Vamos criar um jogo?

Provalvemente já existem tópicos por aqui sobre este assunto, mas mesmo assim decidi criar um novo.

Muita gente que anda aqui de certeza que já pensou/pensa em criar um jogo quer seja ele de cartas ou de tabuleiro. Apesar de andar aqui hápouco tempo cada vez mais tenho jogado e a vontade de criar algo está a crescer.

Por isso gostaria de saber se existe por aqui alguém que já tenha feito algum jogo, se tem alguma pensada mas precisa de grafismos. Eu na área do design posso ajudar alguma coisa :)

Eu gostava de começar por criar um cardgame ou um jogo de tabuleiro bem simples. Alguém quer entrar na aventura?

O nosso JohnnyBeGood tem diversos jogos feitos, entre os quais:
A Pirãmide de Tutankhamon
Crossin' Colors

Eu também tenho dois jogos em fase de playtesting:
TUOYT!
Lobby

Acho que pode ser interessante colaborar na criação de um jogo, mas também acho que a ideia inicial necessita de ser começada e desenvolvida por uma só pessoa. Tens algum projecto do qual queiras falar?

Eu tenho uns conceitos, mas não passam mesmo disso. Prefiro experimentar muito mais jogos ainda para conseguir entrar melhor no esquema necessário à criação dum jogo.

[quote=Tiago] Prefiro experimentar muito mais jogos ainda para conseguir entrar melhor no esquema necessário à criação dum jogo.[/quote]Sim, isso é essencial. Para mim, o "truque" ao jogar é estar atento ao que o autor do jogo está a tentar fazer. Já reparaste que, se o jogo estiver bem feito e bem apresentado no livro de regras, tu consegues ler os três primeiros parágrafos e quase extrapolar o quarto? Ou quando te estão a explicar um jogo que ainda não conheces, tu consegues terminar as frases de quem te está a explicar? Ou tirar dúvidas de regras sem precisar de ler a resposta no livro, pois é o que te parece fazer sentido? Isso é um sinal de que já começas a perceber do assunto :)

Já estive a ver os 4 jogos e pareceram-me projectos muito interessantes. Gostei do Crossin'Colors e do Lobby talvez por serem os mais simples, mais rápidos para se jogar e ter por preferência jogos de estratégia abstracta. Já agora aproveito se precisarem de alguns graficos para esses projectos que estão em curso, disponham.

Eu não tenho nenhum projecto em mente, mas estava a pensar em algo de estratégia abstracta ou jogo de cartas. A temática talvez Império Romano. A razão da temática é que já arranjei um nome com potencial e até já fiz um prótotipo para o logo do jogo :)

Por isso ideias são benvindas, isto também porque sou um "newbie" nesta coisa dos boardgames :)

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Também gosto de verificar o paralelismo de mecânicas de jogo entre diferentes jogos e como a mesma mecânica por vezes serve objectivos bastante diferentes.

Eu ando com umas ideias para fazer material para o jogo de RPG (de mesa!) de animé e mangá, o 3D&T Alpha ( https://www.abreojogo.com/blog/jrmariano/2008/09/rpg_de_introducao_em_portugues ) e sempre tive curiosidade sobre os talentos portuguese que aí andam neste tipo de arte. Alguma coisa que possas mostrar?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim / "Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Bolas!!!! Que pontaria... foste logo tocar na ferida, se calhar por causa do link do meu site que tenho na assinatura ::)

Sou um consumidor compulsivo de anime/manga e um grande divulgador da cultura nipónica, mas nada mais do que isso, ou seja, deixo a arte para quem sabe ^_^;

A minha arte é mais gráfica: logotipos, interfaces, icons e alguma ilustração digital. O desenho fica à porta :)

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Ah! Mas não me interpretes mal… esse jeito para gráficos é bem necessário! :slight_smile: E de certeza que conheces mais gente com jeito para a ilustração, certo?

Já tinha visto o teu nick no Clube Otaku, acho. És tu que fazes o grafismo desse site?

E nunca quiseste dar uns toques aqui no Abre o Jogo) :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim / "Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=jrmariano]Ah! Mas não me interpretes mal... esse jeito para gráficos é bem necessário! :) E de certeza que conheces mais gente com jeito para a ilustração, certo?[/quote]
Sim conheço algumas pessoas, mas elas não estão muito ligadas aos boardgames. E preferem fazer os trabalhos para si.

[quote=jrmariano]Já tinha visto o teu nick no Clube Otaku, acho. És tu que fazes o grafismo desse site? E nunca quiseste dar uns toques aqui no Abre o Jogo) [/quote]
Porreiro é sempre bom ver/conhecer pessoal que visita o meu site. Sim, todo o design do site ClubOtaku e sub-sites é feito por mim. Posso ajudar em algumas coisas no design do ABREOJOGO.
Diz-o que precisas e manda-me uma p.m. para não fugirmos ao assunto :)

Boas;

Creio que muitos de nós já tiveram ideias para jogos. Creio também que a maioria acabou por não dedicar muito tempo ao projecto que foi germinando na sua mente. Uns por falta de tempo, outros porque as ideias vão encontrando dificuldades de concretização, enfim... os motivos são o menos importante.

Confesso que esta ideia do T3tsuo não me entusiasmou muito na altura, mas entretanto fui pensando e com a possibilidade de partilha de espaços no BGDF (Board Game Designers Forum - https://www.bgdf.com) creio que se poderá tentar um primeiro projecto de jogo no espírito Open Source... Um jogo criado por uma comunidade de pessoas que partilham de um mesmo interesse. Quem conhece o mundo do software sabe o sucesso que estes projectos podem ter.

Assim, peguei num embrião de ideia recente para um projecto de jogo e fiz uma primeira entrada no BGDF... As minha ideias anteriores, para já, ficarão à parte disto.

Quem quiser pode inscrever-se no BGDF, contactar-me e eu dar-lhe-ei acesso à área respectiva.

O nome inicial do projecto é: Diáspora.

Algum interessado?

Tou registado com o mesmo nick do AoJ. Estou eventualmente interessado em ir espreitando o projecto e poder mandar a minha posta de pescada de vez em quando, se houver ideias.

[quote=Mallgur]com a possibilidade de partilha de espaços no BGDF (Board Game Designers Forum - https://www.bgdf.com) creio que se poderá tentar um primeiro projecto de jogo no espírito Open Source... Um jogo criado por uma comunidade de pessoas que partilham de um mesmo interesse.[/quote]Fixe, não conhecia este site. Obrigado pela referência, já me registei com o mesmo nick.

Quando falas na "partilha de espaços no BGDF" estás a referir-te a alguma funcionalidade especial do site? Todos os conteúdos parecem-me muito interessantes, mas não estou a ver a que é que te estás a referir. Os game journals não são simplesmente as páginas de livro que temos aqui no abreojogo, ou seja, um conjunto de artigos que podem ser comentados e organizados hierarquicamente?

E a ajuntar brainstorms.

Obsevo que jogaste "Um Reifenbreite". Há muito que o quero experimentar! Que tal? É mesmo pela espessura de uma roda?

Pedro G

[quote=Rick Danger]

Quando falas na "partilha de espaços no BGDF" estás a referir-te a alguma funcionalidade especial do site? Todos os conteúdos parecem-me muito interessantes, mas não estou a ver a que é que te estás a referir. Os game journals não são simplesmente as páginas de livro que temos aqui no abreojogo, ou seja, um conjunto de artigos que podem ser comentados e organizados hierarquicamente?

[/quote]

Boas;

Não sou nenhum expert, mas creio que os game journals são privados até que se dê permissões a outros utilizadores. Tenta ver o meu journal para o Diáspora. Vou dar permissão aos outros utilizadores (Pyrgos e Spirou) já aqui dados como registados. Só tu deves não conseguir.

Também queria testar isto porque assim posso por as minhas outras ideias por lá sem chatear ninguém...

Depois digam se conseguem aceder.

O jogo é giro. Se me avisares quando fores a um encontro, posso levá-lo. A ideia é jpgar com a equipa toda. Tem dados, mas as cartas ajudam a mitigar a sorte. Eu gosto... Até gostava de experimentar as variantes mais avançadas com sprints e camisolas amarelas e tudo. Se houver interessados podemos fazer um pequeno campeonato, estilo Fórmula Dé...

[quote=Mallgur] creio que os game journals são privados até que se dê permissões a outros utilizadores.[/quote]Privacidade é relevante, sim.

Eu já vi o journal e já respondi, por isso talvez haja alguma opção que tenhas de põr para ficar privado.

Também, se estivesse privado, suponho que não teriamos de nos preocupar com o escrever em inglês.

Parece que acabámos por ter que avançar para um Open Source global. Mas também não faz mal...

Boas noites gamers,

Sou novo aqui no site AOJ, mas levo uns anos intermitentes em fóruns franceses. Sou criador de 2 jogos (Rainbow e Gargalhadas). O primeiro tem 4 anos de maturação e testes, pelo que é considerado um «jogo a sério». Sou professor e tenho testado o jogo junto de um público mais "jovem" (15-18), e este tem tido total aceitação e... incentivo para o produzir! Até registei os direitos de autor, questão de descontrair mentalmente (...)

Há 3 anos até fui apresentar o jogo à Majora, mas sem sucesso (estava nos primórdios, faltava simplicidade ao jogo e as regras tinham uma redacção muito complexa). No entanto, apesar de não ser o jogo mais simples do mundo, logo após a 1.ª partida torna-se intuitivo, trazendo picos de tensão bastante elevados, e com a vantagem de não ter momentos mortos. É um jogo de cartas mas que se transforma em tabuleiro! Tem óptimo conceito comercial, número de cartas também enquadrado no mercado (108 cartas). Não vive de histórias promocionais como os que abundam no mundo dos jogos (ex: coisas de zombies para impressionar!), o jogo vale pelos seus mecanismos originais e bem interligados. Claro que tenho muita confiança no produto, porque afinal sou o "pai", mas sobretudo o que me move é a reacção das pessoas que o jogam e jogaram (mais de 50 pessoas já jogaram nele e não tive más impressões :D) Falta-lhe um design profissional e uma reestruturação na escrita das regras. Farei isso asim que tenha mais tempo.

O outro jogo está em confecção, com um protótipo menos agradável à vista, só para testar os mecanismos. É um jogo de palavras original, com objectivos muito diferentes dos vulgares jogos de palavras (ainda que com algumas semelhanças, tais como peças com letras, mas diferentes também). Tem 1 ano e meio ainda, pelo que ainda tem de ser testado muitas vezes mais para possíveis acertos.

Há 4 anos que ando de volta disto e são já (certamente) muitas centenas de horas de trabalho e diversão. É a minha paixão!

Descobri este fórum há pouco tempo - a ver se conheço mais criadores para trocar ideias Thumbs Up

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Leibniz]

Tens de aparecer num dos encontros para se experimentar os teus prototipos... E talvez encontres outros criadores..