LeiriaCon2011 - Lavar dos cestos

... que esta soube a pouco!

Uma coisa que me impressiona: meia dúzia de pessoas conseguem dar prazer a tanta gente!

Tive pena de não jogar mais jogos mas o tempo passa e ... não dá para tudo. É como nos jogos, por isso está tudo a condizer.

Fiquei muito contente pois além de jogar o meu prótótipo (TecPro) tive a oportunidade de o mostrar ao publisher do "Vinhos" que me deu dicas que considero muito importantes para a sua melhoria.

Pontos positivos e negativos servem para a Organização tentar manter o que está bem e melhorar o que pode estar menos bem na opinião de cada um no entanto penso que estão todos de parabéns pois as notas positivas são muitas.

Até deu para a minha filha dar um pequeno passeio de cavalo(nunca tinha andado de cavalo) e parece-me que não foi a única pessoa do evento a ter esse prazer.

Agradeço a toda a Organização por manterem a qualidade das anteriores e nalguns aspectos a melhorarem como foi o caso da colocação das lojas.

Parabéns

Na próxima lá estarei.

Dadur

""""""""""""''''''''''''««««««o»»»»»»''''''''''''""""""""""""

! ... 1 Boardgamer: ... 1 jogo!

O jogo consiste em fazer intervenções em diversas localidades de Portugal continental e Ilhas jogando entretanto cartas bónus.

Como protótipo que é, ainda está em estudos e nesta LeiriaCon recolhi algumas ideias que o podem melhorar. Algumas dessas ideias foram do publisher do jogo Vinhos(não me lembro do nome) que me deu o prazer de o jogar.

Vou continuar a trabalhar ...

Dadur

""""""""""""''''''''''''««««««o»»»»»»''''''''''''""""""""""""

! ... 1 Boardgamer: ... 1 jogo!

Mais fotos:

https://www.facebook.com/album.php?id=100000498303705&aid=55148

e aqui:

https://www.facebook.com/album.php?id=100000498303705&aid=55150

Cada vez mais na tag LeiriaCon2011 no bgg:

https://www.boardgamegeek.com/tag/leiriacon2011

ps- Podem ajudar a identificar as pessoas nas fotos... obrigado...

Bom, penso que já quase tudo foi dito sobre o evento, já não há muito a acrescentar...

Foi a minha primeira Con e fiquei muito bem impressionado, pelo que a fasquia ficou alta para as próximas Cool

A organização está de parabéns pelo óptimo fim de semana proporcionado e tem agora a árdua tarefa de (pelo menos) manter os mesmos níveis para a próxima edição! :)

Cumprimentos.

Ficaram duas cartas do B. Galactica com protectores perdidas no chão. Alguém se acusa? Vejam isso para combinarmos uma entrega. As cartas têm sleeves. Não estão laminadas.

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

[quote=soledade]

Ficaram duas cartas do B. Galactica com protectores perdidas no chão. Alguém se acusa? Vejam isso para combinarmos uma entrega. As cartas têm sleeves. Não estão laminadas.

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

[/quote]

ACUSO-ME!! (check mail ^.^; )

Embora obviamente não como Cylon. :D

--

Muitos parabéns! O nível a que chegastes é já de outra categoria, por mais essa inovação, os meus sinceros parabéns!

www.jogoeu.wordpress.com

[quote=nbs]

Mais fotos:

https://www.facebook.com/album.php?id=100000498303705&aid=55148

e aqui:

https://www.facebook.com/album.php?id=100000498303705&aid=55150

Cada vez mais na tag LeiriaCon2011 no bgg:

https://www.boardgamegeek.com/tag/leiriacon2011

ps- Podem ajudar a identificar as pessoas nas fotos... obrigado...

[/quote]

As fotos são muito boas, mas para quem não foi lá ou não conhece certas boardgames. Eu acho que deverias deixar um comentário nas fotos em que mostram o jogo, colocando o nome do boardgame para mais facilmente identificar.

Eu preferia que não houvesse identificação, pelo menos a minha.

Acho um abuso até porque todos sabemos que através do google consegue-se ir buscar fotos e artigos pelo simples nome da pessoa E PODE HAVER QUEM NÃO ESTEJA INTERESSADO PORQUE PODE VIR A SER PREJUDICADO!.

Afinal quem é que não conhece quem? Se não conhece e quer conhecer, pergunta!

Mas andar identificar pessoas sem o seu conhecimento e permissão é um autentico abuso.

Infelizmente acho que vou começar a passar estes enCONtros em casa...

Dadur

""""""""""""''''''''''''««««««o»»»»»»''''''''''''""""""""""""

! ... 1 Boardgamer: ... 1 jogo!

Também concordo que hoje se banalizou o abuso de assumir que toda a gente está disposta a abdicar da sua privacidade. Só assim se percebe o sucesso de site como o Facebook e seus antecessores/sucessores...

Por outro lado, creio que a ideia aqui exprimida era identificar os jogos e não as pessoas. Não me parece que isso seja motivo para ficares em casa, Dadur... Afinal fazes falta pelas CONs, como toda a gente.

Como deves calcular, ninguém anda a identificar o pessoal para o prejudicar. Eu fui um dos que identificou algumas das tuas fotos e não acredito que possas imaginar que eu fiz isso no sentido de te prejudicar. Isso sim é um absurdo.
Peço desculpa pelo facto e vou tratar de te "desidentificar", logo que descubra como é que isso se faz. Seguindo a mesma bitola vou evitar fazê-lo a seja quem fôr, apenas para evitar comentários destes. Porque quem me conhece e quem conhece todos os outros que cá andam pelo meio, ninguém anda a querer PREJUDICAR seja quem fôr.
Não à razão para passar as Cons em casa, mas cada um é que sabe da sua vida.

Aquele abraço.

O verdadeiro problema é as pessoas sairem à rua, se ficassem em casa ninguém seria nunca prejudicado.

Isso e terem caras diferentes. Se tivessem todas a mesma cara ninguém as distinguia nas fotos.

O melhor mesmo era adoptarmos os hábitos de outros povos mais civilizados, se toda a gente usasse um trapo à frente da cara, anonimato garantido.

Ou então termos algum bom senso e deixarmos de nos pôr com macaquinhos no sótão e a imaginar perseguições de filmes da treta oliudiana sobre os perigos de saberem quem nós somos porque viram a nossa tromba e o nosso nome na net... sem prejuízo de isto dar bons temas para jogos, mesmo de tabuleiro.

Fico agradecido se o fizeres, embora te tivesse enviado um mail a pedir isso mesmo há 3 semanas atrás.

Claro que sei que não é com intenção de prejudicar mas penso que não é correto pedir a outras pessoas que identifiquem as pessoas que conheçam e que ainda não estejam identificadas nas fotos que colocaram.

Dadur

Civilizado mesmo é não assumir que todos queremos que a nossa tromba ande pela net. Civilizado é perguntar às pessoas se se importam ou não em serem identificadas.

Quando fizemos uma demonstração de jogos de tabuleiro a crianças, tive o cuidado de perguntar aos organizadores e responsáveis se haveria algum problema em colocar as fotos aqui no AbreoJogo, site que eles conheciam e através do qual vieram a pedir a nossa colaboração. Pediram-me que publicasse apenas aquelas em que não fosse possível identificar nenhuma das crianças. Não publiquei nenhuma porque nenhuma em que se não pudesse identificar as crianças tinha qualquer interesse pois não se veria como estavam animadas e interessadas nos jogos. Foi pena? Foi. Mas eu não tenho o direito, mesmo nesta era em que o IdiotBook é rei, de assumir que posso violar o direito à privacidade dos outros.

O Dadur tem todo o direito a não querer ser identificado ou mesmo que fotos em que esteja presente sejam publicadas neste ou noutro site. Pode por exemplo saber que a sua associação aos jogos de tabuleiro pode ser mal interpretada por pessoas no seu trabalho... Quantas vezes já não falámos aqui no estigma negativo que a palavra "jogo" tem nesta nossa tão "Facebookada" (será isso sinónimo de civilizada?) sociedade portuga?

Hollywood pode ser uma treta mas olha que a realidade por vezes (se calhar mais do que imaginamos) o deixa bem para trás...

Acho que este é um tema que nós como comunidade, devíamos discutir. Eu, como muitos outros, tiro fotos à malta nas Cons (tentando aplicar alguma sensibilidade), mas deveria? E colocá-las no BGG, deveria? A malta assume que pode ser, que não há problemas, mas a verdade é que nunca discutimos (que me lembre), se as pessoas estão mesmo ok com que se coloque as fotos delas num site público. A coisa começou com um ou dois fotógrafos "semi-oficiais", e agora não há uma partida em que se esteja e não levemos com uma flashada de 5 em 5 minutos... Cria-se um tópico?

Concordo com o que o Mallgur disse, nas fotos das cons tento sempre apanhar apenas o jogo e nenhuma cara por inteiro, é apenas fazer o que gostaria que se fizesse no geral.

Não sei se será necessário, ou mesmo útil, criar um tópico. No fundo creio que isto é uma questão de bom senso e isso não será alterado com qualquer troca de ideias.

Colocar imagens de malta a jogar aqui ou no BGG não me parece problemático. São, de facto, sites públicos, mas essencialmente visitados por quem se interessa pelo hobby ou anda à procura de informação relacionada com o mesmo.

Além disso, a estrutura de funcionamento do AoJ ou BGG é radicalmente diferente dos chamados sites de "rede social"... Aqui e no BGG as fotos ficam gravadas e acessíveis, mas não será através de uma pesquisa por nome de alguém que surgirão. Nas "redes sociais", essa identificação poderá alertar e permitir a pesquisa por pessoas sem qualquer interesse ou conhecimento do hobby. Não há, nem no AoJ nem no BGG, uma sucessão de algoritmos que espalham a presença dessas pessoas nas fotos por uma enorme quantidade de outras que os visados nem sequer conhecem.

Penso que o problema não se prende tanto com o tirar-se ou não fotos às pessoas mas mais com a sua colocação em sites alheios ao hobby e, principalmente, cuja natureza funcional e base de negócio assentam na eliminação da privacidade e na invasão do espaço, mesmo daqueles que preferem não ser membros desses sites.

Enquanto as "redes sociais" foram baseadas em informação colocada pelos seus membros relativa apenas a si próprios, isto não foi nunca um problema. A questão é que as versões mais modernas deste negócio facilitam e incentivam a que se partilhe informação de toda a gente... Sem autorização ou cuidado com o interesse dos visados e sem qualquer possibilidade de controlo pelos mesmos. A divulgação deste comportamento foi tão bem feita que muita gente já nem compreende que há quem não esteja interessado nisso...

... e queria só lembrar que não estou contra o tirar-se fotos e até divulgá-las pois acho que elas são necessárias para a divulgação não só das Cons mas também do hobby.

O que eu estou contra é o identificarem as pessoas dessas fotos sem saberam se elas estão de acordo, e quando não são capazes de as identificar pedem a outros que o façam?!

Não estou à espera que compreendam das minha opções, apenas que respeitem a minha privacidade no que toca à minha identificação e penso que este tema deveria ser encerrado, senão definitivamente, pelo menos neste local apesar de estar relacionado com o rescaldo da LeiriaCon.

A LeiriaCon foi espetacular, como se pode comprovar nas tais fotos, e o tema é transversal a todas as Cons e Encontros por isso, se é para continuar, que tal criar um tópico novo?

Por mim o assunto fica encerrado aqui e agora pois não penso fazer mais quaisquer comentários a este respeito.

Dadur

Bem, não estava a falar de facebook. Estava a falar de tirar fotos e coloca-las num sítio público. Se uma pessoa nova for a uma convenção vai ter de lidar com o facto de haver uma data de pessoas a fotografa-las, sem nunca pedir autorização, e coloca-las ou não num sítio público. Esta é a parte que estou a apontar. O Ricardo, por exemplo, apontou que prefere não aparecer nas fotos, alguém lhe perguntou isso antes?

Quanto a bgg vs facebook. Não, o bgg não é uma rede social, nem em estrutura nem em propósito original, mas...

- Tanto no facebook como no bgg encontram-se fotos nossas, sabendo procura-las. Se quiseres ver o meu perfil, tens de estar registado e nas minhas conexões. Até lá, só vês uma pequena foto da minha cara. E a minha cara mostro-a na rua todos os dias. Para isso servem as definições de privacidade. Até podes definir se queres ou não que o teu nome apareça como resultado nas procuras. Podes consultar o meu perfil no bgg, mesmo que não logado.

- No meu perfil de FB ficas a saber os meus gostos musicais, amigos, e pouco mais. (E isto depois de eu te deixar vê-los.) No BGG ficas a saber o que gosto de ouvir, de ver, de jogar, de ler, e onde estive a jogar nos últimos tempos. No AOJ, ficas a saber onde exactamente estarei eu na próxima quinta-feira. No FB, não.

- O BGG tem: blogue pessoal, forma de mostrares os teus interesses (microbadges, por ex), discussões sobre os variadíssimos temas, possibilidade de quantas fotos pessoais quiseres, vídeos, comentários no perfil dos outros, concursos que são praticamente de popularidade, jogos, e até trocas lá pelo natal. Soa familiar não é?

Onde eu quero chegar, é que ambos podem ser utilizados para cuscar a nossa vida, e até acho que o BGG te defende bem menos por ter menor nível de segurança. É preciso é perceber que podes usar o facebook como bem entendes, seja como meio de promoção, seja como plataforma para partilhares o que quiseres com as pessoas que quiseres, seja como forma de partilhar a a tua vida toda a toda a gente, principalmente a gente que não quer saber. Quanto ao demónio do "partilhar o teu mail com empresas de publicidade"... Sei lá o que o bgg anda a fazer com o meu mail? A verdade é que recebo pouquíssimo spam. Porque sei proteger-me.