Race for the galaxy

Ora viva,

estou a escrevr o meu primeiro post neste forum para vos perguntar sobre este jogo, o Race for the Galaxy, já alguem jogou? o que sabem do jogo? Será que o consigo arranjar por terras lusas?

Queria compar um boardgame agora pró natal e este chamou-me à atenção, já agora digam sintam-se à vontade para recomendar qualquer outro jogo que acham que vale a pena.

 

Vão dizendo coisas,

Fiquem bem!

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Bem

Para te recomendarmos algo teremos primeiro que saber os teus gostos e a configuração do teu grupo.

Quantos jogadores são? Que temas gostas? Que mecânicas gostas? Preferes jogar durante muito ou pouco tempo?
----
As the darkness fell and gone was solens light
the silence ruled amongst the men of heathenpride,
who gathered in a mighty battle-line
and awaited their gods to give the final sign

---- Behold the pain and sorrow of the world, Dream of a place away from this nightmare. Give us love and unity, under the heart of night. O Death, come near us, and give us life!

Como o MGBM disse, é

Como o MGBM disse, é díficil fazer uma recomendação sem saber mais dos teus gostos. Mas aqui fica uma impressão geral que talvez te dê uma ideia melhor se este é jogo para ti ou não.

Primeiro, se já conheces o San Juan, o Race é essencialmente uma versão um pouco mais complexa com um leque maior de opções e mais estratégias viáveis para ganhar.

Resumidamente, o jogo é baseado numa mão de cartas que vais tirando de um baralho comum, e que depois podes pôr na mesa para utilizar nos turnos seguintes e ganhar pontos, pagando essa acção com mais cartas da mão. A cada turno, os jogadores escolhem simultaneamente uma de um leque de 5 acções possíveis (as mesmas para todos, sendo que cada uma dá bónus diferentes na fase a que se aplica). O objectivo é acumular o máximo de pontos através das cartas postas na mesa e de pontos ganhos durante uma das acções existentes. O jogo acaba quando alguém atinge as 12 cartas na mesa ou se esgotam os pontos de uma pool inicial.

É um jogo rápido, relativamente simples, mas com bastante profundidade estratégica. Há várias estratégias possíveis para ganhar, desde produzir muitos pontos numa das fases, pôr muitos pontos na mesa, tentar acabar o jogo rapidamente com as 12 cartas na mesa (embora seja comum quem acaba o jogo dessa maneira não ganhar).

Mais aspectos: joga-se só com cartas (há gente que não gosta de jogos que não tenham tabuleiro), o tema está apropriado mas não é essencial, o jogo não é excessivamente analítico já que há variabilidade e uma certa dose de sorte nas cartas que nos vão saindo - normalmente é bom decidir uma estratégia a seguir consoante a situação inicial, mas é bastante possível que depois não se consigam arranjar as cartas necessárias e ser preciso mudar a estratégia, mas a partir do meio do jogo normalmente já é possível planear a mais longo prazo. A interacção entre jogadores é relativamente reduzida, essencialmente só aproveitar as escolhas de acções dos outros para poder fazer várias coisas no mesmo turno.

O melhor mesmo é experimentar. Se vives na zona de Lisboa, aparece na runadrake esta quarta e o jogo há de lá estar (vê o post da quarta dos boardgamers de Lisboa).