Não conheço este cavalheiro, mas tenho que proclamar-lhe a minha devoção.
What? Sempre tive um fraquinho pelo Storyteller System...
Bom, considerei por um moment entrar de sorrelfa, mandar a boca e fugir, mas há muito tempo que não agitava as águas, por isso aqui estou.
Falando de D&D. Eu já joguei muito D&D: ADD, 3.0, 3.5, 4th. Ainda há de nascer a edição de D&D que me faça gostar de Fantasia Medieval. Entretanto vou deixar aqui as verdades que aprendi sobre a vida (e o D&D) a ler o AbreOJogo:
1 - D&D está orientado para o combate acima de tudo.O que se faz mais em D&D (numa campanha normal) é Dar Dano, Evitar Dano e Curar Dano.
ADENDO - Orientação para o combate não é uma coisa má ou inferior (veja-se a popularidade de jogos de video como o Street Fighter).
ADENDO SEGUNDO - Se não acreditam, digam-me quantas stats são inclinadas a dar e receber dano. Até o Charisma pode dar bonus para esta actividade.
2 - É possível não ter combate em D&D, e, em vez disso, ter campanhas orientadas para o romance, a diplomacia e a dança de tamancos.
ADENDO - Lá porque podemos usar um martelo para martelar um parafuso num buraco, não quer dizer que não haja ferramentas mais adequadas para o fazer ou que o façam de forma mais satisfatória -- e não se surpreendam se vier um bando de pessoas dizer isso mesmo.
3 - D&D é Portugal. Por isto quero dizer, entre os roleplayers tugas, os campos dividem-se, muita gente diz mal, muita gente diz bem, discutimos montes sobre o tópico e no final, vamos todos para casa e continuamos a gostar dos nossos jogos. Mas se alguém de fora (ou seja, não roleplayer) vier e sequer SONHAR em dizer mal de D&D, levanta-se o malharal todo e temos o caldo entornado. D&D pode ser UMA SECA para muitos, mas é "Nosso" , e ai que quem se atreva a dizer que tem a culpa por actos satânicos de miúdos mimados.
4 - Eu não gosto de D&D, e ninguém me consegue convençar do contrário. Abomino o sistema "Chapa 4", odeio Fantasia Medieval. Já joguei muito e continuo sem gostar, por isso não é por falta de tentar.
ADENDO - Nunca NUNCA na vida vou achar que alguém é inferior a mim, ou menos esperto\interessante\digno de salvação quando o Amargedão chegar só porque essa pessoa gosta de D&D.
ADENDO SEGUNDO - NUNCA vou admitir que qualquer pessoa me chame de pretenciosa\intelectualoide\convencida ou seja o que for porque não partilho do amor por D&D e sou vocal sobre isso. O primeiro que tente tá tramado.
5 - RPG é uma actividade social. Apesar de eu não gostar de D&D, sou perfeitamente capaz de fazer um PC, sentar-me à mesa, e divertir-me montes a jogar. Continuo a não gostar do jogo, mas não quer dizer que não consiga divertir-me imenso. Eu também sempre odiei jogos de cartas, e perguntem ao senhor Psygnosed quem era a menina que se metia no Alfa Pendular aqui no Porto, fazia 6 horas de viagem de ida e volta para Lisboa no mesmo dia só para poder ir jogar Legend of the Five Rings (cartas) com ele e os outros mouros. E tem montes de saudades desses tempos.
Aqui ficam as minhas duas moedas de ouro. (Ou deviam ser de cobre).