RiaCON 2012 - 19 e 20 de maio

Retrato de Abruk

Viva!

É com enorme satisfação que informamos toda a comunidade do AoJ, que este ano a RiaCON se realizará em 2 dias - 19 e 20 de maio - acautelando assim os interesses de muitos jogadores, que nas edições anteriores optavam por não vir em virtude do encontro ser apenas de 1 dia e não compensar a deslocação a Aveiro.

Contamos com a vossa companhia no mesmo local das edições anteriores:

Hotel da Barra - mapa.

Paralelamente a esta informação iremos lançar lançámos uma sondagem, meramente indicativa para nós, das intenções relativas às presenças no encontro - AQUI.

Site do RiaCON - AQUI

Um abraço e até breve,

Carlos Abrunhosa

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.
Retrato de Abruk

Cartaz do evento

Retrato de Abruk

II Torneio Nacional de Mölkky - Inscrições

As inscrições são AQUI.

Retrato de costa

Jogos?

Há alguma listagem com os jogos que vão existir na CON?

 

________________________________________________________

"How to deal with death is at least as important as how to deal with life."
 

Poderão não estar todos na RiaCON, mas...

os jogos disponíveis são, basicamente os que constam no BGG no user 

ABRUK http://www.boardgamegeek.com/user/Abruk

PC99129 http://www.boardgamegeek.com/user/pc99129

e outros que entretanto, provavevelmente ainda vamos adicionar e fazer uma listagem completa.

Daqueles que queres jogar dá-nos conta, que caso não tenhamos, pedimos a quem tenha se pode levar.

 

Abraço

PEDRO

Retrato de costa

Ok...

Entretanto faço uma listinha do que vou levar no Sábado e do que quero jogar :p

 

Um abraço.

 

________________________________________________________

"How to deal with death is at least as important as how to deal with life."
 

Retrato de costa

Cá vai...

Dos que há, gostaria de jogar estes:

- The Castles of Burgundy

- Drum Roll

- Merchants & Marauders

 

Se houver, gostaria de jogar:

- The Manhattan Project

- Kingdom of Solomon

- Lord of the Rings: The Card Game

 

Levo comig,o para a ludoteca:
- Eminent Domain

- Lords of Waterdeep

 

________________________________________________________

"How to deal with death is at least as important as how to deal with life."
 

Retrato de Strilar

Lord of the Rings: Card Game

Como disse já não sei onde, vou levar o Lord of the Rings: The Card Game (completo com todas as expansões até agora) ao RiaCon e terei todo o prazer de o ensinar a quem o quiser experimentar.

A ver se em breve faço a lista dos jogos que vou levar para o pessoal ver se quer experimentar alguma coisa.

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

Retrato de costa

Fica já agendado...

...uma partida de LotR :p

 

________________________________________________________

"How to deal with death is at least as important as how to deal with life."
 

Retrato de Mallgur

The Manhattan Project

Boas,

O Dugy ofereceu o seu Manhattan Project para eu levar. Só o joguei uma vez mas acho que consigo arriscar uma explicação.

Se alguém vir isto a tempo e quiser responder a avisar que quer jogar até posso ver se tenho tempo para dar uma vista de olhos pelas regras...

Para já levo o Ora et Labora e este Manhattan Project.

O resto depende... Devo incluir o Glory to Rome porque me parece que faz sempre falta e talvez uns outros que venham não estarem na lista.

Vamos 3 para baixo (eu, Jorge e Valentim) e vimos 5 para cima (mais a Zenaida e a João que vão lá ter de comboio depois de almoço).

Até amanhã...

Retrato de Dugy

Têm

Têm aqui uma resenha das regras do "The Manhattan Project" bem arranjadinha numa folha A4.

No setup, apenas 4 das 6 cartas que são referidas como edificios iniciais tem fundo vermelho. Marquei com um "I" (borratado :( ) as outras 2 azuis que devem ser colocadas na linha inicial de edificios a construir (um misprint desta edição que não afecta o jogo em si, mas que merece cuidado na altura do setup).

http://boardgamegeek.com/filepage/77370/quick-rules-summary-and-game-management-cheat-shee

 Abraço e divirtam-se.

Retrato de costa

ME ME ME

ME ME ME.
Deste lado somos dois interessados :p

 

________________________________________________________

"How to deal with death is at least as important as how to deal with life."
 

Retrato de Strilar

Strilar's games @ RiaCon

Ora bem, um pouco em cima da hora mas aqui vai...

Da minha parte eu vou com +4 amigos e estes são os jogos que tenciono levar à RiaCon mais coisa menos coisa, é possivel que leve um jogo a mais ou a menos dependendo do que couber nos sacos.

Não vejo nenhum local para colocar a Ludoteca da RiaCon por isso peço desculpas se me passou ao lado.

Obviamente que não planeio nem vou ter tempo para os jogar a todos mas levo-os caso alguem os queira jogar/experimentar e terei todo o prazer em demonstrar ou ensinar qualquer um.

Se tiverem interesse em algum em particular postem aqui. :-) (O Costa já está "agendado" para um LotR: LCG)

 

Strilar's Games @ RiaCon

Lord of the Rings: LCG

(+Todas expansões e extras)

Lord of the Rings: Confrontation Deluxe

War of Honor

Catacombs

(+Todas expansões)

Yomi

A Game of Thrones: The Boardgame

(2nd Edition)

Order of the Stick: The Adventure Game

(Deluxe Edition, Expansion Included)

Smallworld

(+3 Expansões)

Dixit

The Resistance

Oriente

Warlord: Saga of the Storm

 

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

Jogos disponiveis

Viva.

 

Efectivamente não colocámos uma listagem, mas como referi são os que constam nos seguintes users do BGG:

 

ABRUK http://www.boardgamegeek.com/user/Abruk

PC99129 http://www.boardgamegeek.com/user/pc99129

 

e ainda:

 


CAYLUS
DOG
RACE FOR THE GALAXY + ESPANSÃO
PANDEMIC
BLOKUS
EL GRANDE
TWilight Struggle
THE PRINCES OF FLORENCE
FORMULA D
TIGRIS & EUPHRATES
DOMINION Intrigue
DOMINION
DOMINION SEASIDE
THROUGH THE AGES
MEMOIR 44
TORRES
YSPAHAN
JAMAICA
TSURO
LIGRETO
TICHU
BOhnanza
LIGRETO
FRESKO
6 … pega toma 6
Schotten-Totten
Ubongo
Jungle Speed
Rythme and Bullet
Guilhotine
Tumblin - Dice

 


Alhambra
Carcassonne
Catan
Domaine
Fresko
Keltis
Lobo
Stone age
Tobago

 

E ainda mais alguns que entretanto outras pessoas irão levar.

Smallworld e Dixit temos, por isso escusas de carregar o saco com esses

 

Inté

Retrato de Mallgur

A minha RiaCon

Resumidamente, foi muito boa!

Cheguei bastante cedo e o tempo estava agradável. A manhã começou logo com Crokinole, Manhattan Project e intercalando com sortidas para o torneio de Molkky.

Penso que a opção da organização em não ter o mesmo sistema para as refeições do ano anterior foi correcta. Pela minha parte, levei umas sandes de casa e fiz uma pausa breve, interrompida também para uma das eliminatórias do Molkky.

Acho que é uma opção interessante da organização para permitir cortar custos, como fiz, ou para os participantes terem a liberdade de escolha dos restaurantes que há ali por perto. Além disso contornou um dos aspectos mais criticado nos anos anteriores que, estando fora do controlo da organização, não deixava de ser um potencial ponto negativo.

À tarde comecei com duas novidades, Lords of Waterdeep e Africana. Nenhum deles me deslumbrou mas ambos são jogos bastante aceitáveis.

Nesta altura a Con esteve mais participada e creio que as salas estiveram muito bem compostas. Vi muita gente que me pareceu ser nova nestas andanças, de todas as gerações e géneros, e com bastante interesse das mesmas em saber mais sobre este hobby. Acho que o objectivo de dar a conhecer esta actividade, por gente nova a jogar e a apreciar o que a mesma tem para oferecer, foi atingido ultrapassando barreiras que às vezes parecem tão grandes e afinal se derrubam com cartão, madeira, algumas regras e o gosto pelo convívio.

Após ter ido buscar mais duas participantes a Aveiro, que apanharam o comboio após obrigações semi-profissionais (almoço de aniversário da empresa e secas associadas que consegui sempre evitar), regressei para tomar o meu lugar no já tradicional torneio Dá-lhe-Ku-Dedo.

A minha equipa "O Mallgur joga contra 3", lá conseguiu uma vitória no Tumblin' Dice, o jogo que gosto menos deste torneio, mas depois fomos (fui?) derrotados em Crokinole, que começou com um empate, e no Pitch Car, onde dei uma volta de atraso ao meu próprio parceiro, ficando em segundo.

Fomos jantar com calma a um dos restaurantes das redondezas e comi bem por um preço razoável para uma zona turística.

Terminamos a noite com um Tammany Hall que tinha esperança durasse menos que o Maria que estivemos quase a começar mas acabou por chegar perto das 3 horas de jogo... Mas boas horas, muito bem passadas com dois membros da organização.

A viagem para o Porto foi algo prejudicada pela chuva mas, mesmo assim, estava a entrar na Invicta pelas 4:30...

Foi um excelente Sábado, uma bela Con. Contem comigo para a próxima.


O que joguei:

Mölkky (3)

 

Retrato de Firepigeon

E cade as fotos?

Retrato de Mallgur

não levei máquina por isso

não levei máquina por isso vai ser preciso esperar pelas imagens da organização.

Retrato de Abruk

O rescaldo!

Desde já muito obrigado a todas e todos aqueles que nos presentearam com a sua presença. Muito obrigado por nos terem visitado e o que mais desejamos é que tenha sido tão bom para vós como foi para nós!

Um obrigado muito especial a todos os nossos partners, mesmo àqueles que não conseguiram estar presentes, mas que nos apoiaram, e sem os quais não teria sido possível pagar as despesas inerentes à organização deste evento.

De uma maneira geral sentimos que conseguimos alcançar os nossos objetivos, que se traduziam em congregar pessoas de vários géneros e idades e sobretudo trazer as famílias para a mesa de jogo.

Os números de participantes aproximaram-se dos 150 no total dos 2 dias, o que é muito bom, se atendermos que a grande "massa" de boardgamers portugueses "organizados" está a sul, e que, por uma ou outra razão, não poderam deslocar-se cá mais para norte, talvez para o ano, quem sabe... a propósito contem que teremos RiaCON em maio de 2013 nos dias 18 e 19 de maio (ainda pendente de confirmação), assim, com um ano de antecedência talvez seja mais fácil de conciliar os encontros de uns e de outros para que não haja "desencontros". :)

Bom, mas em relação à RiaCON e para concluir, dizer que teve os seus sorteio com mais de 15 jogos na mesa de prémios, teve torneios (Dalhekudedo, Jungle Speed, Endless Days, Mölkky), todos eles oferecendo um jogo como prémio aos participantes e ainda contámos com uma sui generis prova de Come t'a peça, dinamizada pelos nossos amigos da Ludin de Águeda, com quem podemos confraternizar e jogos um "sangrento" Lobisomem.

Quem também este entre nós foi a Criações a Solo que uma vez mais nos trouxeram uma novidade, chamada Tenis, que para lá a já caraterística estética assombrosa, se revelou um filler altamente viciante! Além do Tenis, as criações de Rui Alípio e da Luísa trouxeram-nos também o maravilhoso Trench (este jogo vai mesmo dar muito que falar...) e ainda do não menos frenético jogo infantil Covert!

Outro amigo que nos trouxe um jogo novinho em folha foi mais recente Boardgame designer Paulo Casimiro que vai continuando a demonstrar os seu Endless Days. As críticas ao jogo foram muito positivas e o Paulo saiu da RiaCON com muito ânimo para poder continuar a apresentar a sua criação. Parabéns a todos pela presença!

Bom resta-me concluir, dizendo que as fotos estarão para breve, mas entretanto deixem-nos recuperar o folgo! hehe

Ludicamente,

Carlos Abrunhosa

Retrato de pedrofreitas

As minhs impressões

Gostaria de agradecer a forma como (mais uma vez) fomos recebidos em Aveiro. Este ano já pela 3.ª vez consecutiva. Ir a Aveiro é, sempre, uma experiência muito positiva e da qual ganha quem vai.

Consegui experimentar 6 jogos que nunca tinha experimentado e a ludoteca estava bastante bem composta. Só tive pena de não ter mais tempo para experimentar mais alguns jogos. Joguei alguns com pessoal que não de Lisboa, porque também é essa uma oportunidade única que as Cons nos oferecem.

Gostei de ver 2 criadores de jogos em Aveiro. Paulo Casimiro com "Endless Days" e Rui Monteiro com o novíssimo "Ténis"(?) a demonstrarem os seus jogos. Sinal que começa a surgir massa cinzenta nacional a publicar produtos com qualidade.

O que mudou este ano? A alteração para dois dias foi muito acertada. Apenas um dia sabia a pouco e dois dias já será o "normal". Também foi acertada a não "obrigatoriedade" de almoçar na Con. Consegui um gasto por pessoa/refeição de cerca de 6 euros a almoçar nos restaurantes da zona. O que, nos dias que correm, é muito bom. Também o facto de existir café e um minibar na Con, com preços muito razoáveis, foi uma opção acertada.

O que me surpreendeu? A quantidade de pessoas da região que apareceram, principalmente no Sábado à tarde, talvez fruto de um trabalho feito ao longo do ano. O que vem desmistificar um pouco o mito de que as convenções vivem muito da migração dos restantes grupos. Pelas minhas contas, entre pessoal de Lisboa, Porto e Bragança estariam no máximo 30 pessoas. O que para um total de 150 faz uma grande diferença.

O que é que eu gostaria de ver para o ano? Podem aumentar a mesa de prémios (ganhar 3 jogos nas rifas é sempre motivadorwink). A nível da ludoteca talvez fosse bom terem uma listagem de quem poderia explicar (ou ajudar em) cada jogo. Quanto ao resto, continuem a evoluir, como têm feito até aqui.

Já verifiquei que a RiaCon 2013 já tem data marcada. Para o ano conto poder voltar e divertir-me como fiz este ano. Como disse no início: ganha quem vai.

Um muito obrigado a toda a organização e parabéns a todos aqueles que colaboraram.
 

 

 

Pedro Freitas

Obrigado pelo apoio...

...Pedro (fr...."ai que letra!" :-) )

 

3 jogos no sorteio é obra!

Prometo que pro ano a RiaCON terá mais novidades e melhorará bastante no que respeita à explicação de jogos!

É um compromisso que vamos assumir!

 

Abraço

 

Pedro Chuva

Obrigado a todos...

...pela presença.

 

Mallgur obrigado pelos comentários, ainda bem que gostaste de nos visitar.

É sempre bom e útil receber o feedback dos participantes.

Os elogios são logicamente bem recebidos e deixam-nos orgulhosos - é o nosso principal objectivo: que gostem do que preparámos e passem momentos agradáveis em confraternização!

As críticas são igualmente sempre bem acolhidas - não é por acaso que se fazem alterações de ano para ano.

 

Portanto, mandem com força os vosso "bitaites" sobre a RiaCON deste ano.

 

See you next year!

PS: mas antes, quiçá numa CON...perto de si!

Retrato de AndrePOR

Excelente Fim de Semana

por Aveiro.

Foi a 3ºano seguido que fomos a Aveiro, mais uma vez foi um óptimo fim de semana, muitos jogos novos, sempre os agradaveis torneios (no qual eu fui campeão do Molkky, ganda sorte...).

É sempre bem rever caras conhecidas, e contem connosco para o ano, tenho de defender o titulo no ano que vem.

 

Em relação à comida, gostei muito da solução com a venda ao público de bolos, sandes e bebidas, foi uma boa ideia, para continuar.

 

Parabéns a organização e espero que continuem com o mesmo entusiasmo.

 

Pedro e Judith

Retrato de CatyCat

Casaco roxo procura-se!

Boas,

 

Por acaso não encontraram um casaco roxo de malha perdido aí na RiaCon? Se sim gostava de falar com alguém que mo pudesse enviar.

Retrato de gondalf

Não procures mais...

A organização da Riacon encontrou um casaco roxo que deve com certeza corresponder ao casaco procurado. Podes enviar a tua morada para

que nós fazemos-te chegar o casaco.

Gonçalo

Retrato de CatyCat

Muito ...

... Obrigado!