Blogues (Jogos de Tabuleiro)

A procura de jogadores

Hola,

estou a procura de jogadores na zona de Torres Vedras. Pronto, era esto o que queria dizer!! Obrigado
ferminretamero@mac.com

Retrato de nbs

#nbs#

O blog dos jogos de tabuleiro do ppl de leiria: Spiel Portugal

Retrato de Firepigeon

Raid a Espanha

No próximo dias 2 e 3 de Dezembro vai-se realizar mais um torneio de Flames of War em Madrid, sendo que este ano uma comitiva alargada de Tugas irá defender as cores nacionais, que desde o ano passado tão bem se têm dado por terras de castelhanas.

Estes cruzamentos de fronteiras no âmbito do Flames of War já vão na quarta edição, tendo-se começado o ano passado pela primeira invasão em Dezembro de que vos deixo aqui algumas fotos:

5 jogadores foram a este torneio (da esquerda para a direita):
José Martins e esposa
Pedro Alves
José Martins
Pedro Torradinhas
Manuel Pombeiro e esposa

Retrato de JAC

Warmachine

WARMACHINE

 

Ora decidi iniciar este espaço para falar de um jogo que tem sido o meu jogo de tabuleiro de eleição dos ultimos anos e que até me fez começar a vender todas as minhas coisas de Warhammer 40K.

Em termos de história Warmachine passa-se nos Iron Kingdoms , num ambiente Steampunk, onde tecnologia da era industrial e magia se misturam.

Êm termos de jogo, Warmachine é um jogo de tabuleiro com miniaturas (nunca sei como classificar isto como deve de ser...se é tabuleiro ou miniatura... adoptei esta espero que ninguem fique chocado) onde dois ou mais jogadores controlam Warcasters, Warjacks e Unidades a fim de conseguir os objectivos de um cenário. Invariavelmente o objectivo ultimo é destruir o Warcaster adversário. Os Warjacks são automatos a vapor controlados através de magia pelos warcasters.

Retrato de Firepigeon

Teoria de Tabuleiro

Ontem tivemos mais um dia dedicado a jogos de tabuleiro, e como tem sido normal notam-se duas grandes tendências:

- os jogos sem uma pontinha de sorte (ou seja, sem dados, cartas, etc) do qual tive o grande prazer de pela primeira vez de jogar o Puerto Rico

- os jogos em que os dados e as cartas influenciam o jogo, exemplo do qual ontem se colocaram 5 malucos a jogar Runebound

No meio das conversas veio à baila exactamente aquilo que cada um gosta mais num jogo, a capacidade de controlar tudo e mais um par de botas, dependendo apenas do que os adversários fazem. Ora neste tipo de jogos IMO (*) não sobra espaço para erros e análises erradas, ou para cometer aquela acção louca com um infinitésimo de probabilidade de correr bem. Apesar disto tudo, ontem joguei o Puerto Rico e gostei!!! Pois é. Tivesse sido pela mecânica do jogo ou pelo grupo de jogadores (algo que para mim é muito importante para desfrutar de um jogo!!! Desde já o meu obrigado a todos!!) o facto é que gostei. Tem ambiente e o jogo em cima não está simplesmente colado (jogos tipo Rá!! Blagh!!!) apesar do seu grau de abstracção. Perdi mas gostei bastante.

Retrato de Rick Danger

(Go) in a Flash

Vi este post do MGBM...

Citação:
Encontrei o boardgame que acho ser o mais visualmente agradável que alguma vez vi. Chama-se GemBlo.
http://www.boardgamegeek.com/game/19427

..e, olhando para as imagens, não deixo de me lembrar daquele que acho ser o jogo mais visualmente agradável de sempre. Chama-se Go (gô).
http://www.macloo.com/gogame/gointro.htm

Experimentem a introdução em flash e vejam a entrada na Wikipédia. Go é um jogo milenar cujo desenrolar cria um tabuleiro que roça a pura expressão artística do conflito entre os dois jogadores.

Com uma mistura delicada entre lógica e intuição este jogo clássico, apesar de ser comparado ao xadrez, está ainda para além das capacidades de qualquer computador poder desafiar um profissional.

Já leram Sun Tzu? Clausewitz? Go é o verdadeiro jogo de pensamento estratégico.

Como gamer, esta é a minha última sagrada descoberta :)

Retrato de Runadrake

Material em stock

Boas

aqui vai uma listinha de material que ha em stock:

Retrato de MGBM

Eurogamers

Eis o que muitos boardgamers pensam de sorte no jogo

Retrato de MGBM

Byzantium

Acabei de receber o Byzantium, o ultimo boardgame da Warfrog, designed pelo Martin Wallace.

Parece-me ser bem bom, basicamente é um very light wargame com a particularidade de qualquer jogador poder jogar ambos os lados do conflicto. À primeira vista diria que este jogo não é tão brilhante como o Age of Steam, Struggle of Empires ou o Liberte, mas o boardgame parece-me ser interessante para dizer o menos. O único mal é que só dá para 4 jogadores, o que para um boardgame pesado do Wallace, são poucos jogadores.

Depois eu ponho um session report quando jogar a este boardgame. As regras pelo menos são bem longas.

Retrato de MGBM

Diplomacy!

Hoje ofereceram-me o venerável Diplomacy. Quem conhece boardgames já ouviu falar do Diplomacy. Agora encontrar 7 pessoas que não se importem de serem lixadas à força toda durante o jogo todo.

Um amigo meu disse uma vez que a melhor maneira de jogar Diplomacy é com pessoas que não se conhece, e é verdade depois de ler as regras. O jogo é a definição perfeita de lixar o adversário de todas as maneiras e feitios.