Desabafo de um anti- ( anti- ( RPGs não tradicionais ) )
Oi, :)
Aqui há uns dias, apercebi-me de uma tendência perturbadora nuns quantos threads que aqui apareceram. Observerm bem estas duas sequências:
- Alguém coloca um post com uma pergunta ou pedido de opinião acerca de um aspecto genérico dos RPGs
- Alguém dá uma resposta com algumas limitações e/ou pressupostos por trás
- Eu (ou outrém) detecto pressupostos e/ou limitações da resposta em si e tento trazê-los a lume, debatendo a resposta e/ou fornecendo respostas alternativas
- A pessoa que colocou a resposta em #2 interpreta a minha contribuição como um ataque ao seu estilo de jogo e sente necessidade de se defender
- O thread degenera num debate tradicional-vs-não-tradicional
- Alguém coloca um post com uma preocupação ou desabafo acerca de RPGs tradicionais
- Alguém sente necessidade de fazer valer a posição tradicional ou decide incentivar a polémica, e contrapõe
- Eu (ou outrém) detecto pressupostos e/ou limitações no contra-ponto em si e tento trazê-los a lume, debatendo-o e/ou fornecendo visões alternativas
- A pessoa que colocou a resposta em #2 interpreta a minha contribuição como um ataque ao seu estilo de jogo e sente necessidade de se defender
- O thread degenera num debate tradicional-vs-não-tradicional
De uma maneira ou de outra, acaba por se gerar na comunidade a ideia de que o grupo dos tradicionais anda ocupado a deitar abaixo o grupo dos não-tradicionais ou vice-versa.
Gostava que toda a gente perdesse um bocadinho de tempo a ler o post inicial deste thread.
Obrigado por me aturarem. :)
Cheers,
J.
P.S. Junho é daqui a duas semanas, e ainda não sei quem vai. Shape up, guys! :)
- JMendes's blog
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 1380 leituras
RPG Geek
Hey João! Espero que
em Quinta, 25/05/2006 - 10:18
Hey João!
Espero que consigas ver que o ponto comum nas duas situações é:
Pelo que percebo de onde surgem as "degenerações da conversa". ;)
A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador
Li o post que referiste e
em Quinta, 25/05/2006 - 10:31
Li o post que referiste e acho que podia muito bem ser traduzido para português e posto algures no aqui no site, não por haver necessariamente estas discussões "tradicional VS não-tradicional", mas porque é simplesmente uma boa elaboração sobre regras de resposta, eu pelo menos vou começar a prestar mais atenção a isso.
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"
JMendes wrote: Gostava que
em Quinta, 25/05/2006 - 10:33
Eu desde o início do site que queria colocar uma adaptação/tradução disso como sticky nos fóruns de discussão. Desse, e do thread sobre como escrever threads de Actual Play.
Ninguém se oferece para traduzir, por acaso? :)
ricmadeira wrote: Desse, e
em Quinta, 25/05/2006 - 10:37
Por acaso se alguém pudesse fazer isso agradecia imenso, prentendo encharcar o portal com os relatórios das minhas sessões de jogo hehe. Eu propunha-me mas como não domino muito o calão da Forge provavelmente ia sair uma cena horripilante.
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"
Bom, afinal a coisa de
em Quinta, 25/05/2006 - 11:14
Bom, afinal a coisa de actual play não é um post conciso como me lembrava, mas uma série de respostas as várias perguntas. Mas não tem nada de, nem requere, calão/terminologia. Não é sobre isso.
Para melhor explicar isso, deves recorrer ao que for relevante de coisas como estas:
Sem duvida, já li e sim,
em Quinta, 25/05/2006 - 11:05
Sem duvida, já li e sim, muita coisa não seria logo tão... discutida acesamente caso todos fizessem aquilo.
Re: Desabafo
em Quinta, 25/05/2006 - 14:32
Pá, talvez haja aqui uma questão de interpretação (#4). Algumas vezes a resposta (#3) não só expõe pressupostos e/ou limitações, mas aproveita para dizer que quem expôs a posição (#2) tem uma mentalidade tacanha - explicitamente.
Isso para mim diz que alguém detectou um ataque ao seu estilo de jogo não-tradicional e sentiu necessidade de se defender com um ataque pessoal: "os teus argumentos estão errados porque és tacanho". Sem ter demonstrado que o visado é mesmo tacanho, é uma acusação vazia e a pedir resposta à altura.
Portanto, parece-me que o problema existe para a malta que defende os dois lados da "cerca".
Para mim, o problema é que a malta por vezes exagera nos ataques que faz às posições do outro e resvala para o ataque pessoal. Por mim, se isto durar só dois ou três posts, pode seguir - na esperança que quem fez o primeiro ataque use a resposta para aprender a estruturar melhor o que escreve. Senão o Ric pode sempre entrar e dizer, "já há seis posts que só fazem ataques pessoais, toca a mudar de assunto" :)
Ressalva @JMendes: acho-te agressivo a escrever mas não acho que faças ataques pessoais. Aliás, sempre que atacaste agressivamente a minha posição foi um prazer responder ao desafio :) These GAMists...
JP
Desconfio que o #2 sou eu ;)
em Quinta, 25/05/2006 - 15:55
Ou então é Galinha com Molho de Ostras, não tenho a certeza, deixei de ir a restaurantes chineses desde que descobri que é tudo feito à base de barata e ratazana... Quanto a ataques e defesas, já tornei pública a minha opinião, acho que algumas pessoas se entusiasmam um bocado e tendem a expôr as suas ideias à professor Martelo, de cátedra... Se calhar eu sou um deles, mas tenho estado a tentar conter-me. Quanto a ataques pessoais, desses não senti nenhum, portanto não me posso queixar. Já se os threads degeneraram ou não... Enfim, não sei se é degenerar, mas que foram parar ao debate tradicional vs não-tradicional, isso foram. Pronto, é desta que eu prometo: quando me parecer que as coisas vão nesse caminho, abstenho-me de colocar os meus posts pró-tradicionalistas (mas não anti-outras-coisas-que-não-tradicionalistas).
Gostava de vos fazer aqui
em Quinta, 25/05/2006 - 19:46
Gostava de vos fazer aqui uma espécie de sondagem, não acham que o termo "jogo sem input criativo dos jogadores" representa muito melhor um certo tipo de jogos que o termo "jogo tradicional", e que o termo "jogo com input criativo dos jogadores" representa melhor outro tipo de jogos?
Só faço esta sugestão porque os termos jogo "tradicional" e "não-tradicional" pessoalmente não me dizem muito, e não explicam bem os jogos em questão.
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"
RedPissLegion wrote: não
em Quinta, 25/05/2006 - 20:04
Tás doido... o pessoal já nos acha snobs e elitistas o suficiente sem os insultarmos cada vez que falamos dos jogos que eles gostam, eheh.
Re: sondagem
em Quinta, 25/05/2006 - 20:09
Eu não concordo. Acho que é pacífico dizer que muitos jogos tradicionais têm bastante input criativo dos jogadores, por exemplo os baseados em "Dungeon crawls" ou combates.
Talvez não seja tão pacífico dizer que muitos jogos tradicionais também permitem input criativo dos jogadores noutras situações, desde que não seja explícito - mais sobre a forma de uma técnica "pull".
Talvez uma categoria melhor seria dizer que os jogos não-tradicionais têm um sistema apontado para algo - geralmente para facilitar uma dada Agenda Criativa ou uma sub-parte dela. Os jogos tradicionais não têm um sistema apontado para lado nenhum.
É engraçado que esta definição exclui o D&D dos jogos tradicionais...
JP
A conspiração dos nomes extra-longos
em Quinta, 25/05/2006 - 20:52
Concordo com o Jota e acrescento: o termo proposto pelo Red Piss Legion é extra-longo. Já me custa escrever tradicional e não-tradicional, quanto mais jogo com input criativo e sem input criativo! Não ajudemos os adeptos da invenção de novos conceitos que não servem para nada excepto para confundir os não-iniciados! Cá para mim, na origem disto tudo, está uma conspiração (dos Templários e Rosa-Crucianos, obviamente). Ó RPL por acaso não és um iniciado, não?
Que não seja por
em Quinta, 25/05/2006 - 21:03
Que não seja por isso:
Jogos com input criativo - JCIC
Jogos sem input criativo - JSIC
Hehehe.
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"
jpn wrote: Eu não
em Quinta, 25/05/2006 - 21:02
Ora ai está um muito bom motivo para se tratar as coisa por nomes diferentes, se me disseres que o jogo aceita input criativo dos jogadores eu percebo que tipo de jogo é, se por outro lado disseres "não-tradicional" eu fico a ver passar navios, e melhor do que isso não associo logo a jogos indie.
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"