Ó senhores com o Age of Steam

Retrato de Asur

Vou comprar a 3ª edição do jogo. Só que não posso com os comboios, e planeio troca-los por discos como nas edições anteriores. Já encontrei onde posso comprar disquinhos, só que preciso que alguém me indique, sff, a dimensão dos discos que assinalam a quem pertence uma linha.

Obrigado!

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.
Retrato de JohnnyBeGood

Gamer fatela

Não sabes destinguir discos de 15mm de cubos de 8mm!!!!

Pareceram-me discos de 15mm... à distância (que mantive por precaução).

Isso de não quereres os combóinhos é manobra de diversão, para não dizerem que pertences ao grupo dos bóis dos combóinhos... cheira-me que tu queres é jogar Small World com os Elfos...

Se precisares de discos de 15mm apita... tenho em várias cores (menos cor-de-rosa).

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Retrato de Asur

Sei lá eu, pá :P

Se lidasse no dia a dia com protótipos... Essa tua fobia aos comboios ainda te vai passar, já fazes caminhos de ferro no brass, e tudo. Deves ter jogado TtR e ficaste com trauma, eu compreendo.

Preciso de 25 de cada côr. Vermelho, verde, amarelo, roxo, preto e azul. Orientas isso, máno?

Retrato de Firepigeon

Dá deus nozes....

Agora que finalmente a produção do jogo o faz elevar mais uns dois ou três pontos na minha lista de jogos a jogar......

Retrato de Asur

São feios

E para brincar com bonequinhos ainda tenho os playmobil lá no sotão

Retrato de JohnnyBeGood

Agrimobil

Ora aí está! Ainda ninguém se lembrou de fazer um pimp-up ao Agricola com os bonecos da playmobil... se a ideia pega... ainda vamos ver alguns a aproveitar os Pinipons, o Bob Construtor e os Strupfes...

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Retrato de Starita

por acaso...

Olha que ainda tenho pra cá Abóboras Pinipom, que davam bem para vegetais=X

Retrato de Asur

...

Disseram-me no bgg que têm as dimensões de 15mm x 6mm. Ou seja nas dimensões dos recursos do Agrícola, mas mais espessos. Confere?

Retrato de JohnnyBeGood

Esquisitinho da gaita

Se forem tão feios quanto os do Xicago Express (que parecem umas batatas fritas onduladas), concordo contigo, mais vale trocares por discos ou botões, que ninguém vai notar diferença.

Ou então, compras um TtR e usas os "combóinhinhos", ou melhor ainda... encomenda uma remessa deles ao Pombeiro (que ele anda com jeito para moldar coisas em Fimo) - assim tem com que se entreter até ao Natal.

Desses discos de 6mm de altura não tenho, só mesmo mandando vir, mesmo não tinha discos lilahahases.

Nota mental: Ele há cada um, porque é que o gajo não usa umas porcas e anilhas de tamanhos diferentes?! Não é suposto ser um heavy-game? Para gajos de músculo e barba-rija? Já anda aí "A Idade da Pedra", agora vai dar n' "A Idade do Vapor", parece é que anda n' "A Idade da Coca" --- Drogado!

Retrato de Asur

Lol

Nah, larguei a coca nos anos 80

Quando começares a dar-me coças também no "idade do vapor" pedes-me desculpa.

Retrato de JohnnyBeGood

Com uma condição...

Jogo, se tiver os ditos cujos discos (ou botões, ou porcas e anilhas).

Para um tabuleiro tão Azeitona, só mesmo algo ainda mais seco...

Retrato de Dugy

Eu...

Estou com o Pombeiro. Agora que a reedição traz melhores componentes, queres antes os discos Asur? Não percebo qual é o problema dos comboios. Ainda por cima um tipo que até gosta de uns wargames light...

És tu e esse tipo do ferrão... Tou mesmo a ver... Se o Brass tivesse comboios, vocês não o jogavam...

Ele há cada uma.

Próximo encontro levo o Railroad Tycoon. Assim pelo menos sei que não jogo com vocês .

Retrato de Asur

Olha olha...

Os comboios são enormes (para as tiles), feios, garridos e destoam no aspecto simples (protótipo-like) do resto do jogo.

Wargames light sim, mas com chits, fachavor! Compare-se o Tide of Iron com o Conflict of Heroes... No comments.

Ai o caneco...

Retrato de Firepigeon

No comments

Asur escreveu:

Compare-se o Tide of Iron com o Conflict of Heroes... No comments.

Exacto, ambos são excelentes naquilo que se propõe ser cada um!!!

Retrato de Asur

:P

Só me proponho a jogar um deles, desde que joguei os dois.

(estamos a falar de wargames light, é nesse saco que os estou a meter)

Retrato de Dugy

Democratização

Nisto de gostos, não há consenso. É lógico que o meu comentário foi simplesmente para brincar com a situação. Eu preferiria, de longe, ter os comboios. Assim como prefiro os animepples e os vegemepples no Agricola. Mas o que interessa é o jogo em si. Tenha ele componentes bonitos e requintados ou simplistas e lineares. Sim, porque uns componentes catitas não fazem um bom jogo . Assim como um bom jogo não tem de ter obrigatoriamente componentes catitas...

Últimas jogatinas...

Retrato de Firepigeon

Mas qq jogo fica melhor com

Mas qq jogo fica melhor com componentes catitas, e qq jogo fica uma m...a se só tem componentes de m...a!!!

Retrato de Starita

Mas..

A definição de catita é que não é igual pa todos =D

Retrato de Tiago

Depende... Por exemplo o

Depende...

Por exemplo o Small World está bastante mais catita que o Vinci visualmente, no entanto há uma maior confusão visual.

Agora já não é possível olhar de relance para a mesa e perceber o que se está a passar.

Ganha-se e perde-se sempre.

Quando a vitória sobe à cabeça...

Retrato de Asur

Geez

Firepigeon escreveu:

qq jogo fica uma m...a se só tem componentes de m...a!!!

Isto vindo de um wargamer...

O Go consiste em pedrinhas pretas e brancas e risquinhos em madeira. Não precisa de samurais de plástico e canhões de laser. Quero eu chegar que o que são bons e maus componentes depende do jogo, do gosto da pessoa, e do que se perderia com quitanços do mesmo.

Anyway, opiniões. Eu gosto de peças e tabuleiro funcionais a brilharete nas cores e peças. Não acho grande piada a bonequinhos de plástico, muito menos se interferem com a usabilidade do jogo. Há vários comentários que apontam isso nos comboios do AoS. Além disso, meteram-nos num jogo em que o resto é tudo estilizado e quase "esquemático". Acho que encaixam mto melhor no Railroad Tycoon, por exemplo.

Como digo, opiniões.

Retrato de Firepigeon

Sim os olhos tb comem!!!

Asur escreveu:

Firepigeon escreveu:

qq jogo fica uma m...a se só tem componentes de m...a!!!

Isto vindo de um wargamer...

.... de miniaturas!!! que tem no papo meia centena de torneios, aqui e em Espanha, incluindo primeiros lugares!!

Dito isto repito: os componentes ajudam um jogo a ser um jogão!!! Nao me viste a escrever que tornavam um mau jogo num bom jogo!!!

Retrato de Asur

Firepigeon escreveu:

Firepigeon escreveu:

Dito isto repito: os componentes ajudam um jogo a ser um jogão!!! Nao me viste a escrever que tornavam um mau jogo num bom jogo!!!

Eu percebi. Achas que componentes feios podem tornar um bom jogo, mau. Eu discordo, pelo menos acho isso dificil. E por isso achei estranho um wargamer pensar assim. Mas isso foi pq pensava que eras principalmente fã de wargamers com mapinhas e mil chits. Que tipicamente não são mto agradáveis à vista, na minha opinião. Mas são feitos da melhor forma para serem funcionais (os que são, vá), e jogo-os com muito gosto. Se me enganei, então foi uma má lógica. Pardon.

E é só isso.

Retrato de Firepigeon

Historico: os wargames de

Historico: os wargames de miniaturas apareceram primeiro que os wargames ditos de hex-and-counter. Desses nasceram todo qt se conhece actualmente, desde os RPG's aos wargames e boardgames!!

Olha por exemplo para o sistema Commands & Colors, em que o Battlelore e o Memoir 44 se batem com o Ancients, que se tivesse miniaturas estaria simplesmente a vender 10x mais!!!

Retrato de Asur

Firepigeon escreveu: Olha

Firepigeon escreveu:

Olha por exemplo para o sistema Commands & Colors, em que o Battlelore e o Memoir 44 se batem com o Ancients, que se tivesse miniaturas estaria simplesmente a vender 10x mais!!

Mas aí mudamos a conversa para o que um jogo vende, e não a sua qualidade.

Podíamos estar a falar de filmes. Um filme com mais explosões e gaijas boas vende mais? Pois claro. Uma gaija boa num bom filme, melhora-o? Pá, mal não faz. Um filme bom se não tiver explosões é mau (m**a = m**a)? Não.

Mas sim, continuamos a conversa pelo mail, que isto já vai longo.

Retrato de Tereso

perfeito

Firepigeon escreveu:

Olha por exemplo para o sistema Commands & Colors, em que o Battlelore e o Memoir 44 se batem com o Ancients, que se tivesse miniaturas estaria simplesmente a vender 10x mais!!!

Aqui está o exemplo perfeito, por mais miniaturas que o Memoir e o Battlelore tenham, ainda têm de comer muito chocapic para se compararem ao CC:A. E até aqui há lugar à opinião pessoal... eu prefiro blocos, acho que a madeira dá excelentes componentes. Sim, prefiro as batatas fritas do Chicago, aos pedaços de plástico com rebarbas do RRT.

Retrato de Firepigeon

OK voltamos aos gostos

Nada se compara a uma boa miniatura seja em plástico ou em metal, se for pintada então não há nenhum cubo de madeira ou counter que se lhe compare!! Trocava o CCA num piscar de olhos por uma daquelas conversões do mesmo para miniaturas que se ve no BGG!! E o jogo fica logo melhor, com um aspecto visual excelente!

Mesmo entre counters e cubos, prefiro os counters que por norma incluem nos mesmos mais informação útil e actualmente têm um aspecto gráfico fenomenal. Os cubos, cilindros ou discos de madeira são simplesmente isso: marcadores sem personalidade e feios! Substituidos até por contas de vidro até estas apresentam logo melhor aspecto.

Retrato de Spirou

alto e pára o baile :)

Firepigeon escreveu:

Historico: os wargames de miniaturas apareceram primeiro que os wargames ditos de hex-and-counter. Desses nasceram todo qt se conhece actualmente, desde os RPG's aos wargames e boardgames!!

Existem referências históricas da existência do GO há 4 mil anos.

Os jogos abstratos (boardgame por excelência) são a origem de todos os outros.

Pedro

Retrato de larkin10

Eu se calhar sou muito

Eu se calhar sou muito minimalista, mas existem carradas e carradas de hex-and-counter's que eu acho estupidamente agradáveis à vista, mas no fundo estamos aqui a falar de gostos e não, não vou repetir aquela frase que toda gente repete nestas discussões, mas segundo os meus gostos, uma grande fatia desses hex-and-counter's são mais agradáveis à vista que um battlelore ou um memoir (duck), servindo como exemplo aleatório o Devil's Cauldron, agora, será que isto interfere assim tanto na minha opinião sobre o jogo? Interefere. Mas se me dessem a escolher entre um lamborghini ou o meu ford fiesta a não precisar mais de gasolina eu acho que a escolha ia sempre para o último. Porquê? Porque a função primária de um carro é transportar, e com esta escolha ia fazer isso na mesma e ainda poupava um dinheirão na gasolina para gastar no memoir, no battlelore e no devil's cauldron. A mesma coisa se passa para os jogos, em que a função primária será talvez divertir(?), e em que acabaria sempre por escolher um jogo que me garantisse isso primeiro, para só depois escolher em função dos "uuuh" e "oooh" que arranca às pessoas quando o vêm numa mesa pronto a jogar, agora, a verdade, e ainda bem que é assim, é que os "uuuh" e "oooh" andam muita vezes de mãos dadas com os primeiros jogos, estando nós muito melhor servidos do que aqueles que estão à espera de um lamborghini que não gaste gasolina...

Retrato de JohnnyBeGood

Eh pá

O homem quer discos... irra!

Já vi esta discussão algures neste site.

A não ser que vocês estejam a criar algum tipo de meta-jogo... desocupem a largura de banda e falem do jogo e não dos componentes.

Quero saber se jogar AoS me vai dar tanta "comichão" como jogar RrT?!

Por mim podia ter porcas e anilhas, e até fazia mais sentido... já podia dizer que tinha experimentado um heavy-game na verdadeira acepção da palavra... eheheh

Retrato de nbs

voltando ao dito cujo...

Compra o steam pró wallace não se chatear...

http://numblogso.blogspot.com

Retrato de Asur

Eh eh

Aí está o início de outro grande debate.

Tive isso em conta, acredita. E estive até ha muito pouco tempo decidido a comprar o Steam.

Resumindo a minha conclusão: a questão foi discutida entre os envolvidos, ambos vieram lavar a roupa suja para o bgg para puxar gente para o seu lado; a 3ª edição do AoS não é ilegal. Como não conheço nenhum dos envolvidos, como sou um grande fã do Wallace (provavelmente comprar-lhe-ei mtos mais jogos), e quero conhecer uma das obras que o tornou famoso, vanilla, vou comprar o "verdadeiro".

Se a versão nova do jogo for fantástica, mto diferente... logo se vê. O que quero ter agora, é o Age of Steam.

PS- Não, não vou comprar um cópia de uma edição anterior no ebay.

Retrato de nbs

OK

Tu é que sabes ! Mas se o Wallace se enervar a culpa é tua !

E olha q o homem com os nervos é pior que o Hulk (é ve-lo a rasgar calções e a ficar verde e assim...) !!!

ps- também tenho o mesmo dilema mas acho que vou optar pelo lado light do steam...

http://numblogso.blogspot.com

Retrato de Firepigeon

Mas as cuecas esticam como

Mas as cuecas esticam como as do Hulk? Ou fica com dor de cabeça?