A pouco mais de duas semanas da abertura das portas para a feira de Essen há cada vez mais informação sobre os jogos que irão ser lançados (podem ver muita dessa informação aqui).
Na sequência do tópico sobre a feira de Essen 2012, venho aqui iniciar um novo tópico para saber das vossas preferências.
1. Quais os jogos que vão agora ser lançados e que estão na vossa wishlist?
2. Não sendo necessário que façam parte das vossas wishlists, quais é que são as vossas apostas para o top da feira e/ou do BGG?
1. Quais os jogos que vão agora ser lançados e que estão na vossa wishlist?
Sendo eu a iniciar este tópico, coloco aqui os jogos que até ao momento mais me interessaram e porquê.
Keyflower - do autor do Keythedral, Key Harvest, e Key Market. Espero que este seja mais um jogo ao nível dos outros desta série. Reservado.
Trains - jogo ao estilo do Dominion de um autor japones. Apesar do Dominion não ser muito o meu tipo de jogo, acabei por reservar este jogo talvez por considerar que depois não será fácil de adquirir no nosso mercado. É talvez dos jogos que já reservei o que tenho maiores duvidas de se vou ou não gostar do mesmo.
Suburbia - Este é um dos vários jogos que já reservei e que está na categoria de City Building (sim, gostava muito de jogar Sim City). Podem ver aqui o video que me fez reservar este jogo.
Town Center - Mais um jogo de City Building, sendo que esta será a sua segunda edição e virá com peças de lego (a primeira edição do jogo era com peças de madeira). É um jogo de curta duração mas que parece ter algumas decisões interessantes.
Card City - E este é o meu 3º jogo de City Building, e o segundo da triologia do autor Alban Viard (mesmo do Town Center). É mais um jogo de curta duração e que tem mecanicas bastante diferentes dos dois anteriores.
Ground Floor - Jogo que ajudei a concretizar através de um projecto no Kickstarter. Agora espero é que esteja terminado a tempo de Essen… e não é que o mesmo também entra na categoria de City Building?! (começo a ver aqui um padrão nos meus gostos para esta Essen bem definido)
Skyline - Pequeno jogo com muitos dados e que veio incluido no projecto do Kickstarter do Ground Floor (por se terem atingido os $75.000. E não é que também está na categoria de City Building?!
Terra Mystica - Estou em crer que este possa vir a ser um dos sucessos desta feira de Essen (dentro da categoria de jogos mais complexos). Com muitos componentes e com ideias interessantes é mais uma das minhas apostas.
aufRUHR! - Um namoro antigo (lembro-me de ver este jogo em 2010) e que parece se vai concretizar agora com a sua edição em ingles. Não tenho grandes expectativas sobre as mecanicas do jogo nem espero nada de inovador, mas é um projecto que foi feito por estudantes de arquitectura da universidade de Artes de Berlim e que me salta aos olhos. Reservado.
Ruhrschifffahrt 1769-1890 - Mais um jogo que terá uma edição bastante reduzida e que acredito possa vir a ser mais tarde dificil de arranjar. Jogo que ganhou o prémio Hippodice de melhor protótipo complexo de 2011.
The Great Zimbabwe - Novo jogo da editora Splotter. Ainda não há muita informação disponível mas acredito que será mais um bom jogo desta editora! Aguardo impacientemente por mais informação sobre o mesmo.
Snowdonia - Do autor do Tomemo (jogo simples que comprei em Essen em 2010). Este parece ser um jogo com algumas novas ideias e que se joga em 45m. Com um design bastante interessante, também já faz parte das minhas reservas!
Spellbound - Jogo da editora Fragor Games que já se encontra esgotado e onde apenas se conhece o preço, o tema e algumas (poucas) imagens.
Love Letter - Jogo de 15m composto por 16 cartas e por regras muito simples. Vai depender do preço mas provavelmente irei trazer o mesmo na bagagem de Essen.
Antike Duellum - Jogo do Mac Gerdts, sendo uma versão para 2 jogos do Antike. O protótipo do jogo esteve no inicio deste ano na LeiriaCon mas acabei por não o experimentar. É um jogo que provavelmente irei comprar, mas não em Essen.
VivaJava: The Coffee Game - Jogo para 8 jogadores que quero experimentar antes de eventualmente comprar. Para já parece-me bastante interessante.
Archipelago - Creio que poderá ser um dos bons jogos de 2012. Não o deverei comprar em Essen… ou talvez sim…
Tzolk'in: The Mayan Calendar - Este jogo juntamente com o Archipelago são para mim dois dos fortes candidatos a melhor jogo de Essen. No entanto, devido a ser um daqueles jogos que, se quiser, acredito ser depois facil de conseguir comprar, não estou a contar trazer o mesmo na bagagem.
CO2 - Do nosso conhecido amigo Vital Lacerda, chega-nos mais um jogo da sua autoria, desta vez com a temática das emissões de carbono. Experimentei por diversas vezes o protótipo mas creio que esta versão final será bastante diferente das vezes em que o joguei. Depois do jogo Vinhos, será este mais um sucesso!? Esperamos que sim!
Kosmonauts - Quem me conhece sabe que não sou de ficção cientifica, mas este jogo pelo seu design muito diferente do habitual está a deixar-me muito curioso. Definitivamente que este será um jogo a experimentar!
… e por agora, de jogos a comentar, acho que é tudo. Ou melhor, por agora chega, mas tenho ainda outros jogos debaixo de olho
2. Não sendo necessário que façam parte das vossas wishlists, quais é que são as vossas apostas para o top da feira e/ou do BGG?
Resumindo, se tivesse de apostar no top 10 da feira de Essen ou do BGG, apostaria em (sendo que alguns dos jogos não fazem, por diferentes motivos, parte das minhas escolhas):
Tzolk'in: The Mayan Calendar
Clash of Cultures
CO2
Tokaido
Archipelago
The Great Zimbabwe
Terra Mystica
Milestones
Ginkgopolis
Keyflower
Quantos destes ficarão nessas listas? Estarei alinhado com os gostos da maioria dos visitantes e/ou utilizadores do BGG?
Acho que n tenho nenhum na wishlist, mas alguns que me pareceram interessantes, e que pus na "want to play" list:
Love Letter (embora a arte original japonesa me atraia mais)
Colonies (Vi este numa Geeklist de Sci-fi e chamou-me a atenção)
Goblins, Inc. O que há para não gostar de Goblins a construir robôs gigantes de combate?
Room 25 (Cube, o filme, versão boardgame. Parece simples, mas interessante)
Milestones A arte é bastante apelativa, e as mecânicas parecem interessantes.
Copycat (Este intriga-me muito, e gosto da arte)
Dominion: Dark Ages
As previews convenceram-me. (Edit:Este está na minha wishlist)
RFTG:Alien Artifacts
Muito, muito curioso sobre este.
Edit: Depois de ler mais um bocado sobre eles, adicionei mais alguns.
Shinobi: War of Clans (A arte é fenomenal, e as regras parecem simples. Wishlisted.)
Mutant Meeples (Parece interessante)
Exodus: Proxima centauri (O que posso dizer? Adoro temas sci-fi)
Samurai Sword (Aparentemente é um Bang! com tema oriental. Não joguei Bang! ainda, mas parece-me bem)
Space Cadets (Para além do tema, a assimetria do que cada jogador tem que fazer parece-me interessante)
Claramente me parece que estás muito mais virado do que eu para a ficção cientifica e para a arte japonesa…
Das tuas escolhas, também já olhei para o Fremde Federn e parece-me interessante (vamos ver o que sai dali), sendo que não tinha ainda visto nada sobre o Shinobi: War of Clans e fiquei curioso. Quanto ao Colonies e ao Goblins tenho alguma curiosidade mas não creio serem bem o meu tipo de jogos.
Então e quais são as tuas apostas para o Top 10?
Ora cá vai a minha lista
PARA TRAZER DE ESSEN:
Suburbia - Desenhado por Ted Alspach, conhecido pelos seus inúmeros mapas para a série Age of Steam e também pelo seus cartoons, este é um jogo sobre construções de cidades cruzado com uma componente de puzzle. A artwork do jogo captou a minha atenção e depois de ler as regras acabei por fazer a pre-order do jogo. Pode até nem vir a ser um grande jogo, mas para já tem a minha atenção.
Terra Mystica - Apesar de não constar na lista de criadores, sabe-se que Uwe Rosenberg teve um papel activo e importante no desenvolvimento das mecânicas deste jogo e isso, só por si,já é motivo de interesse. A par disso, os seus autores Jens Drogemuller e Helge Ostertag, são os responsáveis pela criação de jogos como The Scepter of Zavandor e Kaivai, reconhecidos pela sua originalidade. Mais um ponto a favor! Depois de ler as regras fiquei com a clara sensação de se tratar de um jogo complexo, único, com um tema bem original. Não espanta, portanto, que haja um hype acentuado em seu torno. Também já fiz a pre-order.
Swordfish - Este foi um dos primeiros jogos que me chamou a atenção e por se tratar de um lançamento de uma editora pequena procurei logo garantir uma reserva de cópia para mim. Um jogo para jogadores de barba rija, cheio de estratégia e originalidade. Belíssima artwork. Uma das minhas apostas pessoais mais fortes para este ano.
Brawling Barons - Criado e publicado pelos irmãos Fryxelius, promete ser um joguinho de cartas rápido e divertido. O facto de só custar €5 também ajudou
Fallen City of Karez - Lidas as regras e conhecendo o seu autor, o isrealita Elaad Goldsteen, não tenho dúvidas de que este pode muito bem vir a ser uma das grandes surpresas da feira. Um verdadeiro underdog, que faz a ponte entre um universo de fantasia e mecanismos de jogo do estilo europeu, apoiado numa das mais fantásticas artworks que alguma vez vi. Espero não me desiludir, mas tenho muita fé neste jogo. Tratando-se de uma edição kickstarted pela própria label do autor, a Goden Egg Games, optarei por trazer o jogo já de Essen com receio de depois não conseguir arranjar uma cópia com facilidade.
PARA COMPRAR DEPOIS DE ESSEN:
Seasons - Não será propriamente um lançamento de Essen, até porque o jogo já anda por aí, mas ainda assim acho importante que esteja nesta lista. Este é um jogo que já ando a salivar há algum tempo.
Myrmes - Apesar da Ystari andar afastada há algum tempo dos grandes sucessos com que começou a sua vida, ainda assim é sempre uma editora que está no meu radar. Este ano, este jogo sobre colónias de formigas, parece-me ser um jogaço. Espero mesmo que este seja um novo Caylus para a editora francesa. Tratando-se de uma editora que costuma ter um print run razoável, opto por não ocupar uma slot de Essen e compro depois à posteriori.
Clash of Cultures - Ainda não joguei o Merchants & Marauders mas as críticas são muito favoráveis e sendo este CoC do mesmo autor, fiquei logo de sobreaviso. Sempre gostei de jogos de civilização e este aparenta ser um jogo bem arrumadinho, complexo mas sem exageros, denso mas sem arrogância…diria…muito streamlined. Seguramente a comprar no rescaldo da feira de Essen…
7 Wonders: Cities - Eu sou um grande fã da série e tenho as expansões todas. Logo esta também não poderia faltar
Mage Wars - Sou um grande fã de um jogo para PC chamado Etherlords e de alguma forma este Mage Wars faz-me lembrar esse universo. As reviews alternam entre as muito positivas e as muito negativas. Só jogando. Gosto do conceito, gosto do tema, gosto das ideias. Depois da Feira hei-de mandar vir este para ver como é. Espero não me desiludir.
Le Havre: The Inland Port - Adoro Le Havre e a ideia de ter uma versão para dois que se joga em meia hora atéme dá calafrios… quero… muito… mas só depois de Essen!
JOGOS QUE PODEM OU NÂO AINDA VIR A SER ADQUIRIDOS:
Winter Tales - Agrada-me o conceito, agrada-me a arte, mas ainda não fez clic…
Kemet - Tal como o anterior, gosto da ideia e gosto do aspecto. Também gosto da Matagot, mas ainda estou na dúvida.
Slavika - Tenho de ler melhor as regras, mas pareceu-me bem catita e o preço nem é mau
Quanto à segunda questão, sobre quais os jogos que deverão ter mais buzz, a minha aposta vai para:
Clash of Cultures
Terra Mystica
Tzolkin
CO2
Among the Stars
Archipelago
Snowdonia
Myrmes
Ground Floor
Yedo
Bem, após olhar a minha wishlist, a maioria dos jogos que escolhi são cooperativos, vá-se lá saber porquê. Não sou o maior fã do mundo de cooperativos, mas gosto de alguns (entre outras escolhas). Anyway, aqui ficam as minhas escolhas:
Shadows over Camelot: The Card Game
Versão light do Shadows Over Camelot, um jogo com algum prestígio. Semi-cooperativo, com elemento traidor, numa fracção do tempo do original. A considerar sem duvida.
Countdown: Special Ops
Modular board, adjustable difficulty, competitive, co-op, maybe a traitor maybe not,single play or campaign, ability to level up… em 30 minutos. Preciso de dizer mais alguma coisa?
Fallen City of Karez
Eurogame de fantasia, semi-cooperativo, onde construimos uma cidade próspera e masmorras com monstros para que os outros jogadores possam lá ir gastar/ganhar recursos. Só a coragem para criar algo assim já me dá vontade de experimentar o jogo (ouviste Stormrover? :P)
The Legend of Andor
Jogo cooperativo de fantasia, onde há cenários próprios, com uma narrativa pelo meio. Parece algo muito interessante (já deu para perceber que gosto de fantasia). A versão da Kosmos é em alemão, o que me complica um pouco as coisas, visto que o meu entendimento de alemão é nulo, por isso acho que vou esperar pela edição da FFG.
Seasons
Incluo este jogo apenas por uma questão de completismo da lista, porque já o tenho (fui um dos vencedores do concurso Season no BGG e a Asmodee já me enviou o jogo, que me chegou na última quarta-feira - interessados em experimentar digam coisas). Muito semelhante a Magic, mas com escolha de acções pré-determinadas pela sorte dos dados e com gestão de recursos. É um hibrido Euro/AT, embora o flavor esteja lá todo. A arte é espetacular. (curiosamente é o primeiro jogo da minha lista não cooperativo).
Room 25
Um jogo semi-cooperativo, ao estilo do filme Cubo (um dos meus favoritos), onde um dos elementos pode ser um traidor. Alguém sabe dizer: tensão?
Exodus: Proxima Centauri
Um jogo ao estilo de Eclipse ou TI3, mas diferente o suficiente para demonstrar o seu próprio valor. Algo que me chamou a atenção e que gostaria de experiementar, mas não obrigatoriamente de comprar. Primeiro experimenta-se.
Space Cadets
Este chamou-me a atenção por me parecer um dos jogos mais inovadores. Imaginem o Star Trek, onde cada ocupante da nave tem a sua função específica. É o que se passa aqui. Cada jogador tem a sua função e a sua maneira específica de jogar. Cada jogador tem um mini-jogo dentro do jogo que lhe permite cumprir a sua função. Pela leitura das regras (na diagonal) fiquei com a ideia que este é um jogo a comprar a qualquer custo, nem que seja só para a palhaçada de jogá-lo completamente perdido de bêbado. PS: Cooperativo.
Ground Floor
Por estranho que pareça, este foi o jogo que mais me chamou a atenção. Nada como um económico puro, que emula… a criação de uma empresa. A mecânica, embora não traga nada de inovador, conquistou-me só pela ideia de construir o próprio edificio da empresa, e cada andar ter uma habilidade especifica. Contem comigo para jogá-lo se alguém o comprar primeiro que eu.
P.I.
Jogo de dedução, em que temos de descobrir qual é o caso de um dos outros jogadores, utilizando as pistas recolhida ao longo do jogo. O facto de ser um jogo de Martin Wallace, dá logo a ideia que ser bem desenhado. Agora resta saber se resulta. A considerar.
Atlantis Rising
Este jogo define-se como: Worker placement cooperativo. Só a ideia chamou-me a atenção. Depois de ver alguns videos, fiquei convencido de ser um jogo interessante de manter sob o meu radar.
Entre outras coisas que me chamaram a atenção, creio que alguns dos jogos que podem vir a ter sucesso são:
Expansões:
Mage Knight: Lost Legion
Eclipse: Rise of the Ancients
7 Wonders: Cities
Quarriors! Quest of the Qladiator
Race for the Galaxy: Alien Artifacts
Jogos:
Dixit 3
Clash of Cultures
Dominion: Dark Ages
The Cave
City of Horror
Keyflower
Smash Up
Já nem me lembrava de que o Terra Mystica tinha tido uma ajuda do Uwe Rosenberg. Acho que na altura li algures que tinha sido ele a escrever as regras (mas depois de ler tanta coisa posso estar a fazer confusão). No entanto, foi também por saber que o Uwe estava metido neste jogo que acabei por fazer a pre order.
O Swordfish, leste as regras? Eu já olhei por alto para o jogo, mas este é mais um titulo que como tantos outros nesta feira está mais caro do que eu gostaria. 45 EUR? Para já vou passar…
O Brawling Barons é capaz de ser engraçado e por 5 EUR sou capaz de ainda o ter em conta!
Tens ainda o Myrmes, mas esse tal como tu, devo deixar para ver depois de Essen…
Quanto ao Le Havre para 2 jogadores, hum… não sei porquê mas faz-me lembrar o Caylus Magna Carta, que não sendo um mau jogo, para o jogar, prefiro demorar mais um bocado e jogar o Caylus. Quase que não jogo Le Havre, mas a jogar a 2, acho que mais vale jogar o original… ou não
Ora aqui está uma lista que foge em muito aos meus gostos.
O Countdown: Special Ops até que gostava de experimentar, mas não é jogo que pense comprar.
O Fallen City of Karez parece-me com fantasia a mais para o meu gosto, mas o tabuleiro está mesmo muito bonito!
O Seasons está ao mesmo nível que o Countound, isto é, gostava de experimentar mas tenho algumas dúvidas que seja o meu género de jogo.
Da tua lista temos em comum o Ground Floor. Com gostos tão diferentes até fico com medo de o ter reservado…
Sem dúvida que os nossos gostos são bastante diferentes. Basta olhar para o estilo de jogos que tens na tua lista e para o estilo que há na minha. Mas, por vezes lá aparece um ou outro que coincide e lá nos conseguimos desafiar um ao outro (ainda me lembro do nosso jogo de Imperial :)).
Por outro lado até é bom: se não gostares do Ground Floor já sabes o que fazer com ele. Eheehheeheh.
[quote=costa]
Fallen City of Karez - Lidas as regras e conhecendo o seu autor, o isrealita Elaad Goldsteen, não tenho dúvidas de que este pode muito bem vir a ser uma das grandes surpresas da feira. Um verdadeiro underdog, que faz a ponte entre um universo de fantasia e mecanismos de jogo do estilo europeu, apoiado numa das mais fantásticas artworks que alguma vez vi. Espero não me desiludir, mas tenho muita fé neste jogo. Tratando-se de uma edição kickstarted pela própria label do autor, a Goden Egg Games, optarei por trazer o jogo já de Essen com receio de depois não conseguir arranjar uma cópia com facilidade.[/quote]
Mim vai receber uma cópia de borla em casa
(já que não vou a Essen, faço fosquinhas … )
Quando ela chegar, I'm in para o jogo de estreia.
+1
o ETA está para fim de Novembro… (tinha a possibilidade de pickup em Essen… mas uma vez que não vou … e a golden egg só vai processar os envios após Essen)
[quote=Asur]Estou interessado em saber mais sobre o The Great Zimbabwe, e é isso.[/quote]
Para já, sabe-se pouco sobre este jogo para além de ser um Splotter, haver umas imagens AQUI, e de indicarem ser um jogo de conversão de recursos ao estilo DESTES. Acho que, para já, onde se conseguem ver algumas coisas minimas é AQUI.
[quote=BlakenDorf]
Exodus: Proxima Centauri
Um jogo ao estilo de Eclipse ou TI3, mas diferente o suficiente para demonstrar o seu próprio valor. Algo que me chamou a atenção e que gostaria de experiementar, mas não obrigatoriamente de comprar. Primeiro experimenta-se. :)[/quote]
Mais informação sobre este jogo disponibilizada AQUI.
[quote=tmgd]O Swordfish, leste as regras?[/quote]
Li sim senhor e gostei muito. É a minha grande aposta pessoal para este ano
A minha lista: https://boardgamegeek.com/geeklist/147122/essen-2012-3-t-shirts-boxers-and-lots-of-empty-l
Leilão: https://boardgamegeek.com/geeklist/146909/essen-2012-no-postage-auction-list
Mathtrade: https://boardgamegeek.com/geeklist/147056/essen-spiel-2012-no-shipping-math-trade
JÁ CHEGÁMOS ???!??!?!?!?
[quote=nbs]JÁ CHEGÁMOS ???!??!?!?!? [/quote]
Faltam 15 dias
Mais um jogo para juntar à lista dos jogos a trazer de Essen
Mercurius - Bem sei que é uma blind bet, mas há aqui qualquer coisa que me intriga. Fiz hoje a pre-order… logo se vê o que vale