[quote=Nazgul][quote=Rui]
Tenho algumas questões, mas vou tentar esclarecer algumas coisas:
[/quote]
Ok, vou tentar responder.
[quote=Rui]
As regras de D&D dizem claramente: há 3 tipos possíveis de campanhas, kick in the door, deep immersion, um misto dos dois (imagino que esta última abarque muita coisa…);as regras dizem mais: só se ganha XP por ultrapassar desafios; as regras continuam: ganhando XP, sobe-se de nível, e subindo de nível ganham-se poderes. Eu não estou a inventar isto nem a ler mal nada, é o que está lá escrito, aqui exposto resumidamente.[/quote]
Quanto quiseres falar sobre este assunto a sério lê primeiro o DM Guide…
"Many styles of play exist, two that sit on opposite ends of the playing spectrum are detailed below as examples"
DMG pág. 7
Como vês, O DMG não diz claramente que há 3 tipos possiveis de campanhas, mas diz sim, claramente para quem se dá ao trabalho de o ler, que há muitos estilos de jogo e prossegue descrevendo dois deles…
[quote=Rui]
-Nazgul, tu questionas a maneira como eu exponho as coisas, mas aquilo que exponho é o que está no livro, sem tirar nem por. Aponto-te para os tipos de campanhas que, segundo o livro, se podem jogar, e mais digo que o "misto dos dois" pode abarcar carradas de coisas; que outro tipo de campanha conheces?
[/quote]
Queres reformular alguma coisa nesta questão?
[quote=Rui]
-Não contabilizando os desafios tal e qual como vem no livro, com as tabelas para construção de Challenge Rating apropriadas ao nível e constituição da party, como sabes se o desafio é adequado ao nivel dos personagens? Imagino que, quando dizes "por muito forte que sejas, há sempre alguém mais forte que tu", que os desafios que lanças aos personagens sejam desequilibrados/desajustados?
[/quote]
Está tudo muito bem explicado no DMG como fazer esses cálculos…
O ser mais ou menos desiquilibrados/equilibrados tem a ver com o estilo de jogo escolhido pelos intervenientes.
[quote=Rui]
-Se ter mais XP não significa ficar mais forte, apesar de ser apenas esta a maneira que tens de subir de nível e ganhar poderes, o que é que significa ter mais XP?
[/quote]
É muito simples, ter mais xp significa isso mesmo, ter mais experiencia, o que traduzido para a mecânica do jogo significa de um modo simplista e generalista; mais poderes.
O que esqueces é que assim como os personagens tem mais poderes, também os desafios que enfrentam aumentam consequentemente de dificuldade. Por isso ter mais xp/niveis/etc torna uma personagem efectivamente "mais forte"? Ou será que no fundo apenas vai permitir almejar a feitos maiores e mais perigosos?
[quote=Rui]
-Se o núcleo central de D&D não é ganhar XP para ficar mais forte, sendo que as regras só apontam para isso, então qual é?
[/quote]
A resposta a essa está na introdução do PHB, pág. 4…
[quote=Rui]
A minha análise ao que tu mostras aqui, é que tu na realidade não jogas D&D
[/quote]

Tens um sentido de humor fantástico!!!
Já agora, e a título de curiosidade, podes dizer-me o que ando a jogar?
[quote=Rui]
Mudando um pouco o assunto, mas continuando na mesma linha de pensamento.
Tenho falado ultimamente com um rapaz que joga no mesmo grupo que eu, e o seu rpg de eleição é o Vampire: The Masquerade; eu tenho alguns preconceitos pessoais contra o Vampire (it sucks), que vou tentar não interfiram na minha análise.
Diz-me este amigo que Vampire é um "jogo adulto", pelos temas com que normalmente lida, a Humanidade vs a Besta, as politicas dos clãs, etc.
Eu digo que ele está errado, e aponto porquê: o único que vi até hoje ser qualificado "para crianças" foi o Fairy’s Tale, que tem escrito, em várias páginas "for kids"; todos os outros não trazem qualificação alguma (isto está aberto à discussão, claro, e espero que me provem que estou errado).
Mais aponto o erro do seu julgamento, quando falo sobre XP (um ponto fulcral em qualquer jogo: o XP são a recompensa aos jogadores pelas acções que tomam em jogo, e isto influencia a maneira como jogam): o Vampire recompensa os seus jogadores por "bom roleplay", mas esse XP só pode ser usado, unica e exclusivamente, a comprar atributos, pericias, disciplinas, e humanidade (talvez me falte um item ou dois), o que me parece errado: se eu jogo tanto para a politica, porque raios é que só posso subir a minha Celerity?
Como em todos os meus posts, este também está aberto à discussão.
[/quote]
Na minha opinião, a qualificação/teor é dada pelos intervinentes no RPG(seja ele qual for) e não pelo jogo em si.
Como a vida seria aborrecida sem comédias vampirescas ou fadas assassinas…

Malta, antes de criticarem deem-se ao trabalho de lerem as coisas e nao serem tao preconceituosos…