E pronto, finalmente joguei Dogs
Ahoy, :)
Curti bué fazer a town. Estava em bastante antecipação quanto à sessão de ontem. Acabou por não funcionar bem...
Acho que o pessoal ainda tem um bocado que aprender quanto à maneira como o sistema é suposto funcionar.
Como sempre, coloquei um post na Forge.
Cheers,
J.
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 1173 leituras
RPG Geek
Dogs, Nar, e as dúvidas que subsistem
em Sábado, 13/05/2006 - 23:36
Hey João!
Li o teu AP na Forge, e estou a ler o teu blog [ainda só li a parte do L5R, mas gostei da maneira como te apercebeste do que era o Nar, trés cool ;)], e isto é a 1ª coisa que faço no Portal desde que voltei de Fátima! :D
Tenho algumas questões sobre o teu AP de Dogs:
1-As coisas que apontas sobre os Irmãos, logo no início do post, o que são?
2-Porque foram os irmãos Cyrus e Nathaniel confrontar os outros irmãos lá a casa do pai, e porque é que isso é um conflicto?
3-Porque é que é um conflicto o facto da irmã querer levar o puto para casa?
4-Achas que o que correu mal no teu jogo foi a maneira como tu (gm?) jogaste, ou como os jogadores jogaram? A questão é pertinente, porque as grandes questões podem vir dos personagens (por ex., vencer um problema de alcoolismo, embora isso não me pareça uma questão assim tão importante {ou talvez seja, vício num jogo de paladinos do oeste!}) ou serem apresentadas pelo gm ao longo do jogo.
Tinha outras questões, mas essas prendem-se mais com o AP em si do que com as minhas questões sobre Nar acima.
Nada na descrição do que é Nar (e nos exemplos que vão sendo apontados aqui e ali) aponta para que o que se passou na tua sessão seja Nar - não vi grandes decisões a serem tomadas. O Dogs não é suposto ser sobre isso (tal como os jogos Nar)? Ou estou a interpretá-lo mal?
A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador
Dogs
em Domingo, 14/05/2006 - 01:20
Hey, Rui, :)
Benvindo de volta. :) Espero que tenhas tido uma boa viagem.
Tenho algumas questões sobre o teu AP de Dogs:
Deixa-me começar por aqui. Embora aqui no abreojogo, este thread esteja no fórum de AP, na Forge, não está. O meu post na Forge não era bem de AP, mas sim de pedido de ajuda específico no sub-forum da lumpley games.
Isto para responder a esta outra parte:
Nada na descrição do que é Nar (e nos exemplos que vão sendo apontados aqui e ali) aponta para que o que se passou na tua sessão seja Nar - não vi grandes decisões a serem tomadas. O Dogs não é suposto ser sobre isso (tal como os jogos Nar)? Ou estou a interpretá-lo mal?
Provavelmente, estás a interpretar bem. Existiram alguns momentos desses. Só que não foram evidenciados no meu post porque essa foi a parte que correu bem. :)
Já agora, o meu preferido foi quando o Mariano chegou a casa de Brother Newton e Brother Virgil ainda estava a dormir. Ora Borther Virgil tinha a obrigação de estar a trabalhar no campo, mas Brother Newton, como pai dele, tinha a obrigação de prover stewardship (liderança/autoridade/educação/responsabilidade por) ao filho. Como tal, o Mariano teve que decidir quem é que estava "em falta" na situação e engajar em conflito com ou o Brother Newton ou o Brother Virgil. O Mariano escolheu o Virgil, e ao fazê-lo, fez um statement em jogo que naquela altura, naquelas circunstâncias, o jovem era mais culpado que o pai. Foi temático e cool. :)
Quanto às tuas perguntas específicas:
1-As coisas que apontas sobre os Irmãos, logo no início do post, o que são?
São os conflictos inciais de cada personagem. Fazem parte do sistema de criação de personagens. Basicamente, quando finalmente tens os números todos postos no sítio, tens de te virar para o GM e anunciar uma coisa que o teu personagem espera ter conseguido durante o seu tempo de treino. Depois, vamos para os dados e ou consegue ou não consegue. O B0rg foi o único que não conseguiu e foi só porque eu tive uma granda paia no dados.
2-Porque foram os irmãos Cyrus e Nathaniel confrontar os outros irmãos lá a casa do pai, e porque é que isso é um conflicto?
Er... não, os NPCs Nathaniel e John confrontaram os PCs Nathaniel e Cyrus para os "obrigarem" a ir já a casa do pai e punirem-no. Os PCs não queriam ir. Sempre que um (N)PC quer algo e outro (N)PC quer algo diferente, isso é um conflito. Aliás, isso é a definição de um conflito, eu quero uma coisa e tu queres outra...
3-Porque é que é um conflicto o facto da irmã querer levar o puto para casa?
Esse facto só por si não é um conflicto. O conflicto está na irmã querer convencer os PCs a autorizarem-na a fazê-lo, já que Brother Virgil não tinha nada a ver com Sister Lavinia, sendo que nem sequer eram da mesma família. (Na Faith, toda a gente se chama Brother Something ou Sister Something...)
4-Achas que o que correu mal no teu jogo foi a maneira como tu (gm?) jogaste, ou como os jogadores jogaram? A questão é pertinente, porque as grandes questões podem vir dos personagens (por ex., vencer um problema de alcoolismo, embora isso não me pareça uma questão assim tão importante {ou talvez seja, vício num jogo de paladinos do oeste!}) ou serem apresentadas pelo gm ao longo do jogo.
Não sei. Acho que o principal problema foi pura e simplesmente não estarmos a jogar o jogo correctamente. Falta de domínio das mecânicas ou falta de entendimento da maneira como as mecânicas influenciam e se relacionam com a história, talvez.
A resposta a esta pergunta é precisamente o que eu pretendo obter com o thread na Forge...
Cheers,
J.
Cheers,
J.
Pronto, estou oficialmente
em Segunda, 15/05/2006 - 15:41
Pronto, estou oficialmente curioso com 2 rpgs, o PTA e Dogs.
Especialmente claro para saber as mecanicas do Dogs, o conceito parece-me bem interessante sem duvida do rpg em si.
"I think i´ve had a evilgasm!"