Jogos a Solo?! Opinões...

Boas pessoal,

ora como sou novo nestas andanças (apesar de certo modo já me ter actualizado à bruta com pesquisas e o bom velho BGG) vinha por este meio pedir aos ilustres experenciados existentes neste fórum a vossa opinião ;)

Ando à procura e pretendia para começar a minha "colecção" alguns bons jogos que funcionassem a solo (ou de origem ou com regras não-oficiais). Tendo pesquisado já em múltiplos sites, no BGG e em videos de "gameplay" no Youtube... já fiquem com algumas referências de jogos. Assim, já adquiri o LotR LCG (Core + 2 expansões Saga, referentes à trilogia do LotR) e o Pathfinder Card Game (que saíu em português este ano , não que o inglês me faça qq tipo de diferença.. mas é sp bom apoiar a nossa língua).

De resto há certos jogos q apareçem referidos montes de vezes tais como: Mage Knight, Robinson Crusoe, Arkham Horror e/ou Eldritch Horror, Thunderstone: Advance, D&D: Legend of Drizzt, Legendary: Marvel e/ou Legendary Encounters: Alien, etc.

O que é q voçês sugerem?

O que acham daqueles que referi? Quais os melhores/piores?

Outros hipoteses?

Desde já obrigado pelas vossas opiniões wink

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

<- Para variar... para

<- Para variar... para apareçer ali ao lado

Pandemic e Battlestar

Pandemic e Battlestar Galactica jogam-se bem a solo - o primeiro com as regras base dá perfeitamente, o segundo precisa de umas house rules que podes encontrar na net (não tenho a certeza se no site da FFG)

Em relação aos que referes, nunca joguei nenhum deles, portanto não te consigo ajudar.

Obrigado pelas sugestões.

Obrigado pelas sugestões. ;)

O Pandemic é bem conhecido e "bem cotado", a cena é que o tema em si não me atraí mto

Qto ao Battlestar Galactica não conhecia a vertente a solo. Gosto bastante do tema e vou explorar essa hipotese.

Thx

Link

Tens o link para variantes aqui - foi publicado pela FFG, como eu pensava.

In my opinion

Boas!

A tematica dos jogos a solo tem muito que se lhe diga, é certo que há diversos jogos optimizados para este tipo de variante com uma componente de jogo (regras) especifica mas deixa que te diga a minha sincera opinião, é a jogar em grupo que se consegue potenciar ao máximo qualquer jogo e claro, onde se consegue obter o maior divertimento, desafio e sensação de realização.

Um bom grupo pode tornar agradável um jogo mediano!

Claro que estamos sempre limitados à nossa geografia e à nossa disponibilidade, mas creio que mesmo que por muito escassas que sejam as oportunidades de se jogar em grupo, elas acabam sempre por acontecer e valem bem a pena.

Dá uma olhadela a esta informação da rapaziada do teu "bairro":

http://www.abreojogo.com/boardgamers_odivelas

Em relação aos jogos que referes, tudo é relativo, gostos mecânicas, temas, por isso não há nada como experimentar primeiro e só depois investir (€) num jogo que funcione contigo e não porque funciona com o resto da malta. 

A carteira e o espaço de arrumação da casa agradecem!

In my opinion...

Boas jogatanas!

Joao007 escreveu: Um bom

Joao007 escreveu:

Um bom grupo pode tornar agradável um jogo mediano!

... e um mau grupo pode tornar um bom jogo numa péssima experiência (mas o jogo continua a ser bom na mesma.... ufa!)

Pode

Exacto..."pode".

No texto que escrevi não quis fazer referência à outra face da moeda pois o objectivo era motivar o colega para os jogos em grupo.

Mas concordo contigo!

Allo João.. Já sabia que

Allo João.. Já sabia que alguém iria por uma resposta destas.. Hehe

Mas tens toda a razão. Metade do prazer (ou mais) vem do facto de partilhar a experiência c outras pessoas e isso é mto importante.

Já fui a um encontro mensal de Lx e é realmente mto animado. E o local que referes aqui em Odivelas tb o conheço, apesar de nunca ter ido num dia de "evento".

A cena é que devido ao meu trabalho (por turnos) nem sp me permite estar disponivel nos dias dos eventos (inclui fds e noites e afins ) e por isso não queria estar a investir em opções que dp me limitariam nesse sentido. A maioria dos jogos que indiquei por exemplo são jogos que apesar de permitirem "jogo a solo" tb podem ser jogados a 2 ou mais pessoas. Assim juntaria o útil ao agradavel. Qd desse jogaria em groupo, mas qd n desse teria a oportunidade de os jogar calmamente em casa e inclusivé explorar tácticas e/ou treinar!

Mas thx pela tua opinião ;)

Aqui vai uma lista dos meus preferidos

Antiquity - jogo é de 2 a 4 jogadores e um dos meus preferidos. Tens uma variante não oficial solo que é simplesmente genial com 3 níveis de dificuldade;

Town Center - podes fazer em PnP (eu fiz com legos) 

Mice & Mystics;

Nations;

Freedom the Underground Railroad

Pocket Zombie, mais 1 PnP engraçado

Wargames são alguns:

- Enemy coast ahead - Dambuster Raid 

- The Hunters - uma perola

- A distant Plain

- Fire in the Lake

- Labyrinth

Ena Ward, mto obrigado plas

Ena Ward,

mto obrigado plas tuas sugestões. Só tinha ainda "explorado" e lido sobre o Mice & Mystics, Nations e o Labyrinth (sendo q este último me chamou à atenção na parte dos wargames graças às semelhanças com o Twilight Struggle ;P

Vou explorar as tuas restantes recomendações.

E daqueles q eu referi? Tens alguma sugestão/dica?

Thx

Aqui vai

Não sou muito a favor de living card games ou colectable, se o vício pega é sempre a sair dinheiro.

Como me pude esquecer de dizer Robinson Crusoe e Mage Knight (este último falta-me), assim como o Navajo Wars que o Costa fala em baixo e que apesar de não ter jogado tenho dois amigos que o recomendam vivamente.

Se o objectivo é um solo puro saiu à pouco tempo a 2a edição do Hunters e pode ser que ainda apanhes um sítio que não esteja esgotado. Preço/qualidade/experiência é dos melhores. O tema é submarinos 2a Guerra Mundial.

Esqueci-me de mencionar o relativamente novo Progress

se conseguires apanhar um Antiquity experimenta (a versão solo dá-te a mesma experiência que com jogadores bons)

Tens razão qto aos LCG, se o

Tens razão qto aos LCG, se o vicio pega, torna-se um investimento enorme.

Como em principio só vou aderir às expansões "Saga" do LotR (plo menos é o q prevejo ). Claro q já há cá mto material cá fora, mas não me tou a ver a comprar tudo! Qt ao Pathfinder, como comprei a versão PT e sabendo já q só haverá mais 5 caixinhas de aventuras a seguir e que vão saindo aos poucos à medida q a Devir quiser, tb já sei q haverá um limite!

Qto ao resto tenho mesmo q ver isso do Navajo Wars. Desconhecia mas tou a ver q há pessoal q gosta mto.

O Mage Knight e o Robinson Crusoe passam a ser referências "fundamentais" e assim vão pertençer à lista dos "must-buy" (falta é só definir a ordem.. Hehe)

O Progress pareçe-me interessante.

De novo, obrigado ;)

É garantido...

Sérgio, com MAGE KNIGHT e ROBINSON CRUSOÉ vais muito bem servido, são excelentes jogos. Para mim são seguramente as duas melhores experiências a solo no momento. Depois destes, e apesar de não o conhecer muito bem, apostava sem hesitar no FREEDOM: THE UNDERGROUND RAILROAD que alguém aqui já mencionou.

Se quiseres jogos mais tipo eurogames, tens os Rosenberg's campestres: AGRICOLA, CAVERNA e AT THE GATES OF LOYANG. Este último, para mim, funciona muitíssimo bem a solo.

Depois há uns mais pequenitos engraçados tipo ONIRIM, URBION e FRIDAY.

Eu não descartava o PANDEMIC já. Se tiveres a possibilidade de ir à LisboaCON ou a um dos encontros semanais que há em Lisboa, vai e experimenta este jogo. Aposto contigo que vais gostar laugh

Depois há ainda os wargames que jogam solo e são muitos. Não é a minha especialidade, mas tenho ouvido muito bem de NAVAJO WARS, AMBUSH!, D-DAY DICE ou FIELDS OF FIRE.

Estas seriam as minhas escolhas. Mas o melhor mesmo... é arranjares um grupinho... e de repente tens milhares de novas opções para experimentar EHEHEH!

Abraço!

"The only way to achieve the impossible is to believe it is possible."
Lewis Carroll in Alice in Wonderland

Só mais uma coisa...

Não te metas no PROGRESS... já passei por lá e não interessa.

Conselho de amigo wink

Subscrevo

o Costa, o progress é muito fraquinho, muito abaixo da minhas expectativas. Fiz o kickstarter e já o troquei.

O Freedom é excelente.

Obrigado

Boas pessoal, obrigado a todos pelas óptimas sugestões. Acho q se criaram e apresentaram aqui mts bons pontos de vista diferentes.

Vou analisar todas as augestões e criar uma mini-lista pessoal, adquirir alguns joguitos pra começar e dp à partir daí crescer cada vez mais neste vasto mundo do boardgaming.

Não hesitem em sugerir mais opções.

Cumps

Mage Knight

O melhor jogo que eu conheço para jogar a solo é o MAGE KNIGHT, funciona muito bem. Com companhia é melhor, mas é um jogo bem desenhado para uma experiência a solo.

Para além deste podes sempre considerar o PANDEMIC, FRIDAY, NAVAJO WARS, ROBINSON CRUSOE e AMBUSH!.

O Mage Knight é realmente

O Mage Knight é realmente referido por mts como o melhor jogo a solo e está bem no topo da minha lista. Só me torçe o nariz é ao preço desta opção, apesar de q a qualidade do material o justifica totalmente!

O Robinso Crusoe tb me pareçe mto bem e uma excelente opção para solo (e co-op qd possível).

Qto aos outros (excepto o Pandemic, cujo tema n me apela mto c pena minha pois dizem ser um bom jogo) não conheço e por isso vou juntar aos meus "jogos a pesquisar".

Obrigado pelas sugestões.

Alguns dos meus favoritos:

Para jogos curtos:

Friday, Onirim, Urbion, Space Hulk Death Angel, Harbour, Escape curse of the temple

Para jogos de tempo médio:

Flashpoint, Pandemic, Forbidden Island, Infection Humanitys Last Gasp, Lord Rings LCG, Viticulture (automa)

Para jogos mais longos:

Freedom the underground railroad, gears of war, mage knight, robinson crusoe, legendary encounters

Na onda dos wargames:

thunderbolt apache leader, conflict of heroes, coin series, labyrinth, navajo wars

Nice

Obrigado pelas tuas óptimas sugestões André e por teres posto todos eles em categaorias como bónus

Referenciastes alguns q ainda n tinham sido indicados aqui e q tb li (noutros locais) que seriam boas opções. Destaco o Space Hulk, Flashpoint, Gears of War, Legendary Encounters e o Thunderbolt - Apache Leader. Os outros não conheço e vou explorar (especialmente o Friday e o já referido Labyrinth), ou então o tema e/ou gameplay n me atraem mto (tipo o Pandemic, Harbour ou Navajo Wars).

Thx

Sem problem

se gostas de deck builders, o friday é excelente e joga-se em 15\30 minutos, se gostas dos filmes do alien, o legendary encounters é muito bom tematicamente e é um excelente deckbuilder.

Gears of war é muito bom se não ficares frustado com o resultado dos dados.

Tens tb o Snowdonia que é um

Tens tb o Snowdonia que é um excelente jogo, quer a multiplayer quer a Solo... ando agora a fazer o Solo challenge que vem nas regras e é excelente!!

Depois tens os Legendary... excelentes Deckbuilders e que se jogam muito muito bem a solo...

O Star Realms tb se joga muito bem a solo...

Jogos que ainda não joguei mas que dizem maravilhas:

- Mage Knight

- Space Hulk: Death Angel the card game

Depois qq jogo Co-op normalmente dá para jogar sozinho :)

Ainda não tinha visto em

Ainda não tinha visto em nenhum lado ninguém a falar do Snowdonia.. vou pesquisar ;)

Qts aos Legendary, tb tão no topo da minha lista... não sei é se é melhor o Marvel ou o Encounters (apesar de ter visto que o pessoal tende um pouco mais pro Encounters). Mas sim, esta opção parece-me mto boa pra ter algo com uma certa "replayability"

Star Realms é realmente bom, tenho estado a jogá-lo em formato digital ;P

E aí está... o Mage Knight de novo.. tou cada vez mais inclinado para por este no topo das prioridades ;)

Para teres uma ideia do

Para teres uma ideia do Snowdonia podes ver aqui o meu blog no BGG:

https://boardgamegeek.com/blog/3485

depois no lado direito clicas em "Snowdonia Solo Challenge" e vez os blog posts da minha saga :p

depois tens tb diversos videos no youtube quer multiplayer quer a solo...

Este jogo entrou no meu Top 10 de sempre... simplesmente fantástico... quer  a solo quer a multiplayer, e qq um dos numeros, de 2 a 5 jogadores, é daqueles raros jogos que tem a escalabilidade perfeita!

Mais sugestões

Além dos que já foram referidos, dos quais destaco o Robinson Crusoe que possuo, tenho jogado a solo (na realidade controlo 2/3 investigadores) o Eldritch horror e gosto muito.

Ainda tenho o Lewis & Clark mas perde um pouco em solo, na minha opinião, tal como o Caverna.

Adquiri esta semana o Xcom e o Flash Point, dentro da logica de ter jogos que me permitam jogar sozinho ou acompanhado, mas ainda nem os abri.

Nesta lógica, posso dizer-te que tenho debaixo de olho:

- Snowdonia

- imperial Settlers

- Luna

- K2

- viticulture com expansao Tuscany (€€ ui!)

- e claro, o Mage Knight que vai ser a minha proxima aquisiçao.

Se gostas do tema, o Rallyman joga muito bem a solo.

E o q achas do Arkham Horror

E o q achas do Arkham Horror Vs Eldritch Horror (sendo que plo menos um destes há-de ser adquirido brevemente)?

Pessoal diz q o AH é uma experiência + completa (bem, tb é o q tem + expansões cá fora) mas é tb demasiado "pesado" em regras e gestão da mesa! EH é mais simplificado, mas mantêm na mesma o mesmo "espirito" (apesar de ter uma replayability menor.. já q tem menos investigadores e "Old Ones".. mas isso há-de desaparecer c mais expansões?!).

Qto ao ressto das sugestões vou analisar c + profundidade... e lá está o Mage Knight de novo ;) (Já agora, tás a pensar mandar vir de onde?)

Obrigado.

AH vs EH

O eldritch é mais leve, demora menos tempo, tem regras mais ligeiras. O Arkham é uma religião para muita gente, penso que essa mania não pegou muito por cá. No entanto penso ser complexo demais para atrair pessoas ao jogo.

Quando me decidir comprar o Mage Knight, investgo nos sitios habituais por preços e stocks e depois decido.

edit: o EH ja tem duas expansoes com mais investigadores e old ones

Óptimo resume... tb já tava

Óptimo resume... tb já tava inclinado para o EH. O AH precisa de demasiada "embalagem" ;P

Mage Knight....

é provavelmente a melhor experiencia solo que ja joguei em termos de boargames. Completo, complexo, estratégico, com muitas decisões. Se for para jogar solo, então não há qq duvida.

Posso também sugerir o Friday, do Friedman Friese, é um jogo solo, bastante bom e a preço acessivel.

Dawn of the Zeds

A Victory Point Games tem diversos jogos a solo com boas reviews, dos quais possuo o Dawn of The Zeds, Second Edition.

http://boardgamegeek.com/boardgame/144568/dawn-zeds-second-edition

Recomendo, só o joguei ainda duas vezes mas proporciona uma excelente experiência. As regras são complexas (para o meu nível) mas o jogo tem vários níveis de dificuldade e tem um tutorial em que começas imediatamente a jogar. No entanto o Set-up é muito demorado e os meus jogos passaram sempre as 3 horas.

De resto, já joguei várias vezes o Friday e também recomendo. Joga-se em 20 minutos, depois de saberes o que estás a fazer.

já me falaram de 1 plataforma

já me falaram de 1 plataforma virtual que permite jogar alguns jogos de tabuleiro. agora não me lembro do nome, mas de certeza que é fácil de procurar, ou que alguém virá aqui dizer.

pode ser 1 solução para o problema dos turnos

mas isto sou eu, que prefiro jogar de rato na mão com outras pessoas a muitos km do que com o meeples mas sozinho ;)

Nada disso...

Eu também gosto às vezes de passar umas horas a jogar um jogo no PC sem que ninguém me chateie... mas isso é às vezes, naqueles momentos em que o stress aperta e queremos é sossego. Porque isso é totalmente contrário ao espírito dos boardgamers.

Aquilo que nos distingue dos videojogos é mesmo isso: a interação social, trocar umas larachas e harmonia e boa-disposição.

Mesmo o jogo mais chungoso, com um bom grupo de amigos é uma experiência divertida e enriquecedora.

Larga o teclado... nada como o cheiro da madeira e do cartão wink

Tens vários

Board Game Arena: http://en.boardgamearena.com/

Yucata: http://www.yucata.de/en

Boite à Jeux: http://www.boiteajeux.net/index.php

apenas para enumerar alguns

Stormrover (a.k.a. Nuno)

Last played:

Vassal Engine

Tens o Vassal Engine, que é principalmente para wargames

Obrigado

Boas pessoal, obrigado a todos pelas óptimas sugestões. Acho q se criaram e apresentaram aqui mts bons pontos de vista diferentes.

Vou analisar todas as augestões e criar uma mini-lista pessoal, adquirir alguns joguitos pra começar e dp à partir daí crescer cada vez mais neste vasto mundo do boardgaming.

Não hesitem em sugerir mais opções.

Cumps