Maiores flops de 2009?
Submetido por Abruk a Sábado, 27/02/2010 - 17:56.
Pretendo escrever um artigo sobre os maiores flops de 2009 e falta o tempo, a coragem e a persistência de pesquisar... Quando sei que no AoJ estão os melhores críticos de boardgames internacionais e quiçá de todo o Portugal, para quê mais preocupações?
Postem lá os vossos "Razzie Award" de 2009!
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 1258 leituras

a razia
Vendo no BGG, o Bakong e o Maori parecem ser bons candidatos. O regresso do Space Hulk também podia ter corrido muito melhor
Voto no Dominion Intrigue.
Voto no Dominion Intrigue. Que bela maneira de estragar um jogo bom.
Parece que hoje em dia basta algum nhurro chorar um bocadinho "ai ai este jogo tem falta de interacção que multiplayer solo ai ai", que as editoras começam logo a desenvolver jogos com interacção "pasted on".
--
www.breakingthemagic.com
Confesso que o o Saboteur
Confesso que o o Saboteur me aborrece muito, mas até gosto da expansão!
http://jogoeu.wordpress.com
.
Duck Dealer. Custava 60 euros, ou assim, em Essen. Formaram-se filas, e o jogo esgotou em horas. Ninguém sabia nada do jogo excepto que era da mesma malta de jogos como Indonesia, Antiquity, Roads & Boats.
Quando as pessoas chegaram a casa, experimentaram-no com os amigos. A maioria concluiu que o jogo é muito fraquinho.
Average Rating:

6.46/10
O jogo não flopou comercialmente, como é óbvio. Vendeu tudo.
O Age of Conan também desapontou muita gente. Era o desgraçado que vinha a seguir ao War of the Ring..
PS- O Intrigue e o Seaside transformaram o Dominion que considero um "6" num "8". E não tem nada a ver com a interacção. Tem a ver com a muito menor linearidade das decisões que fazes durante o jogo. Fizeram um trabalho fantástico.
Não acho que cartas modais
Não acho que cartas modais tragam necessariamente mais e/ou melhores decisões, senão o papá do jogo (magic) teria muito mais dessas cartas. Apenas acho que tornaram um jogo de 30 minutos num jogo de 1 hora.
--
www.breakingthemagic.com
.
Como é que cartas modais não trazem mais decisões?
Asur escreveu: Como é
Como é que cartas modais não trazem mais decisões?
Porque as decisões do dominion não residiam nas cartas que se jogam, mas sim em conseguir um deck eficiente que compre mais pontos que os dos outros. Não acho as decisões nas cartas modais particularmente poderosas para o AP que introduzem.
P.S. devo dizer que nunca joguei o intrigue como expansão, só o joguei como "jogo por si", acredito que jogado como expansão o efeito esteja um bocado diluído e se torne mais agradável de jogar.
--
www.breakingthemagic.com
Tiago escreveu: Não
Não acho as decisões nas cartas modais particularmente poderosas para o AP que introduzem.
AP no Dominion?! Deve ser um fenómeno "Live", porque on-line não há AP, quando há muiiito AP (um jogador que leve mais de 10 segs. a jogar uma carta.. sempre), é certo que o jogo vai abaixo, ou se vai até ao fim, os jogadores abandonam a "mesa".
Em média, on-line, um jogo a dois não demora mais do que 8 minutos, um jogo a 3 poderá ir até aos 15 minutos e a 4, entre 20 a 30 minutos, claro que tudo dependerá do setup.
Isso do AP no Dominion desaparece lá para as 300 partidas...
«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»
Tiago escreveu: Porque
Porque as decisões do dominion não residiam nas cartas que se jogam, mas sim em conseguir um deck eficiente que compre mais pontos que os dos outros. Não acho as decisões nas cartas modais particularmente poderosas para o AP que introduzem.
Ah, então não é ter menos decisões, é não gostares das que foram inseridas. Tudo bem, também não acho que as decisões sejam propriamente revolucionárias, mas gostei da adição. AP no Dominion só vi em casos de novos jogadores, fora isso...
P.S. devo dizer que nunca joguei o intrigue como expansão, só o joguei como "jogo por si", acredito que jogado como expansão o efeito esteja um bocado diluído e se torne mais agradável de jogar.
Seaside e Intrigue misturados é que é um mimo.
Asur escreveu: Ah,
Ah, então não é ter menos decisões, é não gostares das que foram inseridas. Tudo bem, também não acho que as decisões sejam propriamente revolucionárias, mas gostei da adição. AP no Dominion só vi em casos de novos jogadores, fora isso...
Não joguei o suficiente para ter uma opinião 100% acerca disto, mas do que joguei lembraram-me as cartas modais de magic que 95% das xs se jogam com a mesma opção e depois há ali um 5% das vezes em que a outra opção dá jeito. Portanto adicionou ao processo de decisão uma percentagem infíma.
--
www.breakingthemagic.com
concordo...
Flop também comercial...
Esgotou em Essen as poucas cópias que existiam...
Depois disso muito poucas vendas como revelam os preços de saldo (para estes srs da SS) em lojas da especialidade...
O jogo é de facto um flop, ou como se diz em pt: uma bela #erda !
Mas acho que o jogo é de 2008...
Acho que nem precisa de ir a votos. Depois do hype gerado, a montanha pariu um rato, com a própria editora a meter os pés pelas mãos.
O Duck Dealer será um falso Flop, tem mais de produto enganoso. Flop mesmo é quando as vendas não correspondem às expectativas criadas.
«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»
.
Mas o Space Hulk não vendeu forte e feio? Lixou um bocado a imagem da empresa, mas tinha a impressão de que conseguiram vender e bem.
O Space Hulk 3rd Edition de flop nao teve nada
Nem a nível de espectativa de jogabilidade e muito menos a nível comercial. Tivessem produzido mais que se tinham vendido mais!!! Correspondeu às espectativas e o valor pela qualidade de jogo e de componentes é extremamente elevado.
para mim...
Dos que joguei e tinham hype em Essen o maior flop foi:
- Opera http://www.boardgamegeek.com/boardgame/42743/opera
A Fortaleza no
Dungeon Lords
Para mim... Talvez o Dungeon Lords.
O Duck Dealer e o Space Hulk tinham um objectivo bem claro, capitalizar no primeiro caso na fama da editora e no segundo no saudosismo. Em ambos os casos acho que muita malta se foi apercebendo antes que havia ali pouco mais que isso...
No caso de Dungeon Lords, andava tudo a dizer maravilhas do jogo, ainda antes de o experimentar e alguns até mesmo depois. Mas creio que agora já muita gente se desiludiu. Eu ainda não experimentei, mas pelas reacções que tenho visto, não há pressa...
Quanto aos Dominions...
não há AP, quando há muiiito AP (um jogador que leve mais de 10 segs. a jogar uma carta.. sempre), é certo que o jogo vai abaixo, ou se vai até ao fim, os jogadores abandonam a "mesa".
10 segundos... deve dar muito que pensar... decisões difíceis e assim... grande jogo, não há dúvida.
hehe... nem à noite o Dominion chega perto do Tichu.
ou vais-me dizer que levas mais do que 10 segs a decidir o que jogar no Tichu?
Se calhar é por isso que, ao contrário de quem leva só 10 segundos a decidir, não tenho tanto medo do team Cristina...
No caso de Dungeon Lords, andava tudo a dizer maravilhas do jogo, ainda antes de o experimentar e alguns até mesmo depois. Mas creio que agora já muita gente se desiludiu. Eu ainda não experimentei, mas pelas reacções que tenho visto, não há pressa...
Dos jogos saídos em 2009, e segundo o ranking do BGG, aparece em 5º (por esta ordem: Steam, Endeavor, Small World, Chaos in the Old World e Dungeon Lords), estando em 41º no geral. E convém dizer que foi, a par do Chaos in the Old World, o jogo que foi disponibilizado para venda já para o final do ano, bem mais tarde que todos os anteriores. Certo que os rankings valem o que valem...
Mas olhemos para os números: 1906 "Donos", 480 "Pretendentes" e 12 "Que o trocariam". No caso do Chaos: 1849 "Donos", 318 "Pretendentes" e 18 "Que o trocariam". E já agora, o Steam: 2388 "Donos", 395 "Pretendentes" e 21 " Que o trocariam". Certo que os números valem o que valem...
Pelo que já li das regras, não me desilude. Mas também considero que não é jogo para todos, tal como o Galaxy Trucker, Space Alert ou até mesmo o Through the Ages. Todos lançados por esse tal de Vlaada Chvátil.
A alguns deve desiludir por o fulano ser checo (não conseguem esquecer o Poborsky...). A outros, porque o jogo não tem dados e os aventureiros, monstros e fantasmas são... de cartão.
Agora daí até dizer que é um flop...
O mesmo caso para o Dominion e suas expansões. Acho que aquilo não é para mim, mas não invalida que o considere um jogo que cativa paixões. Percebo o porquê de muitos o apreciarem. E de não lhes causar incómodo verem mais e mais expansões a sair. É, não para mim, mas na realidade deste nosso hobby, um caso de sucesso.
Dungeon Lords
Ouve-me que sou fã incondicional do Poborsky:
- O jogo não presta. É um glorified Galaxy Trucker, mas muito pior. Sem querer achincalhar, mas é a minha opinião sincera. Eu era um dos que tinha fogo no c* para o experimentar, e experimentei... foram 2+ horas perdidas, entre tantas outras. Mas as opiniões valem o que valem. Experimenta e verás. E nunca negues à partida um boardgame que desconheces
A não ser que
E nunca negues à partida um boardgame que desconheces
seja o El Grande Fiasco!
A Fortaleza no
Se calhar...
É a tua opinião. Vindo de um tipo que se propôs a trocar um Age of Steam por uns bilhetes para um qualquer concerto de música (ver aqui), nem por seres fã incondicional do Poborsky te safas . É uma opinião, digamos, questionável.
Se calhar o jogo até nem presta para quem gosta de indie-rock...
Agora com essa de negar experimentar um boardgame que desconheço é que me deixaste com AP. Algo está-me a escapar? Enlighten me Tereso.
Rock alternativo, vá. Eu
Rock alternativo, vá.
Eu explico: Era para o caso de te convencer, queria incentivar-te a experimentares na mesma. Mas já percebi que temos caminhos diferentes, afinal, tu gostas de Through the Ages...
Que remédio
Rock alternativo, vá.
Eu explico: Era para o caso de te convencer, queria incentivar-te a experimentares na mesma. Mas já percebi que temos caminhos diferentes, afinal, tu gostas de Through the Ages...
Não tenho outro remédio senão experimentá-lo. Comprei-o.
Caminhos diferentes? Não, o caminho é o mesmo, os atalhos que usamos é que diferem .
O Through the Ages é excelente, para mim. Assim como o Dominion e Tichu são excelentes para ti. Opiniões. Mas nada impede que nos encontremos casualmente, neste caminho, para umas jogas de Battlestars, Brasses e similares...
Por acaso ainda não
Por acaso ainda não experimentei o dito cujo (muito por culpa da alfândega que me decidiu ficar com ele mais uns dias, talvez estejam a ver as regras para o jogar, não sei). No entanto parece-me um Agricola só que bom.
P.S. Nem sou fã do Poborsky nem do Vlaada, os jogos dele (do Vlaada) parecem ter sempre qualquer coisa que falta...
--
www.breakingthemagic.com
Tiago escreveu: No
No entanto parece-me um Agricola só que bom.
Embora a maioria dos jogos se enquadre nesta descrição, não deixa de ser uma afirmação que merece destaque!
Tanto para falar, tão
Tanto para falar, tão pouco tempo...
Hehehh
Falta de tempo...só mesmo para jogar!
Tiago escreveu: P.S. Nem
P.S. Nem sou fã do Poborsky nem do Vlaada, os jogos dele (do Vlaada) parecem ter sempre qualquer coisa que falta...
Todos os jogos têm sempre qualquer coisa que falta. Caso contrário, seriam simuladores e durariam, não duas horas, mas talvez uns dois dias.
Uma das regras de ouro de que já me apercebi nos jogos de tabuleiro é o processo de simplificação de processos e de regras que os jogos sofrem à medida que são desenvolvidos. Perdem substância, ganham fluidez. Uns ficarão mais simplificados que outros é certo. Mas tal processo é fundamental para serem, no mínimo, jogáveis.
Não estava sequer a falar
Não estava sequer a falar da abstracção das mecânicas para simplificar os jogos. Estava mesmo a falar de que os jogos dele são feitos para X pessoas e são mal inventadas regras para X-1 e X+1. Pelo menos no Space Alert sentia isso e pelo que li do DL também me pareceu.
é como se o homem não conhecesse o conceito de escalabilidade.
--
www.breakingthemagic.com
Sim
Não estava sequer a falar da abstracção das mecânicas para simplificar os jogos. Estava mesmo a falar de que os jogos dele são feitos para X pessoas e são mal inventadas regras para X-1 e X+1. Pelo menos no Space Alert sentia isso e pelo que li do DL também me pareceu.
é como se o homem não conhecesse o conceito de escalabilidade.
Sim, nisso concordo contigo.
O Vlaada recorre a dummy players nos jogos que referes, o que, convenhamos, é um recurso fácil para escalonar o jogo para diferentes números de jogadores.
.
Se existisse uma faculdade de design de jogos, ele teria ido às mesmas aulas que o homem do Agricola e não tinha esse problema.
E concordo, o Dungeon Lords é a desilusão do ano.
Certo
O problema é que o Uwe também não se safou muito bem com isso do escalonamento no At the Gates of Loyang...
O jogo é bom, mas tem umas regras para 4 jogadores que são um recuso forçado para diminuir o tempo de jogo.
Acredito que o Dungeon Lors te tenha desiludido Zé Mário. Aquilo tem algo de Galaxy Trucker, o que não é muito a tua onda. Olha, surfa noutra .
Dugy escreveu: O
O problema é que o Uwe também não se safou muito bem com isso do escalonamento no At the Gates of Loyang...
Sim, atenção que o escalonamento dele não é assim tão fabulástico. Basta pensar na experiência de jogar Agricola ou Le Havre () com 5 jogadores.
Acredito que o Dungeon Lors te tenha desiludido Zé Mário. Aquilo tem algo de Galaxy Trucker, o que não é muito a tua onda. Olha, surfa noutra .
Não tenho nada contra o Galaxy Trucker, é um jogo pateta (no bom sentido) e não tem pretensões de ser outra coisa. Deste não se pode dizer o mesmo.
O problema
O problema do Dungeon Lords é que cedo se criou a expectativa que este fosse a transposição do famoso jogo de PC para tabuleiro. Como isso não se verificou, alguns sairam frustados. Isso e o facto de ter a pretensão de ser um gamer's game com um tema engraçadito, e, para alguns, não se enquadrar como gamer's game.
Eu compreendo a desilusão de alguns dos detractores. Não a partilho, mas compreendo.
.
O problema do Dungeon Lords é que cedo se criou a expectativa que este fosse a transposição do famoso jogo de PC para tabuleiro.
Que foi criada propositadamente pelo designer, diga-se.
Mas isso desapareceu mal saiu o manual do jogo (muuito em cima de Essen).
Isso e o facto de ter a pretensão de ser um gamer's game com um tema engraçadito, e, para alguns, não se enquadrar como gamer's game.
Aí é que se espeta ao comprido.
É pá...
O écran está a ficar estreitinho.... até parece um Dungeon.
E concordo, o Dungeon Lords é a desilusão do ano.
Vamos lá a ver uma coisa, lá por o joãozinho não saber fazer contas não quer dizer que ele não saiba fazer uma composição. Se calhar esse senhor do agricola quando andava na primária todos os meninos achavam piada às macacadas que ele fazia, e depois tirava negativas a português,matemática e ciências da natureza e a senhora professora metia o X vermelho na folha do menino.
--
www.breakingthemagic.com
hãã
Estava a falar da escalabilidade, em seguimento ao teu post.
Agora se um é melhor na cama que o outro não faço a mínima (nem quero fazer).
Asur escreveu: Estava a
Estava a falar da escalabilidade, em seguimento ao teu post.
Agora se um é melhor na cama que o outro não faço a mínima (nem quero fazer).
Tu falaste na escolinha dos designers, achei por bem falar das suas travessuras.
--
www.breakingthemagic.com
Pronto
Pronto...
Eu levo o Dungeon Lords para a malta jogar...
Comprei-o à mesma, mesmo sem ter experimentado.
Já o joguei e... fiquei agradado. Apesar de um feiticeiro ter transformado um dos meus vampiros em ovelha, consegui mandar o paladino todo pimpão jogar tichu para uma cela da minha masmorra.
lol...
Muito bom...
No último jogo que fizemos aqui, o soledade armou-se em menina que vende bolinhos dos escuteiros e acabou por ganhar...
Os mais mauzinhos, beras, pulhas, tiveram que gramar com os verdadeiros paladinos enquanto o Soledade tomava chá com os bonzinhos ...
Pois aqui o conceito é que é diferente de uns para outros. Depende muito daquilo que queres saber: se, por um lado, o jogo é bom conforme se sopunha ou, por outro, se o jogo vendeu conforme a expectativa. Eu acho que o Dungeon Lords é um jogo assim assim. Eu ganhei, conforme diz o Sentieiro, sem arriscar nadinha, jogando o B, A, BA. O jogo só deve ser jogado a 4 jogadores. Mas se for jogado a 4 não está mal feito. Tem um problema que tem que ver om interacção entre jogadores que é quase inexistente - pode-se jogar a solo.
O problema de escalar um jogo só para 4 é óbvio. Mas a edição em inglês esgotou muito depressa em Essen, agora vende-se cara e tem procura. Comercialmente não foi um flop. Como jogo, como tudo na vida, sê-lo-á para alguns.
O Dominion acho que vendeu bem também. Toda a gente quer isso e joga isso. Eu não gosto. Mesmo assim, prefiro o Intrigue ao jogo mãe - não percebo nada de cartas modais, nem sei o que são...
Acho que também não foi um flop.
O Space Hulk vendeu tudo e caro. Foi tudo menos flop.
Quanto ao sucesso comercial, acho que o mais manhoso de todos foi o BoardGamegeek game, também porque o jogo não presta muito. Acho que o facto de ainda haver para venda uma quantidade boa deles é resultado disso. E não há assim tantos interessados.
Em termos de jogo, jogo, comercialmente à parte, acho que a maior desilusão de muitos foi o Loyang. Não é que não haja muitos aficcionados mas o jogo mantém uma média no BGG de 7.6 + ou - o que, convenhamos, para um jogo do Uwe e daquilo que se esperava desta última peça da trilogia Agricola, Le Havre, Loyang, é pouco.
PS
"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"
Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967
soledade escreveu: não
não percebo nada de cartas modais, nem sei o que são...
Cartas que estão na moda, hello?
BGG
Ranking do BGG, só com jogos saídos em 2009 e com mínimo de 100 votos (filtros que foram aplicados). Não incluí expansões.
Ordenação decrescente por geek rating.
eu cá uso....
Eu prefiro usar esse tipo de listagens assim... Este é o rate real.
Essa
Essa ordenação baseia-se na média aritmética. Logo os 10 e 0 têm mais peso do que na outra média que é usada para os rankings, a média bayesiana.
A média bayesiana é aquilo que podemos chamar de mais próximo de uma média ponderada. Contudo, é algo incongruente. É ver a disputa pelo primeiro lugar baseada nesta média com o Puerto Rico com um melhor rating que o Agricola e mesmo assim aparecer em 2º...
Este rate real também é bastante significativo. Está é mais sujeito ao chamado "hype".
E isso interessa?
Ranking do BGG, só com jogos saídos em 2009 e com mínimo de 100 votos (filtros que foram aplicados). Não incluí expansões.
O ranking do BGG serve para justificar tudo e nada sobre os jogos... a maior parte dos geeks é facciosa quando faz o rating de um jogo.
Eu tenho ratings (ou melhor, impressões) baseados na própria explicação de cada um dos valores fornecida pelo próprio BGG, ou seja, se um jogo me convida a jogá-lo esporadicamente, levará um rating de 6, e isso não quer dizer que o jogo não é bom, simplesmente nem sempre estou com feeling para o jogar.
Acho que vocês querem ser mais geeks do que aquilo que a palavra quer dizer, para o efeito deviam mesmo era fazer um WannabeGeek rating, vocês estariam TNT.
E eu a julgar que o que interessava neste hobby era jogar e divertir-se... mas afinal é um exercício estatístico.
O Tópico ficou tão off-topic com a discussão sobre o Dungeon Lords, que o Razzie devia ser entregue aos intervenientes da celeuma. Mais uma vez, se o arroz tiver muita ervilha, só há que encostá-las na borda do prato.
Eu divirto-me a jogar...
JohnnyBeGood escreveu:
O ranking do BGG serve para justificar tudo e nada sobre os jogos... a maior parte dos geeks é facciosa quando faz o rating de um jogo.
Eu tenho ratings (ou melhor, impressões) baseados na própria explicação de cada um dos valores fornecida pelo próprio BGG, ou seja, se um jogo me convida a jogá-lo esporadicamente, levará um rating de 6, e isso não quer dizer que o jogo não é bom, simplesmente nem sempre estou com feeling para o jogar.
Acho que vocês querem ser mais geeks do que aquilo que a palavra quer dizer, para o efeito deviam mesmo era fazer um WannabeGeek rating, vocês estariam TNT.
E eu a julgar que o que interessava neste hobby era jogar e divertir-se... mas afinal é um exercício estatístico.
O Tópico ficou tão off-topic com a discussão sobre o Dungeon Lords, que o Razzie devia ser entregue aos intervenientes da celeuma. Mais uma vez, se o arroz tiver muita ervilha, só há que encostá-las na borda do prato.
FLAWLESS VICTORY!!!
E isso interessa?
FLAWLESS VICTORY!!!
Filipe, vê se apareces pelos encontros do Porto para jogares e para te divertires.
Estas discussões terem, para ti, vencedores e vencidos parecem-me exercícios estatísticos. É sinal que tens jogado pouco.
Vai um Powergrid? Como lhe deste um rating de 10, vê lá, não me podes negar esta joga...
Dugy escreveu:
Filipe, vê se apareces pelos encontros do Porto para jogares e para te divertires.
Estas discussões terem, para ti, vencedores e vencidos parecem-me exercícios estatísticos. É sinal que tens jogado pouco.
Vai um Powergrid? Como lhe deste um rating de 10, vê lá, não me podes negar esta joga...
Não leves a mal, foi só a maneira que encontrei de tirar o chapéu a argumentos que me tiraram as palavras da boca.
É verdade que tenho jogado pouco, muito pouco, mas sou como o Santana Lopes, ando por ai...
Anda pra cá então!
Levar a mal? No way. Conta com um "bash" no próximo jogo que jogarmos, mas tirando isso...
larkin10 escreveu:
FLAWLESS VICTORY!!!
Foi mais um "babality". Sim os números são o que são e valem o que valem, mas mais vale 1 número na mão que nenhum à vista. se começamos para aí a atirar coisas sem fundamento ainda temos de inaugurar o "Abre o jogo de Sexta".
--
www.breakingthemagic.com
Interessa!
É facciosa no rating tendo em conta os seus gostos e propensões para jogar determinados jogos, sim. Pode dar um 10 ao Carcassonne porque adora jogá-lo e nunca recusa um jogo. Como pode dar um 2 ao Agricola se o tiver jogado, não tiver gostado e não pretender jogá-lo mais. Mas no universo do BGG, estas situações tendem a ser minoritariamente proporcionais ao crescente número de votantes. Daí, as médias. E no caso particular do ranking, das médias bayesianas.
E muitos geeks baseiam-se nesse escalonamento que o BGG apresenta para dar ratings. Não podes justificar o contrário, não sabes o que vai na cabeça das outras pessoas, quais as suas motivações para jogar o jogo X ou o jogo Y.
Há, é certo, situações anómalas. "Hype mood" e "Hatred mood" existem. Mas não podes dizer que são a norma.
Soa bem. Tu estarias no nível "Rastilho" .
É jogar e divertir-se... e discutir de forma salutar as nossas motivações, pensamentos, gostos, manias... Ou não fosse este hobby fortemente vincado pela sociabilização entre os várias intervenientes.
Eu não me importo de ficar com o Razzie.
Fica lá tu com as ervilhas.
Flop, flop, flop...
EXPANSÃO 2em1 GRÁTIS !
AQUI: http://czechgames.com/en/dungeon-lords/free-expansion/
Já discutimos este assunto vezes sem conta, e o resultado é sempre o mesmo, eu estou-me a marimbar para os ratings do BGG como forma de avaliação da qualidade de um jogo, nem acho que faça sentido levá-los nessa linha de conta, já tu e muitos outros olham para os ratings como forma de avaliar um jogo. Se os ratings fossem de fiar o PR não estava no topo há tanto tempo, ou vais-me dizer que nestes ultimos anos não sairam jogos mais bem conseguidos que o PR?
Digamos que há uns que sofrem do efeito "Maria vai com as outras", eu gosto pouco dessas corridas em filinha, sou mais esquesito e desconfiado. Dou mais valor às impressões que os users do BGG transmitem nos seus comentários, às boas e às más e tento encontrar o meio termo, se for de encontro às minhas expectativas, então estarei disposto a experimentar e em último caso a comprar.
Quanto à discussão dos flops, acho que ela própria foi um flop, uma forma de passar o tempo e sem qualquer efeito prático.
Será que se eu editar um jogo com 1.000 exemplares e fizer uma publicidade estúpida e vender tudo, mesmo o jogo sendo uma bosta, não é flop?
E se editar um bom jogo, com 2500 exemplares e só vender 1000, é flop?
Humm, no meio disto tudo o melhor é ir ao cinema ver o Avatar, que pelos vistos nem foi flop, e pelos vistos uns dizem que nem é mau e outros dizem que é uma bosta mas entretém.
Fiquem lá com a bicicleta do BGG.
.
Quanto à discussão dos flops, acho que ela própria foi um flop, uma forma de passar o tempo e sem qualquer efeito prático.
Era suposto ser algo mais que isso?
Fora isso, concordo, mais ou menos. Dou valor à classificação dos jogos (mas, como tu, mais aos comentários dos utilizadores). Já o ranking, quer dizer muito pouco.
- é preciso x votos para um jogo entrar no ranking, um jogo pode ter uma cotação excelente mas se não tiver o mínimo de votos não entra.
- mistura tudo. Edições diferentes do mesmo jogo, jogos de todos os tipos, para todas as idades, etc etc. É abrangente, e os meus gostos não são tanto como isso.
- sofre com os entusiasmos. Tal como no imdb o pessoal joga um jogo que saiu agora e vai a correr dar-lhe 10 e dizer que aquilo é o 4º segredo de Fátima.
- muita gente não actualiza os ratings que dá. O que provavelmente explica a posição do Puerto Rico.
Troll + Imp = Trollimpada!... e surge um Imp!
Era suposto ser algo mais que isso?
Não. Como diria uma personalidade deste nosso hobby: "Joguem, joguem, não há nada para ver!"
Fora isso, concordo, mais ou menos. Dou valor à classificação dos jogos (mas, como tu, mais aos comentários dos utilizadores). Já o ranking, quer dizer muito pouco.
- é preciso x votos para um jogo entrar no ranking, um jogo pode ter uma cotação excelente mas se não tiver o mínimo de votos não entra.
- mistura tudo. Edições diferentes do mesmo jogo, jogos de todos os tipos, para todas as idades, etc etc. É abrangente, e os meus gostos não são tanto como isso.
- sofre com os entusiasmos. Tal como no imdb o pessoal joga um jogo que saiu agora e vai a correr dar-lhe 10 e dizer que aquilo é o 4º segredo de Fátima.
- muita gente não actualiza os ratings que dá. O que provavelmente explica a posição do Puerto Rico.
Mais uma vez, se o arroz tiver muita ervilha, só há que encostá-las na borda do prato.
Para concluir, comam ervilhas. São verdes, e fazem bem. E joguem.
Quanto aos flops do tópico:
Será que se eu editar um jogo com 1.000 exemplares e fizer uma publicidade estúpida e vender tudo, mesmo o jogo sendo uma bosta, não é flop?
E se editar um bom jogo, com 2500 exemplares e só vender 1000, é flop?
Humm, no meio disto tudo o melhor é ir ao cinema ver o Avatar, que pelos vistos nem foi flop, e pelos vistos uns dizem que nem é mau e outros dizem que é uma bosta mas entretém.
Fiquem lá com a bicicleta do BGG.
O Johnny tem razão. Mas não comam ervilhas se forem andar de bicicleta...
Isso de jogar Dungeon Lords..
anda a afectar-te! Tás a ficar Troll.
Por falar em flop...
[...]4º segredo de Fátima.[...]
Este é imbatível!
Então o Razzie não vai ser entregue... pelo menos com uma decisão de consenso!
E essa da ervilha... também não é, porque há quem goste de ervilhas no arroz! :D