4ed Core Rules - primeiras impressões

[quote=Nazgul][quote=dpontes]... mas sejemos honestos, não foi para isso que foi feito: o objectivo é mais destruír cenas, toda a gente sabe.[/quote]Eu não sei... e olha que sou do mais honesto que há![/quote]A metáfora do tanque é outra alternativa ao "A questão é, tudo isto ocorre num jogo de D&D por causa das regras de D&D ou apesar das regras de D&D?" do Sérgio ou ao martelo que o Rui, referiu, mas como o tanque tem nele um autocolante com o versículo FUN! já citado pelo Tularis ele deixa de ser um tanque Cool É pena, porque eu até gosto de tanques, mas aparentemente isso é interpretado como mais um insulto a D&D, uma mera questão semântica que demonstra um desmedido pseudo-intelectualismo arrogante Ashamed que indubitavelmente te coloca dentro de um conjunto de indivíduos que fazem questão, e muitas vezes de maneira desagradável e off-topic, de exibir o seu desagrado por D&D. Pessoas que aparentam não suportar que os outros se divirtam a jogar um jogo como gostam, pois, para essas pessoas, o D&D deve ser jogado como elas o entendem e quem não o faz está errado! Ficas já avisado Wink

E com isto acho que resumimos a terceira quarta parte deste thread. A última parte espero que seja reconhecer que se pode continuar a ter estas discussões sem duvidar que aqui todos os RPGs têem o seu lugar e que D&D por vezes até acaba por ficar num pedestal mais acima do que os outros, algo que é natural tendo em conta a sua imensa populariedade e dimensão económica.

Não que eu acredite que o D&D não é uma plataforma do RPG mas segundo essa analogia o que é o D&D 3ª Edição? Um daqueles veículos blindados com lagartas e rodas? :smiley:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

Quando os talibãs descobrirem que se colarem um autocolante com o versículo !FUN num tanque ele deixa de ser um tanque é que vai ser! E o Tularis vai ter a CIA à perna...Mas se ele pedir ajuda aos tipos certos, eles, utilizando semântica repleta de pseudo intlectualismo, cimentada por anos de prática, mostram à CIA, de um modo off-topic e bastante desagradável, que se eles colarem autocolantes com o versiculo UN antes do outro autocolante, como toda gente que percebe de colagem de autocolantes sabe, o tanque volta a ser um tanque! Voilá!

Já tenho um aviso de navegação? Finalmente! Tongue out

Não me parece que colar a cuspo opiniões de alguns dos intervenientes (os «pro-D&D») deste thread constitua um resumo da terceira quarta parte do mesmo. Depreendo que estejas a usar um tom de brincadeira e como tal não considero que o comentário tenha um cariz inflamatório, mas não deixa de ser uma subversão discutível e algo jocosa dos comentários aqui tecidos.

O reconhecimento que todos os rpgs têm aqui o seu lugar nunca foi posta em causa por nenhum dos intervenientes (até porque isso seria visto como censura a esses jogos). O que foi colocado em causa foi o modo como alguns membros desta comunidade se dirigem a d&d de um modo passível de ser reconhecido como demagogia. ALGUNS membros, repito, não todos.

Não estou à espera que alguém mude de ideias nesta discussão e já vi que esta não vai dar em nada. Resta-me agora fazer o que sempre tenho feito: promover o meu hobby favorito participando e organizando sessões de rpg. Porque a verdade é que não são estas discussões que propelem a comunidade rpgista para a frente, é a participação e a organização de encontros. Os fãs de D&d mexem-se nesse sentido e espero sinceramente ( e garanto aqui que não há qualquer resquício de ironia no meu discurso) que aficionados de outros rpgs consigam fazer o mesmo.

Estou a desviar a discussão na minha direcção, já que o tópico original é meu Laughing se alguém tiver mais alguma coisa a acrescentar.

[quote=Darth_TaQuinas]Não estou à espera que alguém mude de ideias nesta discussão e já vi que esta não vai dar em nada.[/quote]Este tópico serviu o seu propósito já em Junho de 2008 e tudo o que foi dito recentemente é muito bem-vindo para arejar estes assuntos. O Nazgul até conseguiu mandar uma boca indirecta ao Rui por causa de um tópico que ainda consegue ser mais antigo que este Tongue out mas é natural que a discussão comece a perder relevância quando, não só demasiados adjectivos começam a ser usados, como quando estes se começam a dirigir mais ás pessoas e aos seus argumentos do que aos jogos em si.

Este ponto já foi ultrapassado há muito tempo, pelo que a única razão pela qual ainda insisto neste tópico é porque nele se conseguiu pôr grande parte dos roleplayers aqui do site a discutir e já era mais que altura de quebrar o silêncio em que se encontrava a questão da suposta cabala contra D&D.

Entretanto, eu estou diponível a que tu me faças mudar de ideias, mas pensei que estávamos practicamente de acordo, não?

[quote]Resta-me agora fazer o que sempre tenho feito: promover o meu hobby favorito participando e organizando sessões de rpg.[/quote]Tenho a certeza que não estarás sozinho e que poderás usar este site para tudo o que precisares.

[quote]Porque a verdade é que não são estas discussões que propelem a comunidade rpgista para a frente, é a participação e a organização de encontros.[/quote]Organizar todo o tipo de eventos é prioritário, mas ficarmos todos caladinhos sem paciência para nos aturarmos também não seria bom para a comunidade.

[quote=jrmariano]Não que eu acredite que o D&D não é uma plataforma do RPG mas segundo essa analogia o que é o D&D 3ª Edição? Um daqueles veículos blindados com lagartas e rodas? :D [/quote]

Já vi que escrevi D&D4 na parte do tanque, queria referir-me ao D&D em geral. Se quiseres continuar na analogia, podiamos dizer que começou com um Sherman ranhoso e agora é daqueles que anda a 200 à hora e calcula a trajectória sozinho.

(se calhar agora estou a ofender os wargamers... bolas. :D )

A metáfora foi no sentido de dizer que é uma plataforma válida de RPG sim senhor, mas não foi desenhado para isso. Podes fazer safari fotográfico de tanque, claro, e se for um tanque moderno até pode ser um veículo bestial. Mas tem um canhão gigante.

Claro que se qualquer pessoa te vir a andar de tanque nunca vai achar que estás só a passear e a tirar fotografias. E se vieres dizer que sim, tiras fotografias bestiais e divertes-te imenso as pessoas até vão acreditar, e provavelmente é verdade, mas não dizem que foi por causa do tanque e não andaste só a tirar fotografias (ninguém resiste a disparar o canhão).

Perdão? :slight_smile:

Eu por acaso ainda mantenho essa opinião, mas esta não é, nem era à época, exclusiva ao D&D.

–~~–

Em breve coisinhas novas!

O que será então para ti uma plataforma válida de RPG especialmente desenhada para o efeito?

Pessoalmente achei o Storyteller System da White Wolf dos anos 90 (Vampire, Werewolf, Mage, Wraith e Changeling) muito bom neste aspecto. Porque as ferramentas que tinhas, os skills, etc não só eram funcionais como eram todas destinadas a desenhar o personagem do ponto de vista de personalidade. Tinhas também uma mecânica de alterações de comportamento embutida no próprio jogo dependendo da tua espécie. Tinhas também uma "tribo" que te inseria num contexto social. Achei genial.

Claro que o sistema tinha problemas a vários níveis, mas do ponto de vista de dar uma mecânica ao roleplay, that was it.

Já agora, estou a falar de experiência própria que infelizmente parou um bocado no tempo. Acredito que entretanto sido feito melhor.

Eu sempre interpretei essas tuas observações como tendo a intenção que tu exactamente apontas, o que para MIM não tem absolutamente nada de mal.

Espero que agora que a clarificaste elas também não causem mais ressentimento a quem as lê.

[quote=Rick Danger]

O Nazgul até conseguiu mandar uma boca indirecta ao Rui por causa de um tópico que ainda consegue ser mais antigo que este Tongue out

[/quote]

Neste ponto estás claramente equivocado.

O que disse não só não era uma boca, como não se dirigia a ninguém em particular, é apenas a constatação de uma atitude generalizada que insiste em "iluminar" os outros em como o D&D deve ser jogado, pois se não o fizermos não estamos a usar o jogo com a finalidade para que foi inventado.

Quando não há nada nas regras, em qualquer edição de D&D, que indique qual a maneira correcta de jogar D&D (se é que isso pode existir) e que se não o fizermos não estamos a jogar D&D, cada um aplica as regras nos moldes que o seu grupo de jogo prefere.

Pegando numa analogia já aqui referida, nós efectivamente podemos fazer um safari de tanque, ou mesmo de bicicleta ou patins e ninguém tem nada a ver com isso.

boas tardes

não tenho por habito envolver-me nestas eternas(e cíclicas)discusões k algumas vezes até começãm com algum objectivo ou ponto relevante e k acabam ou alongam-se por varias discussões pessoais e muito fúteis!!!!

dito isto kem me conheçe sabe k poucas pessoas gostam mais de d&d k eu...Ja jogo desde 2.0 edição,e ja joguei em varios setting's diferentes para saber do k falo.........................ainda assim tenho lucidez suficiente para reconhecer k tens as suas falhas....claro....k rpg(ou outra coisa feita pelo homem[para alem da Megan Fox]é perfeita!!!)

tudo o k foi dito aki(bom as coisa k não eram tanto de o meu é maior k o teu....mas sim considerações reais)é sempre saudavel...é assim k as coisas avançam.

e como o grande mestre mariano disse,não me pareçe k exista um "movimento anti-d&d".

ainda assim,claro k é engraçado ver como em tudo o k a Humanidade esta envolvida e numa altura de "conflito" ou desacordo,existe essa tendencia sempre primaria de dizer "eles adem ai"!!! LOLOLL

acho k todos os Rpg's têm o seu merito e fazem o seu "trabalho"....divertirem-nos..

penso k so os humanos podem causar estas discussões....em tudo o k envolva paixão(komo ja foi dito)seja no Rpg seja no futebol seja na politica!!!!

para a frente a ideia de falar menos(ou neste caso...com relevância)e jogar mais....

PS:desculpem erros mas tou a meio de uma severa gripe!!!!!

Todos somos reais por detrás da internet: https://sivers.org/real

[quote=Barendd]

PS:desculpem erros mas tou a meio de uma severa gripe!!!!!

[/quote]

Não chega, tens que ser mais específico, gripe de que nível?

Sérgio Mascarenhas

Não conheço este cavalheiro, mas tenho que proclamar-lhe a minha devoção.

What? Sempre tive um fraquinho pelo Storyteller System...

Bom, considerei por um moment entrar de sorrelfa, mandar a boca e fugir, mas há muito tempo que não agitava as águas, por isso aqui estou.

Falando de D&D. Eu já joguei muito D&D: ADD, 3.0, 3.5, 4th. Ainda há de nascer a edição de D&D que me faça gostar de Fantasia Medieval. Entretanto vou deixar aqui as verdades que aprendi sobre a vida (e o D&D) a ler o AbreOJogo:

1 - D&D está orientado para o combate acima de tudo.O que se faz mais em D&D (numa campanha normal) é Dar Dano, Evitar Dano e Curar Dano.

ADENDO - Orientação para o combate não é uma coisa má ou inferior (veja-se a popularidade de jogos de video como o Street Fighter).

ADENDO SEGUNDO - Se não acreditam, digam-me quantas stats são inclinadas a dar e receber dano. Até o Charisma pode dar bonus para esta actividade.

2 - É possível não ter combate em D&D, e, em vez disso, ter campanhas orientadas para o romance, a diplomacia e a dança de tamancos.

ADENDO - Lá porque podemos usar um martelo para martelar um parafuso num buraco, não quer dizer que não haja ferramentas mais adequadas para o fazer ou que o façam de forma mais satisfatória -- e não se surpreendam se vier um bando de pessoas dizer isso mesmo.

3 - D&D é Portugal. Por isto quero dizer, entre os roleplayers tugas, os campos dividem-se, muita gente diz mal, muita gente diz bem, discutimos montes sobre o tópico e no final, vamos todos para casa e continuamos a gostar dos nossos jogos. Mas se alguém de fora (ou seja, não roleplayer) vier e sequer SONHAR em dizer mal de D&D, levanta-se o malharal todo e temos o caldo entornado. D&D pode ser UMA SECA para muitos, mas é "Nosso" , e ai que quem se atreva a dizer que tem a culpa por actos satânicos de miúdos mimados.

4 - Eu não gosto de D&D, e ninguém me consegue convençar do contrário. Abomino o sistema "Chapa 4", odeio Fantasia Medieval. Já joguei muito e continuo sem gostar, por isso não é por falta de tentar.

ADENDO - Nunca NUNCA na vida vou achar que alguém é inferior a mim, ou menos esperto\interessante\digno de salvação quando o Amargedão chegar só porque essa pessoa gosta de D&D.

ADENDO SEGUNDO - NUNCA vou admitir que qualquer pessoa me chame de pretenciosa\intelectualoide\convencida ou seja o que for porque não partilho do amor por D&D e sou vocal sobre isso. O primeiro que tente tá tramado.

5 - RPG é uma actividade social. Apesar de eu não gostar de D&D, sou perfeitamente capaz de fazer um PC, sentar-me à mesa, e divertir-me montes a jogar. Continuo a não gostar do jogo, mas não quer dizer que não consiga divertir-me imenso. Eu também sempre odiei jogos de cartas, e perguntem ao senhor Psygnosed quem era a menina que se metia no Alfa Pendular aqui no Porto, fazia 6 horas de viagem de ida e volta para Lisboa no mesmo dia só para poder ir jogar Legend of the Five Rings (cartas) com ele e os outros mouros. E tem montes de saudades desses tempos.

Aqui ficam as minhas duas moedas de ouro. (Ou deviam ser de cobre).

"HOUSE FLAMBEAU - where you teach your apprentices by pissing them off until their will to set you on fire overcomes the stactic paradigm"

"I still miss my ex-wife, but my aim is improving!"

Belo fecho a este thread. :slight_smile:

E não estava já fechado? Confused

Se calhar, a realidade, é que é só uma questão de contabilizar o tempo que demora a ser reaberto ou mesmo quanto tempo demora a um novo tópico voltar ao mesmo assunto...

É uma verdadeira teoria da "comichão"!

[quote=LadyEntropy]

Não conheço este cavalheiro, mas tenho que proclamar-lhe a minha devoção.

[/quote]

Finalmente! Sempre quis ter um clube de fãs... :)

[quote=LadyEntropy]

What? Sempre tive um fraquinho pelo Storyteller System...

[/quote]

Ah, bolas :(

Já agora, estava a falar do sistema no geral e não do World of Darkness em particular, que sim, tem muito charme mas é uma discussão à parte.

[quote=LadyEntropy]

1 - D&D está orientado para o combate acima de tudo.O que se faz mais em D&D (numa campanha normal) é Dar Dano, Evitar Dano e Curar Dano.

ADENDO - Orientação para o combate não é uma coisa má ou inferior (veja-se a popularidade de jogos de video como o Street Fighter).

ADENDO SEGUNDO - Se não acreditam, digam-me quantas stats são inclinadas a dar e receber dano. Até o Charisma pode dar bonus para esta actividade.

[/quote]

Apesar do elogio inicial vejo-me obrigado a discordar aqui de uma coisa: não acho que o D&D seja particularmente orientado ao combate. É sim orientado a encontros tácticos, o que é um bocado diferente e infelizmente mais triste do ponto de vista do RPG.

Se fosse orientado ao combate terias isso mais bem detalhado, por exemplo, onde é que acertaste, quais as consequências reais do ataque, se partiste a tua própria espada, se o golpe de maça acertou na cabeça e deixou o adversário desiquilibrado, se a bola de fogo assustou as criaturas e fugiram em pânico, etc. O sistema traduzia os numeros em realidades concretas com muito pouco lugar a interpretação. O Rolemaster da ICE é um RPG meio jurássico que é um bom exemplo disso, por ir mais para além do táctico e permitir uma melhor simulação dos detalhes do combate (com sessões intermináveis de consulta de tabelas, mas pronto). Quanto a mim a imersão nestes sistemas é normalmente maior.

O D&D é orientado aos desafios tácticos cujos personagens têm de superar, normalmente por combate, sim, mas de uma maneira abstracta onde tentas simplesmente gerir recursos. Não há maneira de retirares detalhes do desafio através do sistema, o que o jogador faz é simplesmente ditar o seu posicionamento e gerir as oportunidades (com cada vez menos coisas a gerir agora com as novidades da 4a ed.) e o resultado só é interpretado se quiseres (o sistema só está interessado nos XP, não no facto do bicho ter ou não a cabeça intacta).

E é isto que se perde no D&D: o realismo está completamente alheio ao sistema e é 100% implementado pelo DM. Acho que é por isso que quando surgem estas guerras se diz tanto "ah mas se o DM for bom o jogo é muito divertido". Eu diria mais, sem um bom DM o jogo não é sequer um RPG, é um jogo de tabuleiro. Nada contra os jogos de tabuleiro, também gosto, mas há que separar.

... o teu contra-exemplo dá-me que pensar. Eu não conheço o Rolemaster directamente (que, diga-se de passagem, começou por ser um suplemento para DD), apenas o conheço por interposto MERP... e está muito longe do meu conceito de roleplaying «imersivo», digamos. Por várias razões:

A consulta às tabelas que mencionas (quebram a fluidez do jogo).

O excesso de detalhes. Eu não gosto particularmente do gore pelo gore. Não sou dado a descrições detalhadas da forma como as tripas são desfeitas com uma estocada no estômago.

O «realismo». O realismo para mim é psicológico, não é visual. O que me interesa é o que as personagens sentem, não o que vêem. Isto é voyeurismo, não é ambiente narrativo.

O bocejo. Uma descrição até pode ser interessante uma vez. Mas duas? Três? A partir de que momento é que uma pessoa se farta de reler a mesma descrição «gráfica» dos efeitos de um golpe e se diz, «quero é saber a consequência, os detalhes que vão para o diabo»?

Em suma, os sistemas tipo Rolemaster podem ser uma boa base de dados para um jogo de computador, funcionam bastante pior como veículos para o jogo à volta da mesa.

Sérgio Mascarenhas

Sobre o "Nunca NUNCA na vida vou achar que alguém é inferior a mim, ou menos esperto\interessante\digno de salvação quando o Amargedão chegar só porque essa pessoa gosta de D&D"... isso até me inclui a mim? Ena!!! Já ganhei o dia! Happy

Quanto ao "Eu também sempre odiei jogos de cartas, e perguntem ao senhor Psygnosed quem era a menina que se metia no Alfa Pendular aqui no Porto, fazia 6 horas de viagem de ida e volta para Lisboa no mesmo dia só para poder ir jogar Legend of the Five Rings (cartas) com ele e os outros mouros. E tem montes de saudades desses tempos."... testemunho sobre juramento a veracidade das declarações da Senhora Cerejinha. E era sempre uma das jogadoras mais animadas (e que mais animava) o espaço de jogo.

Sobre o resto... já desisti de comentar. Estou demasiado ocupado a criar a história mais espectacular que alguma vez foi vivida numa campanha de D&D (e que já vai em três sessões sem um único combate, e duas delas sem rolar um único dado.)

/Mouro Esquizofrénico out Cylon

---------------------------------------------------------

"D&D" https://sites.google.com/site/jrc589