LeiriaCON 2017

Belo Fim de semana e nosso obrigado pelo apoio.

Sempre alguem pronto ajudar neste passtempo



Setubal presente neste LeiriaCon

Excelente edição, como sempre!



Foi um fim-de-semana muito bem passado e até revitalizador apesar das horas tardias em que me deitei.



Fiquei a conhecer vários jogos novos, a saber:



Fabled Fruit - Uma curiosa aproximação ao conceito de Legacy do brilhante senhor de cabelo verde! Simples, facílimo de explicar e rápido mas oferecendo opções interessantes.



Rhodes - Meh. Nada de especial, tendo até alguns problemas mais ou menos sérios. É um worker placement mas não se sente muito aperto na esolha de locais para colocar os trabalhadores. É um jogo com produção e gestão de recursos mas apesar de todos os recursos serem iguais em termos de valor e dificuldade de obtenção, um deles não tem um objectivo igual aos restantes, quando se cumpre um objectivo a reposição é imediata por um provavelmente melhor (estão mais ou menos ordenados) pelo que se pode estar a abrir uma melhor oportunidade para um oponente… etc.



7 Wonders Duel - Numa primeira abordagem até me agradou mais que o 7 Wonders…



Pueblo - Um excelente abstracto da dupla Kiesling Krammer, já de 2006 (creio). Quando isto for reeditado (e devia ser em breve), compro!



Railroad Revolution - Mecanicamente interessante e sólido mas pareceu-me que existirão duas estratégias dominantes, sendo que uma delas me pareceu mais fácil de implementar que a outra… A reavaliar quando possível.



Além destes, excelentes partidas de jogos que já conhecia, com particular destaque para o Here I Stand e Tramways.



Em termos de jogos, fiquei com pena de não ter conseguido jogar o Santorini e gostava de ter jogado Medina também. Ficará para a próxima.



Em tudo o resto a organização da LeiriaCon está de parabéns pois não houve, da minha parte, nada a apontar, antes pelo contrário… Recomenda-se e muito!



Espero que o Rhado tenha gostado e que faça um pouco de publicidade ao evento no seu vlog que eles bem merecem. Para mim foi um prazer jogar com ele, mesmo sendo o o jogo que talvez me tenha agradado menos (Rhodes).



Em quase tudo o resto, excelente e o que o não foi não está directamente relacionado com a LeiriaCon mas com uma ligeira falha por parte do Hotel (não nos arrumaram o quarto no sábado) e pouca simpatia por parte da meteorologia que nos brindou com chuva e vento forte quase permanentes.



Para o ano, estou lá e para ser melhor que esta só se, ao contrário deste ano, a minha mulher e filha puderem estar lá também.



Muito obrigado à organização da LeiriaCon e a todos os que comigo jogaram e conversaram nestes dias.

_

Excelente LeiriaCon!!!



O meu obrigado a todos que de alguma forma me ajudaram a desfrutar desta Con, em especial o meu obrigado à organização por nos aturar até altas horas da noite sempre disponíveis.



Para o ano lá estarei!

Obrigado a todos os participantes mas principalmente aos organizadores por todo o trabalho que têm todos os anos para nos proporcionarem os melhores dias de gaming do ano… sempre disponíveis e sorridentes ajudam a criar um grande ambiente.

 

Os unicos problemas que para mim houve nada tiveram a ver com a Organização mas sim com pequenas coisitas do hotel que não deveriam acontecer: 

1- Ar Condicionado dos quartos só funcionava para o frio, ou seja, mesmo na temperatura máxima que indicava (30º), o que saia do ventilador gelava o quarto!

 

2- Pedir na recepção para mudar para a Sport Tv e eles dizerem que não podiam porque não sabiam do comando… para começar isso é uma resposta inadmissível… mais inadmíssivel se torna quando a desculpa foi a mesma o ano passado… queres ver que durante um ano nunca encontraram o comando, não sabem que se podem comprar comandos, ou temos sempre azar e o perdem neste fim de semana?

Mais vale dizerem que não têm Sport tv e pronto…

 

De resto, tudo 5 estrelas :slight_smile: com excepção que falta 1 ano para a próxima LeiriaCon!!!

Foi óptimo rever os amigos de outros encontros, e conhecer novos parceiros de jogo. E claro, jogar :slight_smile:



Uma organização excelente, como é habitual. 



Muito Obrigado



Pedro

Durante a LeiriaCon nao precisavas de Sporttv, a derrota do Benfica dava na Segunda…

No meu quarto estavam praí uns 25º…

No meu quarto - 104 - o ar condicionado funcionava na perfeição. No sábado de manhã era a água que não saía quente nem com pressão suficiente.



Quanto à experiência, só contava que houvesse algumas palestras ou algo do género. De resto gostei imenso da experiência!

Então foram só alguns dos quartos… o Rahdo tb se queixou que o AC do quarto dele não funcionava

O Hotel já nos pediu desculpa pelo sucedido. Houve uma avaria numa bomba de calor que afetou o aquecimento de alguns quartos na noite de sexta, o meu incluído. Mas ficou logo resolvido no sábado. De resto deixo aqui os meus agradecimentos ao Hotel Cristal e ao seu staff. Foram impecáveis.

Sendo, eu próprio também, em parte, organizador de eventos ou, noutras ocasiões, apenas colaborador (embora não ligadas aos jogos de tabuleiro), sinto sempre a necessidade de receber feedbacks, que me ajudam a motivar-me para próximos eventos (os elogios), mas também quero ouvir as opiniões construtivas acerca daquilo que possa não ter corrido tão bem, porque isso é exactamente aquilo que me faz crescer e melhorar o serviço que presto, no caminho para a excelência (embora, por vezes, me custe perceber que nem tudo o que fiz foi perfeito!).



Assim sendo, quero aqui deixar expressa a minha profunda gratidão pelo trabalho árduo que a organização deste evento nos proporcionou! Pelo segundo ano consecutivo, participei com entusiasmo e diverti-me bastante, aproveitando para conhecer jogos novos e menos novos, que nunca tinha experimentado. O ambiente foi excelente, o local onde decorre a convenção é muito acolhedor e bonito, enfim, tudo reunido para um fim de semana fantástico, longe da azáfama do dia-a-dia… Nestes dias, esquecemo-nos que temos trabalho na 2ª feira… Estamos num "universo paralelo"! Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!



No entanto, nunca perdendo de vista o que disse no 1º parágrafo, julgo ser fundamental para o crescimento qualitativo do evento, tecermos algumas considerações acerca daquilo que (apenas na nossa humilde opinião) consideramos que poderia elevar ainda mais a nossa ansiedade pelo final de janeiro de 2018… neste âmbito, e relativamente à organização, senti que faz falta haver pessoal dedicado exclusivamente (cumprindo turnos, talvez, para não sobrecarregar ninguém) à explicação de jogos.



Experimentámos jogos que nunca tinhamos jogado antes (e esse é o nosso objectivo em todas as convenções) e perdi horas infindáveis a ler (muitas vezes, decifrar!) manuais de instruções, o que reduziu substancialmente o tempo disponível que teriamos para disfrutar dos jogos… Isto porque, sempre que pedimos ajuda para nos explicarem os jogos, não havia ninguém disponível para o fazer.



Em 2 momentos apenas, obtivemos ajuda: uma vez, por parte de um elemento da organização, que ao passar por nós ofereceu ajuda (isto apesar de nos ter sido dito que não havia ninguém disponível para o fazer), que nós agradecemos encarecidamente; e noutro, por parte de um participante que se compadeceu do nosso esforço para colocar em marcha um dos excelentes jogos do grande Vital Lacerda, e interrompeu o seu próprio jogo, na mesa ao lado, para nos dar uma "mãozinha"… Este espírito é fantástico e muito emblemático desta "comunidade", mas, mais uma vez, na minha opinião, ajudaria bastante a engrandecer a organização, se tal não fosse necessário acontecer. Sei que não é coisa fácil de gerir mas, para mim, é o principal aspecto a melhorar e que, comparativamente com outros eventos nacionais em que participámos, esta convenção ainda fica a perder (provavelmente o único)…



Relativamente ao hotel, aquilo que mais nos dificultou a vida foi o facto de o elevador para o espaço de refeições estar fora de serviço, o que, para quem tem crianças de colo, complica muito a vida, especialmente quando se tem de carregar o carrinho de bebé, escada acima, com muita chuva e vento a ajudar…



Mais uma vez, obrigado por tudo e, por favor, não encarem a crítica como algo negativo, antes pelo contrário, é a contribuição de um fã incondicional do vosso trabalho, que gostaria de ver ainda mais engrandecido um evento que, nesta casa, é dos mais aguardados do ano! Pena ser só uma vez por ano… já pensaram repetir no verão?! Até pagavamos para participar!..

No meu quarto esteve sem funcionar os sexta e sábado… no domingo não testei

O problema de ter pessoas para explicar os jogos é complicado porque são muitos muitos jogos e não se pode esperar que o pessoal da organização saiba as regras de todos aqueles jogos…

 

Os donos dos jogos provavelmente sabem as regras, mas não estão na recepção à espera que alguém requesite o jogo e lá vão eles explicar…

 

Eu expliquei uns 4 ou 5 jogos durante a Con, dois deles nem os estava a jogar mas como sabia as regras e vi o pessoal a ler as regras perguntei se queriam ajuda, obviamente nessa altura não estava a jogar porque se estivesse dificilmente teria ido explicar porque não ia por à espera as pessoas que estavam na minha mesa.



Obviamente que o ideal seria ninguém ter que ler um livro de regras neste tipo de cons, mas isso é pura e simplesmente impossível, é que não dá mesmo, infelizmente

De acordo que não é fácil, de acordo que não é fácil cobrir toda a ludoteca, mas, pelo menos aqueles que têm mais saída (os títulos mais recentes, provavelmente terão, e alguns outros, que sabemos terem mais procura), poderiam estar acautelados. O que eu quero dizer é que, em outras convenções, senti mais apoio neste aspecto. Julgo ser possível melhorar, não espero que seja perfeito (não conto que me expliquem todos os jogos que jogar numa convenção), mas pode-se pensar em soluções para minimizar aquilo de que falei… Por exemplo, eu (como participante-colaborador e não organizador) não me importaria de cumprir um turno de 2-3 horas, durante as quais estaria inteiramente dedicado a ajudar quem precisasse, nos jogos que conheço… Outras soluções surgiriam, se isso fosse um objectivo a alcançar, tenho certeza…

Mais uma LeiriaCon sobre a qual praticamente tudo já foi dito. Parabéns a todos!



Apesar de todos os pontos positivos, há algo que gostava de deixar aqui assinalado, para futuras edições.

No sábado havia falta de mesas, algo especialmente crítico para jogos que ocupam muito espaço. Foi bastante aborrecido perdermos 1hora e meia até conseguirmos uma mesa onde o jogo coubesse. E nesse tempo todo, havia várias mesas vazias com os casacos a guardar, enquanto as pessoas faziam outras coisas e depois jogavam jogos pequenos. Também durante esse tempo vimos pessoas a ocupar mesas grandes para jogar 7 wonders duel.

Sim, tentamos trocar mesa com eles, mas a resposta foi sempre qualquer coisa do género:"eventualmente mais logo vamos jogar um jogo maior".



Acho que embora a organização não tenha grande controlo sobre isso, se calhar nas próximas edições devem ter mais atenção ao tipo de jogos em cada mesa e eventualmente ter algumas mesas reservadas para alguns jogos que ocupam mais espaço.



Acho também que a organização se esqueceu de encomendar algo que teve nas 2 edições anteriores: bom tempo. Não se percebe como é que negligenciaram tal coisa, ou se houve troca na encomenda. Se foi troca, veio chuva a mais… :slight_smile:

Uma base de dados de quem sabe explicar os jogos, disponível no evento, ajudaria a quem estivesse à procura de explicações.

Fantástica Con, como sempre.

E eu que estive para não ir, por motivos de saúde, o que iria perder…



Um muito obrigado ao pessoal da organização por nos proporcionar 3 dias de jogos.

Venha a próxima!

3º ano consecutivo na Leiriacon. À organização nada a apontar, jogos qb, simpatia e disponibilidade dos organizadores; ao Hotel, que tem uma localização fantástica, somente a questão do AC, na noite de sexta.



Não há muito mais para acrescentar ao que já foi dito por outros participantes, tanto ao nível do que de bom se pode encontrar neste evento, como em relação ao que poderia ser melhorado. Como criticas construtivas, parece-me que a insuficiência de mesas no sábado, principalmente da parte da tarde, face ao número de participantes, situação que provavelmente terá motivado tempos de espera, mais ou menos, prolongados para determinadas pessoas, seria uma das situações a mitigar (poderá ser de difícil resolução, dado não existir a obrigatoriedade de inscrição prévia no evento que permita, atempadamente, conhecer o número de participantes por dia; para além da avaliação que certamente terá de ser realizada ao custo/benefício de um maior número de salas alocadas ao evento, quando tal for possível).



Quanto à questão anteriormente abordada acerca da explicação das regras dos jogos, atendendo à vasta oferta de títulos, parece-me que o viável seria apostar de forma mais efetiva na explicação de alguns títulos recentes, bem como de outros que, tendencialmente, se esperam que venham a ser os mais requisitados (neste particular, expresso o meu muito obrigado ao Miguel74, amigo de longa data, que tem a paciência de ler as regras dos jogos e, posteriormente, com mestria, as explicar - normalmente, apenas leio as regras de um jogo depois de o jogar… é muito mais fácil, tudo parece fazer sentido).



Em jeito de conclusão, para mim foi ótimo, RECOMENDO e, independentemente desta ou daquela melhoria que possa vir a ser implementada, tenciono participar em futuras edições.



E claro, um muito obrigado a toda a organização.

A participação de todos, com civismo e com sentido de grupo, foi o elemento chave, mais uma vez, para o sucesso do evento. Obrigado por isso.



Em relação a alguns pormenores que correram menos bem, o AC do hotel, por exemplo, a explicação é simples. Houve a tal avaria na bomba na sexta feira. Toda a parte do Resort está fechada durante o período de inverno abrindo especificamente para a LeiriaCon. A abertura é feita a partir de quinta ou sexta e, portanto, é natural que alguma disfunção possa ocorrer após um longo período de encerramento. Obviamento somos alheios às questões ligadas ao hotel mas, ainda assim, garantimos que há um esforço para melhorar de ano para ano e, isso, tem sido visível. 



O espaço das mesas é um problema que está relacionado com o crescimento do evento. No período da tarde de sábado tínhamos mais de 400 pessoas nas salas e houve falta de estrutura para os receber a todos. Tivemos um problema idêntico aquando da primeira edição neste novo Hotel que corrigimos no ano passado acrescentando espaço. Com este crescimento vamos ter de garantir novas salas. O Hotel tem ainda alguns espaços que podem ser utilizados e iremos tentar resolver a questão para que, no próximo ano pelo menos, haja um bocadinho de fartura mesmo que cresçamos novamente.



A explicação dos jogos é uma característica das cons em Portugal e que nós queremos manter e até melhorar mas, em bom rigor e tirando as pessoas que são completamente novas no evento, aquelas que conhecem muito pouco e que têm mais dificuldade até em escolher os jogos para jogar, todos os outros deveriam fazer uma escolha prévia, mais ou menos alargada, do que queriam jogar no evento, e ler as regras antecipadamente. O paradigma deve mudar até porque não é possível ter as regras prontas para a maioria dos jogos, a não ser aqueles que são óbvios, eg. Ticket to Ride.



A LeiriaCon faz o esforço de ter muitos dos novos lançamentos de Essen. Se eu, jogador, vou com a intenção de experimentar o Colonists ou o Terraforming Mars, faz ou não faz sentido ler as regras antes do evento para os saber jogar? Mesmo que depois haja dúvidas e seja preciso algum tipo de ajuda, estamos a falar de uma ajuda pontual e que pode ser dada por qualquer um que já tenha jogado o jogo, mesmo que esse alguém não se sinta confortável o suficiente para o saber explicar de fio a pavio.



A ajuda de todos e de cada um neste processo de explicação de regras é, na minha opinião, a forma mais eficiente para o bom funcionamento e reforça o espírito da comunidade. Neste particular domínio, está ao alcance de cada um poder criar uma melhor experiência do evento.



Obrigado a todos.



Paulo

 Acho que o evento esteve muito bem.



 Eu por acaso andei cheio de calor, mas isso deve ser de eu ser um homem quente.



 Como sempre perco-me na conversa e neste ano até tive uma reunião e embora tenha só chegado sexta à noite e no sábado tenha jogado um Here i Stand não sei como consegui jogar apenas 4 jogos…



 

 Quanto às criticas que foram feitas na questão dos explicadores e sendo eu o organizador de outros eventos semelhantes.



 É impossível garantir que todos os jogos sejam explicados e que exista sempre alguém disponível para explicar um certo jogo. Muito mais quando se fala num jogo complexo e que ainda tem uma explicação demorada.



 Só para dar o exemplo no Porto quer na InvictaCon quer na ComicCon eventos onde temos muita gente, temos muitos jogos que apenas uma/duas pessoas sabe explicar e por vezes os jogos até são temáticos e chamativos por isso mesmo.



 Diria que em Leiria estavam presentes umas 20 pessoas na organização/voluntários (talvez até menos entre a Spiel Portugal e o Grupo de Boardgamers de Leiria), se considerar-mos a estimativa de 400 pessoas no sábado que foi aqui falada, dariam em média que cada voluntário teria a seu cargo 20 pessoas, fazendo uma média de 4 pessoas por mesa cada voluntário teria a seu cargo 5 mesas.



 Como já tenho alguma experiência em escolas e em eventos de divulgação mesmo para mim (que considero que tenho alguma experiência a demonstra/explicar jogos) seria quase impossível dinamizar um evento que tivesse a cargo 5 mesas e falando que vou explicar jogos que demoram 5 minutos. Como estamos a falar de jogos que demoram 30 minutos ou mais a explicar isto torna-se mesmo impossível.





 Sempre tive a ideia (e penso que não estou enganado) que a LeiriaCon é um evento para gamers e penso que não aparecem quase curiosos e que não é feita divulgação nesse sentido (ao contrário da InvictaCon por exemplo) por isso mesmo mais uma razão para todos nós fazermos a nossa parte.



Levarmos jogos "estudados" se os queremos mesmo jogar e porque não ajudar e explicar jogos a outras pessoas. Eu fiz isso (embora que me lembre só uma vez este ano), mas vi o Mallgurr explicar uns quantos, o Vch e o Strillar entre muitos outros a fazer isso de livre vontade.





 Qualquer que seja a organização que exista, o nº de voluntários que existam nalgum momento chegará alguém à ludoteca pedirá para ser explicado um jogo e não estará lá ninguém presente que o saiba explicar. A única solução é só ter uma ludoteca de 20 jogos diferentes (e não 200 ou 300 como existiam lá) e todos os voluntários saberem explicar esses jogos.





 Já agora do que sei em Espanha pelo menos nos eventos maiores Córdova ninguém está lá para explicar os jogos.