XLIII Encontro de Boardgamers de Lisboa - Abril 2010

O que é o Encontro dos Boardgamers de Lisboa?
É um encontro realizado na terceira sexta-feira de cada mês e no sábado seguinte, com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. O ambiente é de descontração pois ganhar é algo que fica sempre remetido para segundo plano.

A quem se destina?
O encontro é de carácter público, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda. Saber as regras dos jogos não é um requisito pois haverá sempre alguém disponível para as explicar rapidamente.

Tenho de me inscrever? Paga-se alguma coisa?
Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição nem pagamento, é só mesmo aparecer, mesmo que seja apenas num dos dias.

Vejo indicados dois locais para o encontro, podem explicar melhor?
Na sexta-feira o encontro é na PassionFruit, entre as 18h00 e a 1h00 da manhã. No sábado o encontro é no AlCafé das 15h00 até às 2h00 da manhã. Dentro deste horário podes aparecer quando quiseres.

Que jogos se jogam?
Existem sempre jogos de todos os géneros: de tabuleiro, só de cartas, uns mais simples, outros mais complexos, todos eles com os mais variados temas. Uma coisa é certa, a diversão é garantida pois não será difícil encontrares jogos adaptados aos teus gostos, sendo cada encontro uma oportunidade de conheceres jogos novos.

Mas os jogos são de quem?
Os jogos disponíveis são trazidos voluntáriamente por alguns dos participantes. Também tu podes trazer jogos que queiras jogar no encontro... talvez aquele teu jogo que ainda não estreaste, por certo haverão pessoas dispostas a explicá-lo e a jogá-lo contigo.

Então e onde se come e bebe?
Sexta na Passion Fruit tens várias alternativas de comida e bebidas, e podes jantar o menu de pratos do dia + bebida por 6,50 euros. Quanto ao sábado, no AlCafé, existem bebidas e comida disponíveis para consumo, também com jantares.

E quais as possíveis utilizações desta página de internet?
Alguns dos participantes usam-na para informarem quais os jogos que vão levar e angariarem desde logo jogadores para os mesmos, outros aproveitam para pedir que alguém leve um jogo em particular. Podes também usá-la para te apresentares ou simplesmente meteres conversa connosco.

O dono da MagicPool decidiu começar a cobrar um consumo mínimo de 5 euros, devido ao nosso baixo consumo. Por esse facto, e através de dica do Judd , conseguiu-se uma alternativa no Alcafé, um café arábe e português. Podemos utilizar o espaço a partir das 15:00 (ou mais cedo) até às 2:00 da manhã. Também terá pratos e sandes, para com o nosso jantar podermos ajudar a custear a utilização do espaço. Fica praticamente ao lado da rotunda da Estefânia (em frente ao jardim) e a estação de metro mais próxima é a do Saldanha.

Sounds good to me!

É melhor é editar o main topic acima de forma a evitar confusões, foi alterado no "onde se come e bebe?" mas esqueceram-se aqui:

[quote]Vejo indicados dois locais para o encontro, podem explicar melhor?
Na sexta-feira o encontro é na PassionFruit, entre as 18h00 e a 1h00 da manhã. No sábado à tarde o encontro é na Magic Pool da 16h00 até às 2h00 da manhã. Dentro deste horário podes aparecer quando quiseres.[/quote]

Infelizmente para mim não vai dar para ir no Sábado senão estaria lá com todo o gosto. Novos sitios são sempre óptimas oportunidades de divulgar e espalhar o "hobbie".

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

Tiago é desta?

já que finalmente se arranjou um sitio de inicio ao fim sem ter de haver relocacao (mt bom :D) proponho experimentar-se o 1856 do pedro e da elsa (se eles quiserem ofc :p)

que dizem ?? :D

Sexta feira:

Após uma pequena conferencia com o Tiago sobre sexta apresentam-se as seguintes propostas para sexta-feira para se angariar interessados:

Junta (Se arranjar-mos +5 jogadores)

Maria - +1 jogador

Imperial (normal ou 2030) - +2 ou 3

Through the Ages - +1 jogador(e alguem que leve o jogo :x)

quem entra?

Afinal devo ir ao encontro mensal na 6ª feira á noite no Passion Fruit.

Mesmo assim não vou no sábado pois vou aproveitar para ir promover o evento dos boardgamers nas Caldas da Rainha, alguem quer vir? Tongue out

Estou aberto a ideias e sugestões para 6ª.

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

Through the Ages posso levar

Maria gostava de experimentar

Imperial - com tantas opções boas, dispenso este

Junta - upa upa!!! Tongue out

[i][b][url=https://www.tujogas.com/P/coluna_view.cgi?coluna_id=12]A Fortaleza[/url][/b][/i] no [url=https://www.tujogas.com/][img=60x30]https://www.tujogas.com/images/logo_03.jpg[/img][/url]

No Sábado está óptimo!

Se der eu entro. A que horas querem começar?

Raios, tarde demais!!!, ainda não é dessa que jogo Through the Ages.

Mas para a próxima guardem um lugar para mim, para ver se os videos do Vasco serve de facto para aprender jogos!

Eu gostava de experimentar outra vez, até porque joguei umas quantas regras erradas da 1,5 vezes que joguei!

[quote=Strilar]Estou aberto a ideias e sugestões para 6ª.[/quote]

Liberty Roads

RAF: The Battle of Britain 1940 - 2 Players

Advanced Squad Leader

Red Star Rising

Tenho mais umas idéias, mas como sugestões dou estes para escolheres!! Cylon

[i][b][url=https://www.tujogas.com/P/coluna_view.cgi?coluna_id=12]A Fortaleza[/url][/b][/i] no [url=https://www.tujogas.com/][img=60x30]https://www.tujogas.com/images/logo_03.jpg[/img][/url]

Sexta a noite, pode ser?=P

Pode ser, para começar cedo tipo 19:00?

Devemos chegar por essa hora, pode ser sim=)

[quote=Firepigeon]

Liberty Roads

RAF: The Battle of Britain 1940 - 2 Players

Advanced Squad Leader

Red Star Rising

Tenho mais umas idéias, mas como sugestões dou estes para escolheres!! Cylon

[/quote]

Ou seja.. Wargame, Wargame, Wargame OU Wargame... Fighting

Junta it is then, se ainda houver lugar para me ensinarem a jogar isso. Tongue out

*post longo sobre Wargames*

Embora perceba perfeitamente que Wargames sejam muito apelativos ainda continua a ser algo que não me "atrai" muito, é certo que ainda não experimentei jogar esses jogos de "pelos no peito" como vocês dizem, mas para mim é um tipo de jogo que acho que iria gostar mais de jogar num computador no que num tabuleiro.

Acho que existem várias "barreiras" psicológicas que preciso ultrapassar para estar mesmo com vontade de jogar um jogo desses, o factor tempo é certamente um desses mas não é desculpa pois não tenho problemas em jogar jogos demorados.

O facto de wargames serem jogos mais sérios e estratégicos, tambem não ajuda, porque quando estou com uma "cambada" de amigos e depois de um dia cansativo de trabalho apetece-me mais relaixar, descontrair e "apalhaçar". Não estou a dizer que seja impossivel dar gargalhadas num wargame mas é algo bem mais frequente num jogo "light" ou num party game.

Outro factor que é sem duvida para mim o maior "problema" é o facto de wargames serem normalmente "mano-a-mano" para 2 jogadores. Nas noites de boargamers gosto de tentar jogar e conviver com a maior quantidade de pessoal possivel, do que passar a noite toda apenas com UMA pessoa a jogar UM jogo. Para além do facto de eu gostar bastante de jogos que tenham alianças/traições entre jogadores, ou várias frentes de batalha, cada uma controlada por um jogador diferente. Alguns exemplos disto são jogos como Diplomacy, Shogun, Vinci, que são todos completamente diferentes entre si, mas têm pelo menos um desses factores em conta.

Para jogar um jogo mano-a-mano a mover tropas um contra o outro prefiro alternativas como card games (L5R) ou jogos de miniaturas (MageKnight por exemplo) se bem que isto não é um ponto obrigatório, já olhei várias vezes para o "CCA" que o Tereso costumava jogar muito antigamente e acho que talvez pudesse ser um bom "gateway" para me iniciar nos Wargames eventualmente.

De qualquer maneira, continuo a achar que um jogo para passar 3+ horas num mano-a-mano contra alguem que é uma opção bem melhor no caso de eu ir a casa de um amigo para jogar isso (ou ele vir a minha casa) do que para um encontro com muita gente como as noites dos boardgamers.

Mas fica descansado... converter-me aos Wargames é algo que está nos meus planos para fazer em algum ponto no futuro ainda por determinar. Cool

sexta plas 19h!

Nuno, qualquer dia editas um livro :D

/p>

ha wargames bem rápidos e não precisam de demorar a noite toda :p

Mtas vezes acontece mas se reparares pelo menos no meu caso é se o jogo for a primeira vez que se está a jogar. As regras dos jogos nao costumam ser faceis e para evitar erros que destruam a experiencia é preciso reler mta coisa durante o jogo ou verificar se esta tudo correcto. Isto com 3 jogos no cinto passa a irrelevante (excepto em casos pontuais) e o tempo de jogo reduz mt tambem.

Wargames são os jogos onde se repara mais a redução de tempo quando a quantidade de jogos jogados aumenta imho, o de 4h passa sem problemas para 2h na segunda jogada (se ninguem se eskecer das regras :p)

CC:A, Memoir 44, Battlelore sao bons iniciantes e demoram se tanto 45mins a 1h mas não dao uma experiencia igual a um PoG, CC:E, AVL ou ASL(SK1) na minha opiniao