109º Mensal dos Boardgamers de Lisboa - Outubro 2015

Retrato de grupo_lisboa
2015-10-16 18:00
2015-10-18 02:00
Local: 

Instituto Superior Técnico - Pavilhão de Civil Salas V0.02 e V0.03 (Indicações)

O que é o Mensal dos Boardgamers de Lisboa?

É um evento realizado (habitualmente) na terceira sexta-feira de cada mês e no sábado seguinte, com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. O ambiente é de diversão e descontração pois ganhar é algo que fica sempre remetido para segundo plano.

A quem se destina?
O evento é aberto ao público em geral, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda. Saber as regras dos jogos não é um requisito pois haverá sempre alguém disponível para as explicar rapidamente.

Realiza-se onde e a que horas?
O local do evento é no Instituto Superior Técnico, Pavilhão de Civil, salas V0.02 e V0.03. Na sexta-feira o evento é entre as 18h e a 02h. No sábado o evento é entre as 15h e a 02h. Dentro destes horários podes aparecer quando quiseres, mesmo que seja apenas num dos dias.

Que jogos se jogam?
Estarão disponíveis jogos de todos os géneros: de tabuleiro, só de cartas, uns mais simples e divertidos, outros mais complexos e estratégicos, todos eles com os mais variados temas. Podes ver aqui o que temos andado a jogar ultimamente. Uma coisa é certa, o entretenimento é garantido pois não será difícil encontrares jogos adaptados aos teus gostos, sendo cada evento uma oportunidade de conheceres mais bons jogos.

Mas os jogos são de quem?
Os jogos disponíveis são trazidos voluntáriamente pelos participantes. Também tu podes trazer jogos que queiras jogar no evento... talvez aquele teu jogo que ainda não estreaste, por certo haverão pessoas dispostas a explicá-lo e a jogá-lo contigo.

Tenho de me inscrever? Paga-se alguma coisa?
Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição nem pagamento, é só mesmo aparecer.

E quais as possíveis utilizações desta página de Internet?
Alguns dos participantes usam-na para informarem quais os jogos que vão levar e angariarem desde logo jogadores para os mesmos, outros aproveitam para pedir que alguém leve um jogo em particular. Podes também usá-la para te apresentares ou simplesmente meteres conversa connosco.

O que se jogou na 6ª feira?

Yomi (x3)

O que se jogou no sábado?

Samara (x2)

 

Visita a nossa página oficial Subscreve a nossa newsletter
Segue-nos no Facebook Vê as nossas fotos
Junta-te ao nosso grupo de partilha de informação Vê os nossos vídeos

 

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

EXECUTE


Level 7 [Omega Protocol]

Data: Sábado, 17 de Outubro, 21h30
# Jogadores: 2 a 6
Duração: 120 a 180 minutos
Explicação: 20 a 30 minutos
Lugares disponíveis: Fechado
Video: Tutorial | LOS and Distance | Miami Dice Review

Overseer: BlakenDorf

Team Leader: João Lourenço
Countermeasures Specialist: AndreMarques
Heavy Support Specialist: stormrover
Rifleman: Demonknight
Reconnaissance Specialist: Tiago Rodrigues

Project Aquarius: COMPROMISED
Exposure Threat Level: SEVERE
Mission Parameters: CONTAINMENT
Tactical Analysis: UNAVAILABLE

Standing By...

In!

I'm ready for the next level

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

Dibs...

Dibs...

on the Heavy Support Specialist

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

Heck... I´m in!

Heck... I´m in! 

In! Also, decrypted: Spoiler

In!

Also, decrypted:

Spoiler

-----------------------------------------------------------------------------------

Lista de jogos

Portanto o unico que estava

Portanto o unico que estava mesmo a ir às cegas era eu! YEY!!!!

Tens a lista de jogos do

Tens a lista de jogos do herlander logo ali...

-----------------------------------------------------------------------------------

Lista de jogos

Team leader reporting in.

Team leader reporting in.

-----------------------------------------------------------------------------------

Lista de jogos

Também Quero

Se poder, junto-me a vós.

IN!

Também me junto a vocês.

Me wants rifle!

Me wants rifle!

Demonknight escreveu: Me

Demonknight escreveu:

Me wants rifle!

Rifle used! A lot!!!!

Scout

Se o resto da equipa confiar na minha abilidade de detectar prigo, assumo o papel de especialista em reconhecimento. Mas aviso que sou um cobarde, não gosto de tomar riscos.

E por exclusão de partes,

E por exclusão de partes, fico com o role que faltava, o countermeasures specialist, vou fazer a vida negra ao Herlander!

Enter! Explore! Die!


DungeonQuest Revised Edition

Data: Sábado, 17 Outubro, 15h30
# Jogadores: 1 a 4
Duração: 60 a 90 minutos
Explicação: 15 minutos
Lugares disponíveis: Fechado

Two in!

Conta comigo e com a Rosa!

In

He brought a "rose" to a swordfight!

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

stormrover escreveu: He

stormrover escreveu:

He brought a "rose" to a swordfight!

And the rose won!!!

Actualização

As salas foram actualizadas

São agora a V0.02 e V0.03

A segunda (V0.03) fica reservada para nós de sexta para sábado, pelo que quem quiser deixar os seu jogos pode deixa-los nesta sala.

Também questionaram a cena

Também questionaram a cena das mesas ? Se não havia nenhum stress em ficarem ao nosso jeito ?

-----------------------------------------------------------------------------------

Lista de jogos

Arrumos...

João Lourenço escreveu:

Também questionaram a cena das mesas ? Se não havia nenhum stress em ficarem ao nosso jeito ?

A sala V0.03 não necessita de ser "arrumada" de sexta para sábado.
a sala V0.02 terá de ser "arrumada" de sexta para sábado.

Enter the scary house!

Data: Sábado, 17 Outubro, 15h30

# Jogadores: 2 a 5

Duração: 3 a 4 horas

Explicação: 15 minutos

Lugares disponíveis: Fechado

Cthulhu

In plz!

"In his house at R'lyeh dead Cthulhu waits dreaming.

PedroV

In, com mais uma pessoa

In, com mais uma pessoa comigo.

-----------------------------------------------------------------------------------

Lista de jogos

+1

Conta comigo

Elder Sign

Elder Sign

Data: Sexta, 16 Outubro, 19h00
# Jogadores: 1 a 4
Duração: 90 minutos
Explicação: 15 minutos
Lugares disponíveis: FECHADO

Boas,

Estou interessado, tens só tens o jogo base ou tambem a ultima expansão que muda o jogo?

Eu posso levar o meu com expansão.

levo tambem

Five tribes com expansão
e
Elysium

Só sexta

Fica fechadas as vagas

Fica fechadas as vagas contigo, podes levar com a expansao, por enquanto só tenho o base.

Arkham Horror

Data: Sábado, 17 Outubro, 17h30
# Jogadores: 1 a 5
Duração: 120 a 180 minutos
Explicação: 20 minutos
Lugares disponíveis: Fechado!

Estás muito optimista

Estás muito optimista...

achas que acabas o DungeonQuest (a 4 jogadores) a tempo de jogar um Arkham e acabas este (e jantas) a tempo do Level 7 ?

p.s.: não estou com isto a dizer que não consigas... apenas que acho tudo muito à "queima"...

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

O dungeonquest é

O dungeonquest é relativamente rápido, e o Arkham torna-se mais rápido tendo uma pessoa responsavel pelas cartas e afins (guess who), acho que irá dar! :)

even though

... o AH é um jogo que mesmo com uma pessoa a tomar conta das cartas (ou usando a app que ainda acelera mais um bocado) mais facilmente vai para as 3+h do que para as 2...

Claro está que podem despoletar o awakening logo :P

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

Ora ai está! Devouring

Ora ai está! Devouring all!!!!

The Game Knows

Demonknight escreveu:

Ora ai está! Devouring all!!!!

Isto assumindo que o jogo corresponde ao que queremos que ele faça. Existe um mito urbano que afirma que o jogo "sabe", que o AH te deixa jogar aquilo que ele quer que tu jogues.

Vais esperançado em jogar o jogo rapidamente, esperando por uma derrota rápida e eficaz. E ao inicio o jogo até te vai correr bem. Irás conseguir alinhar alguns jogadores para fazer as coisas necessárias, apanhar uns objectos uteis, superar uns desafios dificeis. Vais ganhar confiança, vais perceber que afinal, o jogo não é assim tão dificil. Vais ver a vitória apenas ao virar de um ou dois turnos, sentirás o impeto de terminar rapidamente o jogo... E irás perceber que foi tudo mera ilusão.

O jogo vai recuperar o terreno que ele próprio te deixou ganhar. Vais sentir as coisas a ficarem complicadas, vais começar a ter medo de virar as cartas, de rolar os dados. Até que o jogo te oferece um Elder Sign. E tu percebes que tens a vitória nas mãos, que basta apenas selar o proximo portal e ficas com a vitoria garantida. Começas a planear os turnos novamente para terminar de forma eficiente com uma vitoria historica, porque estás quase a ganhar e é um desperdicio parar agora, tão perto de vencer. Ajustas a tua determinação, ganhas novo fôlego de confiança, entras no portal de armas e Elder Sign em punho... e o jogo começa a atirar monster surges em todas as direcções.

Mas para ti isso não interessa, tu já estás dentro do portal, é só seguir em frente. Nem te preocupas com os Encounters, ignoras tudo o que possa aparecer, porque o objectivo é selar o portal, e com isso a vitória fica tão perto...

Consegues selar o portal e finalmente olhas em volta... apenas para ver que enquanto tentavas desesperadamente selar aquele portal, o jogo abriu mais 3, e com monstros a guarda-los.

Começas a desesperar, porque estás encurralado entre monstros que te barram o caminho. E é aqui que o jogo começa  a saborear o doce sabor do teu desespero, o sabor agridoce da tua frustação. É aqui que o jogo te mostra que apenas te deu um incentivo a continuar para sugar a pouca esperança que tinhas, para se alimentar da tua confiança, para deglutir a tua determinação e ficar mais forte.

É apenas uma questão de tempo até o Old One acordar e devorar todos. Mas não penses que será rápido. Oh Não! O jogo vai fazer o sofrimento prolongar-se, vai mostrar-te caminhos alternativos para a vitoria, e tirá-los no turno seguinte, até para te fazer sofrer mais. Irás amaldiçoar o jogo e a infeliz ideia que tiveste em jogá-lo e juras que nunca mais pegas nele na tua vida.

Quando finalmente o jogo termina, cerca de duas ou três horas depois do que tinhas previsto, percebes que afinal, tinha bastado um movimento alternativo para outra localização para tudo ser diferente. E talvez aí tivesses ganho, mas no meio da tua excitação com a possivel vitoria, escapou-te esse pormenor. Ou isso, ou o jogo não deixou que visses.

Arrumas a caixa no sitio habitual, cansado da tua luta contra o jogo, frustrado pelo quase da vitória, pelo bocadinho de nada que faltou e que quase conseguias. Suspiras no silêncio...

No mesmo silêncio onde, pouco depois de fechares a porta depois de saires, se ouve o jogo sussurrar  o seu chamamento para uma nova ronda: "Tekeli-li, Tekeli-li".

Arkham Horror rules

Que grande retrato do excelente jogo que é Arkham Horror.

Aliás, sou um daqueles que considera que o Eldritch Horror não é de todo um jogo superior.

Falta-lhe este espírito maléfico, caótico, imprevisível e implacável que o Blakendorf descreve.

Com isto, fiquei com vontade de voltar a jogá-lo o mais breve possível.

Bem, espero que o Mansion of Madness, que vou experimentar, me alivie essa urgência.

Este mensal parece um ritual de comunhão Cthulhu, weirdo...

PedroV

Pedro Vitória

Pedro Vitória escreveu:

Bem, espero que o Mansion of Madness, que vou experimentar, me alivie essa urgência.

BlakenDorf escreveu: Pedro

BlakenDorf escreveu:
Pedro Vitória escreveu:

Bem, espero que o Mansion of Madness, que vou experimentar, me alivie essa urgência.

Muito bem respondido.

Quanto a ti Pedro, só te digo: cuidado com o que desejas....

O andré que o diga, muito

O andré que o diga, muito cuidado mesmo...

-----------------------------------------------------------------------------------

Lista de jogos

"até para te fazer sofrer

"até para te fazer sofrer mais. Irás amaldiçoar o jogo e a infeliz ideia que tiveste em jogá-lo e juras que nunca mais pegas nele na tua vida (...) Arrumas a caixa no sitio habitual, cansado da tua luta contra o jogo, frustrado pelo quase da vitória"

Já vi malta descrever assim uma maratona, no durante, ou pouco depois de a acabar, mas depois completa com um "mas só pensas em treinar para a próxima" :D

aqui não disseste isso, mas presumo que seja igual (for whatever reason). vou espreitar o jogo no mensal ^^

E... o elder god foi

E... o elder god foi derrotado por um bando de intrépidos investigadores que só demoraram umas curtas quase 4 horas...  

Não foi derrotado...ele

Não foi derrotado...ele dorme, apenas à espera da altura certa para acordar.

That is not dead which can eternal lie,

And with strange aeons even death may die.

Pedro Gomes


True! Mas conseguimos! ;) We

True! Mas conseguimos! ;) We kick ass! Or tentacles, or something...

De certeza que jogaram mal.

Ainda há vagas?

Se ainda houver vagas era gajo para experimentar...

Pedro Gomes


You're in!

You're in!

Arkham Horror

IN, se houver vaga para mais 1...

Há sim e falta uma vitima

Há sim e falta uma vitima

Mais um?

Edit: afinal em principio não posso, tenho que sair por volta das 8.

Voltando aos encontros

eu e a tatiana estivemos fora dos encontros mensais uns quantos meses por questões de trabalho e finalmente vamos voltar.

tenho 2 jogos novos que gostava de exprimentar:

o Viceroy e o EPIC  ambos com 2 lugares livres.

ou se alguem quiser que levemos algo da nossa pequena colecção 

fora isso, estamos abertos a jogar qualquer coisa, como sempre :) 

PS: So vamos sabado :)

Conta aqui com dois jogadores

Conta aqui com dois jogadores para o Epic. Sexta ?

boa, esqueci-me de dizer que dia iamos

Sabado, so vamos sabado, mas estamos logo la as 15

Grumble.... A ver se dará,

Grumble.... A ver se dará, estamos (eu e a Rosa) curiosos com o Epic.

O que se jogou...

... no Sábado... indicado acima...

Se faltar alguma coisa apitem....

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

No sábado Splendors, penso

No sábado Splendors, penso que pelo menos foram dois...

Codenames foi x3

Codenames foi x3

Pedro Gomes


Jogos para Sábado.

Sábado:

2R&1B foram 3 (pelo menos).

Jogou-se tambem um Libertalia.

Caso registem o "Keep Talking and Noone Explodes" foram 4 jogos. (Independentemente dos jogos/bombas desarmadas, eu considero cada jogo uma "equipa" de pessoas diferentes)

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

Oi!Faltam aí no Sábado 1

Oi!

Faltam aí no Sábado 1x Greed, 1x Port Royal e acrescentar mais 1x de Samara (foram 2x total deste último). :)

Correcções...

... anotadas...

@Strilar: Esse jogo não aparece no BGG mas sim no VGG. Ontem não me lembrei de o procurar aí... +foi registado, mas a aplicação que vai buscar as imagens e os dados do jogo não funcionam pois só estão preparados para items do tipo "boardgame"

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

O que se jogou...

... na Sexta, ninguém apontou!

Quem puder indique o que jogou na sexta para adicionarmos aos registos...

Obrigado.

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

Jogou-se pelo menos na sexta

Jogou-se pelo menos na sexta um Elder Sign só com o base e depois outro  com a expansão Streets of Arkham, e um Evolution com a expansão Promo Pack II.

Da minha parte 7 Wonders (com

Da minha parte 7 Wonders (com Leaders) e Onward to Venus.

O splendor foi pelo menos 4x

O splendor foi pelo menos 4x :p

Jogos para 6ª

Que eu tenha jogado:

3x Yomi

1x The New Science

Que eu tenha visto:

1x Le Havre

1x 7 Wonders

1x Tiny Epic Galaxies

1x Dobble

o Paulo Vincente jogou alguns dos jogos dele ao pé de nós, mas não me recordo dos nomes dos jogos.

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

eu joguei este le havre, e

eu joguei este le havre, e para alem disso foram 3 codenames e 2 daquele deckbuilder mto rapido tipo race/dominion

-----------------------------------------------------------------------------------

Lista de jogos

Jogos...

... anotados...

Obrigado.

Quem souber de mais jogos que tenham sido jogados que diga...

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

Na 6ª joguei 1 jogo de

Na 6ª joguei 1 jogo de Evolution (eramos 5) e mais outro de Smash Up (4 jogadores).