A Morte de um Portal - rpg.com.br

Retrato de efernandes

Quando resolveram abrir o abreojogo.com estavam a pensar exactamente em abrir um portal sobre o tema RPG e outros jogos. Quem esta a frente sabe o quanto é difícil e o quanto o portal ainda terá que andaraté chegar ao nível da rederpg.com.br, por exemplo.

O engraçado é que antes da rederpg.com.br havia o rpg.com.br que era um site enorme, com milhares de associados e cujas discussões - eu estava inserido na mail list deles - chegava a passar dos mil E-Mails por tema.

Em algum lugar no passado, cuirosamente quando a rederpg.com.br surgiu, o site começou a perder qualidade. Primeiramente muito de leve até que a diferença entre os dois portais era gritante.

As notícias do rpg.com.br que eram sempre em primeira mão começaram a ficar defasadas... começaram a incuir outras coisas que nada tinham a ver com RPG tradicional até que há umas duas semanas tentei entrar no site e descobri que o endereço está fora do ar e assim continua desde então.

Há pouco o tempo pus uma mensagem falando sobre o mesmo que estava acontecer com o falerpg.com.br, outro site muito bom e até bastante grande. A morte de um dos maiores sites de RPG do Brasil.

E não é caso para desvalorizar. Eu ando pela net toda a caça de sites de RPG e digo e que o rederpg.com.br é do melhor do melhor, incluindo sites de qualquer nacionalidade, e o rpg.com.br já esteve também lá em cima. Como é que ele decaiu a ponto de simplesmente desaparecer da net? principalmente para quem está envolvido no abreojogo.com esta é uma pergunta que vale a pena ser feita, afinal creio que uma das aspirações de quem cria um portal é chegar pelo menos ao mesmo nível do rpg.com.br, pelo menos nos seus tempos aureos.

É realmente lamentavel ver um grande site acabar assim no limpo internético. Alguém chame por favor um clerico de vigésimo nível para ver se um ressurect dead resolve a situacção!

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.
Retrato de Rui

Eu não conheço os sites de

Eu não conheço os sites de que falas, por isso não posso comentar sobre eles, mas o site de rpg de referência que tenho e que visito diariamente é o rpg.net, principalmente a secção dos foruns RPG Open, onde se discute de tudo; aí a energia que se gera na discussão de temas é absolutamente abismal (lá a discussão de O Mito do Bom RPG gerou 23 ou mais páginas...). Fora isso, eles têm excelentes artigos baseados em rpg e que vão desde o ser bom jogador, ser bom gm, criar um rpg, criar aventuras, o estado do hobby, como gerir uma empresa de rpg, etc, e ainda têm espaço para críticas e novidades. Muito interessante mesmo.

Claro que a realidade norte-americana é completamente diferente da portuguesa: eles lá têm sempre mais de 200 pessoas a cada momento, aqui vejo sempre as mesmas 5 ou 6 caras a responder aos temas lançados - convenhamos que há uma certa discrepância! :D

No nosso caso julgo que o AbreOJogo, se continuar com os temas fortes e com as discussões salutares, pode afirmar-se como o portal de rpg em Portugal.

Agora sobre o que referes, acho que o Ricardo é a melhor pessoa para comentar.

Ricardo, passo-te a palavra!

Retrato de ricmadeira

Re: A Morte de um Portal

efernandes escreveu:

Eu ando pela net toda a caça de sites de RPG e digo e que o rederpg.com.br é do melhor do melhor, incluindo sites de qualquer nacionalidade, e o rpg.com.br já esteve também lá em cima. Como é que ele decaiu a ponto de simplesmente desaparecer da net?

Essa é uma pergunta fazeres aos administradores do falecido portal, não? Ou no mínimo a quem estava lá e acompanhou de perto a suposta decadência. Temos cá alguém nessas condições?

efernandes escreveu:

principalmente para quem está envolvido no abreojogo.com esta é uma pergunta que vale a pena ser feita, afinal creio que uma das aspirações de quem cria um portal é chegar pelo menos ao mesmo nível do rpg.com.br, pelo menos nos seus tempos aureos.

A nossa aspiração/missão está claramente definida em http://www.abreojogo.com/sobre desde que começámos, há mais de um ano atrás. Se estou a acompanhar bem a evolução das tuas preocupações, talvez queiras ler o segundo e terceiro parágrafo com mais atenção:

ricmadeira escreveu:

Queremos fundar uma comunidade dinâmica que possa reunir alguns dos roleplayers de língua portuguesa que há espalhados por aí pô-los a falar, trocar experiências e sobretudo a trabalhar e jogar juntos. O objectivo final é ajudar o hobby a crescer, não só em número, mas também em qualidade e diversidade. Só assim conseguiremos que mais gente se junte a nós para explorar os confins da sua imaginação.

Queremos uma comunidade de roleplayers mais unida, e ao mesmo tempo mais aberta ao exterior (ou seja, a novos jogadores e a curiosos do hobby); uma comunidade mais tolerante para com ideias diferentes (sejam elas diferentes porque são recentes demais, antigas demais, ou simplesmente estranhas demais), e uma comunidade disposta a partilhar & colaborar.