Campeonato Abre o Jogo de Fórmula Dé Online, com final ao vivo no LeiriaCon

Boas;

Não sei. Pessoalmente não acho que as 10:00 seja tarde. Em princípio uma corrida não deverá levar mais que hora e meia. A que fizemos no Mónaco durou mais ou menos isso e foi lenta para o que é habitual.

Também não tenho nenhum problema com as 22:00...

Por mim pode-se alterar, mas a verdade é que isto deveria ter sido tratado há mais tempo. Proponho que esta primeira prova fique para as 10:00 e que durante o tempo que vai até à seguinte se converse sobre esta possível alteração de horário.

Até breve.

_____________________

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

... por uma liga com mais de 10 pilotos:

Fondamentalmente nao ha esquema desde que acho improvavel que vamos juntar mais de 10 pessoas a jogar cada domingo, exemplo: ja' tenho alguma data marcada no calendario em que esto certo de nao estar disponivel. O nacka por exemplo nao va estar disponivel nas feries de natal. Imagino que toda gente tem as proprias.

Mas se isso nao ser suficiente ... alguma proposta:
- pre-marcacao por cada corrida. Quem marca e nao se apresenta fica com -10 pontos.
- ipotesi a: Os primeiros 10 que marcam ficam da corrida.
- ipotesi b: Se ha mais de 10 marcacoes ficam a correr os 10 piores na classifica.

- o primeiros 10 a entrar no server jogam.

Todo isso so porque ja estou a ver corridas com 3 ou 4 piltos ao max e acho melhor ter um pool de pilotos mais amplo ... mas provavelmente, como Tu dizes, ja e' tarde demais ...

Ciao!

Collection:
[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=dorakeen&numitems=7&text=none&images=small&show=random&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

Obrigado pela contribuição.

Não vou discutir os méritos das propostas. Digo-te só que não concordo com nenhuma delas. Não me parece, contudo, que vamos realmente necessitar de alternativas pois também creio que não terei a confirmação dos 10 inscritos iniciais.

Eu pedi a confirmação porque entendo que isto terá mais piada se for levado (um bocadinho) a sério, isto é, se realmente olharmos para isto como um campeonato. Se assim não for, podemos simplesmente fazer combinações de corridas quando nos der na gana. É mais simples...

Queria fazer uma tabela onde estivessem todos os pilotos inscritos, onde fosse registando os resultados de cada prova e se pudesse apreciar a evolução do campeonato. Queria que essa tabela estivesse pronta no início do campeonato e que não precisasse de a alterar conforme fossem aparecendo pilotos ou não nas provas, etc... Se calhar estou a ser perfeccionista e a esforçar-me demasiado.

Em relação às indisponibilidades pessoais, no post de apresentação/sugestão do calendário, está explícito que quem quiser ou precisar de fazer alterações ao mesmo poderá sugeri-lo. Pus aqueles dias porque são os que estou em condições de me comprometer, neste momento, a fazer de servidor. Se quiserem retirar alguns ou acrescentar outros, força. Basta que se arranje mais alguém que possa ser servidor, o Pombeiro provavelmente. Mas no espírito do que disse anteriormente, acho que tal deveria ser feito antes do campeonato começar.

Não é tarde demais. Nunca disse isso. Conto com o nacka para participar nas provas que puder/quiser. Mas conto com ele porque ainda não começamos... Não me parece que faça muito sentido alguém entrar num "campeonato" a meio do mesmo. Como disse, para isso juntamo-nos quando calhar e fazemos umas corridas...

_____________________

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

... por esto tipo de initiativas (organicacao de um campeonato de xxx) sao um bocado demais "democraticos".
Voces organizam, voces escholhem ... oicam, claro, mas devem escolher voces. A tentar agradecer toda a gente nao se va de lado nehum. Facam o campeonato do vossos sonhos ! Quando acabar a gente va discutir o que e que correu mal e para o ano se fazem adjustamentos ...

Ciao!

Collection:
[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=dorakeen&numitems=7&text=none&images=small&show=random&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

Não estou a perceber a tua atitude...

Eu e o Pombeiro achámos que seria uma boa ideia. Começámos a organização. Ninguém disse nada, ninguém quis mudar nada, ninguém se manifestou. Agora de repente somos um bocado "democráticos" demais?

Avançou-se. O nacka apareceu depois das duas provas de teste. Foi integrado. Naturalmente que já estavam outros antes e por isso poderia ser problemático (um bocado como uma das tuas sugestões, lembras-te?), mas parece que não há problemas.

O Zenão tem a ideia de se mudar a hora. Como também já falta pouco para a primeira prova, fala-se de alterar a hora depois. Ou seja, vamos tentar chegar a uma solução que não atrapalhe ninguém, ou seja o mais consensual possível.

As pistas foram escolhidas à sorte...

Em que medida é que as decisões estão a ser pouco democráticas, ou demasiado ou que raio queres mesmo dizer...?

Que é que tu achas que estou a ganhar com isto, moço? Dinheiro? Fama? Gajas? É que se sabes, sabes mais que eu...

Posso dizer-te o que estou a perder... tempo. Horas de sono que habitualmente tenho ao domingo. E a paciência com críticas mal amanhadas.

O que é que tu queres, afinal? O nacka irá participar se quiser. Tu idem. Tens as mesmas condições que todos os outros que escolheram participar. Que raios é que está assim tão mal com este campeonato?

Sabes qual seria o campeonato dos meus sonhos? Um que eu não tivesse que apoiar e que não me desse mais trabalho que ligar-me às corridas e divertir-me um pedaço. Mais ou menos aquele que tu tens... se quiseres.

_____________________

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

Mallgur,

Pareceu-me que o DK não se expressou como quis. O que interpretei do seu post foi até que ele te quis libertar da preocupação de "agradar a todos".

Não me surpreende também a tua reacção e interpretação (porventura mais exacta do que a minha)... imagino a intensa e cansativa vida que levas acrescida do constante dinamismo neste grupo.

Quando colocaste a ideia de se correr na mesma nos dias em que terás de faltar, isso pareceu-me obviamente fora de hipótese já que anunciaste as datas com antecedência. Caso tenhas a vir de faltar numa das datas pré-marcadas teremos de ver (na altura) a melhor alternativa esperando que tal não suceda.

É natural que esta primeira (louvável) iniciativa vá precisar de alguns ajustes, que poderão ocorrer ao longo da prova ou numa seguinte. Importante é que como já muitas vezes alertou o AlbinScott se comece o quanto antes.

Duas sugestões :

1) Caso surjam interessados à posteriori do arranque deste campeonato se faça um campeonato paralelo, eventualmente com menos provas e/ou com menos voltas e/ou quinzenalmente, etc. Estilo "taça da Liga", algo que acomode "retardatários" e de preferência noutro "servidor" que não o do Mallgur.

2) Para este champ que agora começa: atendendo ao exemplo de que em princípio o Mallgur nunca faltará, faz-me pensar se não seria mais justo que a pontuação final de cada um se baseasse nas X melhores pontuações, sendo que X seria :

A) a média de provas assistidas por piloto. Ex.o para champ de 6 provas : Se piloto A participou em todas, B em 4 e C em 2 teriamos uma média de 12/3=4 provas participadas por piloto. "A" não seria prejudicado pois teve mais tentativas para conseguir os seus melhores resultados, caso "B" obtivesse a mesma pontuação que "A" ficaria em segundo pois "A" desempatava por ter mais participações mas "B" não ficaria assim tão penalizado por logo naquele dia ter faltado por ter de ir à farmácia comprar Aspirina para a familia benquifiista que na noite anterior tinha ficado com um galo que te sarai. Esta média X só seria contabilizada no final do campeonato.

B) Ficar desde logo à partida definido quantos "melhores resultados" contam para a pontuação final.

Como de costume.. voto em A.

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon."

"The world is big. May it please the One who perchance Is to expand the human heart to life’s full measure".

Marguerite Yourcenar

As sugestões que tenho colocado são sempre na expectativa que não prejudique nenhum dos concorrentes e por consequência o normal desenrolar da prova.

Quando digo 10h00 ser tarde significa para mim que a manhã fica cortada, entendendo bem que para outros poderá significar levantar mais "cedo" do que é suposto.

Estou certo que se for às 22h faltarei menos vezes do que às 10h.

Apelo a que se alguém dos confirmados estiver contra a que a partir da segunda prova elas passem a decorrer às 22h, agradecia que se manifestasse o quanto antes com limite de data até 17 de Novembro segunda-feira.

Proponho que por omissão de resposta se considere indiferente a qualquer um dos horários.

Obrigado, Grazie, Danke, Thanks, Merci, Gracias, Arigato,,,

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon."

"The world is big. May it please the One who perchance Is to expand the human heart to life’s full measure".

Marguerite Yourcenar

[quote=Zenão]

Pareceu-me que o DK não se expressou como quis. O que interpretei do seu post foi até que ele te quis libertar da preocupação de "agradar a todos".

[/quote]

Obrigado Zenao ! Era isso mesmo ... mas deve ser que o meu portuguese ainda anda pobre.

Ciao!

Collection:
[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=dorakeen&numitems=7&text=none&images=small&show=random&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

22h pra mim

Ciao!

Collection:
[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=dorakeen&numitems=7&text=none&images=small&show=random&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

Atenção que independentemente de tudo e conforme o Mallgur já escreveu, pelo menos neste Domingo 9 a hora de arranque será às 10h00.

Bom sábado

Z

Estava a fazer o download das varias mapas dos circuitos escolhidos pelo campeonato e encontrei algum problemas. Algumos dos ficheiros nao sao utilizaveis e pior de todos o AVG diz que o ficheiro de Barcelona tem um virus ... mais ninguem com esto tipo de problemas ??

Ciao!

Collection:
[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=dorakeen&numitems=7&text=none&images=small&show=random&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

"Vous voulez courir en championnat ? Trouvez 9 autres pilotes, convenez d'une date hebdomadaire et répondez à Big Monky sur le Forum section Championnat "votre propre championnat". Un commissaire s'occupera de le créer. "

https://formulede.online.free.fr/Forum/viewtopic.php?t=195 .

Ou seja, uma forma mais prática de não ter de receber visitantes a perguntar se podem entrar e de termos uma tabela "à maneira" ?

Pedro

Não sei se o Mallgur ou outrem terão alguma explicação para o sucedido nesta manhã. Digamos que o "safety car" inesperadamente e sem motivo aparente entrou na pista fazendo com que a corrida terminasse logo ali.

Curioso se este fenómeno é um frequente problema neste jogo decidi navegar no forum do formulade.online. Partilho aqui o que desde já considero importante que todos os participantes saibam.

Este excelente jogo tem "bugs". Há que conviver em fair-play com eles (claro que quando eu encontrar o Mallgur ...Yell).

Na nossa primeira corrida zero, fiquei frequentemente offline. Só agora descobri que este problema é conhecido. Descobri também que uma forma de o contornar é fazer exactamente o que na altura fiz por intuição e que abaixo consta num post.

Contudo existe uma outra forma que é através da janela de chat lançar o comando /sync.

MAS o uso deste comando deve ser feito com cuidado e por isto quero alertar:

"Dans une partie, elle peut être utile pour « rafraîchir » une liaison faiblarde qui « lague » un peu. En abuser risque de faire planter la partie"

"Ne le fais pas si c’est à un autre de jouer, et si tu dois le faire à chaque tour, mieux vaut quitter la partie, ta connexion est mauvaise avec l’Host, ni lui ni toi n’y pouvez rien, inutile de pénaliser les autres pilotes qui « marchent » bien et de risquer de planter toute la partie ! Dis poliment « au revoir » et quitte le jeu"

Resumindo, só deve ser feito e se necessário por quem tem a vez de jogar (exactamente o que me sucedeu na corrida zero: ficava offline só quando chegava a minha vez).

Ora pareceu-me observar que vários comandos /sync foram executados esta manhã.

Será que isto foi a explicação para o kaput (que tão cedo não me vai deixar dormir descansado)?

P.S. Hoje a equipa a "A1 team Portugal" com o piloto Filipe Albuquerque venceu pela primeira vez no campeonato das nações.

https://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1041522

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon."

"The world is big. May it please the One who perchance Is to expand the human heart to life’s full measure".

Marguerite Yourcenar

Já tinha visto que existia essa possibilidade, mas não me parece que isso fosse implementar correctamente a nossa pontuação.

Além disso, as confirmações continuam a estar mal pelo que não teria tido hipótese de usar essa funcionalidade.

_____________________

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

E foi aqui, neste quente e húmido país asiático, que teve início o grande campeonato de Fórmula Dé.

A variância típica dos climas tropicais fez-se sentir claramente pois os treinos foram feitos debaixo de chuva intensa enquanto a corrida se disputou sob um sol abrasador. Alinharam 7 pilotos na prova, que teve alguns precalços que ditaram a mudança do horário das 10 da manhã para as 10 da noite locais.

Zenao foi o detentor da Pole-Position, tendo a companhia de Mallgur na primeira linha.. Depois Albinscott e Firepigeon formaram a segunda linha, Nacka e Spiff a terceira e Dorakeen partiu do último posto.

As mudanças de clima para a corrida viriam a ter um efeito importante na classificação final.

Mas vamos a um breve relato da prova.

A partida decorreu sem toques, felizmente, apesar dos problemas de Firepigeon que falhou o arranque. Os outros evitaram o embate, deixando-o no final do pelotão ainda na recta da meta. Pelo rádio de equipa, Firepigeon prometia "uma corrida de trás para a frente"!

Albinscott ganharia a posição a Mallgur na primeira curva, mas o seu impeto levou-o a um toque com Zenão na terceira. Entretanto já deficiências de afinação do carro se faziam notar para Mallgur que perdeu também posições para Dorakeen e Nacka.

Albinscott tomaria a dianteira na 5ª curva e um pouco atrás Dorakeen e Firepigeon tocaram-se na 6ª.

Esta é uma pista difícil, propensa a momentos dramáticos, normalmente ligados aos riscos de condução dos pilotos. Seria contudo um problema electrónico que faria com que Zenão perdesse o controlo do veículo e ficasse eliminado à saída da 8ª curva, ainda na primeira volta. Um final inglório de prova para quem liderava no momento.

Entratanto Mallgur cairia para último na 7ª curva.

A segunda volta encontra Firepigeon na liderança, em luta com Dorakeen que o passaria à saída da 1ª curva. Albinscott era terceiro, Spiff 4º e Nacka 5º. Mallgur era ainda o último dos que se mantinham em prova.

Albinscott chegaria à liderança, não sem um toque em Dorakeen na 2ª curva.

À 4ª Curva Firepigeon voltava a liderar, à frente de Dorakeen e Albinscott. A luta estava intensa entre estes três pilotos. atrás os problemas sucediam-se. Spiff entra em peão na 4ª curva e depois despista-se na 6ª. Nacka também perderia o controle do carro na mesma zona, ficando um pouco atrás de Spiff.

Mallgur estava mesmo com problemas. A falta de resposta do motor levava-o a exagerar e cometer erros. Na 7ª curva daria também peão.

À entrada para a terceira e última volta, Firepigeon dispensa a ida às boxes. Albinscott e Dorakeen disputam o segundo lugar, mas este último acabaria por se distanciar.

O drama esteve próximo de acontecer na última curva da corrida. Firepigeon arrisca uma entrada em quarta velocidade que poderia ditar o seu despiste, mas consegue manter o controlo do carro. Entratnto Dorakeen está mesmo atrás e em boas condições para fazer a mesma curva em quinta, mas mesmo assim não consegue a ultrapassagem.

A vitória seria pois para Firepigeon, que cumpria assim a promessa feita após um infeliz arranque. Dorakeen tomava o segundo lugar, Albinscott o terceiro e Mallgur conseguis levar o seu veículo até ao fim, conseguindo assim um 4º lugar.

Aqui fica uma pequena tabela dos resultados:

Sepang - Malásia
Qualificação
Corrida Pontos
Albinscott 3 3 6
Dorakeen 7 2 8
Firepigeon 4 1 10
Mallgur 2 4 5
Nacka 5 5 4
Spiff 6 6 3
Zenão 1 7 2

Há ainda lugar para três pilotos. Os que entrarem a partir de agora terão 1 ponto negativo nesta prova.

Tive alguns problemas com o filtro de spam do Gmail pelo que peço a quem estiver interessado em juntar-se ao campeonato que me envie nova mensagem para [email protected]

Obrigado!

_____________________

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

enquanto todos os pilotos decidiram usar pneus slicks, eu fui o único a optar por pneus normais, o que se provou uma boa decisão apesar de na paragem nas boxes ao fim da primeira volta um adversário ter usado da técnica de rolha pra me impedir de sair das mesmas (LOL). De resto o contratempo no arranque acabou por me manter longe da salgalhada da primeira curva.

Desde já os parabéns ao rookie da prova, o Dorakeen, que jogou Formula D pela primeira vez na passada quarta-feira!!

Grande relatório, Mallgur! Obrigado.

Foi um início de campeonato prometedor, espero que na próximo prova, em San Marino, cheguem mais pilotos ao fim!

[quote=Firepigeon](...) apesar de na paragem nas boxes ao fim da primeira volta um adversário ter usado da técnica de rolha pra me impedir de sair das mesmas (...)[/quote]

Saíste logo, meu pombinho, não venhas cá com estórias!!! E depois, a rolha é um produto nacional, há que divulgá-lo por esse oriente fora!

Mallgur pelo comentario e FirePigeon pelos parabens !!

Quase quase te apanhava FP e se nao fosse por aquelo superErro que fiz na chicane (onde deixei um pistao na pista, pois tive de baixar da 5 marcha pela 2) quem sabe.

Obrigado a todos, foi mesmo muito giro !!

Passione Rossa

Ciao!

Collection:
[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=dorakeen&numitems=7&text=none&images=small&show=random&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

Que bom este campeonato ter por fim começado. E que lindo romance que o Mallgur está a começar a escrever..adivinha-se um épico ...monumental

Que bom alguém se ter lembrado de o publicar dando assim a conhecer este extraordinário jogo online.

Que pena as únicas vezes que fico offline serem neste nosso campeonato.

Que pena que, quando se fica offline, o motor do jogo não utilizar os travões tal como utiliza os pneus, estoirando com um carro novinho em folha que já liderava de manhã, à noite assim continuou com pole e tudo .. até o deixarem..Cry

Que pena ser mais uma hora no resto da europa, pois na altura em que há mais corridas nós ainda estamos a trabalhar/jantar

Que bom conviver com Franceses, Belgas, Italianos, Espanhois, etc..

Que pena não encontrar Lusos.

Não vá alguém ter a mesma "sorte" que eu, fica aqui um exemplo do que já tentei explicar que se deve fazer.

Se até os Espanhois sabem fazer isto... convém que nós também

Como não sei inserir imagens no post aqui vai o link.

Para melhor perceber o contexto, note-se que "2x3" é o hospedeiro daquela corrida e o "willynch" esteve offline.

https://www.abreojogo.com/fotos/2008/11/fd%C3%A9_online_anomalia

Do que assisti Sepang foi uma corrida emotiva o que promete para o resto do campeonato.

Serão pelo menos três corridas ausente, o que reforça ainda mais o prazer de correr convosco nas outras.

Da minha parte até Hockenheim, diga-se um circuito difícil de acertar com o andamento.