Preparação prévia de um Tales of Arabian Nights
Como introdução devo dizer que costumo encontrar-me com alguns amigos uma vez por mês, e passamos o dia de volta de jogos de tabuleiro.
Por norma os jogos escolhidos costumam ser combinados com antecedência e tentamos fazer algum trabalho de preparação para depois não se perder tanto tempo na explicação das regras.
Quando me sugeriram levar o Tales of Arabian Nights, achei que podia levar a preparação um pouco mais além e preparei 5 passos destinados a introduzir os jogadores ao ambiente fortemente temático deste jogo.
O que se segue é a descrição de cada um dos passos que fui efectuando ao longo das duas semanas que antecediam a data do encontro. O texto a azul foi retirado dos emails trocados nessa altura.
Deixo aqui registada esta informação para o caso de vir a ser útil a alguém que queira fazer algo semelhante.
--
GPires
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 260 leituras

Passo 1 - Apresentação do jogo
em Terça, 15/03/2016 - 18:25
Não vale a pena reinventar a roda, portanto resolvi escolher e enviar um video (dos muitos existentes no bgg) com uma breve explicação das regras e alguns exemplos de situações de jogo.
Este passo serviu para os jogadores ficarem com uma ideia do que os espera, e darem a sua aprovação ou não deste jogo como sendo o prato principal do próximo encontro.
Todos deram a sua aprovação, mas acho que alguns nem sequer chegaram a ver o video!
Passo 2 - Escolha dos heróis.
em Terça, 15/03/2016 - 18:31
Enviei a lista/imagem dos heróis para cada um dos jogadores escolher um préviamente.
Enquadrei com um breve texto para dar ambiente e acompanhei com um pdf das biografias dos heróis retirado do site da Z-Man.
Como resultado, foram feitas as seguintes escolhas:
Paulo - Sindbad (azul)
Rui - Aladdin (vermelho)
João - Zumurrud (amarelo)
Guilherme - Ma'aruf (branco)
Passo 3 - Escolhas das habilidades/skills
em Terça, 15/03/2016 - 18:38
Enviei a lista das skills e respetivas explicações para cada jogador escolher 3.
Foram efetuadas as seguintes opções:
João/Zumurrud (amarelo) Quick thinking, Courtly graces, Enduring Hardships
Paulo/Sindbad (azul) Storytelling, Weapon Use, Enduring Hardship
Rui/Aladdin (vermelho) Acting & Disguise, Quick Thinking, Stealth & Stealing
Guilherme/Ma'aruf (branco) Bargaining & Evaluation, Scholarship, Magic
Passo 4 - Sorteio das quests.
em Terça, 15/03/2016 - 18:40
Sortei uma quest para cada jogador, de forma a que este fique com uma ideia do que o espera no inicio da sua historia.
Fiz uma pré-selecção de quests excluindo algumas que são demasiado dificeis de concluir para evitar que alguém tivesse dificuldade em terminar logo a primeira quest.
Tentei mais uma vez criar ambiente colocando algumas linhas de texto a introduzir cada personagem e a estabelecer alguma relação entre as as skills escolhidas pelo jogador e a quest que lhe calhou em sorte.
Para evitar um excesso de informação, e dar tempo a que todos lessem as quests dos outros jogadores optei por enviar uma por dia.
4.1 Primeiro dia. Introdução e quest do jogador amarelo.
em Terça, 15/03/2016 - 18:47
4.2 Segundo dia. Quest do jogador azul.
em Terça, 15/03/2016 - 18:48
4.3 Terceiro dia. Quest do jogador vermelho.
em Terça, 15/03/2016 - 18:50
4.4 Quarto e último dia. Quest do jogador branco.
em Terça, 15/03/2016 - 18:53
(como esta era a minha personagem resolvi ir um pouco mais além no enquadramento para reforçar o ambiente)
Passo 5 - Banda Sonora
em Terça, 15/03/2016 - 18:54
Por fim preparei uma lista de musicas para servir de banda sonora, enquanto jogamos.
Algumas sugestões vieram dos foruns do bgg, outras acrescentei eu porque queria personalizar com algo português.
Peter Gabriel - The Passion of the Christ (1989)
Kara Nomadica - Ábum homónimo de 2005 deste grupo norte-americano do Colorado que toca musica turca e arabe.
Banda sonora do jogo Shadow of the Colossus da Playstation2.
Rão Kyao - várias musicas selecionadas dos albuns Oasis (1985), Viagens na minha terra (1989), Delírios Ibéricos (1991) e Navegantes (1997)
Conclusão
em Terça, 15/03/2016 - 18:56
Só para deixar aqui umas linhas sobre como correu o jogo em si.
Correu bem, deve ter durado umas 4 ou 5 horas, mas como fizemos um intervalo a meio para o almoço não se tornou demasiado cansativo.
Todos conseguiram acabar a sua primeira quest e receber as recompensas, menos eu que preferi aproveitar a oportunidade de entrar num dos Locais de Poder.
O vencedor foi o Aladdin que teve muitas aventuras em que não era lá muito bem sucedido. Andou perdido, quando conseguiu orientar-se casou e a mulher morreu logo a seguir e ele teve de fugir para não ser enterrado vivo, mais tarde foi vendido com escravo, depois de conseguir comprar a sua liberdade ficou gravemente deprimido ao ouvir a historia que um certo macaco falante contada pelo proprio, a seguir enveredou pelo caminho da religião, e isso deu-lhe por fim pontos suficientes para chegar aos 10 Story + 10 Destiny de objetivo que tinhamos traçado para este jogo.
O Sindbad deve ter sido o que sofreu mais porque andou praticamente o jogo todo transformado em macaco falante. A sua sorte ia sempre de mal a pior e acumulou uma enormidade de "status" negativos que fazia impressão. a dada altura conseguiu estar simultaneamente transformado em macaco, ferido, doente, amaldiçoado, alvo de chacota e completamente deprimido.
Terminou o jogo casado com uma princesa e tornado Vizir de uma cidade africana à beira mar, tendo tido dois filhos, um dos quais eram tão feio como o pai.
A Zumurrud foi a que mais rica se tornou, tendo ficado pincipescamente rica e acumulado dois tesouros. Mesmo assim acabou o jogo foragida da lei por tentar roubar repetidamente um dos olhos de Lamia ao tentar cumprir o último roubo que o pai, o rei dos ladrões, nunca tinha conseguido terminar.
No geral parece-me que todos se divertiram, que é sempre o objetivo destes nossos encontros.
Muito bom!
em Terça, 15/03/2016 - 22:03
Excelente leitura, obrigado pela partiha.
Fica a curiosidade de ver o jogo em acção.
Arabian Nights
em Quarta, 16/03/2016 - 10:54
... obrigado pela partilha!
Apesar de achar que não deve ser bem o meu tipo de jogo, já há muito que está na minha lista de jogos a experimentar. Será este ano?
Confesso que só li o primeiro
em Quarta, 16/03/2016 - 11:03
Confesso que só li o primeiro post, (seguramente irei ler o resto se eventualmente surgir o oportunidade de jogar este jogo)
Mas devo dizer que acho muito boa ideia, e essencial, essa preparação prévia antes das sessões de jogo. Especialmente jogos com regras mais complexas.
Boa partilha!
Se vos interessar
em Quarta, 16/03/2016 - 18:38
Se vos interessar podem dar uma vista de olhos no video que eu referi e ficam logo com uma ideia de como é que se passam as coisas durante o jogo, tem alguns exemplos a partir do minuto 8:
https://www.youtube.com/watch?v=rs6XE0C80Z0
Isto acaba por não ser bem um jogo jogo, é mais uma construção algo caótica de várias historias interligadas no ambiente das Mil e Uma Noites. Portanto calculo que algumas pessoas vão detestar o caos e a falta de lógica entre os resultados obtidos e as escolhas feitas mas, para quem já leu as Mil e Uma Noites, está perfeitamente dentro do espirito contido nos livros.
Basicamente o jogador escolhe para onde se quer deslocar, depois de lá chegar tira uma carta de encontro, e de acordo com o tipo sítio onde está (mar, cidade, deserto, etc), da hora (manhã, tarde ou noite) e do resultado dos dados, é confrontado com uma situação e tem de escolher entre várias opções.
Por exemplo, encontram uma princesa disfarçada, querem: falar, evitar, raptar, atacar, seduzir ou roubar?
Depois de escolher é lido um capitulo que informa o jogador sobre o resultado das suas escolhas. Imaginem que escolhem raptar a princesa.
Então descobrem que ninguem quer pagar o resgate e que ela tem uma vozinha extremamente irritante e que nunca para de falar. Ao fim de algum tempo soltam-na, mas ela não se quer ir embora porque ficou apaixonada por voces. Tentam fugir mas ela segue-vos para toda a parte não vos deixando um minuto de sossego.
Tem a skill Endure Hardship? Em caso afirmativo aguentam o palrar incessante dela durante dias a fio até ela se fartar e se ir embora. Caso contrário perdem completamente a sanidade mental, gritam em desespero, rasgam as roupas e saem a correr para o deserto, meio loucos (ganham o status Insane).
--
GPires