3º Encontro de Roleplayers de Lisboa

Sem esquecer que eu estou a correr para ter uma versão pronta para playtest do down*town a tempo do Encontro!

A jogar: D&D 4th Dark Sun
A escrever: down*town, tech-noir rpg

Eu não tenho os livros de D&D e nem os dados.

E tava afim de jogar D&D, aliás procuro um grupo pra jogar quem joga me diga.

Mas se não levarem jogo na msm esse 3:16 e o scion.

Segundo as regras do jogo sabem sempre, porque sem a Visitation são o que em Exalted se chama "Mortal Hero", ou seja humanos, com capacidades humanas, apesar de extraordinários (Ex.: um filho de Poseidon antes da Visitation, ou seja sem saber a sua origem divina seria a o Michael Phelps. Depois da Visitation teria poderes sobrenaturais).

Por isso na aventura já sabem tudo. Nas minhas crónicas gosto de fazer abordagens diferentes e alterações e experimentar diversas perspectivas.

Eu teria o maior prazer em levar Vampire, mas como sou um troglodita só o faria(farei) modo OLD World Of Darkness. Fiquei parado no tempo que nem um velho jarreta e recuso-me a evoluir para o NWoD! :P

Outro jogo que teria todo o gosto levar experimentei eu com o RickDanger no 1º Encontro de Roleplayers do Porto e que para one-shots e este tipo de eventos é do melhor e garante risos, muita diversão e momentos hilariantes: OG

Podes sempre trazer Old World of Darkness. Eu por mim adoro os dois!

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Bem, então levo o meu portátil, assim levo umas quantas dezenas de RPGs é só escolher LoL

Devido a problemas com os transportes aqui na minha zona não vou conseguir ir :/ Escolheram um belo dia para atrofiar a rede... enfim! Desculpem.

Infelizmente chegei relativamente tarde ao encontro e acabei por não jogar quase nada (um pouco por mea culpa, pois não me encontrava preparado para mestrar nada do que havia disponivel por parte do João)

Observei parte do Mundo de Aventuras do Sérgio, mestrado pelo João, que pareceu-me ser muito interessante... a ver se experimento um dia...

Acabei por experimentar im pouco do Down*Town, mas infelizmente tive de sair a meio, pelo que não deu para experimentar a plenitude deste jogo...

A ver se para o mês que vêm preparo qualquer coisa para a eventualidade de ter de mestrar qualquer coisa...

Tenho umas ideias mas preciso de alguma preparação ;)

Nah, não tens culpa de nada! Como é que ias estar preparado para alguma coisa sem combinarmos primeiro? Poderes psíquicos? Bem que essa língua azul nunca me engan…

Quando te apetecer levas qualquer coisa. Faz-nos sempre falta mais GMs. :slight_smile:

Apesar de termos começado também tarde ainda deu para experimentar o sistema do Sérgio com o encaixe medieval e esboçar melhor o que levo para a Festa Medieval Escolar. Obrigado a todos os que participaram pelo interesse e ao Sérgio pela ajuda que deu antes de e durante a sessão. Espero que os jogadores tenham gostado e se divertido!

E que tal o DOWN*TOWN? Foi porreiro? Infelizmente tive que me vir embora no início.

De resto este Encontro teve um ritmo diferente com mais conversa e convívio antes e durante as sessões. Gostei! :smiley:

E que tal o down*town? :slight_smile:

Tangente: A ti também já te passou pela cabeça mostrar ao Ministério da Educação que os rpg’s podem ser bons para ensinar história de Portugal?

Que sejam bons par isso, sim. Em Mostrar ao ME? Não.

Continuando a tangente: é o que fez o Gil de Orey com os seus jogos, antes de saltar em grande com o Aljubarrota: mostrava-os às câmaras municipais como jogos temáticos sobre a cidade, e vendia-os assim.

Um jogo como o do Sérgio pode tornar-se um bom veículo para isto.

Pena. Havia pessoas interessadas e prontas a jogar Scion.

Em primeiro lugar, é sempre ótimo rever velhos amigos (Mariano) e novos conhecidos.

Depois o Mundos de Aventuras. Agradeço ao João a disponibilidade para o mestrar e ao pessoal que se envolveu no jogo. O cenário, histórico e quase sem confronto físico, fugia bastante ao que é normal mas os jogadores entraram no espírito da coisa. Isso significou uma utilização "light" do sistema, mas que me deu excelentes indicações. Para mim foi importante ficar a ver de fora pois permitiu-me ir refletindo sobre o sistema e sobre o cenário. Gostei da forma como o João conduziu a sessão, embora tenha algumas sugestões que lhe mando depois. Porém, a forma como ele o fez deu-me umas indicações preciosas sobre como orientar o desenvolvimento do jogo, pontos que para mim não eram claros e agora são (prendem-se sobretudo com a componente do MJ mais do que com o sistema em si). Uma tarde ganha!

O Down*Town. Não joguei até ao fim mas gostei da experiência. Farei os meus comentários nas páginas do D*T aqui AoJ ou no blogue do Rui.

A organização. Ainda andamos à procura do formato mais eficaz. Do meu ponto de vista a questão de fundo é que nem todos conseguimos garantir estar no encontro ao mesmo tempo. Daí haver uma hora para os jogos arrancarem e depois haver pessoal que vai chegando e não encontra "poiso". Por volta das 14h30 havia 2 MJs (João e Diogo) e dois jogadores (eu e Johann). Pelas 3h havia um grupo a jogar com 4 jogadores, incluindo o segundo MJ (eu fiquei a assistir). Entretanto apareceu mais pessoal interessado em jogar mas não havia MJ preparado.

A minha sugestão é a seguinte: havendo 2 MJs, parece-me que um deles deve arrancar assim que tiver o número mínimo para jogar o/um jogo, digamos, 3 jogadores. O outro MJ arranca com o seu jogo assim que também tiver o mínimo de jogadores. O pessoal que for aparecendo depois integra-se num ou noutro grupo até se completarem as duas mesas. Que vos parece?

Em princípio não poderei ir ao encontro de Junho (calha no fim de semana grande e vou para fora), mas quem sabe se se organiza uma sessão de jogo por fora do encontro?

Epá, venham de lá essas impressões lentas porque estou aqui a rebentar de antecipação!

Sérgio, estive a olhar com olhos de ver para o Mundo de Aventuras, hoje depois de me ocorrer que podia ser uma coisa boa para ensinar História de Portugal e entrar em contacto com o Ministério da Educação/Cultura a esse respeito, e tenho algumas ideias que gostava de amadurecer e partilhar contigo sobre o sistema, se estiveres interessado.

Claro, quanto mais inputs melhor. O meu problema é tempo. Preciso de ajustar o rascunho com as notas que tomei do teste de ontem. Tenho também que trocar impressões com o João para o jogo que ele vai conduzir daqui a um par de semanas na feira medieval de Leiria. E tenho umas notas mentais para mais um cenário, a somar aos dois que lhe enviei.

E preciso de um tempinho para pôr no PC as notas sobre o Down*Town para te enviar. A ver se o faço nos próximos dias.

Ois,

Para os que não sabem sou o Diogo :), fiz de GM no jogo Down*Town

Gostei muito deste encontro principalmente por quatro motivos: Apareci; Joguei; Fiquei até ao fim e conseguir correr um jogo. Tudo situação inéditas nos últimos dois encontros hehe.

Indo aos jogos em si, foi um encontro de experiências, visto só termos jogado playtest de jogos de criadores nacionais, o que me parece óptimo.

Irei dar as minha opiniões sobre os respectivos jogo no sítio apropriado. Aqui quero apenas deixar um grande obrigado aqueles que se sentaram connosco no Sábado para ajudar a testar estes jogos e o feedback que deram.

Quanto aos horários, convêm mesmo que as pessoas começem a chegar por volta das 14h, senão estou em erro por já tinhamos pessoas para jogar uma das sessões por volta da 16h só que era incluindo-me, o que fez com que os dois GMs com coisas preparadas (eu e o Mariano) estivessemos involvidos numa sessão enquanto outras pessoas iam, espaçadamente, chegando. Por outro lado, ter mais GMs com coisas preparadas também dá jeito :stuck_out_tongue:

Não têm que ser grandes GMs, basta pegar num jogo que gostem muito e preparem uma pequena aventura/cenário para 2/3h de jogo, foi assim que eu e o Mariano começamos e olhem agora para nós hehe.

Espero que continuem a aparecer e cada vez mais.

É um tema muito interessante esta questão de cruzar jogos com a educação e afins, e usá-los como ferramentas de aprendizagem, de potenciadores de imaginação, convívio e criatividade; mesmo para além do simples interesse de informar mais pessoas do mundo dos RPGs.

Isto faz-me lembrar uns videos que o Scott Nicholson (que fazia o programa "Board Games with Scott") às tantas fez sobre trazer os jogos (boardgames, RPGs e outros do género ou sem ser) para as bibliotecas.

Ainda só vi alguns dos videos, mas nesta temática dos jogos como recurso e ferramenta educativa nas bibliotecas são muitíssimo interessantes.

Para quem não conhece e tenha paciência para ouvir, aqui vai a introdução (2mins):

https://www.gamesinlibraries.org/course/?page_id=117

Dos que vi, um que achei interessante foi, por exemplo, o Episódio 10, sobre 5 arquétipos de gaming experiences e para que tipo de situações elas são mais interessantes/potenciadoras:

Strategy

Narrative

Action

Knowledge

Social

https://www.gamesinlibraries.org/course/?p=79

Camaradas, era só para dizer que estou gostar muito de ver os encontros a correrem cada vez melhor e que gostei muitíssimo deste último encontro; ambos os jogos foram muito interessantes e correram muita bem. Parabéns aos GMs! Teria muito para dizer mas o mais importante é isto mesmo. :P

Em relação a como fazer os encontros mais rentáveis :) em termos de número de jogos e pessoas envolvidas, acho que neste encontro tínhamos claramente mais do que quórum para correr dois jogos em simultâneo, e isso é muito bom, quer dizer que os encontros estão a ganhar força. Acho realmente que a solução passará mesmo por haver mais pessoas preparadas para correr, como GM, alguma cena. Mas também acho que isso não será difícil de acontecer; acho que já há vários GMs em potencial. :)

E talvez daqui a algum tempo eu consiga também disponibilizar-me para correr qualquer coisinha, quem sabe.

Estou mais virado para uns sistemas simplificados de fantasy RPG a fazer lembrar Dungeons & Dragons (especificamente Dungeon Slayers ou OldSchoolHack) mas talvez também outras coisas possam surgir. Ainda é cedo para prever.

No próximo encontro nem eu nem a Susana vamos poder ir porque estamos de férias, mas ficarei atento aqui ao fórum e com muita curiosidade e desejos de que a coisa continue a aumentar de tamanho, diversidade e capacidade de fazer jogos acontecer, que de certeza, a ver pela amostra so far, vai acontecer.

Muitos abraços e beijinhos a todos e até breve!

Henrique