71º Encontro Mensal - Boardgamers Porto

Retrato de boardgamersporto
2014-01-25 14:30
Local: 

Cristal Park

 

Os encontros mensais ocorrem no último sábado de cada mês com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro num ambiente descontraído onde ganhar não é o mais importante.

A remarcação devida à realização da LeiriaCon foi anulada. O encontro decorrerá na data habitual, ou seja, 25 de Janeiro.

O encontro é aberto e gratuito. Qualquer pessoa que queira jogar é bem-vinda e não necessita saber as regras dos jogos pois haverá sempre alguém disponível para as explicar.

Os jogos disponíveis são trazidos voluntariamente por alguns dos participantes, mas também podes trazer jogos que queiras jogar. Existem para todos os gostos, pelo que poderás escolher e experimentar os jogos que serão mais do teu agrado.

O encontro começa por volta das 14:30 e termina quando já não houver gente para jogar. O espaço está aberto até às 06:00h e tem serviço de restauração permanente.

Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelos contactos: Mallgur / Asur. / Joao104

O espaço onde nos encontramos é público e cedido para o efeito pelo respectivo proprietário, a quem ficam aqui os nossos agradecimentos.

 

 

Mapa

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Será desta?...

Ora bem, afastado desde a Invictacon julgo que será deste que voltarei aos encontros.

Para "festejar" o meu regresso gostaria de jogar/aprender os seguintes jogos

- Caylus;

- Keyflower;

- Concordia;

- Russian Railroads;

- 7 Wonders;

- Um feldzito (para me estrear no seu mundo)

Se houverem almas caridosas que os possam levar e ensinar ficaria grato.

Se alguém quiser que leve um jogo da minha singela/comum colecção diga (excepto o Le havre e o Hive que os "exemplares" que tenho são digitais sad.) 

7 Wonders

Eu se for levarei o 7 Wonders com expansões, é uma questão de arranjar pessoal e uma hora fixe e jogamos issowink  (de preferência da parte da tarde pois à noite não devo aparecer). Se quiseres ler as regras do base pelo menos já ficas com umas luzes quanto à mecânica.

CIA

obrigado pela prontidão. Por

obrigado pela prontidão. Por mim pode mesmo ser de tarde, até porque não sei se ficarei muito mais tempo após o jantar (a patroa...lol)

Por norma nos jogos que me proponho jogar costumo ler sempre as regras, mas o que não invalida que goste de ouvir uma explicação das mesmas de quem já o jogou.

Fica combinado ;)

Okapa...se quiseres jogar o jogo base para ver se gostas da mecânica, depois podemos marcar para outro dia para jogar com expansões  wink ou isso ou apareces no semanal, é um jogo relativamente curto...laugh

CIA

Keyflower

Boas,

O meu Pai Natal aqui do Abre o Jogo ofereceu-me o Keyflower. Devo levá-lo para o encontro por isso posso ter o prazer de o jogar contigo.

Feld? O Notre Dame andava na minha mala de jogos e creio que ainda o não tirei... É uma boa opção para ficar a conhecer.

_

Não me irrita perder porque cada derrota ensina algo e torna a próxima vitória mais gratificante.

Excelente! Fica combinado um

Excelente!

Fica combinado um key e se não te importares (e der) o Notre Dame também (desconhecia de todo blush).

frown

Infelizmente já não poderei ir ao encontro(e pelo andar da carruagem só poderei comparecer no de Março).

Peço muitas desculopas ao mallgur e blacknight pela prontidão que demonstraram em levar e explicar as "minhas escolhas".

Vou tentar obter algumas "borlas" no trabalho para comparecer num dos semanais.

Okapa

Não te preocupes...se não te derem folga sempre podes faltar ao trabalho e apareces nos semanaiswink

CIA

Data volta à primeira forma

Tendo em conta que o espaço para o encontro mensal estará ocupado no dia 18 até às 19:30, que não será fácil arranjar um espaço alternativo até lá e que nem toda a gente vai à LeiriaCon, a data do encontro mensal volta a ser no dia 25 de Janeiro.

Isto impede que se possa estar em ambos os enventos, conforme alguns de nós desejariam, mas permite um mensal em condições logísticas mais adequadas para quem não vai a Leiria.

_

Não me irrita perder porque cada derrota ensina algo e torna a próxima vitória mais gratificante.

Hmmm

Que chaticecrying...já tinha planos para o dia 25 e estava a contar ir no dia 18...talvez não dê para ir a este mensal mas para o próximo estarei lá se tudo correr bemcheeky

CIA

Má/boa notícia

"Má" noticia para quem vá a Leiria e Boa para mim que sendo assim já poderei comparecer no mensal...

Sei que haverá menos pessoal, mas gostaria de saber quem vai aparecer.

Afinal...

Afinal já devo ir ao mensal e se quiseres joga-se 7 Wonderswink

CIA

Boa!

yes

Impecavel

A alteração da data para mim vem mesmo a calhar yes.

Sakopip, não tenho nenhum desses jogos.

Mas vais ter sempre algo para jogar no mensal.

Possivelmente haverá Mansions of madness...mais não sei.

Analysis paralysis

Na boa, aqueles são apenas

Na boa, aqueles são apenas uma pequenina amostra da minha "to play list" e mais do que isso jogo o que houver para jogar.

O mansions será de tarde?

Eu gostava muito de jogar

Eu gostava muito de jogar Mansions nessa data. Não sei se terei disponibilidade ainda. Devo ter. E este fim-de-semana calhava bem um Eldritch Horror, à tarde, ou à noite (com preferência para a noite). Tenho também o Castle Panic que ainda não experimentei, se quiseres :P.

Eldricht e afins

Este fim de semana estou disponivel sabado a noite e domingo a tarde ou noite.

O pedro estava a pensar jogar mansions no sabado, portanto ele terá prioridade hehehe.Ve com ele isso.

De qualquer forma se o pedro não levar mansions no mensal, levo eu.

Castle panic, pode se jogar antes ou depois de um destes jogos.yes

Analysis paralysis

É possivel

Como disse num contacto anterior, MoM no dia 25 é possivel, embora preferisse corre-lo no dia 18; mas se houver preferencia por 25 tudo bem (posso até correr nos dois dias, ha mais cenarios que certamente ainda não jogaram, e com a variedade de escolhas diferentes).

Espero ainda já ter a expansão do Last Will (os correios andam super atrasados com encomendas vindas de fora, está a acontecer o mesmo com mais alguém?) que contava experimentar, bem como o Samurai Sword.

Nem me fales de corrieos...

Nem me fales de corrieos... uma data de jogos e expansões para receber do Kickstarter da Artipia, coisas que foram enviadas no principio/meio de dezembro e ainda nada...

tb uma encomendad de dados da amazon na semana passada e nada... impressionante

Sim Pedro, não é só contigo...

No meu caso a encomenda nem sequer chegou, tiveram que me mandar um segundo envio em correio expresso para garantir que era entregue.

Eu estou interessado para

Eu estou interessado para experimentar o Last Will e o Samurai Sword.

O mansions se for jogado enquanto estiver por lá também gostaria de experimentar.

Gosto de ti. Já agora - já

Gosto de ti.

Já agora - já alguém experimentou o Level 7: Omega Protocol? O Tom Vasel diz que é muito superior ao antecessor...

Não é só o Vasel que diz...

Não é só o Vasel que diz... bastante gente pos o jogo no top 10 de 2013... mesmo no top 3!

Eu não joguei

Só sigo a Dice Tower, com uma certa assiduidade

Recomendas mais algum reviewer?

Eu vejo os runs do Rahdo Vejo

Eu vejo os runs do Rahdo

Vejo as reviews do eekamouse (joel eddy) - Drivethrou review

vejo as do Mr.Tox (crits happen)

As do Rodney Smith, Watchitplayed, não são reviews, mas gosto de ver a forma como ele ensina os jogos e depois os joga, muito bom

Na Dice Tower os que gosto mais de ver são as do Ryan Metzler, Tom e as do Dan King... Tb curto ver os Miami Dice em que normalmente está o Tom e o Sam e de vez em quando o Zee, e obviamente os Top 10 que eles fazem que me farto de rir

Para mim estes são os melhores de momento

Obrigado!

Bestial, enriqueci a minha lista de subscrições...:)

Em vídeo?

Em vídeo? O Joel Eddy nas Drive Thru Reviews, o Richard Ham nas Rahdo runs through... Para coisas mais antigas, certamente o Scott Nicholson que fazia o Board Games with Scott e que, no fundo, deu o mote para muito do que se faz agora.

Qualquer um deles é mais útil que o Tom Vasel... São mais detalhados nas reviews, mais precisos e correctos nas explicações das regras (o Tom mete água nas regras com alguma regularidade) e, acima de tudo, mais "isentos" quando toca a explicar porque não gostam de determinados jogos. O Tom Vasel é capaz de destruir um jogo bastante aceitável se estiver em dia de "o tema é que conta"...

Na dice tower há alguns tipos mais interessantes a fazer reviews que o Tom.O Ryan Metzler, por exemplo...

O mais importante, cada vez mais, é ter acesso a algo que explique como um jogo funciona e, a partir daí, tirares as tuas próprias conclusões...

_

Não me irrita perder porque cada derrota ensina algo e torna a próxima vitória mais gratificante.

Eu acho que aprecio a forma

Eu acho que aprecio a forma do Tom apresentar as coisas. Mas vou tentar reparar nisso. Obrigado, vou investigar esses reviewers..:)

Cheguei a ver um ou outro vídeo do Scott, é uma pena ele há um ano não publicar reviews, também apreciava as reviews dele (que detecte no youtube pelo menos... a última foi há mais de um ano).

Last Will + Expanção e Samurai Sword

Os correios finalmente estão a recuperar o ritmo, parece.

A expansão do Last Will chegou hoje (1 dia após a data limite esperada), e o Samurai Sword também já tinha chegado (e foi jogado neste ultimo semanal, com boas criticas, é realmente melhor que o Bang), pelo que vou levar ambos.

Samurai Sword

É verdade sim senhor, ontem jogámos o Samurai Sword e concordo que, de certa forma, é melhor do que o Bang! Gosto, no entanto, mais da temática do Bang! do que a do Samurai...para todos os efeitos, e em termos de mecênica, neste último não há eliminações de jogadores, jogando todos até terminar a partida...há também armas que dão mais dano o que também é porreiro. Pode, por outro lado, demorar mais alguns minutos do que o Bang! pelo mesmo motivo de não haver eliminações...em suma, podemos considerar este jogo um pseudo-filler cool

CIA

Não tive oportunidade de o

Não tive oportunidade de o jogar no semanal, jogamos no mensal 1ma partida?

Hmm

Eu posso alinhar...mas se já estiver com o 7 Wonders na mão e houver pessoal, esse fica para outra alturadevil

CIA

...

Chegaste a perceber o que se passou para as cartas especiais terem acabado antes do fim do jogo?

o jogo foi porreiro, mas acho que foi um bocado demorado.

Creio que algumas cartas

Creio que algumas cartas foram colocadas no descarte por engano; contei-as no final e o numero correspondia exactamente aos 7 rounds para cada slot (logo não faltavam cartas); deviamos ter adicionado uma 3ª mesa para haver mais espaço para os componentes todos.

O jogo é bastante fixe, mas a grande quantidade de icones diferentes não facilita uma rápida compreensão de cada carta (mesmo com o help sheet); além disso, posso não ter explicado suficientemente bem (algumas das regras do base não estavam suficientemente lembradas :P ), e o facto de sermos quase todos jogadores não familiarizados com o jogo não ajudou (acho que uma segunda jogada teria corrido muito melhor, pois estariamos bem mais familiarizados com os componentes e regras.

Para além de tudo, se for jogado com jogadores com grande tendência para AP (o q aconteceu), o tempo aumenta bastante; no entanto, a nova mecanica do trabalho pode ajudar a orientar as estratégias, o que pode diminuir o AP (antes podeia ser muito pior).

De qualquer maneira, estou bastante satisfeito, a expansão tráz várias mecanicas novas que melhoram o jogo, e que corrigem algumas das falhas da versão original, pelo que tentarei levar de novo o jogo para a mesa (agora que as regras estão mais assentes) e de preferencia com jogadores mais experientes que apanhem rapidamente as regras e tacticas (ou já familiarizados com as regras e componentes todos).  

Sim o AP foi tramado...

Sim o AP foi tramado... quanto às cartas não sei mesmo como foram parar ao descarte, mas deve ser como tu dizes, a falta de espaço levou ao erro (provavelmente meu).

Podes contar comigo para uma eventual joga (não me enquadro é nos jogadores experientescylon)

A que jogo se estão a

A que jogo se estão a referir? Eu até teria jogado o 7 Wonders como ficou inicialmente acordado mas tinham começado um novo Samurai Sword e eu então fui para uma aventura nova: o Tash Kalarlaugh. Foi bem porreiro e com a paciência do João lá deu para entender o jogo e fazer duas partidas...é fixe para se jogar às Quintas também, sobretudo a dois...wink

Já agora sakopi, às tantas até jogámos o primeiro samurai juntos mas como ainda não sei o teu nome fiquei naquela de às tantas ainda não terias aparecidoconfused

CIA

blacknight escreveu: A que

blacknight escreveu:
A que jogo se estão a referir?

Last Will, com a expansão.

Sim, agora percebi que

Sim, agora percebi que jogamos juntos e até lado a lado (só agora te consegui "tirar" o elmo...pig).

Teria sido porreiro experimentar o 7, da próxima não pode escapar.

lol

Ainda estou na dúvida lol Estavas à esquerda do Pedro e à minha direita; ou estavas à direita do Eduardo e à minha esquerda? confused

CIA

...

Escolho a porta 2 !!!...

e que tal...

E se jogarmos um Eclipse, durante a parte da tarde ?? 

Foi-me dito que Eduardo tem, o David tambem alinhava se jogarmos....

__________________________________________________________

"Sometimes you gotta roll the hard six."

--Commander William Adama

Se houver

Se houver estou la.

Um épico com raças alienigenas, de preferencia a 6 jogadores para partir tudo...

Não vais a Leiria?

Não vais a Leiria?

muse

Metes o bedelho em tudo cool

Analysis paralysis

(Sem assunto)

cylon

Infelizmente

Infelizmente nao tenho o dom da ubiquidade. surprise

mas então vais a Leiria ou

mas então vais a Leiria ou não?

...hum!!

Nao tendo o dom da ubiquidade;

e estando eu a combinar jogar no Cristal Park;

Logo, nao, nao vou a Leiria angry

(Mas este ano temos o "Alter-Leiria" smiley)

Podias não te ter apercebido

Podias não te ter apercebido que tinha mudado a data :(

Lautresault escreveu: Se

Lautresault escreveu:
Se houver estou la.

Um épico com raças alienigenas, de preferencia a 6 jogadores para partir tudo...

Alinho sim

Levo o Eclipse...

Levo o Eclipse, explico e jogo. De preferência logo ao início da tarde.

...

Quem chegou a ganhar este épico?

O jogo interessou-me, tenho de ver se leio as regras e vejo uns vídeos para me candidatar a uma próxima jogatina.

Isso não importa...

Isso não importa. Eu sei que perdi a paciência muitas vezes dada a desatenção dos meus comparsas de jogatina. :)

Mas foi bastante sangrento, muita traição à mistura e muito tenso lá mais para o final. Muito boa joga.

Mansions , Eldricht, Last will, Correios,

Este mensal tambem estava a pensar levar o meu mansions of madness, e jogava a tarde ou a noite. Para já so conheço 2 historias, mas posso ser Keeper em qualquer uma ( para relembrar os meus tempos de infancia em que matava formigas).

Eldricht Horror, tambem da para jogar( ha tempo para tudo! ) embora eu prefira no mensal jogar mansions e jogos novos.

Last will não me entusiasma muito, prefiro samurai sword.

Relativamente ao correios, até agora não tive problemas ( mas este mes nao fiz encomendas), ate agora a amazon e a juegame store portaram se muito bem em termos de envios, com intermedio da empresa MRW sempre impecavel.

Como ja disse em baixo, estou disponivel sabado (18) a noite e domingo(19) a tarde ou noite, para mansions ou Eldricht, estou sempre disponivel para marcar jogos fora dos encontros.

Analysis paralysis

Vou e jogo cenas

Tipo Russian and Railroads, Dugy? :)

 


Top10:

Ok...

Ok, levo Russian Railroads. Mas terá de ser mais para o final da tarde (depois do Eclipse).

Obrigado

Levas o Caverna para me entreter enquanto te eclipsas? cheeky

 


Top10:

E...

à noite, não estarás com pachorra para um Robinson? 

 


Top10:

Eu teria muito gosto em jogar

Eu teria muito gosto em jogar um Robinson. Joguei uma vez há cerca de um ano atrás. Não me importo de tentar explicar as regras, se bem que já tendo sido há tanto tempo será algo complicado.

Levo...

Levo o Caverna, sem problema.

Já o Robinson Crusoe, posso levar mas não o explico. Já tive uma mão cheia de "explicações", chegou a vez de outros o fazerem. O Cristovão tem isso, pode ser que ele avance. E já houve malta a jogá-lo, é chegarem-se à frente.

Convêm dizer que já vou ter de ensinar Eclipse, Russian Railroads e talvez Nations e Lewis & Clark (que também levarei). Portanto, não é má vontade minha. É só mesmo falta de tempo. ;)

Não não

Não é má vontade, não! :)

É! O Cristovão que se chegue à frente! :P

 


Top10:

Se não estou em erro o

Se não estou em erro o Cristovão vai a Leiria no sábado

Eu cheguei a ver um video a

Eu cheguei a ver um video a explicar as regras do robinson, mas é sempre precizo alguem para corrigir um bocado.

Gostava de o jogar.

...

Pena não se ter jogado o russian(pelo menos quando me fui embora o eclipse ainda ocorria e o Asur já tinha ido embora).

Fica combinado para uma próxima?

poderei me juntar?

poderei me juntar ao RR?

Claro...

Claro que podes. Final da tarde, após o Eclipse.

Combinadíssimo

ok...

Vou então ler as regras para minimizar a explicação.

Não é necessário...

Não é necessário. O "pack" da jogatina já traz explicação incluída.

Mas se quiseres mesmo, podes fazê-lo.

Eu sei que sim

Mas fasso questão de ler as regras dos jogos que "peço" para jogar/experimentar.

Alinho num eclipse

Alinho num eclipse

muito bom

E num Battlestar a noite que ja nao se joga deste novembro ??

__________________________________________________________

"Sometimes you gotta roll the hard six."

--Commander William Adama

Im in

Eu aderia a uma partida, ainda joguei apenas 1 com a ultima expansão e não deu para formar opinião.

Ouvi dizer que num dos ultimos mensais (a q tive de faltar) o ppl foi maluco e jogou com todas as expansões (tirando as partes más), ainda gostaria de experimentar isso, mas acho que não temos tmpo para isso neste mensal. 

Nunca joguei BStar, mas já

Nunca joguei BStar, mas já vos vi a jogar e gostava de experimentar.

Para final da tarde parece bem se houver lugar para +1 que não sabe jogar na mesa.

Mais um para o Eclipe!

Analysis paralysis

*fake* isso é photoshop!

*fake* isso é photoshop!

Sim

E bem capaz, mas ha que dar pontos por tentiva xD

__________________________________________________________

"Sometimes you gotta roll the hard six."

--Commander William Adama

Eu irei a partir das 19.20

Apareço por essa hora. Janto com a malta xD

Abracinhos

Caverna

É de mim ou é o primeiro jogo que NÃO é optimo para dois jogadores? Até é bem fraquinho. E já tinha visto que a três também não é grande espiga (pelo que me disse o Nuno em comparação com uma partida a 4).

 


Top10:

Ontem joguei outro a 3,

Ontem joguei outro a 3, continuo a não perceber a opção de se ter mais espaços disponíveis com 3 jogadores do que com 4. Torna-se raro haver disputa pelos espaços, há sempre uma boa alternativa, que tira a piada toda ao jogo.

Parece que 4 será mesmo o nº de jogadores ideal, e aí pode ser uma experiência superior a jogar Agrícola.

A dois

Acho que é o mesmo tabuleiro, menos uma ronda. Absurdamente solto.

Tenho que jogar a 4. Mas por estas razões para mim já perdeu a batalha com o antecessor.

 


Top10: