Qual o vosso setting favorito?

Retrato de MGBM

Eis a minha pergunta, qual o setting ou mundo de RPG que vocês gostam mais de jogar, como jogador ou GM, independentemente das regras e se é ou não publicado comercialmente.

E qual o setting que gostariam mais de jogar no futuro.

Para mim são a Era Hyboriana de Conan e, no futuro, o setting do Warhammer 40000.

Quais as vossas escolhas?

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.
Retrato de Rick Danger

ready SET go

Ultimamente, dou mais atenção ás personagens e à sua história do que ao "grand scheme of things", ou seja, valorizo pouco o setting. No entanto, se há algum RPG que eu jogo pelo setting é Call of Cthulhu, poderá ser esse o meu favorito. Quanto à pergunta específica de um setting futurista, penso que será Cyberpunk 2020 ou o Armageddon de Witchcraft.

Retrato de jrmariano

Hmm...

Existem uns quantos settings que me deixam embasbacado apesar da sua complexidade ou estramheza ou até simplicidade e familiaridade:

Exalted, pelo seu carácter épico e síntese de elementos fantásticos;

Tribe 8, pela sua estranheza e capacidade de opressão;

Engel, pelas suas imagens neo-góticas e pela sua simbologia angélica;

Polaris, devido à sua natureza etérea e quase onírica;

Mage: The Ascension, pela síntese de ideas pós-modernas associadas à magia;

Unknown Armies, porque pega nas ideias do Mage e adiciona-lhe terror e um pouco de Tim Powers;

Stormbringer, pelo anti-heroísmo e a suas ideias fantásticas sword & sorcery;

Existem mais... deixem-me pensar um pouco. :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Retrato de MGBM

Ooops

Quando disse E qual o setting que gostariam mais de jogar no futuro. estava a querer dizer um setting que ainda não foi publicado ou escrito mas que vai ser proximamente.

Hehehehe.

----
I know this: if life is an illusion, then I am no less an illusion, and being thus, the illusion is real to me. I live, I burn with life, I love, I slay, and am content.

Oh dúvidas, oh horror

Neste momento tenho 3 settings que para mim são brutais (sem ordem):

- Don't Rest Your Head, que mais posso dizer, Mad City é para mim como um camião de chocolates para ... mim! (eu gosto de chocolates), é coerentemente insano e brilhante, com o risco de me induzir a divertir-me mais com os aspectos específicos do universo do que propriamente com a coerência da história, mas o que o torna maravilhoso é que isso é o que é suposto ser feito, porque a sua insanidade não quebra a história mas sim ajuda a contá-la;

- Exalted, porque é fantasia/medieval/magitek/anime/oriental, numa altura onde existem umas 4/5 forças nenhuma delas irrelevante e qualquer uma delas pode a qualquer momento lançar o mundo para a rotura total, o mais divertido é que podes ser qualquer uma delas hehe;

- Vampire, The Masquerade, aqui estou em dúvida se gosto apenas do feeling e da cor do setting do que propriamente da suas especeficidade. Gosto do ambiente Bizantino e quase Kafkiano da Camarilla e de toda a sua estrutura ritualistacamente opressiva, agora a maneira como eles traduzem isto para a pratica muitas vezes deixa muito a desejar.

De futuro gostava de explorar um bocado mais Vampire, The Masquerade, embora tenha jogado muitos dos meus primeiros anos nele acho que ainda não o apanhei bem.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Retrato de Verbus

É um que nunca joguei e

É um que nunca joguei e provavelmente nunca jogarei: GURPS Voodoo: The Shadow War. Poderia dizer também o de Unknown Armies, mas esse não distingo do sistema, e não acho que se possa separar. De resto, eu jogo tudo.

Tragedy is when I prick my finger, comedy is when you fall down a hole and die.

- Mel Brooks -

Todos os settings tem o seu

Todos os settings tem o seu lado bom pelo quenão acho que valha a pena fazer referencia a algum preferido (também não tenho preferido).

Agora quanto a algo que gostava de jogar no furturo, bom nao sei se alguem está a criar algo ou se já foi criado algo desse genero mas existe um jogo para PC chamado Arcanum - of steamworks and magika obscura. (penso ser assim que se escreve). É um mundo exelente onde a magia e a tecnologia estao em constante conflicto, alias ambas causam interferencias umas com as outras. Um mago não se pode aproximar muito de um comboio ou pode danificar a maquinaria, mas por outro lado a grande presenca de maquinaria também faz com que as magias de um mago comece a falhar ou a acontecer coisas estranhas aos spells. Acho que de qualquer maneira dava para um RPG exelente um setting assim.

"The heavens burned,
The stars cried out,
And under the ashes of infinity,
Hope, scarred and bleeding, breathed its last."

Retrato de João

The Known World

O meu setting favorito é este:

The Known World

Mas não sei se alguma vez jogarei nele.

Basicamente porque, na linha do que disse o Rick Danger, tendo a valorizar cada vez menos settings e enredos pré determinados em favor de settings desenhados em pinceladas largas, que possam ser melhor detalhados durante o jogo, preferencialmente com o contributo de todos os jogadores.

Mesmo assim, o setting de Artesia exerce um grande fascinio sobre mim (old habits die hard).

Quanto ao futuro, sempre sonhei (desde o velho Rogue Trader) jogar (ou mestrar) no universo do Warhammer 40K, mas depois do que a Black Industries infligiu ao velho setting do Old World (conforme apresentado na primeira edição do WFRP), devo confessar que me sinto algo céptico.

Retrato de jrmariano

Er,,,

Eu sei que sou sempre a mesma coisa, mas se vais jogar Artesia com alguém o provável é que vás jogar comigo já que também o tenho e está na minha lista a jogar. :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Retrato de João

Ha,,,

És sempre a mesma coisa... ;-)

Retrato de Demonknight

Dos setting de D&D que li o

Dos setting de D&D que li o que mais gostei até agora é mesmo do recente Eberron, não sendo adepto de campanhas num setting pré-feito gosto muito do estilo de Eberron.

De resto gostava de experimentar Dark Sun ou Ravenloft

"I think i´ve had an evilgasm!"