sim estou a falar da Amazon.com.

www.paragons.com.br

Que isto parece-me fabulástico.

Bom, em comparação, o preço para comprar de D&D 4E os três corebooks, mais as cartas para todas as classes do PHB, mais uns dados e umas miniaturas dá mais de 100 euros.

[quote=jrmariano]Não fui muito claro mas os 68 dólares + portes => convertidos em Euros dá cerca de 47 euros. E e sim estou a falar da Amazon.com.[/quote]Ok, mas o que é que acontece quando um pacote daquele tamanho passa pela alfãndega?

E tens a certeza que eles enviam para Portugal? A Amazon americana recusa-se a enviar vários jogos da FFG para a Europa (talvez para não arruinar o negócio da congénere inglesa).

E, sim, arriscas-te a apanhar uma surpresa desagradável na alfândega.

Curioso que no RPG.net já parece haver resmungos e bocas ao jogo pela sua aproximação aos BGs e gente a defender que isto não é um RPG “a sério”.
Será que estamos a assistir ao início da cisão RPGs narrativos/RPGs de tabuleiro?

[quote=neonaeon]Será que estamos a assistir ao início da cisão RPGs narrativos/RPGs de tabuleiro?[/quote]Essas cisões já há muito tempo fazem parte da geografia do planeta RPG :) A WotC apontou o caminho e a FFG está só a dar mais uns passos no sentido dos boardgames. Ainda tenho de ver as regras para saber quão processuais vs condicionais são, mas não me parece que a estrutura deste jogo seja assim tão diferente do tradicional RPG que Warhammer sempre foi. Até sou capaz de arriscar e apostar que esta 3a edição é ainda mais tradicional que a 4a edição de D&D.

Eu lembro-me de mandar vir o D&D Basic Game 3rd Ed. que vinha numa caixa e não me taxaram nada tal como todos os livros que mandei vir até agora. Mas isso foi em 2006, acho.

Por outro lado a Amazon já avisa na encomenda que não se responsabiliza pelas taxas alfandegárias o que dantes não fazia. Também disponibiliza uma opção nos portes mais caros em paga com antecedência as taxas que forem precisas. Nessa modalidade o jogo chega em 4-5 dias e custa 66 euros.

De qualquer modo é uma questão de se arriscar por até agora não tenho tido grandes problemas.

www.paragons.com.br

De tudo o que tenho lido é bastante tradicional com a inovação de todo o “interface” de jogo passa por componentes mais associados a outros tipos de jogo.

É como se substituísse os dados com números e regras todas contidas num manual por dados com símbolos e cartas e cartões com informação pronta a jogar.

www.paragons.com.br

Vejam tambem o filme logo a seguir, a descrever o conteúdo da collectors edition do war of the ring! Só a forma da caixa foi o suficiente para dizer quero!quero!quero!

Acho que os resmungos passam por aí. Há gente que se queixa que é uma forma de fazer pagar mais e que limita a jogabilidade…

Tiveste alguma sorte. Das vezes que mandei vir da Amazon americana tive quase sempre surpresas desagradáveis, com eles a cobrarem-me mais 15-20 euros para entregar as embalagens. A insatisfação foi tal que basicamente desisti.
Boa sorte!

Sim, PHB+DMG+MM+fichas de personagem (que eram bem cobradas nos tempos pré-PDF)+ dados + Boxed Setting ia bem para cima de 100 euros.

Quanto à jogabilidade não sei porque ainda não o experimentei. Gostava muito de o levar à LeiriaCon 2009 para todos termos a oportunidade de experimentar e talvez aguçar o apetite aos fãs de jogos de tabuleiro.

Do que li parece-me que é capaz de acelerar à velocidade de acesso à informação dos novatos melhorando assim o tempo de aprendizagem e de interacção dos jogadores com as regras do jogo.

Além de que os dados “costumizáveis” com leitura diferentes consoante o lançamento, o uso das cartas com duas faces ilustrando o modo como o personagem tenta resolver o conflito e as suas consequêncas, a pista visual para a iniciativa e desafios prolongados, e a ficha de grupo de personagens parecem-me inovações interessante com algum valor por si próprias.

Quanto ao pagar mais é uma questão mais polémica. Para a quantidade dos componentes que traz será que assim um tão
preço tão injusto? Talvez não.

O compromisso monetário dos jogadores perante o jogo é alto visto que este só traz conjuntos de cartas para três jogadores e que se quiser mais e algumas opções extra tem que se comprar um pacote extra.

Por outro lado é um modelo de produto que pode ser a solução para as baixas vendas do modelo “Livro + Suplementos => Nova edição regular”.

Outro possível modelo é a distribuição digital e em POD de conteúdos dinâmicos apoiados em comunidades on-line. Acho que essa possibilidade é a que vai ser explorada pela White Wolf no futuro do World of Darkness.

www.paragons.com.br