Bom, em jeito de declarações finais vou apenas responder a algumas questões que ficaram em aberto.
A primeira tem que ver com a componente do jogo que mais influência a parte de interacção de personagens e da história nas minhas campanhas de D&D. A resposta a isto é sem dúvida o Campaign Setting de Eberron, onde o nosso grupo de jogo se vai inspirar tanto na criação de personagens como de NPCs e onde é que eles se inserem no mundo que os rodeia.
O DM guide2 como já muito bem referiram é um manual onde se fala sobretudo da componente de campaign building e de como gerir roleplay, jogadores e uma série de questões que pouco têm que ver com a componente de combate. Este livro também o consulto por vezes para inspiração.
Um exemplo de que em medida estas componentes de jogo seriam diferentes usando um sistema diferente é um pouco difícil de responder sem experimentar na prática. Posso supor por exemplo, que se usássemos o sistema de Cthulhu, que as personagens seriam talvez um pouco mais cuidadosas e menos heróicas porque os confrontos físicos são muito mais letais neste sistema do que em D&D. Mas isto é muito vago e sujeito a infindáveis discussões...
D&D não é de maneira nenhuma um jogo perfeito e nem provavelmente o melhor RPG que existe, mas não é apenas hack&slash ou MMORPG como muita gente quer fazer crer, e foi sobretudo a refutação desta ideia o objectivo das minhas intervenções.
Tenho de enviar uma palavra de apreciação à intervenção do "grande mestre psy" mas respondendo directamente à tua pergunta Rick, realmente não se pode falar directamente de um "movimento anti-D&D". Eu sei que a grande maioria dos utilizadores deste forum são neutrais ou tolerantes em relação a qualquer jogo mesmo quando a sua opinião não é favorável. Mas parece que D&D é daqueles jogos que sempre que é mencionado consegue provocar um comentário qualquer de cariz negativo, na sua grande maioria das vezes não inserido no contexto do tópico.
Para colmatar a lacuna do "grande mestre psy" eu vou deixar então aqui uns exemplos e os tais links:
1- Temos aqui um thread sobre a Red Box que a Wizards planeia reeditar para 4th edition, onde um inspirado compara D&D a um pedaço de cócó. Parece-me relevante para o tópico e sobretudo revela uma maturidade elevada. Também dignas de nota são as intervenções de um senhor que tem uma raposa vestida com uma farda como avatar que a mim me parecem sensatas. É ver aqui:
https://www.abreojogo.com/blog/nazgul/2010/02/red_box
2- Quando se falou em organizar jogos para levar para o encontro nacional de RPGs e se falou em D&D 4th edition houve logo quem quis expressar a sua opinião pessoal negativa sobre este jogo apesar dessas opiniões, positivas ou negativas, não surgirem para mais nenhum jogo e de não terem sido necessárias para aquilo que estava a ser discutido no tópico que era pura e simplesmente "que jogos querem jogar no encontro de RPG?":
https://www.abreojogo.com/LeiriaCon2010RPG
Estas duas situações são dois exemplos que me lembro assim de repente, mas mais há de aí haver. Isto para não falar dos inúmeros tópicos em que alguém anda à procura de um grupo para jogar D&D e tem de vir sempre alguém dizer: "D&D? Não preferes jogar antes o jogo X ou Y?" Não preciso de postar aqui links é só fazer search nos tópicos.
Concluindo, não há realmente um movimento anti-D&D nem nenhuma cabala contra D&D, o que há sim, indubitavelmente, é um conjunto de indivíduos que fazem questão, e muitas vezes de maneira desagradável e off-topic, de exibir o seu desagrado por este jogo.