D&D 4th Dark Sun - Precisam-se jogadores!
Antes de mais, vou resolver umas questões:
-eu não gosto particularmente de D&D, porque na sua base tem um estilo "kick down the door" que não me atrai
-eu não conheço D&D 4th, mas sei que é o melhor naquilo que faz
-eu sou apaixonado por Dark Sun, e acho-o o melhor setting de fantasia, talvez só secundado pelo Exalted
-eu não tenho disponibilidade para mestrar todas as semanas, provavelmente só 2 ou 3 vezes por mês
-ofereço a minha casa para jogar, mas aceito sugestões
-eu dou preferência a "graus de cinzento" de moralidade, em vez de só "preto e branco"
-eu gosto muito de Fallout, e provavelmente basearei as aventuras neste jogo
Agora, o essencial:
Em Agosto sai para D&D 4th o universo de fantasia pós-apocalíptica Dark Sun. Eu quero comprar o jogo e fazê-lo para 4 potenciais jogadores, mas respeitando sempre as questões acima.
Se acham que se enquadram, e apenas se acham que se enquadram, em todos os pontos referidos, digam-me da vossa vontade e disponibilidade.
Abraço forte a todos!
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 1918 leituras

Em princípio contas
Em princípio contas comigo!
Sérgio Mascarenhas
Mais ninguém quer jogar
Mais ninguém quer jogar D&D?!
--~~--
Em breve coisinhas novas!
Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)
Como é que estavas a
Como é que estavas a pensar jogar efectivamente o jogo, em termos de utilização de regras, relação jogador-GM, enfim, aquelas tangas do costume :p
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Bem, primeiro quero ver se
Bem, primeiro quero ver se existe interesse por parte do pessoal; até pode ser que esteja tudo de férias e as 100 leituras que tive se devam a malta dos boardgames, ou a malta que até gosta de D&D 4th mas que acha que não sou capaz de o fazer.
Depois quero perceber que manuais efectivamente preciso (dá-me ideia que o PHB, o DDI e os manuais de Dark Sun bastarão), lê-los, fazer algumas persos, fazer uns mock-combats, ter uma ideia de como aquilo flui e se realmente é mais rápido que D&D 3.x.
Vou esperar que os jogadores me dêm algo com que trabalhar, dentro da ficção do jogo; embora perceba que alguém me irá dar um Thri-Kreen Fighter porque é cool, eu gostava de algo mais para poder trabalhar, para não enfiar o plot pela garganta abaixo dos jogadores.
Como disse, tornei-me grande fâ deste Fallout 3 (já era dos anteriores), que trabalha muito bem a relação Acção <-> Conflicto <-> Drama (estou a trabalhar num pequeno ensaio sobre isto, talvez o publique, mas o básico é que toda a ficção/jogo deve ter uma pequena parte de cada um para ser interessante) e é o que vou fazer.
Mais questões?
--~~--
Em primeiro lugar, as
Em primeiro lugar, as questões logísticas do costume: Quando é que pensas começar? Onde e a que horas pensas programar as sessões de jogo?
Eu tenho o PHB e o DMB1. Acho melhor trabalhares com pouco material do que com muito, sinceramente. Como jogador prefiro ficar-me pelo PHB e explorá-lo a fundo do que andar a correr de livro para livro... e mesmo o PHB tem coisas a mais para mim.
Quanto à interacção entre acção-conflito-drama, descobri um livro fantástico que nem sabia que existia, Os Jogos e os Homens de Roger Caillois, publicado pela Livros Cotovia. Comprei na Feira do Livro com desconto e ainda estou a ler. Mas é fascinante ler a caracterização dos jogos de personagem numa obra de 1958... é certo que feita em termos diferentes dos jogos que conhecemos e num enquadramento teórico que não se lhes adapta. Seja como for, pode ser interessante para o teu pequeno ensaio.
Sérgio Mascarenhas
Ok...
Quanto ao Dark Sun é o meu setting favorito de D&D mas tenho grandes suspeitas de que não poderei jogar com vocês devido a questões logísticas.
Quanto ao livro sugerido pelo Sérgio podem-lhe dar uma vista de olhos prolongada no Google Books já que lá está a tradução para inglês (http://books.google.com/books?id=mQfIAAAACAAJ).
sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
hmm
eu estaria interessado dependendo um bocado de quando a altura para se jogar, mas do setting não sei quase nada (algo mt geral), de 4ed joguei extremamente pouco, mas sou enorme fan de Fallout ^^.
Nas minhas investigacoes para perceber melhor o setting achei que o jogo estava mais virado para um flow episódico do que algo continuo ou fluido, estarei errado? Oo grande parte tambem depende do modo que o GM quer usar ofc, mas deu-me essa sensação.
---- Latest News ----
força nisso
Bem, primeiro quero ver se existe interesse por parte do pessoal; até pode ser que esteja tudo de férias e as 100 leituras que tive se devam a malta dos boardgames, ou a malta que até gosta de D&D 4th mas que acha que não sou capaz de o fazer.
Ou malta que parou de ler quando viu a frase «eu não gosto particularmente de D&D, porque na sua base tem um estilo "kick down the door" que não me atrai»
Depois quero perceber que manuais efectivamente preciso (dá-me ideia que o PHB, o DDI e os manuais de Dark Sun bastarão), lê-los, fazer algumas persos, fazer uns mock-combats, ter uma ideia de como aquilo flui e se realmente é mais rápido que D&D 3.x.
Acho que também precisas de ler o DMG onde tens as regras detalhadas dos Skill Challenges e dos XPs por Quests, tudo coisas que julgo serem do teu interesse.
Na minha opinião, o combate em 4E não é mais rápido nem mais simples que em 3.x, apenas mais divertido e aerodinâmico.
Vou esperar que os jogadores me dêm algo com que trabalhar, dentro da ficção do jogo;
Lá está, segundo 4E, tu como mestre-jogo defines uma quest para o grupo e depois cada jogador pode definir uma quest pessoal relacionada, sendo que todas são recompensadas com XPs.
Rick Danger escreveu:
Ou malta que parou de ler quando viu a frase «eu não gosto particularmente de D&D, porque na sua base tem um estilo "kick down the door" que não me atrai»
Esses gajos preconceituosos irritam-me, pá!
Também me irritam as pessoas que tiram conclusões precipitadas, pá!
Agora mais a sério, acho o resto de que falas faz do jogo uma coisa mesmo muito boa; ainda só comecei a ler umas quickstart rules (não sou muito fã de ler coisas no comp por isso espero pelos livros), e até agora estou um pouco vergado pelo peso da quantidade de coisas a ler.
Mas estou confiante! :-)
Questões logísticas
O sítio será sempre a minha casa, mas estou aberto a sugestões; aqui sei que tenho sossego durante o dia, se alguém oferecer o mesmo, diga. Espero, no entanto, que cada um traga qualquer coisa de encher a barriga, como batatas, snacks, sumos, etc.
O dia será sempre um fim de semana, sábado ou domingo, uma vez que trabalhando num centro comercial, é a disponibilidade horária que tenho; depois, se toda a gente estiver de acordo, joga-se num outro dia da semana, entre 3ª, 4ª ou 5ª.
Sumariamente, o Dark Sun é um universo de fantasia pós-apocalíptico, onde os mágicos são perseguidos por corromperem e drenarem a natureza em proveito próprio, os Defilers, embora nem todos sejam assim, os Preservers, mas não há grande distinção entre eles. Além de ser pós-apocalíptico, e logo nada fantasia baunilha, tem um ambiente também muito sumério e babilónio - nada faux-europa com deuses.
Como sempre, a wikipedia é nossa amiga: http://en.wikipedia.org/wiki/Dark_Sun
--~~--
Boa!
Aos Sábados uma vez por mês devo poder, sim! :) Durante a semana é mais complicado apesar de o mês de Agosto ser uma excepção.
Já agora porque é que não te inscreves na Devir para jogares o D&D Encounters (http://www.wizards.com/dnd/Event.aspx?x=dnd/4new/event/dndencounters) de Dark Sun antes de saírem os livros? ;)
Excelente, mas olha que
Excelente, mas olha que provavelmente só irei começar depois de Agosto, vai depender da minha velocidade de leitura das regras. :-)
Onde posso fazer essa inscrição? Isso agrada-me!
--~~--
Na boa então. Mas se
Na boa então. Mas se sacares os persos pré-feitos dos Dark Sun Encounters e outros materiais começas já a preparar-te para DS.
Eu sei que o evento ocorre em lojas que se inscrevam daí presumir que a Devir os anda a organizar. Experimenta um mail (arriscado!) ou passares por lá mas prepara-te para ficares surpreendido... :P
Os pré-feitos já cá
Os pré-feitos já cá cantam, e à 1ª vista dá pra perceber que, passe o pleonasmo, não percebo muito daquilo. Leitura requere-se!
--~~--
Dark Sun Quickstart Adventure!
Vai sair um DS quickstart já dia 19 de Junho no Free RPG Day. Deve aparecer em formato digital alguns dias depois no site da Wizards.
Boas notícias, portanto.
Boas notícias, portanto. :-)
--~~--
Já esta disponivel na net
Já esta disponivel na net o FreeRPGDay de Dark Sun , onde poderas tirar ideias para a tua Campanha . E ja vi em foruns que algum pessoal nos Eua, estão a vender o material a mais deles dos Encounters, a quem quiser ( o nosso grupo de RPG mensal tem os Encounters de Dark Sun oficiais e vai os correndo ocasionalmente) . Além disso iremos correr o Gameday de dia 21 de Dark Sun aqui no Porto , se tiveres interessado....
Já o tinha, também,
Já o tinha, também, obrigado!
Não tenho é o do Fury of the Wastewalker, ou lá como se chama, aquele que aparece semanalmente na Wizards e é só pra quem demonstra o jogo oficialmente.
--~~--
Mas em que zona é que tu
Mas em que zona é que tu moras? Não que seja muito importante saber, simples curiosidade.
Quanto ao universo, é daqueles sobre os quais fui lendo coisas aqui e ali mas nunca retive nada. De qualquer das formas, fantasia arabisante é sempre um desafio de que gosto.
Quando pensas começar? Suponho que depois das férias, uma vez que estás à espera dos novos materiais para DD4 e que é sempre difícil conseguir reunir pessoal em Agostos e arredores.
Criação de personagens antes ou apenas quando chegar a altura? As ideias de meias-lecas de sangue no dente ou de reptiloides xamânicos agradam-me francamente...
Sérgio Mascarenhas
Moro em Chelas, na zona
Moro em Chelas, na zona oriental de Lisboa, perto da Expo e dos Olivais.
Não é fantasia arabisante (de árabe?), antes é fantasia mesopotamicamisante. :-)
Começar só depois das férias, claro, até porque preciso assimilar uma carrada de coisas - e de comprar minis! Esqueci as minis!
Criação de personagens só na altura, sim. E não esqueças os homens-louva-deus de 4 braços, e a falta de aço, de cavalos, e de água!, Dark Sun tem muita personalidade.
--~~--
Minis? Tenho que ver se
Minis? Tenho que ver se tenho lá em casa alguma coisa adequada. Quer dizer, tenho alguns lagartoides humanoides e lembro-me de um ladrão em três estágios com traços médio-orientais. Mais uns paper minis que vêm dessas paragens. Tudo muito 1001 Noites, diga-se de passagem. E 25mm.
Sérgio Mascarenhas
Por acaso nem me lembrava
Por acaso nem me lembrava dessa dos paper minis. Tenho que ver se encontro alguma coisa.
--~~--
Thread sobre Dark Sun
Como sempre, o repositório de todo o conhecimento tem algo a dizer sobre isto:
http://forum.rpg.net/showthread.php?t=519569
Vale a pena ler, mesmo os spoilers.
--~~--
Once more into the breach...
Devido a uma mudança de planos acho que contando comigo tens mais dois jogadores para Dark Sun em Agosto. :)
Boa!
Entretanto, vão lendo os updates no site da Wizards:
http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ex/20100716
--~~--
Estou disposto a experimentar.
Olá, Desde que D&D 4e saíu que tenho jogado no setting (até fui DM durante um ano). Estou perfeitamente à vontade com o sistema e posso ajudar com qualquer dúvida/questão que tenhas. Quanto a jogar. Teria muito gosto em experimentar, pelo menos, para ver como corre. Mas antes disso gostava de te conhecer, o estilo de jogo que incentivas, materiais que vais usar para as sessões, possíveis restrições de classes/raças, etc...
Se poderes, fala comigo no messenger depois do horário de trabalho (a partir das 19 ou assim).
Recebi ontem os livros,
Recebi ontem os livros, ainda não lhes peguei para os ler, mas são visualmente brutais.
Portanto, vamos apontar para meados de Setembro começar a jogar?
@Jishinkaminari: eu não jogo rpg há uns tempos, e estou a apostar forte no Dark Sun; se vais apenas para experimentar, lamento, mas prefiro que nem vás. Já tenho party, podia meter mais um jogador, mas tem que ser um jogador que, como eu e os outros, não falhe. Só vamos jogar uma vez por mês, se o tempo e a vontade permitirem, talvez se inclua mais um ou outro dia, mas nesse dia que jogaremos toda a gente tem que estar consciente que há jogo e que é só nesse dia e que por isso não podem falhar.
No entanto, não tenho problemas em te responder:
-vou apostar na componente mais forte do jogo, que é o combate, no entanto, tendo uma aproximação Fallout ao mesmo: o combate serve apenas como veículo para a história, e não é a viagem completa
-vou usar os manuais, portátil e respectivas ferramentas virtuais, minis de papel (logo encontre), mapas, etc
-não irei pôr, à partida, restrições de espécie alguma: é ver que raças/classes estão no livro de Dark Sun, e partir daí (portanto, minotauros clérigos muito provavelmente não)
--~~--
Quando falas de
Quando falas de "ferramentas virtuais" estás a falar das ferramentas disponíveis aos membros do DDI (character builder, adventure tools e compendium)?
Estou a dizer isto porque as raças/classes nos livros de Dark Sun são extremamente limitadas. Só vêm duas raças e não há uma única classe descrita nos livros. Apenas têm themes que são uma espécie de background com mecânicas associadas.
No entanto, se vais usar as ferramentas do DDI, estas têm tudo o que alguma vez vais precisar (até à última actualização, pelo menos - não incluem os livros de Dark Sun nem de Psionic Power, por enquanto).
Ainda assim... É melhor dares uma olhada aos livros e às tools antes de eu desenvolver muito isto... 4ª Edição já tem muita informação e conteúdo para quem vai começar agora.
Se vais começar em meados de Setembro, se calhar aconcelho-te a esperares pela actualização do Character Builder (se não me engano vai ser dia 20) para os jogadores poderem criar as personagens completamente na ferramenta. Facilita imenso o processo de criação de personagem e depois o jogo com a impressão dos power cards e da folha de personagem completamente preenchida e costumizavel.
Abraço,
PS: Quanto ao "experimentar" eu não posso prometer que vou ficar se nunca joguei contigo como DM nem com os outros como jogadores. Sei lá se não vai haver um atrito qualquer. Em princípio não deve haver, mas não posso prever o futuro. :P
Incidentes à parte, não tenho problemas nenhuns em dizer que sim que não falho (desde que as sessões sejam combinadas com antecedência). :)
Isso, são as ferramentas do
Isso, são as ferramentas do DDI, e outras recomendadas pelo pessoal da rpg.net.
E claro, vou seguir o teu conselho e esperar pelo update de DS. :-)
Entretanto, não apanhei por aqui o teu mail, pra te adicionar no msn.
--~~--
msn: ivosantos@netvisao.pt
msn: ivosantos@netvisao.pt
Tens é de me dizer o teu porque eu tenho para aí umas 3 pessoas a querer ser adicionadas e não sei quem são. :P A não ser que seja simples de perceber...
Já mandei o pedido. br
Já mandei o pedido.
br />
--~~--
Rui escreveu: (portanto,
(portanto, minotauros clérigos muito provavelmente não)
Por acaso Minotauros até existem em Dark Sun (pelo menos são mencionados no livro :P). Clérigos é que não são incentivados (assim como qualquer outra divine class já que os Deuses estão caladinhos), mas isso já tu sabes... :P
Uma coisa que tinha em mente
Uma coisa que tinha em mente era adaptar o Book of Eli para DS; por mau que seja, é uma aventura de DS à espera de acontecer!
--~~--
Não conheço o book of
Não conheço o book of eli. :P
Filme pós-apocalíptico com
Filme pós-apocalíptico com o Denzel Washington.
--~~--
"Limitação 3": THE VANQUISHED PEOPLES
Long ago, other races lived on Athas, races that do not exist today. Some were eradicated in ancient wars, some were hunted down by agents of the sorcerer kings, and others died out with the passing of the old world. Devas, gnomes, kobolds, ogres, orcs, and trolls are among the races that no longer exist on Athas.
However, the Dungeon Master is free to modify this list of vanquished peoples in his or her own Dark Sun campaign.
"Limitação 2": DIVINE CHARACTERS
The gods who once influenced Athas are long dead and nearly forgotten by the people of the world Therefore, heroes who draw on divine power are rare indeed. You won’t find temples or priests of your god. You’ll probably never meet another person who believes in any god. Still, if you really want to play a divine character, you and your Dungeon Master might be able to make it work.
"Limitação 1": ARCANE MAGIC
On Athas, arcane magic draws on the vitality of plants, animals, and minor primal spirits. But if a practitioner draws too deeply, the life form fueling the spell might be damaged or destroyed. This act of destruction is called defiling. The greater the spell, the more widespread the damage is. Defiling is a major cause for the world’s foul condition.
Because of this, arcane magic is illegal and can attract hostility, so a spellcaster often needs to conceal its use.
Apresentação de Dark Sun
Estive a pensar com os meus botões e acho que era porreiro fazer-se uma espécie de apresentação de Dark Sun aos jogadores antes de se começar.
Colocar uns posts com a descrição geral de Athas e depois uns com a descrição das raças (principalmente porque as raças em Athas não são exactamente a mesma coisa que no resto do universo de D&D - não se vêem halflings como canibais selvagens em muito lado...).
Assim os jogadores já podiam ficar com uma ideia do que está disponível e do setting onde vão ser inseridos.
Orcs, que são dos inimigos mais comuns em d&d (e que também são uma raça que se pode escolher) estão extintos em Athas, por exemplo. :P
A mesma coisa para as classes e themes.
Que achas?
Acho óptimo! Já há uns
Acho óptimo!
Já há uns pdf's e uns teasers espalhados no site da wizards, mas pô-los aqui iria gerar interesse e conhecimento sobre o setting. Avanças?
--~~--
Coloquei abaixo as
Coloquei abaixo as limitações base na criação de personagem no setting. Cabe-te a ti decidir o que implementas e como (a parte do "Arcane Magic" não é bem uma limitação).
Vou à caça na Wizards do que eles fizeram no preview para não andar para aqui a colocar coisas dos livros à toa. :P
Para começar...
Duvido que o pessoal ainda não tenha lido o que coloquei acima, mas acho que para começar a descrever Dark Sun é mesmo o melhor...
hmm
não queria ser chato mas nao ficava melhor a explicacao toda num sitio digamos mais fixo como um post de blog pessoal Oo?
parece um cado perdido no meio do post a informacao, apesar de ser relevante para o que é discutido
---- Latest News ----
Pode-se criar uma página
Pode-se criar uma página para a campanha.
Em todo o caso, a única coisa que ficou "perdido" foram as "limitações". O resto está tudo direitinho. :P
Que achas Rui?
Sim, era o que se fazia, com
Sim, era o que se fazia, com as outras campanhas.
Vou fazê-lo agora e convidar o pessoal.
--~~--
ainda não me aceitaste
ainda não me aceitaste como membro do grupo...
Acho que já convidei e
Acho que já convidei e aceitei toda a gente. :-)
A planear: D&D 4th Dark Sun
o regresso de Dark Sun
uma espécie de apresentação de Dark Sun
Entretanto, podem ouvir a nossa conversa sobre Dark Sun na sequência do último Game Day (com, entre outras coisas, uma análise das oito características de Athas). De facto, ainda existem bastantes opções novas para os jogadores com este Campaign Setting.
Eight Characteristics of Athas
The world of the Dark Sun setting is unique in several ways. Many familiar trappings of the Dungeons & Dragons game are missing or turned on their heads. Athas is not a place of shining knights and robed wizards, of deep forests and divine pantheons. To venture over the sands of Athas is to enter a world of savagery and splendor that draws on different traditions of fantasy and storytelling. Simple survival beneath the deep red sun is often its own adventure.
Newcomers to Athas have much to learn about the world, its people, and its monsters, but the following eight characteristics encapsulate the most important features of the Dark Sun campaign setting.
1. The World Is a Desert
Athas is a hot, arid planet covered with endless seas of dunes, lifeless salt flats, stony wastes, rocky badlands, thorny scrublands, and worse. From the first moments of dawn, the crimson sun beats down from an olive-tinged sky. Temperatures routinely exceed 100 degrees F. by midmorning and can reach 130 degrees or more by late afternoon. The wind is like the blast of a furnace, offering no relief from the oppressive heat. Dust and sand borne on the breeze coat everything with yellow-orange silt.
In this forbidding world, cities and villages exist only in a few oases or verdant plains. Some places don’t see rain for years at a time, and even in fertile regions, rain is little more than a humid mist that falls during a few weeks each year before giving way to long months of heat and drought. The world beyond these islands of civilization is a wasteland roamed by nomads, raiders, and hungry monsters.
Athas was not always a desert, and the parched landscape is dotted with the crumbling ruins of a planet that once was rich with rivers and seas. Ancient bridges over dry watercourses and empty stone quays that face seas of sand tell the tale of a world that is no more.
2. The World Is Savage
Life on Athas is brutal and short. Bloodthirsty raiders, greedy slavers, and hordes of inhuman savages overrun the deserts and wastelands. The cities are little better; each chokes in the grip of an ageless tyrant. The institution of slavery is widespread on Athas, and many unfortunates spend their lives in chains, toiling for brutal taskmasters. Every year hundreds of slaves, perhaps thousands, are sent to their deaths in bloody arena spectacles. Charity, compassion, kindness—these qualities exist, but they are rare and precious. Only a fool hopes for such riches.
3. Metal Is Scarce
Most arms and armor are made of bone, stone, wood, and other such materials. Mail or plate armor exists only in the treasuries of the sorcerer-kings. Steel blades are almost priceless, weapons that many heroes never see during their lifetimes.
4. Arcane Magic Defiles the World
The reckless use of arcane magic during ancient wars reduced Athas to a wasteland. To cast an arcane spell, one must gather power from the living world nearby. Plants wither to black ash, crippling pain wracks animals and people, and the soil is sterilized; nothing can grow in that spot again. It is possible to cast spells with care, preserving the world and avoiding any more damage to it, but defiling offers more power than preserving. As a result, sorcerers, wizards, and other wielders of arcane magic are reviled and persecuted across Athas regardless of whether they preserve or defile. Only the most powerful spellcasters can wield arcane might without fear of reprisal.
5. Sorcerer-Kings Rule the City-States
Terrible defilers of immense power rule all but one of the city-states. These mighty spellcasters have held their thrones for centuries; no one alive remembers a time before the sorcerer-kings. Some claim to be gods, and some claim to serve gods. Some are brutal oppressors, where others are more subtle in their tyranny.
The sorcerer-kings govern through priesthoods or bureaucracies of greedy, ambitious templars, lesser defilers who can call upon the kings’ powers. Only in the city-state of Tyr does a glimmer of freedom beckon, and powerful forces already conspire to extinguish it.
6. The Gods Are Silent
Long ago, when the planet was green, the brutal might of the primordials overcame the gods. Today, Athas is a world without deities. There are no clerics, no paladins, and no prophets or religious orders. Old shrines and crumbling temples lie amid the ancient ruins, testimony to a time when the gods spoke to the people of Athas. Nothing is heard now but the sighing of the desert wind.
In the absence of divine influence, other powers have come to prominence in the world. Psionic power is well known and widely practiced on Athas; even unintelligent desert monsters can have deadly psionic abilities. Shamans and druids call upon the primal powers of the world, which are often sculpted by the influence of elemental power.
7. Fierce Monsters Roam the World
The desert planet has its own deadly ecology. Athas has no cattle, swine, or horses; instead, people tend flocks of erdlus, ride on kanks or crodlus, and draw wagons with inixes and mekillots. Wild creatures such as lions, bears, and wolves are nonexistent. In their place are terrors such as the id fiend, the baazrag, and the tembo. Perhaps the harsh environment of Athas breeds creatures tough and vicious enough to survive it, or maybe the touch of ancient sorcery poisoned the wellsprings of life and inflicted monster after monster on the dying world. Either way, the deserts are perilous, and only a fool or a lunatic travels them alone.
8. Familiar Races Aren’t What You Expect
Typical fantasy stereotypes don’t apply to Athasian heroes. In many Dungeons & Dragons settings, elves are wise, benevolent forest dwellers who guard their homelands from intrusions of evil. On Athas, elves are a nomadic race of herders, raiders, peddlers, and thieves. Halflings aren’t amiable riverfolk; they’re xenophobic headhunters and cannibals who hunt and kill trespassers in their mountain forests. Goliaths—or half-giants, as they are commonly known—are brutal mercenaries who serve as elite guards and enforcers for the sorcerer-kings and their templars in many city-states.
Campanha a começar este mês
A quem estiver interessado, e incluo obviamente a malta que vai jogar comigo:
Vou começar este mês, a dia 24, uma campanha de Dark Sun em 4th ed.
Vamos jogar 1 vez por mês e sempre ao domingo, se possível noutros dias mas durante a semana; como é apenas 1 vez por mês, eu espero que o pessoal que quiser jogar esteja realmente interessado e não nos deixe a meio caminho.
Há um grupo para jogar, mas provavelmente poderia usar mais 1 ou 2 jogadores; digam-me se estiverem interessados.
Entretanto, para os que já estão no grupo, digam de vossa justiça quando vos dá jeito fazer personagens.
Abraços a todos.
Fazer persos de segunda a
Fazer persos de segunda a quinta à noite (ou fim da tarde), se possível. Ou então já este Sábado que vem (ainda não sei se vou poder, depois confirmo). Domingo que vem à noite também é uma possibilidade.
Eu preferia que o pessoal fizesse todo as persos juntos, mas se não for compatível, paciência...
OK, está confirmado.
OK, está confirmado. Amanhã estou disponível.
Epá, amanhã não posso,
Epá, amanhã não posso, mas 4ª ou 5ª no dia todo estou disponível.
A mim não me faz diferença que os jogadores estejam juntos ou não, mas há uma série de questões importantes que seria interessante endereçar com toda a gente à mesa.
A ver.
Tenho 3 jogadores
Tenho 3 jogadores confirmados, 1 que ainda precisa confirmar, não me importava de ter mais 1 ou 2.
Alguém se chega à frente?
Lembro que é uma coisa mensal, uma vez por mês, aos domingos, portanto convém que os interessados estejam mesmo interessados e nessa sessão não faltem!
Boas
Boas, tens espaço para mais um ? sempre quis jogar D&D mas as unicas pessoas que encontrei nunca mais tocaram no assunto apesar de eu insistir bastante =/
Tenho é um pouco de dificuldade em termos de horários mas já que disseste que era domingo agradecia que dissesses mais ou menos o horário que pensas pois na 2ª tenho aulas muito cedo e já agora o local porque só posso confirmar de certeza depois de saber esses pormenores.
Obrigado.
P.s -
Boas, tens espaço para mais um ? sempre quis jogar D&D mas as unicas pessoas que encontrei nunca mais tocaram no assunto apesar de eu insistir bastante =/
Tenho é um pouco de dificuldade em termos de horários mas já que disseste que era domingo agradecia que dissesses mais ou menos o horário que pensas pois na 2ª tenho aulas muito cedo e já agora o local porque só posso confirmar de certeza depois de saber esses pormenores.
Obrigado.
p.s. - já agora Jishinkaminari estou interessado, caso queiras em participar em algumas sessões nas caldas ao fim de semana se tiveres interessado, mas como moro longe as vezes é impossível ir todos os fins de semana por isso queria saber se podes mesmo que me dava imenso jeito.
Obrigado.
Olá, Em relação a
Olá João,
Em relação a horários nas sessões do Rui, não te sei responder (ele o fará).
Já a sessões nas Caldas, neste momento o meu DM não está a aceitar jogadores, mas se houver uma "vaga" eu aviso. :)
já agora tens mail ou
já agora tens mail ou assim ? não te consigo mandar uma PM
sabes-me informar a "quantidade" de mechanical rogues ? queria ir por aí e um amigo meu que ia jogar disse que fazia muitaa falta não sei como é por aí :)
mechanical rogues?
O que queres dizer com isso?
O que é um "mechanical rogue"?
Quanto a mail, podes(podem) usar para ivogasantos@gmail.com, mas prefiro que respondas por aqui.
Já adicionei,
Já adicionei, obrigado.
Eu nunca joguei D&D mas aos anos que ando a tentar encontrar alguém que me ensine.
O que quero dizer com isto é assim :
eu tinha um amigo meu que se propôs a jogar comigo (nunca mais fez nada mas pronto) e eu perguntei-lhe que class lhe dava mais jeito e como eu jogo D&D online pensei num rorgue que é mais especialista em desarmailhar e encontrar coisas escondidas que propriamente a lutar.
Como estás mais dentro do assunto a minha pergunta era se este tipo de personagem funciona bem numa party/consegue-se desenvolver bem ou pelo contrário não faz falta ou então esta "especialidade de rogue" é apenas do jogo online e não funciona assim a sério.
Obrigado.
p.s. - o mail também era mais para me avisares quando o teu DM aceitasse mais alguém que eu por vezes esqueço-me de vir aqui e assim perco uma oportunidade única :)
Ah, ok... Bem... Em 4e,
Ah, ok...
Bem... Em 4e, todas as classes são "battle able" e os rogues em específico são dos que mais dano dão (ou não seriam um dos melhores Strikers disponíveis).
No entanto, as especialidades do teu rogue são sempre úteis (dependendo do estilo do DM).
Ainda assim, em 4e, esse tipo de skills são isso mesmo: skills. Mais propriamente o skill the thievering e o skill de perception.
Para seres muito bom nesses dois skills, basta escolheres uma classe que os tenha como class skills (para os poderes treinar) e que use os ability modifiers dessas skills como modifiers principais da classe (dexterity para thieving e wisdom para perception).
Para seres ainda melhor, escolhes uma raça que tenha bonus a essas abilities e/ou a esses skills.
Se quiseres ser AIIIINDA melhor, escolhes um background que te dê bonus a um ou dois desses skills.
Eu não sei de cor qual seria a melhor combinação, mas ainda assim, a questão era se seria útil.
Pois bem, Perception é sempre um skill muito importante. Na minha party das Caldas há bastantes personagens com Perception alto, por isso não seria importante, mas na party do Rui ainda não sabemos como vai ser.
Já em relação a thieving (que serve para abrir fechaduras, desarmar traps ou roubar qq coisa, entre outras coisas) não é uma skill que normalmente seja "obrigatória". Se a party não tem ninguém bom nisso, o DM pode simplesmente reduzir o número de traps numa masmorra, por exemplo, ou o pessoal pode deitar a porta abaixo... :P Ainda assim, se é uma coisa que gostas, pode ser bastante útil em inúmeras situações e abre mais opções ao DM para nos por dificuldades à frente.
Mas o mais importante para jogares d&d (ou qualquer outro role play, na verdade) é fazeres uma personagem da qual vás gostar, mesmo que aches que não vai ser tão útil para a party como outra que poderias ter feito.
Muito obrigado pelos
Muito obrigado pelos conselhos :)
A minha skill preferida é mesmo thivering por isso já ando a magicar uma personagem.
Já agora algum conselho/leitura para ir começando a criar uma "personagem completa" e aprender a jogar melhor ? Ou o melhor seria mesmo caso o Rui me queira na party ou haja uma vaga nas Caldas, reunir-me com o resto e com o DM e "discutir" a minha personagem e ao mesmo tempo jogar enquanto me explicavam ?
Obrigado.
Leitura...
Player's Handbook
Para começar a fazer uma personagem e para entender o sistema é o melhor livro. Lê-o mesmo de uma ponta à outra. Não te preocupes muito em fazer uma personagem definitiva porque há muito mais fontes para poderes/feats/classes/raças/ etc.
Podes fazer uma ou duas só para ver se percebes o sistema (os rogues são mesmo os melhores em thievery - não são é muito bons em perception, mas não se pode ser bom em tudo :P)
Quanto a reunir com o DM também acho sempre que é indispensável, claro. Até porque ao vivo explicam-se muito melhor as coisas.
Temos de esperar pela resposta do Rui.
No caso de jogares connosco (com o Rui como DM) é conveniente leres o campaign setting de Dark Sun para perceberes o mundo, ou, pelo menos, leres o que foi escrito neste forum e no grupo do role (se o Rui te adicionar).
Mas para já foca-te no Player's Handbook. Qualquer new player que queira perceber o sistema convém que leia isso bem.
Mas isso
Mas isso compra-se/disponível para download como é ?
é que eu com D&D especificamente ando mesmo à nora só percebo mesmo de RPGs e de jogar o D&D online e o neverwinter nights
Players
Compra-se ou pede-se emprestado.
Contacta-me por mail que podemos combinar qq coisa.
Já agora deixo aqui o
Já agora deixo aqui o pedido
Será que alguém me pode emprestar o livro para ter uma noção mais ou menos como se joga ? penso que não vale a pena comprar e depois não ter ninguém para jogar.
Se não for muito caro (isto anda um bocado mau) se calhar comprava depois de exprimentar ou ver uma sessão para saber se gostava (em princípio penso que sim pelo menos eu adoro RPGs) e até mesmo se tentasse jogar pelo menos uma sessão antes de ler iria perceber melhor ? ou é o inverso ?
Acho que é um bocado caro
Acho que é um bocado caro e, na verdade, se não fores DM, não vais precisar de o ler assim tantas vezes.
Ainda assim, convém leres akilo uma vez ANTES de jogares para perceberes os conceitos (nada de decorar tudo e mais alguma coisa, só mesmo para apanhares a maneira como as coisas funcionam).
Manda-me um mail para combinarmos que eu empresto-te isso.
Já enviei. Obrigado por
Já enviei.
Obrigado por tudo a sério :)
No problemo :)
No problemo :)
Ena pá, o que para aqui vai
Ena pá, o que para aqui vai de conversa!
Bem, eu amanhã estou disponível para fazer persos, se se quiserem chegar à frente.
Estava a planear começar domingo, mas posso adiar a coisa para o mês seguinte, se toda a gente concordar.
É contigo, ainda assim,
É contigo, ainda assim, acho que era útil fazeres qq coisa, nem que seja uma sessão introdutória com os jogadores disponíveis (ou mesmo usar o Domingo para fazer as persos que faltam).
Por mim estou disponível, já tirei o fds para isso... :P
Desculpem a pergunta mas o
Desculpem a pergunta mas o que são persos ?
Eu este domingo estou disponível e levo companhia se quiserem (e uma possível paladina), apesar de ela não perceber de D&D e eu pouco mais ou menos queremos aprender.
Não sei quantas vagas tens disponíveis Rui mas pelo menos com uma quase de certeza tens basta dizeres o local pois esse pode ser o único impedimento mas para estar no grupo do D&D 4th Dark Sun penso que fui mais ou menos aceite para a party
Não sei a vossa disponibilidade nem do resto das pessoas da party mas podiamos aproveitar um destes dias mesmo que não esteja a party toda poderiamos usar para uma "sessão introdutória" pois a Dark Sun é totalmente diferente das outras versões e talvez fosse bom para relembrar para quem já sabe, ensinar quem não sabe e falar com o DM para pensar já numas personagenzinhas mesmo que ainda não se faça nenhuma campanha, pois até eu próprio penso que uma campanha sem a party toda ou quase toda não vale a pena apesar da minha vontade imensa de começar a jogar.
Obrigado
PERSOnagenS :P
Jishinkaminari escreveu:
Ah obrigado :P convêm começar a familiarizar-me com os termos.
Já agora se me pudessem dar uma ajuda agradecia.
Não sei se se conhecem pessoalmente ou assim mas eu vi que o Rui morava em Chelas e passa aí a linha do metro vermelha.
Como moro na outra margem e não conheço nada nem ninguém para esses lados gostaria de saber se é possível quando organizarem o jogo esperarem por mim numa das saídas do metro caso não fique muito longe do local.
Caso fique, bem, nesse caso agradecia que me tentassem dar indicações da saída mais próxima do metro e como ir a pé/de autocarro, nunca pus os meus pézinhos de rogue nessa zona e quase de certeza que me perdia sozinho.
Obrigado.
boas Rui pena teres-te
boas Rui
pena teres-te sentido mal, andava mortinho para criar a minha personagem :P
mas o importante é que te estejas a sentir bem, tenho andado com problemas na net e não me deixa fazer login aqui no site mas o ivo tem o meu mail caso me aceites é questão de falares com ele porque eu não vou conseguir comentar aqui enquanto estiver no computador de casa.
Obrigado e desculpa incomodar, melhora depressa
Sim, já está tudo bem, foi
Sim, já está tudo bem, foi mesmo só algum viruzito que entrou por aqui e provocou estragos.
Eu vou folgar esta 5ª feira, podemos encontrar-nos nessa altura.
Entretanto, já tinha mandado o convite para o grupo, viste?
Bem eu não percebo grande
Bem eu não percebo grande grande coisa disto e costumo receber as actualizações no e-mail e a partir daí é que comento mas pareceu-me que comentei no grupo mesmo agora mas não tenho a certeza :P mas sim acho que vi
Ainda bem que já estás melhor e obrigado pelo convite
P.S - Era só para avisar que tinha problemas em fazer login no abreojogo mas mudei de browser e agora já funciona perfeitamente :)
Estão todos convidados a
Estão todos convidados a aparecer no 1º Encontro Mensal de Roleplayers de Lisboa para convivermos e jogarmos um pouco.
Dêem uma vista de olhos aqui: http://www.abreojogo.com/encontroRPGmensalLisboa1
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos