Ideia para um Evento de RPG

Ando a acompanhar a GenCon através de blogues e podcasts e também a reflectir sobre a última RPGCon no Brasil e, depois de ler sobre o sucesso do GameDay em Coimbra, tive uma ideia.

Pouca gente que tenha um grupo de jogo bem estabelecido aqui em Portugal sente uma grande necessidade de levar a sua campanha para um Evento de RPG mas por outro lado a população de jogadores é tão pequena que para os jogos que não sejam do agrado de todo grupo dificilmente existirão muitas oportunidades para estes serem jogados.

Acho que um encontro ou uma mini-convenção que tivesse esse foco tipo "show & play" era uma ideia interessante. Além disso podia-se incentivar o playtest de jogos desenvolvidos pelos designers wannabe aqui da nossa praça.

Parece que vai haver uma LisboaCon em Novembro. Será que vai haver um cantinho e interessados para tal mini-evento?

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Bring it!

Pois... eu também olho para o GenCon e afins e *suspiro*...

Cá em Lisboa nem lojas com espaço para jogar há... :(

Explica lá o que é essa LisboaCon em Novembro. E sim, eu estaria interessado. :)

---------------------------------------------------------

"D&D" http://jrc589.googlepages.com/

"D&D" http://grou.ps/silverymoon

Clarificação

A LisboaCon (nome que eu lhe arranjei mas ainda não sequer oficial), vai ser o encontro nacional de jogos de tabuleiro na senda da LeiriaCon, TrincaCon, CaragoCon ou RiaCon.

A ideia é juntar entusiastas de jogos, principalmente de tabuleiro, e jogar muito em dois dias com mini-eventos associados. Apesar de não se ter encontrado o local do evento a data já está marcada e podes ver mais info, aqui: http://www.abreojogo.com/node/6204

Na última LeiriaCon levei uns quantos jogos de RPG e jogamos um pouco. Haviam muitos curiosos mas poucos se juntavam ou queriam saber mais. De qualquer modo pessoal completamente novato jogou RPG graças ao Ricardo Madeira, eh eh! :)

Gostava de aproveitar a oportunidade da LisboaCon para lá organizar o mini-evento de que falei aqui. Não sou muito bom na parte da organização mas conheço gente em LX que deve alinhar e muita gente que anda desejosa de ter uma oportunidade para jogar RPGs novos (ou pouco comuns) numa ocasião diferente.

Como gostavas de participar? Sei que és grande fã de D&D. Queres apresentá-lo num one-shot? Experimentá-lo noutro setting a que não estejas habituado? Ou fazer um pequeno workshop de como correr aventuras feitas ou dar uma palestra sobre "D&D 3.5 vs 4.0" ou "Pathfinder vs D&D 4.0"?

Aceitam-se sugestões! :)

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Sign Up

Bom, se o pessoal da organização estiver de acordo que se organize este evento, então podes contar comigo para ajudar no que conseguir. Terei todo o gosto. Não tenho grande experiência nestas coisas, pois nunca participei em nenhum encontro de RPG, nem de boardgames, dos quais conheço muito poucos - essencialmente Descobridores de Catan e Munchkin (conta como BG?).

Organizei vários torneios de Legend of the Five Rings (CCG), mas era algo completamente diferente. Era direccionado especificamente para uma comunidade mais ou menos coesa, e com o apoio de lojas especializadas (Devir e Runadrake).

Creio que conseguimos alguma divulgação do evento de RPG. Ontem lembrei-me, por exemplo, de pedir a algumas editoras que têm colecções de livros de fantasia para colocarem um pequeno anúncio nos seus sites . A "Saída de Emergência", a "Presença" e a "Europa-América", todas elas têm alguma tradição de publicação de títulos que ligam directamente com muitos dos temas abordados em RPG. Mesmo alguns jornais (até os pequeninos, de circulação gratuita) podem aceder a falar um pouco sobre a iniciativa.

De resto, eu voluntario-me no que puder ajudar. Vou numa de - como diz o Tularis mais abaixo - conhecer malta nova e passar um bom bocado. Não sou, no entanto, muito experiente no que respeita a RPG. Tal como referiste, sou entusiasta de D&D, e mesmo assim estou longe de ser um "entendido na matéria". Terei todo o gosto em ser DM para jogadores novos, até mesmo em termos de idade, pois sempre tive muita paciência para ensinar jogos a malta nova. Nos tempos de L5R iam-me sempre buscar para ensinar os miúdos a aprender o jogo.

Sobre as tuas sugestões, tal como referido, não sou ninguém para me pronunciar sobre 3.5 vs 4.0 vs PFRG (Pathfinder). Conheço e jogo em 3.5, conheço muito mal 4.0, e estou prestes a entrar com o meu grupo em PRPG. Mas deixo como sugestão que se chegue a consenso sobre o "modelo a apresentar". D&D já é suficentemente confuso para apresentar a malta nova, e se começamos com um "olá, vamos jogar D&D... errrr, já agora, temos três sistemas diferentes à escolha..." somos capazes de criar um bicho de sete cabeças.

Eu também gostava de em Setembro ir ao D&D Day do pessoal de Coimbra, mas lá está... tanto eu como o meu grupo não entrámos no barco 4.0, e portanto cheira-me que a ir lá, vou fazer figura de urso, ou então fico sentadinho a um canto como "o tal gajo de 3.5".

Agora, em termos de sugestões... era bom termos uma ideia de quem iria a este evento, e à procura do quê. Seria interessante ter pelo menos um ou dois titulos diferentes para apresentar, e saber para onde encaminhar os novatos, e para onde encaminhar os "experts". Convém não inundar o campo com muita coisa, para não correr o risco de "espantar os pardais". O ideal talvez fosse ter um núcleo de D&D 4.0 para novos interessados, e ter um outro jogo de RPG, com outro sistema, para servir de exemplo - talvez L5R sistema D10, ou algo que não fosse muito complexo em termos de história (por exemplo, Vampire é um role muito interessante, mas só o tempo que levaria a explicar o ambiente daquilo, passava-se o fim-de-semana...). E depois, eventualmente ter um outro núcleo para os "já conhecedores da matéria" se conhecerem um bocadinho e trocarem experiências. Eu teria todo o gosto em mestrar uma mesa para o pessoal do Tá Quinas, e brindá-los com um TPK à boa maneira 3.5...

Tou a brincar, Tularis... tou a brincar!

Hmm...

O meu foco do evento não era propriamente só divulgar o RPG a quem nunca jogou mas também juntar pessoal que normalmente não joga uns com os outros ou que tem dificuldade em arranjar gente interessada em jogar aquele jogo espectacular que o seu grupo não mostra em interesse em experimentar.

De certo modo serviria para reforçar a base de jogadores e fãs. Porquê pensar só nas pessoas que podem nem estar interessadas em jogar quando podemos jogar com pessoal afim de se divertir a jogar RPG? Eu sei que parece um pouco extremista mas não é a minha intenção. Precisa-se de "conquistar" primeiro os mais interessados e não o contrário senão a pirâmide fica invertida e cai sem apoio estrutural.

É preciso que hajam aficionados do mini-evento que garantam futuros acontecimentos parecidos para que se organize outro tipo de iniciativas.

É verdade que o RPG é uma experiência difícil de definir através da leitura da sua descrição num livro e só jogando é que em última análise se sabe se se gosta realmente. Mas com tanta informação espalhada por aí existe realmente alguém que apareça no contexto do mini-evento sem já ter ouvido algures acerca de RPGs?

Portanto seja qualquer jogo que se queira levar desde que haja algum esforço prévio em publicitar a jogatana para angariar interessados tudo é legítimo de se levar para jogar, acho.

Aliás não duvido que haja gente interessada em D&D 3.5 ou curiosa em jogar, especialmente se experimentaram apenas o 4. Não te recusavas a experimentar o 4.0 pois não? :)

E claro que estávamos só a falar de one-shots. É possível fazer uma pequena sessão de Vampire ou de qualquer jogo para o experimentar. Bem, a minha última demo de 15m durou 1 hora mas sim é possível fazer algo conciso e focado.

www.paragons.com.br

Alguem falou em L5R RPG? ^_^

Psygnnosed escreveu:

Convém não inundar o campo com muita coisa, para não correr o risco de "espantar os pardais". O ideal talvez fosse ter um núcleo de D&D 4.0 para novos interessados, e ter um outro jogo de RPG, com outro sistema, para servir de exemplo - talvez L5R sistema D10, (...)

Falaram em L5R?

Se alguem estiver interessado num GM de L5R RPG na área de Lisboa eu não me importava de experimentar calçar essa bota.

À algum tempo comecei a trabalhar numa "demo" de L5R RPG, que seria para 5 jogadores. Estes poderiam escolher um personagem já feito, com background, stats e "twists" incorporado, por isso não se perderia tempo a fazer personagens, seria apenas sentar e jogar. Infelizmente não consegui arranjar jogadores suficientes para experimentar, por isso a demo ficou apenas meio feita. No entanto, caso surja interesse não me importo de meter mãos á obra e novo.

Nota:

Psy... podem-se passar anos, mas não te livras de mim tão facilmente

MUAHAHAHHAHA (ou qualquer outra gargalhada maquiavélica de sua preferência)

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

.

jrmariano escreveu:
na senda da LeiriaCon, TrincaCon, CaragoCon ou RiaCon.

InvictaCon, carago!

Top10:

a senda

Asur escreveu:
jrmariano escreveu:
na senda da LeiriaCon, TrincaCon, CaragoCon ou RiaCon.

InvictaCon, carago!

Carago não, carago mas o jrmariano está a falar de eventos de anos passados, por isso está correcto.

Também era gajo para organizar qualquer coisa neste Invicta Con... mas também queria jogar BGs... e tenho também os meus protótipos ainda bem que esta Con pode durar dois dias.

Eia

Desculpa lá jrmariano, morcão.

Carago mas a nossa con já foi mesmo chamada de carago? Carago!

(acho mto bem que a vossa malta meta as perninhas nas cons)

Top10:

Exacto

A ver se consegues jogar RPG mas esses protótipos precisam de ser testados. :)

www.paragons.com.br

Pois...

Ainda não a realizaram e já querem reescrever a história só porque provavelmente vai ser a melhor con do Porto de sempre!!! Shame on you! :P

Fui à do ano passado no Porto e este ano não devo poder ir. Eu também espero que apareça gente.

www.paragons.com.br

Boa Ideia

É sim senhor. Já agora mariano, queria perguntar-te se tens hipotese de vir a Coimbra dia 22, para jogarmos Mouse Guard? Quanto ao evento em Lisboa em Novembro, o Staff do Tá Quinas está disponivel para contribuir, seja com pequenos workshops, seja para mestrar.

É claro que vamos também com o intuito de conhecer mais gente, experimentar jogos novos, e fazer novos contactos para futuras iniciativas e eventos.

Qunado tiveres mais informações avisa. Nós vamos disponibilizar mais informações acerca do D&D day de 19/09 no Tá Quinas.

Eh, eh...

Ainda não te respondi ao mail mas posso responder aqui.

Infelizmente este próximo fim-de-semana não posso porque já combinei experimentar o novo RPG de Warhammer 40.000, o Rogue Trader.
Além do mais não consegui ler o livro todo em PDF durante as minhas férias no estrangeiro tal como pensava. Mandei vir uma cópia física mas deve demorar um pouco. Acho que vais mesmo de ter de o ler e trocar impressões comigo, consigas ou não jogar com o teu grupo. Talvez o joguemos em Setembro ou Novembro num dos eventos?

É essa a ideia, conto com o Taquinas para dinamizar a coisa, especialmente se for com um workshop de D&D 4ª. Espero que tenham oportunidade de experimentar coisas novas, dentro ou fora do que costumam jogar. :)

P.S.: Ainda vou responder ao mail... com um anexo. ;)

www.paragons.com.br

É preciso é dar o 1º passo!

E já há data/local para este evento? Tenho uma biblioteca pública perto de casa com um pavilhão que costuma albergar concertos e reuniões; tenho certeza que poderá albergar uma convenção. Se se conseguir provar junto das Juntas de Freguesia que é uma coisa cultural que poderá agradar aos jovens, de certeza que esta (de qualquer área, imagino) disponibilizará o espaço gratuitamente.

Se calhar numa das minhas folgas (ou se não calhar e eu conseguir trocar), tenho certeza que poderia ir demonstrar um dos meus jogos (o 101, o In Extremis e o BBZ são excelentes para isto, por exemplo), ou fazer uma demo de Trail of Cthulhu/Gumshoe, que neste momento é o jogo que conheço melhor.

Posso também fazer cartazes e trípticos, e estes posso pô-los lá na Bulhosa e dá-los aos clientes, isto independentemente das minhas folgas.

De qualquer maneira, é preciso é que alguém pegue na bandeira e se mexa. Como diz o ditado, de boas intenções e tal bla bla bla... :-)

Edit: Como me pude esquecer! Ofereço-me também para demos de Exalted (o melhor jogo de fantasia épica de sempre) e de Mutants and Masterminds (o melhor jogo de supers de sempre).

--~~--

Visitem o Ideonauta, um blog sobre roleplay!

Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar!

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

Claro!

Ainda não há data/local definido de momento apesar de eu estar a considerar a LisboaCon para o fazer. Como as coisas ainda estão em evolução quanto a esse ponto é bom saber que podem sempre haver alternativas. Novembro parece-me um bom mês, como antecipação do Natal.

Todas essas sugestões de jogos parecem-me bem, especialmente os jogos a precisarem de playtest. :)

A parte dos cartazes e trípticos era um espectáculo para criar um identidade palpável para a coisa.

www.paragons.com.br

Prometo desde já um

Prometo desde já um HeroQuest, ou melhor, uma variante minha do HeroQuest no mundo do Fernão Mendes Pinto... Em português, quer o universo, quer o sistema.

Sérgio Mascarenhas

Sérgio

Boa!

Essa é a ideia. ;)

www.paragons.com.br

Por acaso...

Apesar de ter corrido nunca joguei Exalted! :)

www.paragons.com.br

Ainda à espera

Ó Mariano, esclarece lá isto: «Parece que vai haver uma LisboaCon em Novembro». O que é que sabes sobre o assunto? Quem está a organizar? Vai ter lugar ou não? Abre-te ao povo, dá mais dados.

Sérgio Mascarenhas

Sérgio

Er...

Não sei mais do que está aqui: http://www.abreojogo.com/node/6204

www.paragons.com.br

Eu todo contente a pensar

Eu todo contente a pensar que ia ser uma coisa só de rpg!

--~~--

Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar!

Ia sendo

Em Lisboa? Tens sorte se encheres uma mesa.

Se assim for, parece-me que

Se assim for, parece-me que será pela falta de vontade.

De cada vez que ia à Devir, Runadrake, etc, encontrava a casa cheia de malta a jogar, o que não me pareceu muito diferente dos meus tempos no Lobo Branco, em Campo de Ourique, onde havia sempre 3 ou 4 campanhas mensais a decorrer, para além dos vários boardgames e miniaturas que por lá havia.

Repara que a malta que joga comigo Trail of Cthulhu (somos 5), não é a mesma malta que joga contigo (contei 4, se calhar são mais), e também não é a malta que joga D&D (que não sei quantos são, nem em quantos grupos estão), e também não é a malta do Vampire, e que por sua vez também não é a malta que joga com o Sérgio Mascarenhas (que não sei se joga regularmente), ou com o Ricardo Madeira (idem); isto só em Lisboa. Se vier a malta do Porto, e daquela con que não me lembro o nome mas que encheu a sala para jogar D&D durante um fim de semana, então tens uma boa receita para uma boa assistência, sem falar da malta que joga sem vir aqui ao AoJ meter o bedelho, mas que frequenta a Tema/Fnac/Bulhosa/Bertrand e a quem se pode chegar com um panfleto dentro de um saco de plástico aquando do pagamento (falo só da Bulhosa, onde sei que o posso fazer).

É claro que isto é só optimismo, mas às vezes é preciso tê-lo. :-)

--~~--

Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar.

D&D

Da minha parte, tal como já troquei alguns bitaites com o jrmariano, gostava de participar numa mesa de D&D (seja 3.5 ou 4.0). Devo conseguir que pelo menos um jogador do meu grupo também venha ao encontro.

Essencial é escolher um espaço aprazível e ter algum cuidado para não "pisar os calos ao pessoal dos boardgames", afinal a Convenção é deles, nós vamos em jeito de infiltras. :)

Tá tudo a rolar stealth...

Bem...

Pelas minhas experiências prévias "pisar os calos" do pessoal dos eventos dos jogos de tabuleiro não é propriamente possível.

Quando levei os RPGs para a LeiriaCon fui bem recebido e incentivado a fazê-lo e existem alguns boardgamers aqui da praça que até querem experimentar. Por isso não se preocupem com isso.

Já agora, também não estou a pensar em espaços separados só para jogar RPG: que diferença há entre jogar uma coisa ou outra numa convenção? Além de que é suposto ser uma celebração deste hobby e oportunidade de jogar algo diferente com pessoas diferentes. Não é propriamente continuar a campanha caseira. :)

www.paragons.com.br

Subscrevo

Nota: eu quando falei em "espaço" não estava a sugerir um nicho separado do resto da Convenção. Referia-me ao local onde se vai realizar a mesma, que convém que seja suficientemente grande e bem localizado para atrair muita gente.

Ok.

Percebi mal. De qualquer modo fica a minha opinião sobre o assunto. :)

Quanto ao local está mesmo nas mãos dos deuses.

www.paragons.com.br

Boardgamers & Roleplaygamers

jrmariano escreveu:
(...) e existem alguns boardgamers aqui da praça que até querem experimentar. (...)

Quem são eles? Quem são eles? Quantos são? Quantos são?

Eu já perguntei várias vezes nas noites dos boardgamers se há pessoal interessado em experimentar RPGs, e até agora não tive muita sorte, por isso se conhecerem pessoal interessado em experimentar o hobbie de RPG encaminhem-nos para mim <insert usual evil laughter here>

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

LisboaCon

O espaço está em aberto. Mais informações em breve...

Quanto ao espaço, que tal

Quanto ao espaço, que tal o clube Ramiro José junto à Av. Roma? Estou a falar das novas instalações, não das antigas junto à ex loja da Runadrake.

Tenho lá os miúdos no karaté, posso dar uma palavra se quiserem.

Sérgio Mascarenhas

Sérgio

Ramiro

Falámos com eles por causa das nossas quartas, e até estive a ver parte das instalações. A zona é optima, não sei é se o espaço coberto dá para tantas pessoas. No que puderes ajudar, agradecemos, mas da ultima vez eles queriam que todos se tornassem sócios do Clube.

Vou falar na próxima

Vou falar na próxima semana.

Compreendo que eles quisessem que se fizessem sócios para uma actividade regular, nem que seja uma vez por semana. O que estamos a falar agora é bastante diferente e essa imposição não faz qualquer sentido. A ver vamos

Sérgio Mascarenhas

Sérgio