Encontro Internacional de RPG XV

EIRPG 15 - Encontro Internacional de RPG, maior evento de RPG e CCG do Brasil, o evento foi realizado nos dias 7 e 8 de julho de 2007 em São Paulo no Colégio Marista Arquidiocesano. O convidado internacional deste ano foi o Monte Cook.

EIRPG

Odeio o Brasil... Frown

Se juntássemos os jogadores Tugas de RPG TODOS... nem um restaurante devíamos encher, quanto mais um pavilhão desportivo daquela magnitude...

Quanto às idades... não é que os Tugas sejam velhos, mas infelizmente as comunidades não se estão a rejuvenescer...

Em Legend of the Fice Rings (CCG) o jogo por cá está à beira da extinção porque tirando um ou dois casos, todos os jogadores já somam 22 anos no mínimo...

Em relação aos jogadores de RPG, pelo menos na zona de Lisboa, diria que o problema é o mesmo...

Mas animem-se! Aqui o velho Psy está prestes a ensinar D&D a um grupo de jovens de 14 anos de Oeiras!!! Laughing

Só espero que não fiquem demasiado traumatizados... Innocent

 

"A minha pátria é a língua Portuguesa!" - F.P.

---------------------------------------------------------

"D&D" https://grou.ps/silverymoon

Ena, muito bacanas essas

Ena, muito bacanas essas fotos! Obrigado por partilhar!

Impressionante a quantidade de pessoal nessas fotos, e o facto de toda a gente ser tão jovem. Eu pelo menos tenho ideia de que por cá o pessoal é cada vez mais velho, e cada vez temos menos gente jovem a jogar (RPG)... qualquer dia isso morre!

É de meter inveja, pela

É de meter inveja, pela quantidade de malta jovem a jogar, e pelo tamanho do pavilhão onde estão a jogar, e pelos jogos que estão a jogar (Mountain Witch e Dogs in the Vineyeard!) e pelo facto de terem levado o Monte Cook ao local, mas as realidades são bem diferentes: quantas pessoas há no Brasil a jogar e quantas pessoas há em Portugal?

Depois, não concordo muito contigo sobre a idade média do jogador tuga: houve um sábado que fui à Runa entregar uns livros, e vi lá o Fernando "DemonKnight" Santos a mestrar D&D 3.5, e à mesa tinha perto de 8 pessoas, todas elas bem jovens - pelo menos mais jovens que eu. ;-)

Pode ter sido algo único e referente apenas ao D&D (enquanto que no Brasil se joga Mountain Witch e Dogs in the Vineyard num encontro internacional...), mas, à nossa escala, foi bem fixe ver aquilo!

--~~--

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogado

Não se enganem

No encontro inteiro tinha uma mesa com Mountain Witch e Dogs in the Vineyard, a minha, que estava numa área separada.

O grosso das mesas tem D&D, WoD e sistemas nacionais.

Uma coisa que ajudou o RPG por aqui foi o foco dirigido a escolas que o EIRPG teve durante vários anos, com um dia (sexta feira) reservada para excursões escolares e vários mestres voluntários que mostravam o jogo para a molecada.

Outra coisa foi a publicação de um jogo bem simples que era vendido em bancas de jornais a um preço muito em conta. O sistema em si não é grande coisa, ele na verdade começou como uma piada, um TWERPS um pouco mais complicado, mas pelo preço e acessibilidade a molecada começou a jogar aquilo e o jogo evoluiu.

Continua muito simples, mas está servindo como elemento introdutório ao jogo e dali as pessoas partem para vôos mais altos.

Eu mesmo fiz várias sessões de jogos e oficinas para mestres de jogo em bibliotecas e escolas públicas para fazer gente mais nova jogar.