[quote=dpontes]Exprime-se em consequências e relações causa-efeito de acções com que o jogador se identifica, mensuráveis dentro do sistema. Por exemplo, quando tens componentes somáticos/materiais bem definidos que podes ter de usar para lançar feitiços isso faz sentido para o jogador e dá a sensação de imersão.[/quote]
Pode ser que sim ou pode ser que não, ou até pode ser uma questão de coisas diferentes para gostos diferentes. Pegando no teu exemplo dos componentes do feitiço, ele não é muito diferente daquela questão perene nos jogos tipo aventureiro errante popularizados pelo D&D, a questão do conteúdo da mochila. A sempre eterna questão de o jogo fornecer listagens de equipamento, de os jogadores comprarem o seu equipamento e em jogo só usarem o equipamento que compraram.
Isto aumenta a imersão? Sim, na primeira vez. Mas ao fim e algum tempo torna-se uma chatice para os jogadores (ou, pelo menos, para os jogadores como eu). Com o tempo deixa de haver paciência para a gestão da mochila e passa-se à fase do «é um aventureiro, ele sabe o que precisa de ter na mochila, não é necessário estar a listá-lo. Se houver dúvidas, rola-se uma competência adequada para ver se tem a coisa ou não».
É o mesmo com os componentes dos feitiços e com os componentes de seja lá o que for. É giro geri-los quando isso é novidade, quando se entra na rotina a sua gestão passa a ser uma corveia desnecessária e que distrai do principal: os eventos que motivam as personagens (e os jogadores).
[quote]Por outro lado se dizes que o teu personagem se veste todo de preto e usa sapatos macios, quando reparas que não ganhas nada com isso perdes a dita sensação de imersão.[/quote]
Mais uma vez, ou talvez não. Se isso ajuda o jogador a visualisar a personagem e a meter-se na sua pele, é útil. Se não tem esse efeito, torna-se uma referência inútil na folha de personagem, facilmente esquecida. Normalmente esses detalhes surgem quando da criação da personagem e representam um excesso de descrição. Mas se dá prazer aos jogadores passarem por essa fase, porque não?
[quote]Se por tradicional queres dizer "lança o dado, soma X, consulta a tabela", sim.
Mas na realidade era "lança o dado, se saír entre 96-100 lança outra vez e soma (recursivamente até ao infinito se fosse preciso), soma X, Y, X e todo o alfabeto grego pela situação, bem-estar físico, posicionamento, skills sinergéticos e estado do tempo, consulta a tabela certa para a tua arma, na coluna certa da armadura do adversário, vê se dá dano crítico, lança outra vez para o crítico,[/quote]
Até aqui há imensos sistemas que fazem isto ou coisas equivalentes.
[quote]consulta uma segunda tabela com a descrição do efeito crítico ... o objectivo da cangalhada toda era modelar o real de maneira credível e isso proporcinava a dita imersão.[/quote]
Tudo depende de onde cada um de nós localiza «o real». Eu não o localizo aí...
Sérgio Mascarenhas